187ª Edição - Ano V
De 4 a 10 de março/2013
 

Procon e Univap conseguem firmar 75% dos acordos

O mutirão de audiências realizado entre o Procon de São José dos Campos e a Faculdade de Direito da Univap, no último dia 15 de março (sexta-feira) – Dia Nacional do Consumidor - terminou com 75% de acordos conciliatórios efetuados. Foram analisados 94 casos de reclamações, previamente selecionados para o evento, que teve a presença de 173 pessoas, entre consumidores e fornecedores.

Vista parcial do Núcleo de Prática Jurídica
 
Universitários que atuaram na retaguarda na
elaboração de petições

O evento realizado no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade, Campus Centro, contou com a participação de 50 mediadores, todos estagiários do quinto ano de Direito que colocaram em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Durante o mutirão eles receberam orientações de quatro professores e o apoio de oito técnicos do Procon. Ao todo, 245 pessoas estiveram envolvidas no evento.

Faculdade da Terceira Idade
Aula Inaugural


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) recebeu, dia 11 de março, como convidado para a aula inaugural do curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac), o jornalista Carlos Abranches, que tratou do tema: "Educação - Aprender para a vida".
Por intermédio de uma palestra interativa, o jornalista fez com que os presentes refletissem sobre o aprendizado de todos os dias e, principalmente, na troca que a Faculdade possibilita para quem a frequenta. Falou também das perspectivas do nosso tempo e fez uma proposta de uma nova caminhada, mostrando que a diferença está na atitude de cada um, no modo de olhar o mundo e as pessoas. Enfatizou também a arte de aprender sempre, de construir laços de aproximação e de prestar mais atenção nas pessoas.

Aplausos aos novos alunos da Faculdade da
Terceira Idade
 
Maria U. Rosa, Mário L. Congo, Edy de Camargo
e Marcílio Leite dão boas-vindas aos novos alunos

No final da palestra, o jornalista tocou violão e cantou algumas músicas brasileiras da década de 1960/1970.
Filósofo, especialista em Administração de Recursos Humanos, com formação em Psicanálise Clínica, Carlos Abranches, conseguiu envolver, emocionar e animar a todos os presentes.

Biblioteca: um lugar agradável para estudar

Orientações acadêmicas na Biblioteca
 
A Univap possui em seus diversos Campi amplas e confortáveis Bibliotecas, com salas de estudo, acervo adequado e atendimento de qualidade onde alunos e professores se reúnem para realizar pesquisas, trabalhos acadêmicos e outras atividades semelhantes.
A equipe de profissionais está preparada para orientar os usuários em suas pesquisas, normalização de referências e trabalhos acadêmicos, e acesso à bases de dados. Utiliza o software Ariel, que agiliza o recebimento e envio de documentos, solicitados por meio do Comut (comutação bibliográfica).
Para o gerenciamento dos procedimentos técnicos é utilizado o Sistema Pergamum, um dos mais modernos e interativos sistemas de bibliotecas desenvolvido no Brasil. Mantém convênio com bibliotecas e centros de documentação, permitindo assim melhor qualidade da informação oferecida. O acesso ao acervo é feito via terminais localizados próximos ao balcão de atendimento ou pela Internet, pelo endereço eletrônico: http://biblioteca.univap.br.
A política de desenvolvimento do acervo tem como objetivo nortear os critérios de aquisição e seleção de materiais em todas as suas formas: compra, doação e permuta, assim como o descarte e remanejamento de materiais.

O atendimento por profissionais especializados
 
A orientação aos novos alunos

Além de toda infraestrutura disponível, as Bibliotecas emprestam notebooks para professores e alunos da Universidade para que eles possam utilizar no Campus onde atuam.

Prevenção Odontológica
Parceria com o Ministério Amor e Vida


 
Técnicas de escovação
Uma equipe do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, composta pelo Prof. Dr. Jarbas Francisco Fernandes dos Santos e pelos alunos do 2º ano do curso, Leandro Masulo, Karen Rabelo Souza Lima, Geysa Cristina de Melo e Victoria Vianna de Souza Lima, participaram da ação social promovida pelo Ministério Amor e Vida.
A ação social, que envolveu atividades educativas e de atendimento, foi realizada dia 23 de fevereiro (sábado), das 8h às 12h, na Igreja Cristã Evangélica, no Bairro Jardim Cruzeiro do Sul, em São José dos Campos.
Na ocasião os alunos ensinaram técnicas de escovação às crianças e distribuíram escovas dentais. Casos mais complicados e que necessitaram de avaliação profissional foram encaminhados ao professor da Universidade para exame intrabucal e posterior encaminhamento.

A equipe participante
 
O aluno Leandro, a organizadora do
evento Dirce Araújo e o Prof. Jarbas
 
Atividades educativas de orientações
na higiene bucal

O Ministério Amor e Vida busca reunir profissionais de todas as áreas (dentistas, médicos, oftalmologistas, pedagogos, cabeleireiros, professores, artesãos, estudantes e outros voluntários) para que, em conjunto, possam realizar mensalmente atendimentos à população de comunidades carentes de recursos humanos e financeiros.

Encontro sobre "Ensinar na Universidade"

A Profª Maria Tereza Dejuste durante a apresentação
 
A Univap, por intermédio da Coordenadoria de Avaliação, sob a responsabilidade da Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula, coligada à Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, vem realizando desde o final do ano passado uma série de reuniões com o corpo docente das Faculdades, a fim de discutir e de propor melhorias na qualidade do ensino superior na Univap.
Como parte da programação, dia 28 de fevereiro, no período da tarde, foi realizado um encontro no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, sobre a temática Ensinar na Universidade. O objetivo desse encontro com os professores foi focar a tarefa de ensino e as questões que a atravessam quando se busca qualidade. Na ocasião, foram discutidas diferentes dimensões, como o cenário e as demandas atuais da formação do aluno no ensino superior; o perfil do aluno universitário; as competências, habilidades e saberes necessários ao professor atual e os fatores que podem influenciar na qualidade da educação e do ensino universitário.

Alunos do Ensino Fundamental
Orientações na Biblioteca Setorial Villa Branca


Os alunos do Ensino Fundamental – Ciclo1, do Colégio Técnico Univap Villa Branca, em Jacareí, por intermédio da disciplina de Informática Básica, sob a orientação da Profª Suéllen Celeste de Sousa, docente do Curso Técnico em Eletrônica e Informática Básica – Ensino Fundamental I e II, estão recebendo orientações na Biblioteca do Campus Villa Branca, sobre os meios de comunicação e de pesquisas para o desenvolvimento intelectual.

   

O objetivo é fazer com que os alunos entendam que todo conhecimento adquirido e que possibilitou o desenvolvimento da tecnologia da informação, nasceu e ainda nasce dos livros publicados.
As atividades que estão sendo realizadas na Biblioteca Setorial contam também com o apoio da Bibliotecária Responsável, Maria Eliza Cerqueira Castro e das auxiliares Alessandra Juliana Santos Uzan e Cristina Adriana Vieira Peres.

Curso de Aprimoramento em Língua Portuguesa e/ou Matemática

 
A Univap implantou no final de 2012 e publicou no manual do Processo Seletivo 2013 as novas regras para alunos ingressantes matriculados que, no vestibular, obtiveram nota inferior a 5 (cinco) nas provas de Português e/ou Matemática. Assim, ficou estabelecida a obrigatoriedade de frequentar o Curso de Aprimoramento em Língua Portuguesa e/ou Matemática, disciplina(s) oferecida(s) aos sábados e durante o primeiro ano do curso.
O Curso de Aprimoramento em Língua Portuguesa e/ou Matemática é uma ação da Univap na busca da qualidade de ensino, com o objetivo de propiciar ao aluno ingressante ferramentas que o habilitem em leitura, interpretação, análise e produção de textos, assim como no aprofundamento matemático, por meio de um trabalho integrado e interdisciplinar.
Essa ação teve uma experiência piloto durante o ano de 2012, que envolveu alunos matriculados nos diversos cursos das faculdades da Univap.
Atualmente, encontram-se matriculados, de acordo com as normas do Vestibular, 327 alunos no curso de Matemática; 59, no de Língua Portuguesa; e outros e 127 em ambos os cursos. A carga horária total é de 60 horas, sendo 30 horas em cada um dos dois (2) semestres. Carga essa que se apresenta, quinzenalmente, como um facilitador àqueles que cursarão uma só das disciplinas.

Univap Participa de Evento na ACM
Dia Internacional da Mulher


A Associação Cristã de Moços (ACM) de São José dos Campos realizou, dia 8 de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, várias atividades preventivas que envolveram a participação de profissionais de diversas áreas, entre eles professores e funcionários dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap.

   

Na área da Enfermagem, sob a orientação da Profª Mª Vania Maria Araújo Giaretta e Profª Mª Ana Lúcia Costa, foram feitas avaliações e orientações sobre os cuidados necessários com os pés e a importância da hidratação constante e como prevenir câncer de mama; na área da Farmácia, com a participação do coordenador do curso, Prof. Dr. Renato Faria Menegon, orientações sobre a importância do uso diário do protetor solar, e na área da Biomedicina, Auriculoterapia aplicada pela funcionária Tathiana Helou (Terapia da medicina alternativa - disciplina: Fundamentos em Acupuntura - curso de Biomedicina/FCS).

Aula Inaugural da Pós-Graduação Lato Sensu
Gestão de Pessoas/RH, Gestão Empresarial, Alfabetização e Letramento


Para dar início ao ano letivo dos cursos de Especialização em Gestão de Pessoas/RH, Gestão Empresarial, Alfabetização e Letramento, a coordenadoria da Pós-Graduação Lato Sensu da Univap convidou o Prof. Esp. Rogério Romano para ministrar uma palestra na Aula Inaugural dos cursos, dia 12 de março, às 19h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.

O palestrante convidado Prof. Esp.
Rogério Romano o
 
O Prof. Roque, a Profª Renata e o
Especialista Vagner
 
Vista parcial do Auditório do Ceplade,
Campus Urbanova

O Professor Romano é Especialista em Gestão de Pessoas; Marketing e Vendas; Gestão Estratégica de Comunicação; Executive, Personal e Professional Coaching, atuando na área de Desenvolvimento Humano e Evolução de Equipes e Lideranças.
Estiveram presentes ao evento: os alunos, convidados e os coordenadores (foto) de curso, Prof. Me. Roque Mendes (Gestão Empresarial); a Profª Mª Renata Branas Suman (Alfabetização e Letramento) e o Especialista Vagner Panace (Gestão de Pessoas/Recursos Humanos).

Programa Ciência Sem Fronteiras
Inscrições para Bélgica, Finlândia, Áustria, China e Irlanda



Os estudantes de graduação da Univap, interessados em estudar fora do Brasil (Bélgica, Finlândia, Áustria, China e Irlanda) com bolsa de estudo, poderão fazer a sua inscrição no Programa Ciência Sem Fronteiras.
Pela Universidade estão fora do Brasil os alunos: Fabiana Aparecida Souza Silva (Engenharia Ambiental), na Universidade de Aveiro/Portugal; Geisa Nogueira Salles (Biomedicina), na University of Ulster (Irlanda do Norte); Pedro Luiz Golobovante Loureiro (Engenharia Aeronáutica e Espaço), na Universitat de Barcelona/Espanha; e Clarissa Resende Grassi de Lima (Farmácia), na Universisty of East London (UEL).
Ciência Sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes - e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.


Vem aí... Qualivitae
de 11 a 14 de junho de 2013



  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Ciclo de Palestras da Pós-Graduação Stricto Sensu
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)


Palestra com o Diretor Científico da Fapesp – Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz

Importância da Fapesp para o Desenvolvimento da Pesquisa no Estado de São Paulo

Local: Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Programação:

14h – Abertura do Evento com a Participação do Reitor
14h15 – Palestra
15h15 – Participação do público presente com perguntas
16h – Coffee Break no IP&D – Apresentação dos painéis de pesquisa apoiadas pela Fapesp
16h30 – Visita às instalações do IP&D

1º de abril
Aniversário de Criação da Univap – 21 Anos

1º de abril
Dia Mundial de Atividade Física

Promoção: ACM/YMCA São Paulo

Parceria da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) com a Associação Cristã de Moços; TV Vanguarda (Gincana da Solidariedade); Move Brasil e Dom Bosco

Horário: das 10h às 13h

Local: Praça Ulisses Guimarães – Jardim Aquarius

7 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Workshop: Sou + Saúde - Colégio Embraer Juarez Wanderley

Participação de 203 Alunos do 1º Ano

Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Recepção: Ceplade
(Em seguida atividades na Faculdade/Laboratórios)

Horário: das 8h30 às 12h

9 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

Informações: (12) 3947-1015 - FCS

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Mutirão de Audiência – Procon e Faculdade de Direito (Núcleo de Prática Jurídica)

Horário: das 13h às 17h30

11 de setembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas