189ª Edição - Ano V
De 8 a 14 de abril/2013
 

Formatura da Primeira Turma do Curso de Administração
Campos do Jordão


Alunos da primeira turma do curso de Administração oferecido pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, em Campos do Jordão, participaram da cerimônia de colação de grau, organizada pela própria Faculdade e Celebra Formaturas, dia 23 de março, às 10h, no Auditório do Campus Platanus, naquele município.
A aprovação da criação do Campus Platanus em Campos do Jordão, bem como a autorização para a oferta do curso de Administração pelo Ministério da Educação (MEC), foi publicada no Diário Oficial da União nº 9, de 14 de janeiro de 2009.

Os formandos do curso de
Administração de Campos do Jordão
 
O Diretor da Faculdade durante a
consagração
 
Corpo docente

Atualmente a FCSAC que oferece os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Moda e Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, está sob a direção do Prof. Dr. Manoel Otelino da Cunha Peixoto, e a coordenação pedagógica do curso de Administração, sob a responsabilidade do Prof. Me. João Batista do Prado Júnior.
A formatura é um acontecimento importante na vida de cada um, principalmente quando se trata da primeira turma, pois ela é um marco na história do município.
Participaram da cerimônia de colação de grau, professores, alunos, funcionários, familiares e convidados.

Visita à Fábrica da Natura – Cajamar/SP

Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional dos estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, os alunos do Curso de Química do Colégio Técnico Univap Villa Branca de Jacareí, acompanhados das professoras Andressa Boschetti e Cássia Cristina de Lima Simão Magalhães, visitaram, dia 26 de fevereiro, a fábrica da Natura, no município de Cajamar, interior de São Paulo, próximo a Osasco.

 

A atividade é de extrema relevância para os alunos de cursos técnicos profissionalizantes, pois possibilita observar o ambiente real de uma empresa em pleno funcionamento, além de verificar a dinâmica, a organização e todos os fatores teóricos nela implícitos.
Nessa visita, os alunos puderam observar o quanto a empresa preocupa-se com a sustentabilidade do planeta e bem-estar de seus colaboradores.
As visitas técnicas constituem instrumento de motivação para os estudantes, contribuindo na fixação de conteúdos e também como forma de dinamizar as aulas, pois, por intermédio delas, o estudante pode conhecer ambientes diferentes da sala de aula. Também podem conferir e experimentar na prática conteúdos que estudaram na teoria. É uma forma de interação entre teoria e prática e um processo de internalização do conhecimento.

Cerimônia na Infraero em Brasília para a Entrega de Certificado
Concluintes do Curso Técnico em Meteorologia a Distância


Helena M. Oliveira faz o juramento em nome de todos os
concluintes do Curso
 
Aproximadamente 150 alunos que iniciaram em março de 2012 o Curso Técnico em Meteorologia na modalidade a distância, receberam, no último dia 4 de abril, no Auditório do Edifício-Sede da Infraero, em Brasília, o Certificado de Conclusão de Curso.
Representaram a FVE/Univap na Cerimônia, a Profª Ma. Ana Catarina Perrella (Coordenadora do Curso) e Profª Drª Silene Bicudo (Coordenadora da Univap Virtual – Responsável pela Educação a Distância na FVE/Univap); e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), João Márcio Jordão (Diretor de Operações); Sandra Swiderski (Gerente de Meteorologia Aeronáutica, em exercício); Will Furtado (Superintendente de Navegação Aérea); Walter Albuquerque de Sá (Coordenador de Meteorologia Aeronáutica); Cristina Mosquetta de Morais (Coordenadora de Educação a Distância, representando o Gerente de Educação Corporativa, Marcus Bisinotto); e Bruno de Souza Ferreira (Pedagogo, Coordenador do curso na Infraero). Prestigiaram também o evento representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o Tenente Coronel Flávio Barbosa da Silveira (Chefe da Subdivisão de Meteorologia Aeronáutica do Cindacta 1) e o Tenente José André Fajardo (Seção de Informática do Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica).

Alunas do Curso de Fisioterapia da Univap
Integrantes da Equipe do Basquete Feminino


 
As alunas Carolina dos Santos Ribeiro e Estela Arantes Gregório (foto), 18 anos, do 1º ano período matutino do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) que participam como atletas josenses do Programa Atleta Cidadão, da Secretaria de Esportes e Lazer de São José, foram convocadas pela técnica Janeth Arcain para integrar a seleção brasileira de basquete feminino, que representará o país no Mundial Sub-19, na Lituânia.
As duas alunas vêm se destacando em competições da categoria Sub-19. Elas conquistaram os títulos de campeãs brasileiras com a seleção paulista, campeãs paulistas Sub-19 e, em 2012, foram vice-campeãs da Copa das Américas, disputada em Porto Rico (o segundo lugar garantiu ao país a vaga para o Mundial).
O Mundial da Lituânia será realizado entre os dias 18 e 28 de julho nas cidades de Panevezys e Klaipeda. As 16 convocadas se apresentam dia 10, às 15h, no Hotel Plaza Mayor, em Santo André (SP). A equipe treinará no complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia.

VI Encontro Estadual da Construção Civil em Família

Alunos acompanhados pelo coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Me. João Benício de Almeida, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participaram das atividades promovidas no VI Encontro Estadual da Construção Civil em Família (Constru-Ser), realizado dia 13 de abril, das 9h às 17h, no Sesi CAT Ozires Silva, em São José dos Campos.

 

Cerca de 4 mil pessoas estiveram no evento, sendo que aproximadamente 800 foram atendidas pela equipe de Enfermagem da Univap, que realizaram testes de: acuidade visual, glicemia capilar (taxa de açúcar no sangue), pressão arterial, colesterol e hepatite B.

Curso de Odontologia Recebe Doação

O Centro Cirúrgico do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) recebeu, no final do ano passado, um equipamento de laser para terapia de dor oral e músculos da face, da empresa MM Optics Ltda.
O equipamento multifuncional - Twin Flex (Série TFL-811), é um laser de baixa potência utilizado em vários tratamentos odontológicos, entre eles, a paralisa facial, herpes, úlceras bucais, sensibilidade dental e outros procedimentos.

Tratamento para sensibilidade dental
 
Doação recebida da MM Optics Ltda.
 
Procedimento para a melhoria de dor
muscular facial

Além do curso de Odontologia, a Univap mantém no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) um núcleo de pesquisa clínica na área odontológica, cujos resultados têm sido publicados em revistas indexadas de reconhecimento nacional e internacional, entre elas, a Photomedicine and Laser Sugery; Lasers In Medical Science e Conscientiae Saúde.

Alunos da Etec de Santa Isabel Visitam a Univap

A Univap recebeu, dia 27 de março, a visita de 45 alunos acompanhados por quatro professores do Curso Técnico em Informática/Internet (Webdesign) da Escola Técnica Estadual de Santa Isabel/SP.

 
 

Os alunos foram recebidos pela Profª Vanessa Mangialardo (Assessoria de Marketing) e pelo Prof. Fernando Moreira (TV Univap).
Além de conhecer parte das instalações da Universidade, os alunos fizeram na TV Univap a gravação de dois programas sobre as temáticas: "vaidade" e "consumismo".

Abertas as Inscrições para os Concursos Univap 2013
Contos, Poesias e Fotografias


O Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap está com as inscrições abertas, até 30 de abril, para os Concursos Univap 2013 de Contos, Poesias e Fotografias.
A participação nos Concursos Univap é gratuita e os interessados poderão se inscrever nas seguintes categorias: Univap: Funcionários e Estudantes do Ensino Superior e de Pós-Graduação; Comunidade: Estudantes do Ensino Superior e de Pós-Graduação; Outros: a partir de 18 anos, já formados e não estudantes.
Cada participante poderá apresentar até três contos, três poesias e três fotografias, que serão avaliados por comissões julgadoras compostas de professores da própria instituição.
A Univap realiza os Concursos com objetivo de incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que as pessoas possam divulgar seus trabalhos. Os Concursos Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos em 1996 e Fotografias, em 1997.

Conheça as regras para participar dos Concursos Univap, consultando os regulamentos:



Informações: Setor de Cultura – Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade – Telefone: (12) 3947-1009 – E-mail: cultura@univap.br


Dia Mundial da Atividade Física

Vista parcial do evento na praça
 
Para celebrar o Dia Mundial de Saúde, a Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), com apoio da Univap, do Colégio Dom Bosco e Move Brasil, organizou, dia 7 de abril, das 10h às 13h, na Praça Ulisses Guimarães, Jardim Aquarius, em São José dos Campos, o Dia Mundial da Atividade Física.
Atrações para crianças, adultos e da terceira idade; arrecadação de arroz para a Gincana da Solidariedade da TV Vanguarda e orientações na área da saúde foram realizadas por alunos e professores dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap. Na área da Enfermagem foram prestados serviços de verificação da pressão arterial e taxa de açúcar no sangue; fisioterapia, atividades sobre o esporte adaptativo e propriocepção e Nutrição, orientação nutricional para hipertensos.

A equipe da Enfermagem faz
verificação de pressão arterial
 
Atividade proposta pela equipe da
Fisioterapia
 
Alunos e professores da Univap

Os trabalhos desenvolvidos pelas equipes da Universidade foram realizados em uma das Unidades Móveis de Educação.

Música na Univap
Conjunto Tempo-Câmara


O Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap organizou, dia 6 de abril (sábado), a partir das 19h30, a apresentação no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, do conjunto Tempo-Câmara, que apresentou elementos da música clássica, guitarra elétrica, música eletrônica e improvisações.

 

Fundado em 2008, o Conjunto Tempo-Câmara visa fomentar e promover a produção de músicas contemporâneas e de compositores de São José dos Campos e da região. Os instrumentos utilizados pelo grupo envolveram a flauta, violino, guitarra elétrica, Cello/Voz, Violão/Eletrônica, Violão/Clarineta, Guitarra 7 cordas, Guitarra, Piano/Sintetizador.
A apresentação cultural faz parte de uma série de comemorações que estão sendo realizadas pelo Setor de Cultura pelo 21º aniversário da Univap.

Workshop: Sou + Saúde
2013


A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), composta pelos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Gastronomia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, recebeu, dia 9 de abril, 203 alunos do Colégio Embraer Eng. Juarez Wanderley, acompanhados de 10 professores, que participaram do Workshop: Sou + Saúde - 2013.
Este é o 4º ano consecutivo que a FCS organiza o Workshop, envolvendo atividades práticas realizadas pelos alunos do Colégio, que têm a oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada áreas de maior interesse e esclarecer dúvidas sobre a profissão.

 

A programação envolveu, além da apresentação do vídeo institucional, palestras sobre as áreas de formação (cursos) e atividades práticas, que foram preestabelecidas com antecedência. Após o evento, o Colégio providenciou uma avaliação geral, conforme o gráfico abaixo:



Ex-Aluno de Ciências Biológicas da Univap é aprovado na UFAC
Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais


 
O ex-aluno da Univap, Tomaz Nascimento de Melo, que cursou Turismo (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, em 2007) e Ciências Biológicas (Faculdade de Educação e Artes, em 2012), foi aprovado no processo seletivo do mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais na Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco/Acre.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da FEA, Profª Drª Nádia Campos Velho, o ex-aluno Tomaz Melo, desde o início da graduação se dedicou ao estudo da ornitologia (Estudos das Aves) e com certeza seguirá nos estudos com competência e brilhantismo.
O projeto de mestrado estudará a ecologia das aves de bambus, conhecidos na região amazônica como tabocas. O sudoeste da Amazônia é um dos locais onde mais se encontram esse tipo de vegetação. Algumas aves evoluíram para explorar esse tipo de habitat, tornando-se especialistas de bambu. Como praticamente todos os trabalhos com o tema foram feitos no Peru ou Bolívia, o estudo das aves que exploram esse ambiente na Amazônia brasileira é um campo novo e com inúmeras possibilidades de descobertas.
Na foto, Tomaz, com uma espécie de Dendroplex picus, ave capturada com redes de neblina em pesquisa realizada no Campus da UFAC.

Alunos do CBB visitam a Biblioteca Central da Univap

 

Para conhecer a infraestrutura da Biblioteca Central da Univap no Campus Urbanova, seus acervos, sistema de pesquisa online e apoio aos alunos, a Diretoria do Centro de Capacitação em Beleza e Saúde Ltda. agendou com a bibliotecária responsável, Rúbia Gravito Carvalho Gomes, uma visita no dia 15 de abril.
Estiveram na Univap, acompanhados pela Coordenadora do Curso Técnico em Nutrição, Profª Raíssa Astolpho Boschetti, aproximadamente 82 alunos, divididos em duas turmas, com visitas realizadas às 13h30 e às 19h.

Univap Sedia Reunião da FUPE

 

A Federação Universitária Paulista de Esportes – FUPE, instituição máxima do desporto universitário no Estado de São Paulo, realizou, dia 5 de abril, no Auditório do curso de Educação Física (Bloco 3) da Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Urbanova, a primeira reunião com as Associações Atléticas Acadêmicas e Instituições de Ensino Superior de São José dos Campos e região, para discutirem sobre o desenvolvimento do Esporte Universitário no Vale do Paraíba.

Teatro na Univap


XI Qualivitae


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Exposição de Maquetes

(Estudo do efeito das linhas, formas, volumes, cores e texturas dos materiais)

(Alunos dos Cursos: Engenharia Civil - Arquitetura e Urbanismo)

Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

Local da Exposição: Saguão – Parque Tecnológico FVE/Univap

Horário: das 8h às 17h30

Informações: (12) 3947-1009 – Setor de Cultura

Até 29 de abril
Exposição Acervus (FEA)

Artistas do Vale do Paraíba apresentam seus acervos na Galeria Ivonne Tessin Weis – Campus Aquarius

Horário de Visitação: 19h

De segunda a sexta-feira

Visitas agendadas por email: galeria@univap.br

Telefone: (12) 3908-0950

Endereço: Rua Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius
São José dos Campos - SP

Até 21 de junho
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Mutirão de Audiências – Procon e Faculdade de Direito da Univap

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Núcleo de Prática Jurídica – Faculdade de Direito – Campus Centro

30 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

Informações: (12) 3947-1015 - FCS

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas