186ª Edição - Ano V
De 24 de fevereiro a 4 de março/2013
 

Pesquisa, Mestrado e Doutorado

Laboratório de Catalisadores/Refino de Petróleo
 
A Univap possui o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), criado em 1996 como órgão responsável da Universidade pelo desenvolvimento de todas as pesquisas. Seus 35 laboratórios muito bem equipados, com aparelhos de alta precisão e de última geração, estão distribuídos em dois prédios, construídos especificamente para a realização de projetos de pesquisa bem como para administrar o ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
O IP&D oferece Programas de Pós-Graduação credenciados pela Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), nas áreas de: Engenharia Biomédica (Mestrado e Doutorado); Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado); Bioengenharia (Mestrado Profissional); Ciências Biológicas (Mestrado Acadêmico); Processamento de Materiais e Catálise (Mestrado Profissional); Planejamento Urbano e Regional (Mestrado Acadêmico).
Todos os docentes envolvidos nos Programas de Mestrado e de Doutorado, bem como no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, possuem apoio das principais agências de fomento à pesquisa no País, como o CNPq, a Fapesp e a Finep.


Laboratório de Imunologia e Farmagnosia
 
Laboratório de Síntese Orgânica

Como órgão de pesquisa o IP&D da Univap também fornece assessoria técnica científica a organismos públicos, privados e prestação de serviços à comunidade.
Todas as atividades de pesquisa estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e são concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores contam também com colaboradores de outras instituições que realizam suas atividades ao longo de um determinado período, divulgando os resultados de suas pesquisas em veículos reconhecidos pela comunidade científica.
A Univap faz parte do Programa Ciência Sem Fronteiras, para enviar alunos ao exterior e mantém, ainda, parcerias com universidades estrangeiras e empresas brasileiras das áreas médica, cosmética, petroquímica e algumas prefeituras. Os alunos dos Programas de Pós-Graduação podem ser beneficiados com bolsas de estudo da Capes-Prosup, do CNPq, Fapesp e FVE-Univap, possibilitando a dedicação integral ao Mestrado ou Doutorado que estiverem cursando.

Laboratório de Pesquisa e
Documentação Histórica
 
Laboratório de Geoprocessamento do
Planejamento Urbano e Regional
 
Laboratório de Espectroscopia no
Infravermelho I

O IP&D ainda possui a Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), que orienta como proceder para desenvolver as pesquisas dentro da instituição de acordo com as legislações federais, principalmente relativas às pesquisas com seres humanos; a Comissão Interna de Biossegurança (Cibio), que estabelece regras e instruções normativas; e o Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua), que estabelece procedimentos para o uso científico de animais e outras providências.
Os grupos de pesquisa do IP&D são definidos por áreas de conhecimento, sendo assim caracterizados: Centro de Pesquisa em Engenharia Biomédica; Centro de Pesquisa em Ciências Biológicas; Centro de Pesquisa em Ciências Exatas; Centro de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional e Centro de Pesquisa em Ciências Humanas.
Na área da pesquisa científica, a Univap foi classificada no Ranking Universitário Folha (RUF), publicado em setembro de 2012, como a 3ª entre as melhores universidades privadas no Estado de São Paulo e a 10ª do Brasil.

Agende uma visita ao IP&D da Univap, pelo telefone: (12) 3947-1120
E-mail: ipd@univap.br

Efetivação de Matrículas
1º Semestre na Faculdade da Terceira Idade Univap


 
A Profª Débora explica o projeto pedagógico
A Faculdade da Terceira Idade Univap realizou, dia 4 de março de 2013 (segunda-feira), a partir das 14h, a efetivação de matrícula para as sessenta (60) vagas disponíveis no curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac), àqueles iniciantes que fizeram a sua inscrição antecipada.
Na data foi realizada, aos alunos inscritos, uma pequena palestra pela coordenadora pedagógica, Profª Mª Débora Guedes, com explicações a respeito do funcionamento do curso, dias de aula, disciplinas que serão ministradas e o nome dos professores que compõem o corpo docente. Os alunos tiraram dúvidas e preencheram as fichas de matrículas para o controle acadêmico.
Para a idealizadora da Faculdade da Terceira Idade da Univap, Profª Drª Elizabeth Moraes Liberato, a procura dos idosos pelos cursos oferecidos aumenta a cada ano e este é um projeto que cumpre a Responsabilidade Social da Univap.
A aluna Fátima Aparecida Nicolau disse, em entrevista ao Informativo Diálogo, que esta foi a segunda tentativa dela para conseguir uma vaga na Faculdade. "Fiquei sabendo da Faculdade da Terceira Idade pela mídia, depois procurei mais informações no site da Univap. Da primeira vez não tive sorte, mas agora chegou a minha vez. Busquei a Faculdade porque preciso manter-me atualizada, pois meus filhos e marido também estão estudando na Faculdade e eu não quero estar de fora das discussões que acontecem em casa".
Para o Sr. José Gakija Dantas, que tinha sede de conhecimento, a Escola era um objetivo que só conseguiu atingir depois de adulto. "Frequentei a Escola de Jovens e Adultos (EJA), e lá as professoras sempre incentivaram a continuar os estudos e, principalmente, chegar à Faculdade da Terceira Idade Univap. Elas diziam que era muito boa e interativa. Particularmente tive três grandes sonhos em minha vida: minha esposa querida e fiel; comprar minha casa própria e estudar numa Faculdade. Hoje estou muito feliz, pois completo meu terceiro grande sonho: finalmente cheguei à Faculdade!" - enfatiza!

Vista parcial da sala de aula
 
A aluna Fátima Aparecida Nicolau
 
O aluno José Gakija Dantas

O Projeto da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos, inaugurado há 21 anos, atende cerca de 500 alunos, pessoas com idade a partir de 45 anos e oferece dois cursos distintos: Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati).
O Ceac é indicado aos 'iniciantes" e oferece disciplinas como psicologia, história, atualidades, gerontologia, direito, cidadania, conhecimentos gerais, entre outras. Já o Ceati é dirigido aos "alunos veterano", que concluíram o curso anterior e querem aprofundar diversos temas ligados à política, tecnologia social, educação, entre outros.
Além das matérias, o Projeto mantém em sua grade horária curso instrumental de espanhol e ainda oferece aos alunos palestras, atividades socioculturais, oficinas de expressão artística e corporal, entre eles a dança, a pintura em tela, modelo e manequim, terapia ocupacional e coral.
Atualmente a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade, em São José dos Campos, no Prédio do Curso de Direito da Univap; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida, e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

Exposições Internas - Itinerantes

 
 

A Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, por intermédio do Setor de Cultura, organiza, no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 23 de março.
Além do Campus Urbanova, o Setor de Cultura disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.

Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Vermeer
Presidência (2.º andar)
Bloco 5
Aldemir Martins
Praias de areias vermelhas e como são os grãos de areia
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)
Bloco 1
Castelos Franceses e França
(FCS) – Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Mulheres
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Museu do Cairo
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Aldo Bonadei
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Salvador Dali
Colégio Técnico Antonio Teixeira Fernandes
Centro
A ilusão de Octavio Ocampo
FCS (Prédio da Fisioterapia e outros cursos)
Bloco 7
Suíça
Univap Villa Branca
Jacareí
Melhores fotos segundo a revista Time

Informações: (12) 3947-1009 – Setor de Cultura
Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade


Revista Univap
Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos


 
O volume 18 da 32ª edição da Revista Univap já está disponível no site da Universidade para consulta - http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/issue/view/4.
O objetivo da Revista Univap é divulgar artigos científicos, pesquisas e estudos na versão on-line, seguindo a tendência acadêmica mundial.
A Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade cumpre, por intermédio da Revista Univap, parte na tríplice função da Universidade, que proporciona o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo indissociável.
A Univap aceita, para publicação, artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões de literatura e resenhas nas diversas áreas do conhecimento científico e não publicados anteriormente.
Utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://seer.ibict.br), a Universidade mantém a Comissão Editorial, que analisa e só aceita o material para publicação se estiver de acordo com as normas estabelecidas no site: http://revista.univap.br - local para postagem de todo material para publicação.
As edições periódicas semestrais buscam incentivar as pesquisas dentro do ambiente acadêmico da universidade, envolvendo professores e alunos da Univap ou de entidades afins, sempre com objetivo de aumentar a participação de todos nos interesses da sociedade.


Revista Univap - Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos
V. 18 - Nº 32 (2012): Revista Univap online/ISSN 2237-1753

http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/issue/view/4

Informações: (12) 3947-1036
Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade

Visite o Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap
Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior


 
A FVE/Univap possui no Campus Urbanova, em São José dos Campos, um Observatório de Astronomia e Física Espacial - Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, um espaço destinado a propagar o conhecimento dessa ciência junto aos estudantes de escolas públicas e particulares, bem como o público em geral, interessado em conhecer e observar os astros, cometas, eclipses ou chuvas de meteoros.
Inaugurado em 14 de outubro de 2011, o Observatório Univap, além de equipamentos didático-científicos, como por exemplo, o riômetro (conjunto de antenas destinadas a medir a absorção ionosférica das ondas eletromagnéticas da atmosfera), tem um telescópio refletor de 30 centímetros e três telescópios portáteis de 12,5 cm de diâmetro, totalmente computadorizados, e um telescópio solar. Possui ainda um auditório para 55 pessoas com toda infraestrutura necessária para a realização de palestras e cursos, espaço para exposição de trabalhos e uma área destinada a experimentos didáticos interativos.


Para agendar uma visita, acesse: www.univap.br/observatorio

Programa Ciência Sem Fronteiras
Inscrições para Bélgica, Finlândia, Áustria, China e Irlanda



Os estudantes de graduação da Univap, interessados em estudar fora do Brasil (Bélgica, Finlândia, Áustria, China e Irlanda) com bolsa de estudo, poderão fazer a sua inscrição no Programa Ciência Sem Fronteiras.
Pela Universidade estão fora do Brasil os alunos: Fabiana Aparecida Souza Silva (Engenharia Ambiental), na Universidade de Aveiro/Portugal; Geisa Nogueira Salles (Biomedicina), na University of Ulster (Irlanda do Norte); Pedro Luiz Golobovante Loureiro (Engenharia Aeronáutica e Espaço), na Universitat de Barcelona/Espanha; e Clarissa Resende Grassi de Lima (Farmácia), na Universisty of East London (UEL).
Ciência Sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes - e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
As áreas prioritárias do programa são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Formação de Tecnólogos; Biotecnologia; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Nanotecnologia e Novos Materiais; Produção Agrícola Sustentável; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Fármacos; Biodiversidade e Bioprospecção; Tecnologia Aeroespacial; Ciências do Mar; Computação e Tecnologias da Informação; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde.
Os benefícios concedidos pelo Programa Ciências sem Fronteiras são: Mensalidade de bolsa; Auxílio-Instalação; Passagens aéreas e Seguro-Saúde.
A duração da bolsa é de 6 a 12 meses, podendo estender-se até 15 meses quando incluir curso de idioma.
As inscrições para Bélgica e Finlândia vão de 20 de fevereiro de 2013 até 05 de abril 2013, e para Áustria, China e Irlanda vão de 20 de fevereiro de 2013 até 06 de abril 2013. Os bolsistas iniciarão suas atividades no exterior a partir de setembro de 2013.
Este programa na Univap está sob a coordenação do Prof. Dr. Alan Prestes e informações poderão ser obtidas pelo e-mail: prestes@univap.br, ou diretamente no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.

Saiba mais: Links Informativos Diálogos Univap: 169; 175; 176, 179 e 183

Informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes

Fontes: Coordenador do Programa na Univap e cienciasemfronteiras.gov.br


Vem aí... Qualivitae
de 11 a 14 de junho de 2013



  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Mutirão de Audiências – Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito e Procon

(Dia Nacional do Consumidor)

(Participação de alunos do 9º período semestral, - 5º ano - orientadores da Faculdade e equipe do Procon de São José dos Campos)

Horário: das 13h às 17h30 – Prédio da Faculdade de Direito
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro

15 de março
Ciclo de Palestras da Pós-Graduação Stricto Sensu
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)


Palestra com o Diretor Científico da Fapesp – Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz

Local: Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Programação:

14h – Abertura do Evento com a Participação do Reitor
14h15 – Palestra com o Diretor Científico da Fapesp – Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz
Título: Importância da Fapesp para o Desenvolvimento da Pesquisa no Estado de São Paulo
15h15 – Participação do público presente com perguntas
16h – Coffee Break no IP&D – Apresentação dos painéis de pesquisa apoiadas pela Fapesp
16h30 – Visita às instalações do IP&D

1º de abril
Aniversário de Criação da Univap – 21 Anos

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

11/06 – terça-feira

9h – Palestra de Abertura
11h – Apresentação de painéis científicos
19h – Palestra
21h - Apresentação de painéis científicos

12 de junho – quarta-feira

8h – Atividade Saúde (Aberta ao público)
18h30 – Atividade Saúde (Aberta ao público)

13 e 14 de junho – Quinta e Sexta-feira

8h – Jornadas específicas dos cursos
18h30 – Jornadas específicas dos cursos

Informações: (12) 3947-1015 - FCS

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas
Visite o Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap - Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior

Acesse: www.univap.br/observatorio

De segunda a
sexta-feira