190ª Edição - Ano V
De 15 a 28 de abril/2013
 

6º Festival Gastronômico de São José dos Campos

A final dos Concursos "Bolinho Caipira" e "Chef Revelação São José 2013", foi realizada no último dia 27 de abril, a partir das 15h, no Núcleo de Nutrição e Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, no Campus Urbanova.
Entre os vencedores com a receita do Bolinho Caipira, estão: Wendel Lima (1º) – com Bolinho de Costela; Ediane Aparecida Pereira (2º) – com Bolinho Caipira de Forno ao Molho de Hortelã; Marly Osses Gino (3º) – Bolinho Caipira da Vovó e Elisabete de Aguiar Garcia (4º) – Bolinho Caipira Romeu e Julieta na Roça.

As instalações da FCS/Univap, Campus
Urbanova
 
O júri do Concurso de Bolinho Caipira

Já os vencedores como Chef Revelação 2013, estão: Glauber Souza Gomes (1º) com a Receita: Costela Seara Angus acompanhado de Galette de Batata Doce servido com espuma de estragão; Daniel Cuenca (2º) - Receita: Coração de alcatra com crosta de alecrim,pimenta rosa e zest de limão Siciliano ao molho do Chef, acompanhado de chips de mandioquinha e couve chinesa refogada; Marco Mammoli Filho (3º) - Receita: Rib Eye em crosta de Parma e demi-glace Trapista (filé de costela envolto em presunto Parma ao demi-glace de cerveja ale trapista, duo de cogumelos e purê de batata em infusão de alecrim e alho assado) e Rubens Mariano da Silva (4º) - Receita: Coração de alcatra ao sauce de Wisky shimeji e shitake e Risoto Capim limão, damascos e brie.

Equipe da Fundhas Visita a Biblioteca Central da Univap


Benê, Bibliotecário/Univap, Lilian, Ana Claudia, Wendy e
Rúbia
 
Com objetivo de conhecer o funcionamento da Biblioteca Central da Univap, uma equipe da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), composta pelas funcionárias Ana Claudia G. Fialho Giunchetti (Bibliotecária), Lilian Faria (Assessora Pedagógica) e pela Wendy Grasiele da Silva (Estagiária), visitaram as instalações do Campus Urbanova, dia 22 de abril.
Na Univap as visitantes foram recebidas pela bibliotecária responsável, Rúbia Gravito Carvalho Gomes, que mostrou todo o funcionamento do Sistema de Bibliotecas da Universidade; de que forma os usuários são orientados a realizar pesquisas; como se dá o sistema de empréstimos de livros; acessos online; recebimento e envio de documentos e procedimentos referentes à catalogação dos materiais.


Concursos Univap 2013 - Inscrições Prorrogadas
Contos, Poesias e Fotografias


O Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap prorrogou, até 30 de maio, as inscrições para os Concursos Univap 2013 de Contos, Poesias e Fotografias.
A participação nos Concursos Univap é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Univap: Funcionários e Estudantes do Ensino Superior e de Pós-Graduação; Comunidade: Estudantes do Ensino Superior e de Pós-Graduação; Outros: a partir de 18 anos, já formados e não estudantes.
Cada participante poderá apresentar até três contos, três poesias e três fotografias, que serão avaliados por comissões julgadoras compostas de professores da própria instituição.
A Univap realiza os Concursos com objetivo de incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que as pessoas possam divulgar seus trabalhos. Os Concursos Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografias, em 1997.
Conheça as regras para participar dos Concursos Univap, consultando os regulamentos:


Informações: Setor de Cultura – Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade – Telefone: (12) 3947-1009 – E-mail: cultura@univap.br

Visitas Técnicas
TV Vanguarda e TV Univap


Com objetivo de apresentar a realidade do mercado de publicidade e comunicação aos alunos do Curso Técnico de Publicidade do Colégio Villa Branca em Jacareí, a direção e a coordenadoria do curso programaram visitas técnicas à TV Vanguarda e à TV Univap, dia 21 de março.
Os alunos, acompanhados pelos professores do Colégio, Solange Batelli (coordenadora) e Sergio Gurgel (docente), tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho e a dinâmica diária em emissoras de TV.
Na TV Vanguarda, os alunos, além de visitarem a redação, estúdio e a área comercial, aproveitaram a oportunidade para registrar o momento posando para uma foto com o jornalista e apresentador, Carlos Abranches.

 
 

Na TV Univap, os estudantes participaram de um laboratório mais amplo. A equipe da Univap disponibilizou diversos cenários onde os alunos atuaram como âncoras de jornais, apresentadores de programas, diretores de cena e ainda receberam orientações na captação de imagens e na edição de efeitos especiais.
O Curso de Técnico de Publicidade do Colégio Villa Branca em Jacareí possui ampla estrutura e conta com uma agência experimental onde os alunos desenvolvem diversas ações nas áreas de publicidade, propaganda e marketing. Eventos como a Semana da Comunicação, Arena de Negócios, Exposição de Fotografias, Talk Show e a elaboração de filmes fazem parte da rotina do referido curso.

Semana de Combate ao Câncer
Hospital São Francisco


 

As alunas (5º período semestral) e a coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram, de 16 a 19 de abril, da Semana de Combate ao Câncer, organizada pelo Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí.

A Semana contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais da saúde. Palestras e exposição fizeram parte da programação.

Atividades na Terceira Idade Celebram a Saúde

A Faculdade da Terceira Idade, a fim de valorizar e comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado dia 7 de abril, organizou uma série de atividades durante o mês de abril. Dia 1º, recebeu a presença do educador físico Dr. Cristiano Lucindo da Silva (Life Coach) e das enfermeiras que trataram do tema "Cuidados com o Coração". Dia 17, recebeu um grupo de alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) acompanhados pelo Prof. Dorival César Jr., que promoveram atividades lúdicas voltadas para a conscientização em relação à importância de manter o corpo em movimento em busca de uma melhor qualidade de vida. Já no dia 29, foi realizada uma palestra com o Prof. Antônio Carlos, diretor-proprietário da Escola Supera, sobre técnicas de ginástica para o cérebro e do bem-estar físico.

Atividades propostas pela equipe da
Educação Física da FEA
 
Cuidados com o coração

Dia 30, para encerrar as atividades, os alunos da Faculdade da Terceira Idade assistiram à palestra com a Psicóloga Clínica/Especialista em Psicologia Analítica, Rosana Spessoto, que propôs uma discussão sobre o Filme "As Aventuras de Pi", que ganhou o Oscar 2013 pela Melhor Trilha Sonora Original/ Fotografia/ Efeito Visual e Diretor.

Vista parcial do Auditório dia 30 de
abril
 
A Coordenadora Pedagógica, Profª Mª.
Débora Guedes, a palestrante Rosana
Spessoto e a idealizadora da FTI,
Profª Drª Elizabeth Liberato
 
Palestra sobre o filme "As Aventuras
de Pi"

Ex-Alunos da Univap São Finalistas de Torneio de Negócios na América Latina

O ex-aluno e atual professor do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Prof. Esp. Rafael S. Fonseca, junto a seus sócios, Douglas M. Costa (ex-aluno do curso de Direito), Paulo V. Fonseca e Renato Giusti Rozante, tiveram seu projeto, denominado: "A Rede Social Comercial MyWeenkel", selecionado entre mais de 1.700 projetos, ficando entre os 14 finalistas para competir no Torneio de Talento e Inovação das Américas, a ser realizado dias 2 e 3 de junho, na Guatemala.


Rafael, Douglas, Renato e Paulo

Oficina Sobre Implantes Odontológicos

Os alunos da disciplina de Implantodontia do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram, dia 16 de abril, de uma oficina (Hands on) de implantes odontológicos, ministrada pelo coordenador científico da empresa Titanumfix, Prof. Dr. Eduardo Nakamura.

 

A iniciativa para a realização da referida oficina nas instalações do curso de Odontologia da FCS no Campus Urbanova foi a convite do Prof. Dr. Vicente P. Prisco Cunha, responsável pela disciplina e do ex-aluno e atual implantodontista, Dr. Manoel Luiz Gonçalves Brito.
A Implantodontia tem crescido na área odontológica, devido ao maior acesso da população a esse tipo de tratamento (reabilitação após perda dental). A indústria brasileira de implantes dentários apresentou um grande avanço na qualidade e precisão, o que fez o setor nacional ser considerado referência e padrão mundial.

Palestra no Sesc

O coordenador do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Prof. Me. Osvaldo Enrique Cimaschi e 35 alunos do 7º período semestral (Bacharelado) foram convidados a participarem de uma palestra no Sesc São José dos Campos, dia 9 de abril, sobre o tema: Políticas Públicas Conceitos Básicos: Desafios e Possibilidades – palestra proferida pela Profª Drª Sílvia Amaral, da Unicamp.

Vista parcial do evento
 
Prof. Glauco, Prof. João Omar Gambini,
Gerente Adjunto do Sesc, a Profª Drª Silvia
Amaral, Unicamp e o Prof. Osvaldo Cimaschi

Acompanhados pelo Prof. Esp. Glauco Putomatti e pela funcionária do curso, Silvia Cury, os presentes puderam trocar experiências por intermédio de oficinas sobre temas relativos à qualidade de vida das pessoas, das ofertas esportivas, problemas do município, e das atividades previstas a serem desenvolvidas em 29 de maio, Dia Mundial do Desafio.

Prevenção Odontológica
Parceria com o Ministério Amor e Vida


Uma equipe de alunos e professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participou, dia 23 de março, da Ação Social do Ministério Amor e Vida, realizada no Bairro de Santana, em São José dos Campos.
Sob a coordenação da Profª Drª Priscila Liporoni, Prof. Dr. Jarbas Francisco Fernandes dos Santos e do Prof. Dr. Leonardo Marchini, os alunos realizaram orientações sobre a importância da escovação, por intermédio de atividades interativas, como pinturas, brincadeiras e demonstrações com o personagem Tigrão.

 

Os acompanhantes das 50 crianças assistidas também receberam orientações sobre a melhor forma de auxiliar as crianças na fase da perda dos dentes de leite e na formação dos dentes permanentes.
Aproximadamente 40 participantes adultos que passaram pela triagem odontológica e apresentaram casos de maior atenção receberam encaminhamento para comparecerem à Clínica Odontológica da FCS/Univap, no Campus Urbanova, para atendimento especializado.

Música na Univap
Quarteto Agha


O Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap realizou, dia 20 de abril, a partir das 20h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a apresentação do Quarteto Agha, que trabalha com a mescla de músicas e compositores de épocas e estilos diferentes.

 

O grupo, formado pelos músicos Matheus Braga (Violino), Bruno Carlos (Viola), Gustavo Lessa (Cello) e Zélia Marão (Piano/Recriações), apresentou um repertório envolvendo as obras de Randall Thompson; Francis Hime; Waldemar Henrique; Tom Jobim; E. Nazareth; George Gerhwin; J.S.Bach; Villa-Lobos, entre outros.

Saiba mais sobre os próximos eventos pelo telefone: (12) 3947-1009
Setor de Cultura – Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

Trabalho de Campo
Visita ao Aterro Sanitário


Os alunos do curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA), acompanhados pela Profª Drª Adriane A. M. de Souza (coordenadora) e Prof. Me. Gilson dos Anjos Ribeiro (docente), realizaram uma visita, dia 26 de abril, ao Aterro Sanitário de São José dos Campos.

 

O Aterro é referência no Brasil pelo uso de técnicas seguras à deposição de resíduos sólidos no solo. Segundo a Profª Adriane, o sistema aplicado garante a minimização dos impactos ambientais, além de não representar riscos à saúde da população.
A visita fez parte das atividades previstas no curso de Geografia e teve por objetivo aprofundar as discussões realizadas em sala de aula sobre questões urbanas e ambientais.

Exposição Acervus

A Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap realizou dia 19 de abril às 19h a abertura da exposição Acervus na Galeria de Arte Ivonne Tessin Weis, com a presença da arquiteta e artista plástica, Profª Drª Ana Maria Botelho, que ministrou palestra aos presentes quando apresentou um vídeo de sua produção e acentuou a importância da formação de um "corpo" artístico para a cidade de São José dos Campos.

Vista parcial da Galeria
 
A palestrante Ana Botelho e a Profª
Lindsay Ribeiro do curso de Artes
Visuais
 
Vista parcial do auditório

A exposição reúne uma coleção privada de artistas do Vale do Paraíba que cederam seus acervos à Galeria com o objetivo de dar visibilidade e apresentar ao público um panorama dessa produção artística, promovendo a fruição em atividades de reflexão com monitoria educativa feita por alunos da FEA da Univap.
A exposição estará aberta para visitação até o dia 21 de junho, de segunda à sexta das 14h às 20h e visitas de monitoria podem ser agendadas pelo e-mail: galeria@univap.br.
A Galeria de Arte Ivonne Tessin Weis da FEA está localizada na Av. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius – São José dos Campos.

Informações: (12) 3908-0950

Boas Práticas

De forma a contribuir com o Programa Mesa Brasil Sesc - São José dos Campos, a Profª Esp. Patrícia Caetano Jorge, do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, ministrou curso teórico-prático para os manipuladores de alimentos das instituições cadastradas no referido Programa.
Além das aulas no Sesc que contaram com a participação de alunos do curso de Nutrição, atividades complementares foram realizadas nas instalações da Faculdade, no Campus Urbanova, com a participação da coordenadora do curso de Biomedicina, Profª Drª Sonia Khouri.

A Profª Patrícia do curso de
Nutrição/FCS durante a aula no Sesc
 
Vista parcial do Auditório no Sesc
 
Orientações às manipuladoras de
alimentos nas instalações dos cursos de
Nutrição e Gastronomia da FCS/Univap

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Assim, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

Música na Univap
Apresentação da Pianista Kassia Kirsten


O Instituto Entrada Franca, em parceria com o Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) da Univap e do Espaço Cultural Silva Araújo, promoveram, dia 25 de abril, um concerto com a pianista Kassia Kirsten.

 

Na apresentação gratuita realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a partir das 19h30, a musicista de 82 anos de idade tocou músicas próprias e valsas de autoria do maestro Benjamin Silva Araújo.
Nasceu na capital, formando-se no Instituto Musical de São Paulo em 1949, e logo depois veio para São José dos Campos, onde ministrou aulas de piano por mais de 50 anos.

Conheça a programação cultural da Univap. Informe-se: (12) 3947-1009

XI Qualivitae


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Palestra com o Prof. Dr. Nelson Nery Júnior

Aula Inaugural da Escola Paulista de Magistratura

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 9h

Realização: Faculdade de Direito e Escola Paulista de Magistratura

Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833

08 de maio
Exposição Acervus (FEA)

Artistas do Vale do Paraíba apresentam seus acervos na Galeria Ivonne Tessin Weis – Campus Aquarius

Horário de Visitação: 19h

De segunda a sexta-feira

Visitas agendadas por email: galeria@univap.br

Telefone: (12) 3908-0950

Endereço: Rua Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

Até 21 de junho
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Lançamento dos livros de Audálio Dantas: "Tempo de Reportagem" e "De Vlado a Vladimir Herzog"

Local: Livraria Maxsigma – Vale Sul Shopping

Horário: 19h

Participação dos alunos do curso de Jornalismo da FCSAC

Informações: (12) 3947-1000 – ramal 2049

15 de maio
Palestra com o Prof. Dr. Fernando Capez

Promotor Público e Deputado Estadual

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 19h

Realização: Faculdade de Direito

Informações: (12) 3928-9832 ou 3928-9833

20 de maio
Lançamento do Livro de História

Local: Câmara Municipal de São José dos Campos

Horário: 19h30

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

22 de maio
Música na Univap – Grupo Agha

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 19h30

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

2 de junho
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

Informações: (12) 3947-1015 - FCS

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Música na Univap – Beto Jaguary

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 20h30

Realização: Setor de Cultura/Prius - Univap

Informações: (12) 3947-1009

14 de setembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas