193ª Edição - Ano VI
De 27 de maio a 9 de junho/2013
 

Assinatura de Convênio entre a FVE/Univap/Câmara e FCCR
Lançamento do VI Volume da Série: História & Cidade


A Câmara Municipal de São José dos Campos, a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) assinaram, dia 22 de maio, um convênio para identificar, preservar e tornar acessíveis os documentos e a história do município, por intermédio do Projeto "Pró-Memória", instituído pelo Decreto-Lei nº 32, de 2 de outubro de 2003.

Os representantes e envolvidos no projeto
Pró-Memória
 
Vista parcial do público presente durante a
cerimônia

Estiveram presentes à cerimônia na Câmara Municipal de São José dos Campos, a Vereadora e Presidente da Casa de Leis, Amélia Naomi, o Presidente da FVE, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, o Diretor da FCCR, Alcemir Palma e as pesquisadoras envolvidas no Projeto, Profª Drª Maria Aparecida C. Papali e Profª Drª Valéria Zanetti.

Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba

Os alunos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação de Física e Astronomia da Univap organizaram dias 23 e 24 de maio, o Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba - SimFAST.
O evento foi realizado nas instalações do Observatório de Física e Astronomia Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova da Universidade, em São José dos Campos.

Os participantes do Simpósio
 
O Reitor faz abertura oficial do evento

O Simpósio teve por objetivo reunir pesquisadores, pós-graduandos e graduandos em diversas áreas da Física e da Astronomia para discutir e trocar experiências sobre os diferentes campos dessas ciências.
Fizeram parte da comissão organizadora do evento, os alunos: Danilo Maciel, Will Robson Rocha, Rodolfo de Jesus, Williamary Portugal, Milton Vinícius, Caren Lorensi, Zuleika A. da Luz Sodré, Flávia Tardelli, Alessandro José de Abreu, Marcelo Henrique Duarte, Priscila Freitas Lemes e Evelyn Martins.
A programação do Simpósio envolveu a realização de várias palestras com renomados pesquisadores, apresentação de trabalhos científicos nas formas orais, exposição de 24 pôsteres e observação do céu.

Construção de Robôs no Curso de Engenharia Elétrica

Os alunos e o Prof. Alessandro Mendes (Camisa azul)
 
Os alunos do 9º Período do curso de Engenharia Elétrica e Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) têm, no projeto pedagógico deste semestre, a disciplina de Sistemas Robóticos, ministrada pelo Prof. Esp. Alessandro Corrêa Mendes. Na referida matéria os alunos aprendem a construir seus próprios Robôs utilizando conceitos de microcontroladores, eletrônica e computação, para que eles desenvolvam inúmeras tarefas de forma autônoma, ou seja, sem intervenção humana.
Diversos modelos estão sendo construídos, entre eles, os Robôs de Esteira, de Rodas e Quadrúpede. No final do curso os Robôs desenvolvidos são submetidos a tarefas onde cada um deles é avaliado. Além de construir e atribuir uma "inteligência" aos Robôs, os alunos ainda aprimoram seus trabalhos desenvolvendo interfaces de comunicação entre o Robô e Tablets, computadores e Smartfones. Por intermédio desses dispositivos é possível acompanhar cada Robô, alguns com imagens em tempo real.

Na disciplina o aprendizado de
conceitos
 
Diversos modelos de Robôs estão
sendo construídos
 
Os Robôs desenvolvidos são
submetidos a tarefas e avaliados

As técnicas utilizadas na construção desses Robôs são as mais diversas, alguns podem ser programados para realizarem a limpeza em residências, inspeções em áreas de risco ou no desarmamento de bombas.

Atividades Socioculturais da Faculdade da Terceira Idade

A Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap realiza no decorrer do semestre uma série de ações que vão além da sala de aula. São eventos que buscam a integração por meio de atividades socioculturais.

A integração na Vila dos Idosos
 
Várias apresentações na Casa do Idoso

A programação dos meses de maio e início de junho envolveram ensaios e posteriores apresentações dos grupos de dança e de modelo/manequim.
As alunas da FTI se apresentaram dia 22 de maio na Vila dos Idosos; 28, na Casa do Idoso; 29, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza e no dia 4 de junho, na Associação Cristã de Moços.
O Projeto da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos atende pessoas com idade a partir de 45 anos. Os interessados podem optar entre dois cursos distintos: Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati).

Cerimônia de Lançamento do Livro Língua Portuguesa – Estudos Fonéticos

A Faculdade de Educação e Artes (FEA) e a Cultura Univap organizaram, dia 23 de maio, o lançamento do livro: Língua Portuguesa – Estudos Fonéticos, de autoria do Prof. Antônio Ravanelli e das alunas do curso de Letras, Camila Marson e Aline de Paula Sá.

Vista parcial do Auditório no Campus Aquarius
 
O Coral Univap homenageia o Prof. Ravanelli

O evento, realizado a partir das 19h, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, reuniu aproximadamente 200 pessoas, que tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação do Coral Univap, que na ocasião homenageou o ilustre docente aposentado.
Muito querido por alunos e professores, o Prof. Ravanelli tinha mania de dar apelido a todas as suas alunas do curso de Letras e relembrou alguns deles, na noite do lançamento, com extremo carinho e alegria.

Equipe da Unitau Visita as Clínicas Odontológicas da FCS

 
Para conhecer as rotinas e procedimentos operacionais das clínicas odontológicas (limpeza, recepção e controle de materiais), a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) recebeu a visita, dia 11 de abril, de funcionários e do Diretor do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté (Unitau).
A equipe foi recebida pelas funcionárias Maria Regina Costa Alves, Maria Paula de Melo Guimarães, Neyde Magaly Criscuolo, Jane Muniz e pela coordenadora do curso de Odontologia da FCS, Profª Drª Renata Amadei Nicolau.
Os protocolos administrativos de controle de materiais odontológicos, processos de limpeza e de esterilização seguem o padrão da ISO 9000 e são constantemente atualizados de acordo com a legislação vigente. As rotinas são implantadas após treinamento e educação continuada de funcionários responsáveis pelos setores. Os critérios adotados pela FCS atendem às normas de biossegurança recomendadas pelo Ministério da Saúde e do Conselho Regional de Odontologia, também elogiados pela equipe do MEC, durante a última avaliação. A indicação da visita à Univap foi recomendada pelo Prof. Dr. Vicente de Paula Prisco da Cunha, Diretor do Departamento e também docente do curso de Odontologia da Univap.
Visitaram as instalações da Univap os profissionais da Unitau: Profª Mª Adriana Giunta Cavaglieri (Depto. de Enfermagem); Profª Mª Ana Cláudia de Lima Lara (Depto. de Enfermagem); Alessandra Aparecida Ramos (Almoxarife); Marcos Antonio Lopes do Rosário (Engenheiro Civil); Prof. Dr. Valério Costa (Chefe das Clínicas Odontológicas); Prof. Dr. Vicente de Paula Prisco da Cunha (Diretor do Depto. de Odontologia) e Beatriz Pacheco Kushyama (Arquiteta).

Novas chamadas para o Programa Ciência Sem Fronteiras
Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria, Japão, Austrália, Coreia do Sul, Finlândia e Reino Unido



O Coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq junto à Univap, Prof. Dr. Alan Prestes, comunica a todos os estudantes de graduação da Universidade que o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) publicou, dia 04/06/2013, novas chamadas para graduação sanduíche no Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria, Japão, Austrália, Coreia do Sul, Finlândia e Reino Unido. Informações adicionais, como os requisitos que devem sem cumpridos, poderão ser encontradas no site do programa: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
As áreas prioritárias do programa são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Formação de Tecnólogos; Biotecnologia; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Nanotecnologia e Novos Materiais; Produção Agrícola Sustentável; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Fármacos; Biodiversidade e Bioprospecção; Tecnologia Aeroespacial; Ciências do Mar; Computação e Tecnologias da Informação; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde.
Os benefícios concedidos pelo Programa Ciências sem Fronteiras são: Mensalidade de bolsa; Auxílio-Instalação; Passagens aéreas e Seguro Saúde.
A duração da bolsa é de 6 a 12 meses, podendo estender-se até 18 meses quando incluir curso de idioma.
Esclarecimentos sobre este programa na Univap poderão ser obtidos pelo e-mail: prestes@univap.br, ou diretamente no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.

Fontes: Coordenador do Programa na Univap e www.cienciasemfronteiras.gov.br

Quarteto Agha
Diálogo musical entre artistas clássicos e contemporâneos


O Quarteto Agha se apresentou no último dia 2 de junho no Teatro Univap, com repertório de composições de Mozart e Pixinguinha ou Saint-Säens e Tom Jobim, entre outros compositores, num diálogo musical entre artistas clássicos e contemporâneos, de Alegrettos, Sambas, Bossas e Danças.


O grupo é formado por Matheus Braga (violino), Bruno Carlos (viola), Gustavo Lessa (violoncelo) e Zélia Marão (piano e recriações) e tem como objetivo principal trazer o universo da música clássica para mais perto dos espectadores.
A apresentação no Teatro Univap sob a organização da Cultura Univap também foi marcada pelas intervenções teatrais da contadora de histórias e escritora Penélope Martins. As esquetes trouxeram curiosidades sobre os autores homenageados durante o show.

Saiba mais sobre eventos culturais na Univap, pelo telefone: (12) 3947-1009

25ª Assembleia Geral Ordinária – Sinaes+10: Avanços e Desafios - Abruc

 
A Coordenadora de Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação da Univap, Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula, a Assessora Jurídica, da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade, Drª Maria Cristina Goulart Pupio e a Responsável pelo Setor de Bolsas de Estudos e Projetos Assistenciais na Área da Educação, Maria Helena B. Rios Ribeiro (FVE), participaram da 25ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), realizada dias 21 e 22 de maio, em Brasília/DF.
Na abertura da Assembleia na sede da Abruc uma apresentação cultural fez parte da programação e contou com a participação da Soprano Renata Dourado, do Pianista Deyvison Miranda e da Violoncelista Lúcia Valeska, que executaram as obras Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa Lobos e Quem Sabe, de Carlos Gomes.
O tema tratado no evento foi sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação, e contou com a participação do Ministro Aloízio Mercadante; do Presidente da Abruc, Reitor Vilmar Thomé; do Secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Jorge Rodrigo Araújo Messias; do Secretário de Educação Superior (Sesu), Paulo Speller; do Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Claudio Costa; do Presidente do CNPq, Glaucius Oliva; e do Presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Prof. Gilberto Garcia.
Na ocasião, a Profª Cláudia Griboski, diretora de avaliação do Inep fez uma exposição sobre os avanços e desafios do Sinaes e, logo em seguida o Prof. Gilberto Garcia também fez algumas abordagens acerca da sistemática do Sinaes.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRUB

I Congresso Mogiano de Fisioterapia

 
Alunos do 1º, 3º, 5º e 7º semestres do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram do I Congresso Mogiano de Fisioterapia na Universidade de Mogi das Cruzes.
Realizado dias 18 e 19 de maio, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, o I Comofis, teve por objetivo divulgar e caracterizar na região do Alto Tietê as diversas áreas da Fisioterapia.
Participaram do Congresso cerca de 150 estudantes de graduação e de pós-graduação que puderam assistir a diversas palestras, entre elas, a do presidente do Crefito 3, Dr. Reginaldo Antolin Bonatti e de renomados especialistas da área.

Univap Participa do Programa Escola da Família
Cachoeira Paulista


Os formandos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Cláudia Luísa Ribeiro Ferreira e Silvio Vasques Ventureli Silva, realizaram, dia 18 de maio, uma palestra sobre saúde bucal, para 70 pessoas na Escola Estadual Severino Moreira Barbosa, em Cachoeira Paulista, nas atividades promovidas pelo Programa Escola da Família.

Formandos e equipe organizadora da E.E.
Severino Moreira Barbosa
 
Formandos durante a palestra

Os alunos da Univap ministraram orientações sobre a higiene bucal, técnicas de escovação e fizeram a entrega de brindes e kits odontológicos preventivos para crianças, professores e pessoas da comunidade, que acabam por se tornar multiplicadores das atividades desenvolvidas no Programa Escola da Família.

Palestras para os Alunos de Educação Física

Representantes da ACM, CREF, Palestrantes e Univap
 
O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, em parceria com a Univap e Associação Cristã de Moços, realizou dia 22 de maio, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, a partir das 19h, as palestras: Bases Fisiológicas Aplicadas a Corridas de Rua, ministrada pelo Prof. Daniel Luís Dufloth e Ginástica Funcional: Tendências de Negócio e Studio, com o Prof. Artur Hashimoto Inoue.
Direcionada aos alunos do curso de Educação Física da FEA/Univap, profissionais da área e outros interessados, os temas desenvolvidos fazem parte de um ciclo de palestras do conhecimento, do primeiro semestre deste ano, promovido pelo CREF4/SP.

A inscrição no Ceplade
 
Os palestrantes e organizadores do
evento
 
Vista parcial do auditório


Produtos Tramontina
Palestra aos Futuros Profissionais de Gastronomia


 
A fim de apresentar os diversos tipos de facas fabricados pela Tramontina bem como suas aplicações, manutenção, técnicas de afiação e conservação, uma palestra foi realizada, dia 20 de maio, a partir das 19h, no Campus Urbanova, aos alunos do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
Sob o título "Tramontina – utilização de facas profissionais e Pro Fill, Frigideiras e Panelas Lyon", a palestra foi ministrada pelo coordenador de vendas da empresa, Itamar Sangali.
Na Univap, o coordenador de vendas e a representante comercial da Tramontina, Enilza Freitas, foram recebidos pela Profª Drª Viviane Soccio Monteiro Henrique, coordenadora do curso.
Desde a sua criação em 1911, no Rio Grande do Sul, a Tramontina fabrica atualmente mais de 16 mil itens produzidos e emprega cerca de 6 mil funcionários.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)
Inscrições até 14 de junho de 2013


 
A Coordenadoria de Iniciação Científica da Univap/CNPq, por intermédio do Prof. Dr. Leandro José Raniero (foto), do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade, informa que estão abertas as inscrições até o dia 14 de junho, aos interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), para o período de agosto de 2013 a julho de 2014.
O Pibic é um Programa voltado aos alunos de graduação a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. O programa visa ainda a contribuir na formação acadêmica e profissional dos alunos de forma a valorizar a pesquisa científica, por meio da interação professores e pesquisadores.

Informações: lraniero@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1121 – com Valéria

57º Congresso Brasileiro de Cerâmica
5º Congresso Ibero-Americano de Cerâmica


 
A Profª Ivone e as alunas Renata, Talita e Daniele

A Univap foi representada no 57º Congresso Brasileiro de Cerâmica e 5º Congresso Ibero-Americano de Cerâmica, realizados de 19 a 22 de maio, em Natal (RN), pela Profª Drª Ivone Regina de Oliveira, docente e pesquisadora da Univap junto ao Laboratório de Cerâmicas Avançadas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e pelas alunas bolsistas de Iniciação Científica e da graduação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), Talita Luana de Andrade e Daniele Coelho Matsuo e pela aluna de Mestrado em Processamento de Materiais e Catálise, Renata Martins Parreira.



Por ocasião dos Congressos, foram apresentados os trabalhos:

Influência de radiopacificadores nas propriedades do cimento de aluminato de cálcio, de autoria de: Oliveira, I. R; Andrade, T. L; Matsuo, D. C; Pandolfelli, V. C.

Influência de aditivos na injetabilidade do cimento de aluminato de cálcio e da mistura das fases CA:CA2, de autoria de: Andrade, T. L; Matsuo, D. C; Parreira, R. M; Oliveira, I. R.

Otimização da resistência mecânica do cimento de aluminato de cálcio, de autoria de: Matsuo, D. C; Andrade, T. L.; Parreira, R. M; Oliveira, I. R.

Deposição de hidroxiapatita sobre material a base de aluminato de cálcio e sua atividade bactericida em função da adição de prata, de autoria de: Parreira, R. M; Andrade, T. L; Cho L. Y; Oliveira, I. R.

IX Campeonato Interno de Educação Física

 

Com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos em organização de competições e de eventos esportivos, bem como no bom desempenho de arbitragens, a coordenadoria do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), realizou dia 25 de maio, a abertura oficial do IX Campeonato Interno de Educação Física (Cief), sob a supervisão do Prof. Me. Osvaldo Enrique Cimaschi.
Os alunos vão participar no Campeonato de disputas nas modalidades de basquete, handebol, futsal, voleibol, natação e futebol de campo.

Palestra do Conselho Tutelar

Tendo em vista o grande número de pessoas (crianças, adolescentes e idosos) atendidas na Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Nutrição no Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, a direção da Faculdade solicitou a presença de um representante do Conselho Tutelar de São José dos Campos que pudesse esclarecer e orientar os profissionais e alunos da Univap, em relação a medidas a serem tomadas quando necessário.
A palestra "Ações e Condutas" foi realizada dia 29 de maio, às 10h, no anfiteatro Azul, Bloco 9, com a participação do Conselheiro Edilson Sanches Pontes – da Circunscrição Sul (Jardim Satélite e Adjacências).

 

O Conselho Tutelar zela por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Mas zela fazendo não o que quer, mas o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 136, nem mais (o que seria abuso) nem menos (o que seria omissão). Toda suspeita e toda confirmação de maus tratos devem ser obrigatoriamente comunicado ao Conselho Tutelar, que não pode ser acionado sem que antes o munícipe tenha comparecido ao serviço do qual necessita.
O Conselho Tutelar não substitui outros serviços públicos (não é para isso que foi criado) e só deve ser acionado se houver recusa de atendimento a criança e ao adolescente. Ele é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas decisões. O artigo 132 do ECA determina em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade por eleição direta para mandato de três anos, permitida uma recondução.

Aluno do Colégio Univap Platanus
Campeão de Jiu Jitsu


 


O aluno Ian Lucindo Góes (à direta na foto), da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Platanus da Univap de Campos do Jordão, participou da II Etapa do Circuito Regional de Jiu Jitsu da Liga Valeparaibana de Jiu Jitsu, consagrando-se campeão da categoria médio-juvenil (até 74,3 kg).
O evento foi realizado dia 5 de maio, em Campos do Jordão, e contou com a presença de atletas de todo o Vale do Paraíba.

Processo Seletivo 2014


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Festa Junina – Colégio Univap Aquarius – São José dos Campos

Horário: das 17h às 22h

Local: Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jd. Aquarius

Informações: 3908-0969 ou 3908-0970

14 de junho
Festa Junina – Colégio Univap Platanus – Campos do Jordão

Horário: das 17h às 22h

Local: Av. Frei Orestes Girardi, 03 – Abernéssia

Informações: (12) 3668-9262

15 de junho
XII Fórum Regional sobre as Questões do Envelhecimento – Faculdade da Terceira Idade

Horário: das 14h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Informações: (12) 3928-9850

17 de junho
Festa Junina da Faculdade da Terceira Idade

Horário: 14h

Local: Quadra de Esportes do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (CTI) – Campus Centro

Informações: (12) 3928-9850

19 de junho
Colação de Grau

Faculdade da Terceira Idade

Horário: 19h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Informações: (12) 3928-9850

20 de junho
Festa Junina – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho - Centro

Horário: das 9h às 12h

Local: Rua Paraibuna, 75 – Centro

Informações: (12) 3928-9803

21 de junho
Festa Junina – Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes – Centro – São José dos Campos (CTI)

Horário: das 17h às 22h

Local: Rua Paraibuna, 75 – Centro

Informações: (12) 3928-9822

22 de junho
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos

Capela da Univap – Campus Urbanova

Horário: 20h

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

23 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

Horário: A partir das 8h30

Local: Campus Urbanova

25 de junho
Festa Junina – Colégio Univap Villa Branca – Jacareí

Horário: das 9h às 13h

Local: Estrada Municipal do Limoeiro, nº 250 – Jardim Dora

Informações: (12) 3955-4510

29 de junho
Osvaldo ou Ana Banana (Aguardando Confirmação)

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

29 de junho
Inspyra

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

3 de agosto
Mayr Olivier (violão/voz)

Compositor, pianista, professor de Arte e Música

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

4 de agosto
Quarteto de Cordas – Orquestra Sinfônica de São José dos Campos

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

7 de agosto
Coral Univap – Música

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

16 de agosto
Grupo "Amantes da Arte" – Apresentação de Poesia e Música

Horário: 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

21 de agosto
Sertania Nordestina

Horário: 14h30 e 20h

Local: Teatro Univap - Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

22 de agosto
Workshop de fotografia, em seu aspecto social

Horário: 15h

Local: Capela Univap –Campus Urbanova

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

25 de agosto
Alex Rangel e Paulinho Azevedo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

25 de agosto
Quarteto Agha

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius

Informações: (12) 3947-1009

1 de setembro
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Música na Univap – Beto Jaguary

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 20h30

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

14 de setembro
Coral Univap

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

2 de outubro
Kássia Kirstein Interpretando Benjamin Silva Araújo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

17 de outubro
Grupo Sacy Tupy – Celso Mello e Paulinho Azevedo

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

13 de outubro
Duo Brasileiríssimo – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

20 de novembro
Isis Moreira e Olga Lazareva – Piano

Dos Clássicos aos modernos – Programa - Compositores: Mozart, Brahms, Tchaikovsky, Prokofiev, Escobar e Mignon

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

21 de novembro
Encontros Violonísticos – Mateus

Horário: 20h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Realização: Cultura Univap/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

27 de novembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas