191ª Edição - Ano V
De 29 de abril a 5 de maio/2013
 

Ex-Aluno da Univap é o 1º Colocado em Concurso Público da ANAC

 
O Eng. André Luiz Moreto, 36 anos, graduado em Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, foi classificado em 1º lugar no Concurso Público da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012, no cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 1 (http://www.jusbrasil.com.br/diarios/53686620/dou-secao-3-29-04-2013-pg-4).
Em entrevista ao Informativo Diálogo ele fala um pouco dos conhecimentos adquiridos na Univap e como foi tão bem sucedido nos concursos que prestou.


Informativo Diálogo: Em que ano conclui o curso de Engenharia Elétrica?
Eng. André: Em 2003.

Informativo Diálogo: Que lembranças tem dos professores da época em que estudou na Univap?
Eng. André: - Alguns professores dedicados e preocupados com os rumos do ensino, como o Professor Jair (atual Reitor), Professor Luiz Roberto Nogueira, dentre outros, enquanto outros se viam limitados pela gestão da época que estava mais focada em aumentar o número de cursos.

Projeto: Ciência & Pesquisa

Uma equipe do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica (LEVB), coordenada pelo Prof. Dr. Airton Abrahão Martin, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento IP&D da Univap, e composta pelos alunos: Jaciara Fagundes de Souza Martins (Doutorado em Engenharia Biomédica), Laís Vieira (Doutorado em Física), João Lucas Rangel (Doutorado em Engenharia Biomédica), e as alunas de Iniciação Científica do LEVB, Débora Isensee , Thais Silva e Kenia Passos, iniciaram, no final de 2012, um projeto de divulgação da ciência e de pesquisa científica denominado: Ciência & Pesquisa, junto às Escolas de Ensino Médio de São José dos Campos das redes Privadas e do Estado.

 

O objetivo é apresentar o mundo científico, seus desafios e as possibilidades de atuação profissional aos estudantes. Nas palestras, o Prof. Martin, idealizador do Projeto e os alunos do LEVB, procuram mostrar que a pesquisa científica pode ser desenvolvida em qualquer área do conhecimento.
A primeira palestra do Projeto foi realizada no final do ano passado na Escola Internacional Esfera, com abordagem das áreas da Física, Engenharia Biomédica, Farmácia, Biomedicina, Matemática e Engenharia Química.
A palestra no Colégio Educàre que oferece cursos técnicos e profissionalizantes foi realizada dia 26 de abril deste ano, com abordagem na Fotônica e a sua interface com as diferentes profissões das áreas da saúde e de exatas. A importância do envolvimento com o Programa de Iniciação Científica Júnior foi outro ponto forte da palestra, porque apresentou aos estudantes as inúmeras possibilidades de participarem das atividades de pesquisa na Univap. Na ocasião, o Prof. Airton exemplificou os trabalhos realizados em sala de aula e a sua aplicabilidade nos laboratórios, experimentos esses, que são de grande relevância no mercado de trabalho.
Para os próximos meses estão agendadas palestras nos Colégio Dom Bosco, Objetivo, na Escola Estadual Estevam Ferri, entre outras.
As Escolas do Estado ou Colégios do município interessadas em conhecer um pouco mais sobre o Projeto Ciência & Pesquisa poderão entrar em contato pelo telefone: 3947-1230, no horário das 9h às 12h, ou por intermédio do e-mail: amartin@pq.cnpq.br

Teatro na Univap
Sertania Nordestina - As léguas tiranas de Luiz "lua" Gonzaga


A Cultura Univap realizou, no último dia 28 de abril, a partir das 18h30, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a apresentação do espetáculo: Sertania Nordestina - As léguas tiranas de Luiz "lua" Gonzaga.

 

Com entrada franca, o espetáculo encenado é uma espécie de "repente" da vida e obra do grande sanfoneiro, cantador e compositor Luiz Gonzaga. O enredo imaginário acontece na feira de Caruaru com improvisações musicais e "piadísticas" de um grupo regional nordestino. Os "tocadores" de sanfona, zabumba e triângulo animaram o "arrasta-pé" com as canções mais populares do "Lua" (como foi apelidado). Para costurar esse "cordel" o personagem do "contador/cantador" foi interpretado por Cláudio do Vale, que apresentou a trajetória do Rei do Baião, desde as suas raízes no Exu (sertão de Pernambuco) até a consagração definitiva no Rio de Janeiro nos anos 50 e a sua imortalização no cancioneiro da MPB por intermédio de inúmeros artistas que sofreram sua influência e o projetaram para o futuro, como Caetano, Gil, Zé Ramalho, Elba, Gal, Bethânia, Sivuca, Hermeto Pascal, Dominguinhos, entre outros.
O espetáculo foi o terceiro colocado na final da 6ª edição do Mapa Cultural Paulista, realizado em novembro de 2000, no Memorial da América Latina em São Paulo, além de menções honrosas de melhor ator e melhor texto.
Sob a direção, texto e interpretação de Cláudio do Vale, o espetáculo contou ainda com o apoio de Denilson de Paula (Percussão); Eliomar Landim (Acordeon); Gileno Borges (Triângulo) e Daniel Augusto de Souza (Iluminação).

Faculdade de Direito e Procon
Parceria em Prol do Consumidor


O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap e o Procon de São José dos Campos realizaram, dia 30 de abril, 82 audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores.
A parceria entre as instituições visa agilizar o atendimento aos consumidores que registraram reclamação no Procon e cuja situação ainda está indefinida, além de proporcionar aos estagiários do curso de Direito a oportunidade de colocarem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

 
 

Todo atendimento realizado das 13h às 17h30, no NPJ/FD da Univap foi supervisionado por uma equipe de professores e técnicos do Procon e resultou em 59% de acordos. Segundo a coordenadora do NPJ/FD, Profª Drª Denise Passos da Costa Plínio, o que é uma vitória, segundo o próprio Procon, pois a maioria das reclamações envolvia instituições financeiras (Banco e Financiadoras) que são extremamente resistentes a qualquer tipo de acordo.
Segundo a coordenadora do Núcleo da Univap, o resultado deste trabalho conjunto é fundamental ao cidadão, que vê resolvida a sua reclamação por intermédio de um acordo com o fornecedor e mediado pelos alunos da Universidade. Caso não haja acordo, uma ação judicial é imediatamente elaborada pelos estagiários envolvidos nesta atividade.
"Sempre na busca pela excelência do ensino, o mutirão é mais uma ferramenta utilizada pela Faculdade de Direito para proporcionar aos alunos o contato com a realidade do Direito", enfatiza Drª Denise."
Este é o segundo mutirão de audiências realizado em 2013 e o quinto realizado nos últimos três anos.

Centro de Estudos da Natureza
Atrações Turísticas no Município


 
Cláudio, Profª Nádia, Cristiane, Profª Walderez e Marcelo
Os funcionários Cláudio Rodolfo Alciprete Joaquim e Marcelo Salgado Pereira, da Secretaria de Turismo da Prefeitura de São José dos Campos, estiveram na Univap no último dia 22 de abril, para conhecerem o Centro de Estudos da Natureza (CEN), no Campus Urbanova.
Recebidos pelas docentes Profª Drª Nádia de Campos Velho (Borboletário), Profª Drª Walderez Moreira (Viveiro de Plantas e Mudas Medicinais) e pela monitora da área, Cristiane Pires, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a infraestrutura do CEN, que também envolve o Criadouro Conservacionista e o Serpentário.
A ideia da equipe da Prefeitura é incluir este espaço da Univap no roteiro de atrações do município no site da prefeitura por se tratar de uma área destinada à pesquisa e preservação ambiental.
O CEN, que recebe visita de Escolas Públicas e Particulares, está sob a coordenação geral do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA).

Coral Univap

Sob a regência do maestro Prof. Me. José Roberto Cannizza Filho e com apoio do Assistente de regência e técnica vocal, Elton Oliveira, foi realizado na Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Aquarius, dia 18 de abril, às 18h30, a segunda apresentação do Coral Univap.
O evento, promovido pela Cultura Univap, contou com a presença de professores, alunos e moradores do Jardim Aquarius.

 

A apresentação fez parte de uma série de eventos em comemoração ao 21º aniversário da Universidade.
A ideia da Univap, por intermédio da criação do Coral, é disseminar a cultura por meio da música, envolvendo repertórios diferentes e com personalidade própria. O propósito é envolver a comunidade joseense, professores e alunos de vários cursos oferecidos pela instituição.

O Vale Encantado do Paraíba

A Cultura Univap apoiou a realização do espetáculo "O Vale Encantado do Paraíba", dia 24 de abril, às 20h30, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza.
O espetáculo gratuito foi produzido pelo Grupo Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e valoriza o cenário e as tradições culturais e folclóricas da região, bem como a musicalidade, resgatando assim, as raízes indígena, africana e européia junto às suas interações na cultura brasileira.

 

"O Vale Encantado do Paraíba" estreou em dezembro do ano passado e é um dos resultados do Projeto Piraquara que, a partir de 2012, passou a ser gerido em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). Os textos e a direção geral dos trabalhos são de Calixto de Inhamuns.
O Projeto Piraquara, criado em 1988 pela FCCR, busca se adaptar às novas realidades da cultura popular e do folclore, além de pesquisar, amparar e divulgar a cultura de raiz do Vale do Paraíba. O projeto quer se firmar como um coletivo de trabalho, onde os objetivos são a formação e a informação do público sobre a cultura popular da região.
Outras duas apresentações foram realizadas nos dias 26 e 27, às 20h30, no Teatro Municipal.

Exposição de Maquetes

 
Os alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, apresentaram algumas maquetes a partir do estudo do efeito das linhas, volumes, cores e textura dos materiais, numa exposição organizada pela Cultura Univap, de 16 a 29 de abril, na entrada principal do Parque Tecnológico FVE/Univap, no Campus Urbanova.
A Exposição de Maquetes foi visitada por funcionários das empresas do Parque Tecnológico, da Univap e de Colégios particulares do município.

Workshop: Como Preparar um PowerPoint

 
Como parte do Programa de Formação Pedagógica para Docentes, a Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação e a Coordenadoria de Avaliação, em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), realizaram dia 15 de abril, um workshop sobre como preparar materiais educacionais usando a ferramenta PowerPoint. Os professores Fernando José Moreira e Filipe Coutinho Soriano apresentaram as técnicas básicas da referida ferramenta aos professores participantes do evento, visando o seu uso em palestras, reuniões, aulas e como complemento de publicações.

Programa Inglês Sem Fronteiras

 
O Ministério da Educação (MEC) fornece, às universidades do País, o programa: Inglês Sem fronteiras (IsF). O objetivo principal é incentivar o aprendizado do idioma inglês para alunos de instituições públicas ou privadas, bem como o aperfeiçoamento na língua para o ingresso de candidatos que pretendem concorrer a intercâmbios, com bolsas de estudos para o programa Ciências Sem Fronteiras.
Os alunos que preenchem os requisitos, tais como: ter obtido pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou ser aluno de pós-graduação em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes - devem se inscrever no portal da internet, no curso, intitulado "My English Online". O curso é dividido em cinco níveis de aprendizado. Cada nível possui duração máxima de seis meses (dois meses para cada parte). O candidato, ao se inscrever deverá realizar o Placement Test (Teste de Nivelamento), composto por questões que buscam identificar o seu conhecimento da língua inglesa. O resultado classifica o usuário no nível mais adequado para a realização dos estudos.

Para outras informações, acesse:
http://www.myenglishonline.com.br/site
http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/ingles-sem-fronteiras

Próteses Faciais
Serviços Educativo e Social à Comunidade


 
Prótese Facial Extensa
O curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, cumprindo seu papel educativo e social, mantém no Campus Urbanova um Ambulatório de Próteses Faciais que atende pacientes de todo o Vale do Paraíba, Sul de Minas, Litoral Norte e de diversos municípios de outros Estados.
O objetivo desse atendimento é a recuperação da estética aliada à autoestima daqueles pacientes que sofreram determinadas deformidades causadas por queimaduras, acidentes domésticos, de trânsito ou de cirurgias para tratamento de câncer na cabeça e pescoço que podem causar perda ou deformidade de estruturas faciais, como os olhos, nariz e orelhas.
Os portadores desse tipo de mutilação quando não reabilitados evitam as interações sociais, permanecendo dentro de suas casas para não expor a área da deformidade. Dessa forma, não trabalham, não criam vínculos de amizade e nem afetivos. Não vivem, apenas sobrevivem.
A reabilitação dessas deformidades com cirurgia plástica é limitada por condições quase sempre presentes, como a extensão da lesão, o comprometimento vascular, e condições gerais desfavoráveis. Em tais casos a reabilitação protética pode oferecer uma solução estética aceitável pelos pacientes.

Serviços Educativo e Social à Comunidade
Parceria entre o Ministério Amor e Vida e Curso de Odontologia


Alunos acompanhados pela Profª Drª Priscila Liporoni e pelo Prof. Dr. Vicente Prisco, do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participaram dos trabalhos organizados pelo Ministério Amor e Vida, dia 27 de abril, das 8h às 15h, na Escola Estadual Maria de Lourdes Camargo, Jardim Imperial, em São José dos Campos.
Participaram dos trabalhos aproximadamente 25 alunos (2º e 3º anos), que desenvolveram, para 100 crianças, palestra sobre a perda dos dentes; atividades educativas com desenhos e pinturas e orientações sobre a higiene bucal com a apresentação de técnicas para a escovação dental.

 

O Ministério Amor e Vida busca reunir profissionais de todas as áreas (dentistas, médicos, oftalmologistas, pedagogos, cabeleireiros, professores, artesãos, estudantes e outros voluntários) para que, em conjunto, possam realizar mensalmente atendimentos à população de comunidades carentes de recursos humanos e financeiros

Sorte? Você acredita?


 
Considerando que no mês de junho ocorrem as festas juninas, e com elas as tradicionais superstições, a Cultura Univap e o Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo estão propondo à Comunidade que entre nesse clima, revendo uma das tradições dessas Festas, que são as simpatias para adivinhar a sorte.
Essas crenças foram trazidas para o Brasil pelos portugueses e se espalharam de boca em boca, ou seja, uma pessoa contando para a outra.
É nosso objetivo fazer um levantamento das simpatias para adivinhar a sorte, especificamente aquelas referentes ao mês de junho. Aquelas que passaram ou ainda passam pelo nosso imaginário e de nossos antepassados... Pretendemos propor um levantamento sobre as superstições e crendices que os jovens universitários e a comunidade em geral sabem e que praticam ainda hoje, com a intenção de estimular uma reflexão sobre o quanto o homem de hoje, inclusive os jovens, ainda reservam na memória ou no inconsciente elementos culturais que os fazem se sentirem quase mágicos...
Era muito observado o que mandava a tradição: que todas essas sortes fossem executadas na véspera do dia do santo junino da devoção e por volta do toque da meia-noite: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Exame Nacional de Suficiência em Contabilidade

 
O Prof. Robernei durante EICCONT/2012, no Campus
Urbanova


Ex-alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), graduados em 2012, foram aprovados no Exame Nacional de Suficiência em Contabilidade/2013, promovido pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) que garante o registro profissional na categoria.
De acordo com o coordenador do curso, Prof. Esp. Robernei Aparecido Lima, em 2011 a aprovação dos ex-alunos que prestaram o Exame foi de 82% em 2012 e 100% dos inscritos em 2013.





Alunos da Univap Aprovados no Exame/2013
Ricardo Alvim dos Santos Mariana Aliendres
Manoel Tiago Vieira Alberto Henrique Lemes
Antonio Carlos Marques Mariana Faria
Kátia Cilene Correa da Silva Natália Silva

Atendimentos Nutricionais para Atletas

 
O curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realiza, todas as sextas-feiras, das 8h às 11h, avaliação, orientação e acompanhamento nutricional para atletas adolescentes, adultos, idosos e atletas paraolímpicos.
Os atendimentos são realizados por alunos sob a supervisão de professores, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), no Campus Urbanova.

Informações: (12) 3947-1086

Exposições Internas

 




A Cultura Univap organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 18 de maio.
Além do Campus Urbanova, a Cultura disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.

Localização Prédio Obra
Biblioteca Central Bloco 5 Oscar Niemeyer
Presidência  (2.º andar) Bloco 5 (saguão) Wassily Kandinsky
(nicho) Fotos do Concurso Univap/2011
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) Bloco 1 Anita Malfatti
(FCS) – Prédio do curso de Odontologia Bloco 4 Travellers 2012 (National Geographic)
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) Bloco 2
Entrada Principal
Aldemir Martins
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) Biblioteca do Prédio Alfredo Volpi – obras desaparecidas
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui Entrada Principal Picasso
Colégio Técnico Antonio Teixeira Fernandes Centro Museu do Cairo
FCS Bloco 7 Orquídeas
Univap Villa Branca (Jacareí) Jacareí Melhores fotos segundo a Revista Time

Informações: (12) 3947-1009 – Cultura

Concursos Univap 2013 - Inscrições Prorrogadas
Contos, Poesias e Fotografias


A Cultura Univap prorrogou até 30 de maio, as inscrições para os Concursos Univap 2013 de Contos, Poesias e Fotografias.
A participação nos Concursos Univap é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Univap: Funcionários e Estudantes do Ensino Superior e de Pós-Graduação; Comunidade: Estudantes do Ensino Superior e de Pós-Graduação; Outros: a partir de 18 anos, já formados e não estudantes.
Cada participante poderá apresentar até três contos, três poesias e três fotografias, que serão avaliados por comissões julgadoras compostas de professores da própria instituição.
A Univap realiza os Concursos com objetivo de incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que as pessoas possam divulgar seus trabalhos. Os Concursos Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografias, em 1997.
Conheça as regras para participar dos Concursos Univap, consultando os regulamentos:


Informações: Cultura Univap
Telefone: (12) 3947-1009 - E-mail: cultura@univap.br

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Palestra com o Prof. Dr. Fernando Capez

Promotor Público e Deputado Estadual

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 19h

Realização: Faculdade de Direito

Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833

20 de maio
Palestra: "Bases Filosóficas Aplicadas à Corrida de Rua" e "Ginástica Funcional: Tendências de Negócios e Stúdio"

Palestrantes: Prof. Daniel Luís Dufloth e Prof. Artur Hashimoto Inoue

Local: Ceplade – Campus Urbanova

Horário: 19h

Palestrantes: Prof. Daniel Luís Dufloth e Prof. Artur Hashimoto Inoue

Realização: FEA/Curso de Educação Física e Associação Cristã dos Moços (ACM)

22 de maio
Assinatura do Convênio do Projeto Pró-Memória

Parceria: Univap, Câmara Municipal e Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Lançamento do VI Volume da Série: São José dos Campos - História & Cidade
"Escola e Educação em São José dos Campos: Espaço e Cultura Escolar"

Organizado por: Maria Tereza Dejuste de Paula e Zuleika Stefânia Sabino Roque

Coordenação Geral da Série: Maria Aparecida Papali e Valéria Zanetti – Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do IP&D

Horário: 19h30

Local: Câmara Municipal

Informações: (12) 3947-1105

22 de maio
Lançamento do Livro: "Língua Portuguesa e Estudos Fonéticos"

Prof. Antônio Ravanelli

Horário: 19h

Local: Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Campus Aquarius
Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181

Realização:
Setor de Cultura e FEA

Informações: (12) 3947-1009 (Cultura) e 3928-9850 (FEA)

23 de maio
Abertura do IX Campeonato Interno de Educação Física (Cief)

Local: Quadra de Esportes – Campus Urbanova
Horário: 9h

25 de maio
Exposição Acervus (FEA)

Artistas do Vale do Paraíba apresentam seus acervos na Galeria Ivonne Tessin Weis – Campus Aquarius

Horário de Visitação: 19h

De segunda a sexta-feira

Visitas agendadas por email: galeria@univap.br

Telefone: (12) 3908-0950

Endereço: Rua Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

Até 21 de junho
Música na Univap – Grupo Agha

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 16h

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

2 de junho
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

Informações: (12) 3947-1015 - FCS

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

Horário: A partir das 8h30

Local: Campus Urbanova

25 de junho
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Música na Univap – Beto Jaguary

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 20h30

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

14 de setembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas