192ª Edição - Ano V
De 6 a 26 de maio/2013
 

Aluna da Univap é destaque na University of Ulster - Irlanda do Norte

 

A aluna Geisa Nogueira Salles do curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, que está na University of Ulster, Irlanda do Norte, desde agosto de 2012, por intermédio do Programa Ciência sem Fronteiras, recebeu menção honrosa pelo projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido naquela universidade sobre o uso de insulina para o tratamento da doença de Alzheimer
No e-mail (abaixo), o professor da Ulster expressa a sua satisfação em relação aos trabalhos apresentados e da premiação da aluna da Univap.



"Dear all,

Very well done to all those who presented their work, the hall seemed very busy and the feedback to this office has been very good.

The Medical Supply Company prizes were judged and the winners are:

Geisa Salles first prize

Jennifer Bradley second prize

I will have the company sign cheques in your favour and forward these to you just as soon as I get them.

Well done everyone,

George McKerr"

5ª Maratona de Programação e 2ª Maratona de Programação Júnior

A coordenadoria e professores do curso de Ciência e Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e dos Colégios Antônio Teixeira Fernandes, São José dos Campos e Villa Branca, de Jacareí (FVE/Univap), realizaram, dia 18 de maio, a 5ª Maratona de Programação e a 2ª Maratona de Programação Jr.
Participaram das competições os alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação (Feau) e dos Colégios Antônio Teixeira Fernandes e Villa Branca.

As equipes participantes com os
professores organizadores (camisetas
pretas)
 
Equipe de alunos (ao centro) que
conquistou o 1º Lugar da 5ª Maratona
de Programação
 
2º lugar na 5ª Maratona de
Programação, alunos ao centro

A Maratona de Programação estimula a criatividade dos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe, a busca por novas soluções de softwares e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
O evento é uma iniciativa da coordenaria do curso de Ciência da Computação com objetivo de proporcionar maior convivência entre os estudantes da área da informática, de forma a prepará-los e selecioná-los para participação futura das competições regionais classificatórias e para as finais mundiais do concurso de programação da ACM International Collegiate Programming Contest.

Ações de Saúde na Universidade

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) promoveu, no mês de abril, atividades de saúde voltadas à comunidade universitária.

 

O curso de Nutrição, em parceria com o curso de Enfermagem, realizou atividade a respeito da Hipertensão Arterial, tema do Dia Mundial da Saúde - Organização Mundial da Saúde (OMS). Alunos e professores visitaram diversos setores da FVE/Univap - Campus Urbanova, para fazer a verificação da pressão arterial dos funcionários e dar orientações sobre a educação nutricional.
Aconteceu também a campanha de atualização de Carteira de Vacinação e imunização com a vacina Influenza H1N1, realizada no Centro de Práticas Supervisionadas - CPS, por professores e alunos do curso de Enfermagem.

VI Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras do Canal Futura

Como o objetivo de discutir a Educação e como as Universidades e o Canal Futura podem somar esforços na melhoria do ensino no país, o Canal Futura/Fundação Roberto Marinho organizou, dia 3 de maio, no Rio de Janeiro, o VI Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes das Universidades Parceiras do Canal Futura, que contou com a participação do Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, do Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa e do Prof. Me. Fernando José Moreira, diretor da TV Univap.

 
 

Além dos Reitores e Presidentes de Fundações Mantenedoras, estiveram presentes ao VI Fórum, o Secretário Municipal de Educação de São Paulo, César Callegari, o Presidente da Comissão de Especialistas em Jornalismo, José Marques de Melo, entre outras autoridades.

Educação Nutricional no Ensino Fundamental I
EEIEF Prof. Arlindo Caetano Filho - FVE


A convite da Profª. Maria Izabel Ribeiro Soares Dutra, da EEIEF Prof. Arlindo Caetano Filho, os alunos do último ano do curso de Nutrição realizaram atividades de Educação Nutricional para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.
A ação pedagógica complementar ao conteúdo da Profª Érica de Angelis Pimentel aconteceu com a turma dia 13 de maio de 2013.

 
 

Os formandos do curso de Nutrição elaboraram várias atividades: apresentaram um vídeo sobre escolhas alimentares e suas consequências; realizaram uma minipalestra sobre alimentos e suas funções e atividades lúdicas, reforçando o tema trabalhado.
As crianças participaram intensamente e os alunos de Nutrição tiveram uma ótima oportunidade de aprimorar suas habilidades de educadores.
A iniciativa de unir Ensino Universitário com Ensino Fundamental foi de grande valia para todos os envolvidos. A Diretora do Colégio, Profª Rieko Sahabe Koishi e a Coordenadora do curso de Nutrição, Profª Dra Claudia Soar planejam realizar futuramente outras atividades neste mesmo formato.

Faculdade de Direito e a Escola Paulista de Magistratura

A Faculdade de Direito cedeu o espaço para que a Escola Paulista de Magistratura realizasse, dia 8 de maio, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a aula inaugural com o renomado jurista, Prof. Dr. Nelson Nery Júnior.
O jurista na Faculdade foi recebido pelos diretores das Instituições, professores, funcionários e alunos.
A Escola Paulista da Magistratura desenvolve dois ramos de ensino: a formação continuada de magistrados (iniciação funcional e cursos de aperfeiçoamento) e os cursos abertos a toda a comunidade jurídica (pós-graduação, extensão universitária, cursos rápidos, seminários, palestras e outros eventos) visando ao aprimoramento do Judiciário como um todo.

Dr. Nery durante a aula inaugural
 
Diretoria da FD e da EPM na entrada
principal, Campus Centro
 
Alunos e convidados no Teatro Univap

A EPM tem como docentes magistrados da Justiça Estadual, com vivência acadêmica, e conta com a colaboração de ministros dos Tribunais Superiores, juristas e professores das melhores universidades do País. Dessa forma, oferece aos seus alunos conhecimentos especializados sobre as alterações legislativas e as resultantes das orientações jurisprudenciais e doutrinárias, propiciando a reflexão e o diálogo a respeito dos mais diversos aspectos do Direito.
Missão primordial da Escola, o curso de Iniciação Funcional tem por objetivo transmitir aos juízes aprovados no concurso de ingresso habilidades direcionadas ao exercício profissional. Sua programação é dividida nas áreas Criminal, Cível e Especial.
A EPM atualmente está sob a coordenação do Juiz Flávio Fenóglio Guimarães e de outros juízes colaboradores.

Ação Saúde – Praça São Benedito

 
Parte da equipe, Carla Castro, a Profª Ana Lúcia e Cláudia
Magalhães


As alunas do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, acompanhadas pela Profª Ana Lúcia Costa, atenderam aproximadamente 400 pessoas, durante a realização da Ação Saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos, dia 5 de abril.
O evento, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado dia 7, foi realizado na Praça São Benedito, região central do município, e envolveu testes de Glicemia Capilar (taxa de açúcar no sangue) e verificação da pressão arterial.

Bate-Papo com o Jornalista Audálio Dantas

Alunos e professores da Univap com os jornalistas Audálio
Dantas e Luiz Paulo Costa
 

Alunos e professores do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap foram convidados pelo jornalista e ex-vereador Luiz Paulo Costa, a participarem no último dia 15 de maio, às 19h, na Livraria Maxsigma, no Vale Sul Shopping , do lançamento do livro "As duas Guerras de Vlado Herzog" de autoria do Jornalista Audálio Dantas.
Por ocasião do encontro com os alunos da Univap, Dantas, falou sobre as técnicas de reportagem, estilo e a importância da notícia, mostrando a diferença entre a reportagem e a literatura. Falou de sua obra e respondeu questões pertinentes ao universo jornalístico.

Especialização em Saúde Coletiva e da Família

 
O Prof. Dr. Antonio Carlos Victor Canettieri, docente dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap desde 2001, concluiu em abril deste ano, o curso de Especialização em Saúde Coletiva e da Família, pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em São Paulo, que teve a duração de 14 meses e uma carga horária total de 855 horas.
"O Câncer Bucal no Brasil" foi o título da monografia apresentada por ele, que desenvolve um estudo mais aprofundado na interface: Saúde pública - Semiologia - Patologia bucal.
O curso prepara profissionais com uma visão mais generalista para que eles possam atuar no planejamento de ações de caráter coletivo, com ênfase ao Programa de Saúde da Família (PSF).

Dia do Assistente Social
44º Aniversário de Criação do Curso de Serviço Social


Em celebração ao 44º de aniversário de criação do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e ao Dia do Assistente Social, a coordenadoria do curso convidou a Profª Drª Aldaíza Sposati, para ministrar uma palestra aos alunos, dia 14 de maio, às 19h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedito de Souza, Campus Centro.

Abertura do evento com a presença
de membros da Reitoria, Direção da
Faculdade e Corpo Docente
 
A palestrante convidada Profª Drª
Aldaíza Sposat
 
Alunos dos cursos de Serviço Social e
de Direito assistiram a palestra

A palestrante convidada é doutora em Serviço Social e docente titular da PUC de São Paulo. Também coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência (Nepsas) e o Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (Codest). Foi secretária das administrações regionais de São Paulo (1989/1990) e da Assistência Social (2002/2004). Vice-Reitora Comunitária da PUC/SP em 1988 e vereadora no município por 3 mandatos consecutivos no período de 1993 a 2004.
Assistiram também à palestra os alunos do 1º período semestral do curso de Direito.

I Encontro de Aperfeiçoamento Profissional

Funcionários e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e outros convidados da FVE/Univap estiveram reunidos dia 1º de maio, no Campus Platanus, em Campos do Jordão, para o I Encontro de Aperfeiçoamento Profissional.
A diretora da Faculdade, Profª Drª Emilia Ângela Lo Schiavo Arisawa, fez a abertura do evento dando boas-vindas aos participantes desejando a todos um dia especial de integração e coleguismo.
Participaram do evento aproximadamente 30 pessoas e a programação envolveu a realização de café da manhã de confraternização, palestras, almoço e dinâmicas de grupo.

Dinâmica de Grupo
 
O Assessor de Planejamento da FVE,
Flávio Urbani
 
A funcionária da FCS, Anne da Silva

A palestrante Flávia de Oliveira, da empresa Compassos RH, tratou do tema: Ferramentas para o desenvolvimento de equipe (PNL & Perfil Psicológico) e a seguir desenvolveu uma dinâmica de grupo. O Assessor de Planejamento da Fundação Valeparaibana de Ensino, Flávio Costa Urbani, falou papel dos colaboradores no planejamento institucional da FVE. A funcionária Anne Cristina da Silva e a Profª Drª Cláudia Soar, explicaram a importante função da FCS na transição da Univap e apresentaram o Planejamento Estratégico/Planos de Ação dessa Faculdade para 2013/2017.
Para finalizar o I Encontro de Aperfeiçoamento Profissional, a psicopedagoga Angela Aparecida da Silva Lopes, desenvolveu uma dinâmica de fortalecimento e integração do grupo.

Exposições Internas

 



A Cultura Univap organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 8 de junho.
Além do Campus Urbanova, a Cultura disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.






Localização Prédio Obra
Biblioteca Central Bloco 5 Salvador Dali
Presidência  (2.º andar) Bloco 5 (saguão)       Museu do Louvre
(nicho)          O melhor da arte urbana
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) Bloco 1 Alfredo Volpi e Volpi – obras desaparecidas
(FCS) – Prédio do curso de Odontologia Bloco 4 The lovers/Norman Rockwell
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Anita Malfatti
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio Picasso
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Oscar Niemeyer
Colégio Técnico Antonio Teixeira Fernandes Centro National Geographic  (fotos)
FCS (Fisioterapia) Bloco 7 Fotos
Univap Villa Branca (Jacareí) Jacareí Caricaturas I

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Concursos Univap 2013 - Inscrições Prorrogadas
Contos, Poesias e Fotografias


A Cultura Univap prorrogou até 30 de maio, as inscrições para os Concursos Univap 2013 de Contos, Poesias e Fotografias.
A participação nos Concursos Univap é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Univap: Funcionários e Estudantes do Ensino Superior e de Pós-Graduação; Comunidade: Estudantes do Ensino Superior e de Pós-Graduação; Outros: a partir de 18 anos, já formados e não estudantes.
Cada participante poderá apresentar até três contos, três poesias e três fotografias, que serão avaliados por comissões julgadoras compostas de professores da própria instituição.
A Univap realiza os Concursos com objetivo de incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que as pessoas possam divulgar seus trabalhos. Os Concursos Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografias, em 1997.
Conheça as regras para participar dos Concursos Univap, consultando os regulamentos:


Informações: Cultura Univap
Telefone: (12) 3947-1009 - E-mail: cultura@univap.br

Sorte? Você acredita?


 
Considerando que no mês de junho ocorrem as festas juninas, e com elas as tradicionais superstições, a Cultura Univap e o Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo estão propondo à Comunidade que entre nesse clima, revendo uma das tradições dessas Festas, que são as simpatias para adivinhar a sorte.
Essas crenças foram trazidas para o Brasil pelos portugueses e se espalharam de boca em boca, ou seja, uma pessoa contando para a outra.
É nosso objetivo fazer um levantamento das simpatias para adivinhar a sorte, especificamente aquelas referentes ao mês de junho. Aquelas que passaram ou ainda passam pelo nosso imaginário e de nossos antepassados... Pretendemos propor um levantamento sobre as superstições e crendices que os jovens universitários e a comunidade em geral sabem e que praticam ainda hoje, com a intenção de estimular uma reflexão sobre o quanto o homem de hoje, inclusive os jovens, ainda reservam na memória ou no inconsciente elementos culturais que os fazem se sentirem quase mágicos...
Era muito observado o que mandava a tradição: que todas essas sortes fossem executadas na véspera do dia do santo junino da devoção e por volta do toque da meia-noite: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

XI Qualivitae


Música na Univap

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Apresentações do Coral e do Grupo de Dança do Ventre

Faculdade da Terceira Idade

Horário: 14h30

Local: Casa do Idoso - Rua Euclides Miragaia, 508 – Centro – São José dos Campos – SP

Informações: (12) 3928-9850

28 de maio
Apresentações do Coral e do Grupo de Dança do Ventre

Faculdade da Terceira Idade

Horário: 14h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – centro

Informações: (12) 3928-9850

29 de maio
Exposição Acervus (FEA)

Artistas do Vale do Paraíba apresentam seus acervos na Galeria Ivonne Tessin Weis – Campus Aquarius

Horário de Visitação: 19h

De segunda a sexta-feira

Visitas agendadas por email: galeria@univap.br

Telefone: (12) 3908-0950

Endereço: Rua Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

Até 21 de junho
Música na Univap – Grupo Agha

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 16h

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

2 de junho
Apresentações do Coral e do Grupo de Dança do Ventre

Faculdade da Terceira Idade

Horário: 14h

Local: ACM - Rua José Alves dos Santos, 172 – Floradas de São José

Informações: (12) 3928-9850

4 de junho
Visita ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região – Campinas/SP

Saída: 8h - Retorno: 17h

Participação: 45 alunos do último ano do curso de Direito, acompanhados por 2 professores orientadores do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e dos Professores da Área, Clélio Marcondes e Marco Rezende

5 de junho
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

Informações: (12) 3947-1015 - FCS

11 a 14 de junho
XII Fórum Regional sobre as Questões do Envelhecimento – Faculdade da Terceira Idade

Horário: das 14h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Informações: (12) 3928-9850

17 de junho
Festa Junina da Faculdade da Terceira Idade

Horário: 14h

Local: Quadra de Esportes do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (CTI) – Campus Centro

Informações: (12) 3928-9850

19 de junho
Colação de Grau

Faculdade da Terceira Idade

Horário: 19h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Informações: (12) 3928-9850

20 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

Horário: A partir das 8h30

Local: Campus Urbanova

25 de junho
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Música na Univap – Beto Jaguary

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 20h30

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

14 de setembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas