188ª Edição - Ano V
De 11 de março a 7 de abril/2013
 

Diretor Científico da Fapesp na Univap
Palestra Para Alunos de Mestrado e Doutorado


Alunos e professores dos Programas de Mestrado e Doutorado (Pós-Graduação Stricto Sensu) assistiram, no último dia 1º de abril, à palestra proferida pelo Diretor Científico da Fapesp – Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, sobre o tema: A Importância da Fapesp para o Desenvolvimento da Pesquisa no Estado de São Paulo.
O convidado foi recebido pelo Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo e pela Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa.

A Diretora do IP&D, Dra. Sandra Costa, dá
boas-vindas ao ilustre convidado
 
O Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo,
enfatiza a importância da Fapesp

Na palestra, que lotou o Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o Dr. Brito Cruz, falou sobre a criação e objetivos da Fapesp, do número de projetos analisados e aprovados em 2012, esclareceu dúvidas de alunos e de pesquisadores.
O Dr. Brito é Diretor da Fapesp desde 2005 e também professor no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1978. Obteve os títulos de Mestre em Ciências (1980) e Doutor em Ciências (1983) na Unicamp. Foi pesquisador convidado do Instituto Ítalo-Latino-Americano na Universitá degli Studi, em Roma (Itália), visitante residente nos Laboratórios Bell da AT&T, em Holmdel (NJ, EUA), e professor visitante na Université Pierre et Marie Curie, em Paris (França). Foi Diretor do Instituto de Física Gleb Wataghin (1991 a 1994 e 1998 a 2002); Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp (1994 a 1998); Reitor da Unicamp de abril de 2002 a abril de 2005.

Pesquisador da Univap Participa da Inauguração do Observatório Alma

 
O Pesquisador do IP&D e Coordenador do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, foi convidado a participar da inauguração do Observatório Alma (Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array - sigla em inglês), ou Grande Conjunto Milimétrico/Submilimétrico do Atacama, realizada entre os dias 11 e 13 de março.
A solenidade de inauguração foi organizada nas instalações do Alma, que fica a 3 mil metros de altitude nos Andes Chilenos, com visita às antenas posicionadas a 5 mil metros de altitude. O Deserto de Atacama é o mais árido do mundo e a paisagem lembra a superfície de Marte.
O Observatório Alma é o maior investimento feito em astronomia em solo, com gastos no valor de 1,5 bilhões de dólares. Ele representa esforços de três grandes blocos de astrônomos: o Observatório Europeu Austral (ESO), que se constitui de 15 países europeus e o Brasil foi convidado a integrá-lo; a América do Norte (EUA e Canadá) e o Leste Asiático (Japão e Taiwan).
Atualmente, 57 antenas estão operando, mas, até o final do ano, deverão totalizar 66 em funcionamento.
Elas operam em comprimentos de onda entre 0,5 e 5 milímetros e serão usadas em projetos de estudos do Sol a galáxias formadas no início do universo. Dentre os projetos mais importantes estão o de formação de estrelas e o estudo de moléculas vitais para a formação de vida, presentes em nuvens interestelares. As antenas têm 12 metros de diâmetro e podem ser reposicionadas de acordo com as necessidades do projeto, podendo formar uma única antena virtual com 1,6 km de diâmetro.
O Alma observará a radiação invisível ao olho humano, em comprimentos de onda milimétricas e submilimétricas mil vezes mais compridas do que as ondas de luz visível, o que permite atravessar densas nuvens de poeira cósmica e chegar à parte mais antiga e fria do Universo. As imagens extraídas por Alma serão processadas no chamado Correlacionador, considerado um dos computadores mais potentes do mundo.

Fontes: IP&D/Univap e AFP via Info.Abril.com.br

Alunos de Fisioterapia Aprovados no Processo Seletivo do DCTA

 

Os alunos Daniel Guilherme dos Santos, Jéssica de Souza Silveira, Leandra Mota da Costa e Amanda Moreira Jorge (foto), do 7º período semestral (4º ano) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), foram aprovados no processo seletivo para estágio no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O processo de seleção se deu por intermédio de uma prova teórica e entrevista dos candidatos pela Fisioterapeuta responsável do DCTA, Tenente Profª Mª Andrea Dellú.

Campanha para Arrecadação de Livros
Deixe a Fantasia Escapar da Prateleira


Profª Naya, Coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional
da FCS com as primeiras doações
 
O curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) iniciou uma campanha de arrecadação de livros para criação de uma estante comunitária. O objetivo desta campanha é estimular a leitura e democratizar o conhecimento.
Esse projeto foi baseado no Bookcrossing, prática que já ocorre em países europeus e nos Estados Unidos, que consiste em "esquecer" um livro em um local público para que outras pessoas possam encontrá-lo. No Brasil, o primeiro ponto de Bookcrossing foi criado em São Paulo, em outubro de 2007. De lá para cá surgiram outros espaços no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. Na nossa campanha os livros serão retirados em um local específico e podem ser devolvidos ou deixados em qualquer local público.
A primeira fase do projeto consiste na captação de livros doados. Após registro e etiquetação do livro com as instruções de uso, a obra ficará disponibilizada no Centro de Práticas Supervisionadas (Bloco 7) à espera de pessoas interessadas em conhecer suas histórias.
Este projeto é um estímulo para que as pessoas compartilhem o conhecimento. A leitura é capaz de nos levar a lugares nunca antes imaginados. Para nós, quanto mais pessoas manipularem o mesmo livro, melhor!
Participe conosco desta campanha! Tire seus livros da estante e ofereça cultura!

Caixas de arrecadação serão disponibilizadas nos diversos Prédios do Campus Urbanova
Informações: (12) 3947-1087 (FCS/TO)


Pesquisadores da Rede Vital Visitam a Univap

Pesquisadores integrantes da Rede Vital para o Brasil, composta por membros representantes do Instituto Butantan (SP), Univap (SP), Instituto Vital Brazil (ES), Universidade Federal da Bahia (BA), Fundação Ezequiel Dias (MG), Fiocruz (RJ), Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos - Cevap da Unesp (Botucatu) foram recebidos na Univap, pelo Prof. Dr. José Carlos Cogo, responsável pelo Serpentário localizado no Centro de Estudos da Natureza (CEN), no Campus Urbanova, para um encontro que ocorreu entre os dias 25 e 26 de março no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade.

 

A reunião entre os 15 pesquisadores teve por objetivo discutir problemas e estudar soluções a respeito dos acidentes ofídicos no País, da eficácia sobre as notificações de acidentes aos órgãos públicos e sobre a produção do soro antiofídico. Na ocasião, os participantes procuraram traçar estratégias de acompanhamento sobre a epidemiologia do acidente ofídico no Brasil que chega a 30 mil acidentes por ano. Foi também acordado entre os participantes a realização do Primeiro Encontro Internacional da Rede Vital para o Brasil a ser realizado em Niterói (RJ), em setembro deste ano.

   

O integrantes da Rede aproveitaram a oportunidade para conhecer parte das instalações da Universidade, entre eles o Serpentário (CEN) e o IP&D, onde são realizadas as pesquisas da Univap.

Fórum Livre de Formação Docente

 
Entre os diversos encontros que têm sido organizados pela Coordenadoria de Avaliação e a Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, com o objetivo de oferecer oportunidade de formação pedagógica continuada aos docentes do ensino superior da Univap, foi realizado no último dia 12 de março, durante o Fórum Livre de Formação Docente, a palestra "A relação professor-aluno, autonomia e compromisso: uma abordagem livre e reflexiva", ministrada pelo sociólogo Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino.
Realizada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, a partir das 14h, a palestra teve por objetivo fomentar a discussão em torno de temáticas embasadas nas teorias educacionais do brasileiro Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia) e do espanhol Alfonso Lopez Quintas (Pedagogia do Encontro), que trazem elementos importantes para a discussão da autonomia docente e institucional e seus reflexos na prática do professor em sala de aula. Além disso, a palestra apresentou os paradoxos da atual ideia de autonomia em educação, instigando os participantes a refletirem sobre os grandes desafios atualmente colocados tanto para o professor quanto para a educação no contexto brasileiro.

Faculdade de Direito Colabora com o GACC

 
A fim de colaborar com a campanha do Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC), uma instituição filantrópica e mantenedora do Centro de Tratamento Infanto-Juvenil Fabiana Macedo de Morais (CTFM ), a direção da Faculdade de Direito da Univap, organizou a arrecadação de alimentos não perecíveis (bolachas, sucos e leite em pó) de 14 a 22 de março que foram doados pelos alunos, docentes, funcionários e pessoas da comunidade.
A doação foi entregue na sede do GACC no Bairro Urbanova em São José dos Campos, dia 28 de março, quinta-feira, por uma equipe da Prefeitura do Campus Centro.

Tratamento Fisioterapêutico para Mulheres
(Após Cirurgia de Câncer de Mama)


O Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório-Motora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) está selecionando voluntárias para participar do estudo intitulado: Aplicabilidade da Realidade Virtual e Terapia Vibratória na Redução do Quadro Álgico Secundário ao Câncer de Mama.
O projeto de pesquisa, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): CAAE 07694812.7.0000.5501, tem o objetivo de avaliar a intensidade da dor, secundária ao câncer de mama, antes e após tratamento fisioterapêutico, incluindo a Realidade Virtual e a Terapia Vibratória. Serão ofertadas 55 vagas para mulheres que foram submetidas a cirurgia de Câncer de Mama, superior a um ano, e que apresentam encaminhamento médico para realização do tratamento.

   

O estudo é de responsabilidade dos Pesquisadores Izabela Mendes, discente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Univap e de seu orientador Prof. Dr. Mário Oliveira Lima.
O atendimento será realizado na Avenida Shishima Hifumi, 2.911, Faculdade de Ciências da Saúde da Univap - Bloco 9 – Campus Urbanova – São José dos Campos.

Informações: Laboratório de Reabilitação: (12) 3947-1000 ramal 2066 ou na Coordenadoria do Curso de Fisioterapia da FCS/Univap: (12) 3947-1086

Programa Ciência sem Fronteiras
Mais Duas Alunas da Univap no Exterior


As alunas Vitória Tonini Porto Ferreira, 21 anos, do 5º período semestral (3º ano) do curso de Farmácia e Renata Cristina Nascimento dos Santos, 24 anos, do 7º período semestral (4º ano) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), foram selecionadas pelo Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq/Capes na modalidade graduação sanduíche (SWG) e vão estudar durante 12 meses (um ano) fora do País.

Vitória e a Profª Drª Andreza Ribeiro Simioni
do curso de Farmácia
 
Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, Coordenador da
Fisioterapia e a aluna Renata

As duas alunas vão para a Austrália, Vitória para a University of Sydney e Renata para University of Western Austrália.
As estudantes durante o período que estiverem fora do Brasil receberão como benefícios: mensalidade de bolsa; auxílio-instalação; passagens aéreas e seguro saúde.
Em entrevista ao Informativo Diálogo, as estudantes da Universidade falam de suas expectativas e projetos.

Aluna de Jornalismo no Projeto Geração Futura

 
A aluna Paula Vinhas, do 3º período semestral (2º ano) do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) participou, em janeiro, durante o período de férias, do Projeto Geração Futura, do Canal Futura, no Rio de Janeiro.
Para participar do Projeto, conforme o regulamento de inscrição, Paula analisou um vídeo indicado pela emissora e produziu um storyline (pré-roteiro) sobre o tema "pobreza".
Este projeto aberto às universidades parceiras é organizando periodicamente por intermédio de oficinas de produção audiovisual para estudantes universitários de todo o Brasil. O "Geração Futura" dá ênfase à experimentação televisiva; ao diálogo direto com profissionais da comunicação; à mistura de participantes com diferentes interesses, origens e formações; à construção coletiva de produções para a grade do Canal e à correlação entre mídia e participação social.
Em entrevista ao Informativo Diálogo, Paula contou um pouco sobre as experiências vividas durante as duas semanas em que esteve no Rio de Janeiro, onde participou de oficinas e workshops com profissionais da área e estudantes de diversas regiões do País: "O contato com os outros estudantes foi muito legal, a gente não imagina quanta diferença cultural pode existir de uma região para a outra", afirma a estudante.

Ano Internacional da Cooperação pela Água

De modo a estimular a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos em relação à utilização dos recursos naturais, a direção e a coordenadoria pedagógica da Escola de Educação Infantil e Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho da FVE/Univap, iniciaram, dia 22 de março (Dia Mundial da Água), um projeto cujas discussões e atividades serão desenvolvidas pelos alunos que vão trabalhar nos seguintes temas: a cooperação pela água é crucial para a erradicação da pobreza, igualdade social e de gênero; a cooperação pela água gera benefícios econômicos; a cooperação pela água é crucial para preservar os recursos hídricos e proteger o meio ambiente; a cooperação pela água constrói a paz.

   

A ideia do projeto na Univap foi inspirado na proposta da Unesco, que instituiu o ano de 2013 o Ano Internacional da Cooperação pela Água, que tem como enfoque principal a importância da cooperação entre os povos para evitar conflitos relacionados à água.
Na Escola, a ideia é favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o planeta oferecendo instrumentos para a formação da consciência ambiental.

Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose

O Hospital São Camilo, localizado em Campos do Jordão, que presta assistência aos doentes infectados pela tuberculose pulmonar, promoveu, dia 24 de março, "Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose", palestras a fim de conscientizar a comunidade jordanense sobre essa patologia.
Para falar da parte histórica foram convidados os docentes-pesquisadores do Campus Platanus da Univap em Campos do Jordão, o Prof. Dr. José Eduardo Marques Mauro e a Profª Drª Ana Enedi Prince, ambos coordenador e vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Fontes Históricas Locais e Regionais (Nuphir), devido ao envolvimento deles com um grupo de pesquisa sobre o "Estudo da Tuberculose no Estado de São Paulo e no Brasil."

 

De acordo com os historiadores da Univap, o dia 24 de março é celebrado "Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose", tendo em vista que há 130 anos foi anunciado o descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo Dr. Robert Koch. A descoberta do agente causador da tuberculose foi fundamental para estruturar estratégias higiênicas apropriadas para o controle e combate à doença, que na época vitimou grande parcela da população mundial, e que, ainda hoje, atinge milhões de pessoas.

Tratamento Odontológico de Pacientes do CPS
Equipe multidisciplinar atende pessoas com necessidades especiais


Professores e alunos dos cursos de Odontologia e de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap criaram uma equipe multidisciplinar para atender pacientes com necessidades especiais que estão em tratamento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), no Campus Urbanova.
O atendimento odontológico é realizado em uma das Unidades Móveis de Odontologia estacionada próximo ao CPS.

 

Os atendimentos estão sendo realizados desde março, sempre às quintas-feiras das 8h às 11h, sob a supervisão da Profª Mª Tatiana Mendez (Odontologia), Profª Drª Fernanda Pupio Lima (Fisioterapia) e Patrícia Goulart (Enfermeira do CPS).

Exposições Internas

 
 

A Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, por intermédio do Setor de Cultura, organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 13 de abril.
Além do Campus Urbanova, o Setor de Cultura disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.

Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Traveler 2012
Presidência (2º andar)
Bloco 5
Frida Kahlo
Gaudi
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação(FCSAC)
Bloco 1
Aldemir Martins
(FCS) - Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Edvard Munch
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Oscar Niemeyer
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Salvador Dali
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Museu do Cairo
Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes
Centro
Carros de Museu (1900 - 1930) início da indústria automobilística nacional
FCS (Fisioterapia)
Bloco 7
Van Gogh
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Melhores fotos segundo a Revista Time

Informações: (12) 3947-1009 – Setor de Cultura
Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia Mundial de Atividade Física

Promoção: ACM/YMCA São Paulo

Parceria da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) com a Associação Cristã de Moços; TV Vanguarda (Gincana da Solidariedade); Move Brasil e Dom Bosco

Horário: das 10h às 13h

Local: Praça Ulisses Guimarães – Jardim Aquarius

7 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Workshop: Sou + Saúde - Colégio Embraer Juarez Wanderley

Participação de 203 Alunos do 1º Ano

Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Recepção: Ceplade
(Em seguida atividades na Faculdade/Laboratórios)

Horário: das 8h30 às 12h

9 de abril
Exposição Acervus (FEA)

Artistas do Vale do Paraíba apresentam seus acervos na Galeria Ivonne Tessin Weis – Campus Aquarius

Horário de Abertura: 19h

Visitas agendadas à exposição: das 14h às 20h

E-mail: galeria@univap.br

Telefone: (12) 3908-0950

De 19 de abril até 21 de junho
Música na Univap – Quarteto Agha

Entrada Franca

Horário: 20h15

Local: Teatro Univap – Praça Cândido Dias Castejón, 116 - Centro

20 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Mutirão de Audiências – Procon e Faculdade de Direito da Univap

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Núcleo de Prática Jurídica – Faculdade de Direito – Campus Centro

30 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

Informações: (12) 3947-1015 - FCS

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas