185ª Edição - Ano V
De 11 a 24 de fevereiro/2013
 

Aula Inaugural na Faculdade de Direito
Dr. Carlos Ayres Britto


Início da Aula Inaugural na Faculdade
 
A Direção da Faculdade de Direito da Univap convidou o Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dr. Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, para ministrar a aula inaugural para calouros e veteranos, dia 18 de fevereiro, a partir das 19h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, em São José dos Campos.
Antes do início da cerimônia de abertura, o Grupo "Asas do Vale Big Band" apresentou-se na entrada principal da Faculdade, e executou as músicas: Medley Bossa Nova; Mas que Nada, Carinhoso; Don't Stop Till I Say Enough; Pick Up The Pieces; In The Stone; Meu Bem Meu Mal; e, no final, Asa Branca, em homenagem ao Ex-Ministro.
O Grupo é composto por 15 (quinze) militares da Banda de Música do Grupamento de Infraestrutura e Apoio (GIA), sediado no DCTA, sob a regência do 2º Tenente Músico Esmeraldino da Silva Nascimento e do Regente Auxiliar, Suboficial Músico Adão Rodrigues Viana.
Compuseram a mesa dos trabalhos, o aluno e Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito, Rodrigo Coelho da Cunha; a Secretária Geral da OAB/SJC, Adeli do Nascimento Cesário; o Presidente da Associação dos Advogados de São José dos Campos, Dr. Luiz Carlos Pêgas; o Ex-Ministro e palestrante convidado, Dr. Carlos Ayres Britto; o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha; o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo; a Coordenadora do curso de Direito, Profª MSc. Ilka Ramos; o Desembargador e Coordenador Regional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Celso Ayrosa Monteiro de Andrade; o Comandante de Policiamento do Interior, Coronel Custódio Alves Barreto Neto e o Delegado Divisionário do Deinter, Dr. Agostinho Sérgio Gomes (foto principal).

Inscrições Abertas no Coral Univap

 
A Univap recebe inscrições para os novos interessados em participar do seu Coral, que realiza ensaios sempre às segundas e quintas-feiras, das 18h às 20h, no Auditório do Campus Aquarius, em São José dos Campos.
O Coral da Univap foi criado por iniciativa do Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade.
Sob a responsabilidade e regência do Maestro Prof. Me. José Roberto Cannizza, o Coral tem por objetivo oferecer à comunidade acadêmica, bem como para a população em geral, a oportunidade de desenvolver o potencial criativo por intermédio do canto.
Além da prática coral são também oferecidas aulas de técnica vocal, leitura musical e noções da história da música.
Sem a necessidade de experiência ou de conhecimento musical, o Coral Univap, que conta hoje com 20 participantes, realizou sua primeira apresentação em dezembro de 2012.
O Campus Aquarius da Univap, onde são realizados os ensaios está localizado na Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, 181 – Jardim Aquarius – Imediações do Carrefour – Dutra.

Informações: robcan@univap.br

Programa Ciência Sem Fronteiras
Inscrições para Bélgica, Finlândia, Áustria, China e Irlanda


A Diretora do IP&D, Profª Sandra Costa e os alunos
contemplados pelo Programa, com o Reitor, Prof. Dr. Jair,
em agosto de 2012, antes do embarque para o exterior
 
Os estudantes de graduação da Univap, interessados em estudar fora do Brasil (Bélgica, Finlândia, Áustria, China e Irlanda) com bolsa de estudo, poderão fazer a sua inscrição no Programa Ciência Sem Fronteiras.
Pela Universidade estão fora do Brasil os alunos (foto): Fabiana Aparecida Souza Silva (Engenharia Ambiental), na Universidade de Aveiro/Portugal; Geisa Nogueira Salles (Biomedicina), na University of Ulster (Irlanda do Norte); Pedro Luiz Golobovante Loureiro (Engenharia Aeronáutica e Espaço), na Universitat de Barcelona/Espanha; e Clarissa Resende Grassi de Lima (Farmácia), na Universisty of East London (UEL).
Ciência Sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes - e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Palestra Sobre Células-Tronco

A Drª Ornella Parolini, Diretora e Criadora do Centro di Ricerca E.Menni-Fondazione Poliambulanza, Itália (CREM), foi convidada pela Profª Drª Luciana Barros Sant’Anna e Profª Maria Angélica G. Cardoso, responsáveis pelo Laboratório de Imunologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, para ministrar uma palestra para alunos da Pós-Graduação em Ciências Biológicas, sobre Células-Tronco da Placenta e a Medicina Regenerativa.
A referida palestra, realizada dia 21 de fevereiro, a partir das 14h30, tratou do tema: “Amniotic membrane derivatives: a further step in the regenerative medicine”.

Drª Ornella e as pesquisadoras, Maria
Angélica e Luciana Barros
 
A pesquisadora convidada durante a
palestra
 
Vista parcial do auditório

A Dra. Ornella é uma pesquisadora pioneira no campo das células-tronco da placenta, idealizadora e fundadora da International Placenta Stem Cell Society (www.iplass.net) criada em 2009, da qual a pesquisadora do IP&D/Univap, Profª Luciana Sant’Anna, também faz parte.
Para a pesquisadora da Univap, a vinda da Drª Ornella é uma ótima oportunidade para que pesquisadores e alunos da pós-graduação da Universidade conheçam os trabalhos que estão sendo realizados em Centros de Pesquisa em colaboração com outras Universidades, incluindo a Univap, bem como a ampliação de intercâmbio entre as instituições envolvidas.

Saiba mais: http://www.poliambulanza.it/crem-finalita-e-mission
Na Univap: Profª Drª Luciana Barros Sant’Anna - Laboratório de Imunologia do IP&D

Visite o Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap
Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior


 
A FVE/Univap possui no Campus Urbanova, em São José dos Campos, um Observatório de Astronomia e Física Espacial - Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, um espaço destinado a propagar o conhecimento dessa ciência junto aos estudantes de escolas públicas e particulares, bem como o público em geral, interessado em conhecer e observar os astros, cometas, eclipses ou chuvas de meteoros.
Inaugurado em 14 de outubro de 2011, o Observatório Univap, além de equipamentos didático-científicos, como por exemplo, o riômetro (conjunto de antenas destinadas a medir a absorção ionosférica das ondas eletromagnéticas da atmosfera), tem um telescópio refletor de 30 centímetros e três telescópios portáteis de 12,5 cm de diâmetro, totalmente computadorizados, e um telescópio solar. Possui ainda um auditório para 55 pessoas com toda infraestrutura necessária para a realização de palestras e cursos, espaço para exposição de trabalhos e uma área destinada a experimentos didáticos interativos.


Para agendar uma visita, acesse: www.univap.br/observatorio

Área de Artrópodes no Butantan
Graduado em 2012 em Ciências Biológicas é Classificado


 
O graduado em Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) em 2012, Luiz Fernando Moura de Oliveira foi classificado em sexto lugar no processo seletivo do Instituto Butantan, junto ao Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria de Estado da Saúde, na área de Artrópodes (aranhas e escorpiões).
Luiz Fernando permanecerá por dois (2) anos no Instituto Butantan e receberá bolsa de estudo financiada pela Secretaria de Estado da Saúde e administrada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).
Participaram do processo seletivo alunos graduados em Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Bioquímica e em Medicina Veterinária, que realizaram prova escrita com questões dissertativas, entrevista e análise de currículo. O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E) de 7 de fevereiro de 2013.
Luiz Fernando foi estagiário do Borboletário do Centro de Estudos da Natureza junto ao Projeto Decolar da rede municipal de ensino e bolsista do Programa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes).
Além de Luiz Fernando, a ex-aluna Silara Fátima Batista, graduada também em 2012 no mesmo curso, foi selecionada em primeiro lugar na área de Biologia Animal, conforme publicado na 184ª Edição do Informativo Diálogo.

Faculdade de Direito Cria Grupo de Pesquisa

 
Parte dos integrantes do grupo de pesquisa, Lívia, Prof.
Frediano, Thiago e Ana
Sob a coordenação do Prof. Me. Frediano Momesso Teodoro e com a colaboração do Prof. Dr. Antônio Carlos Machado Guimarães e dos alunos do período da manhã, Thiago Fernando dos Santos, Diogo Nunes, Lívia Oliveira Salgueiro de Moura (4º ano) e Ana Carolina de Melo (3º ano), a Faculdade de Direito criou, no final de 2012, o Grupo de Pesquisa sobre Violência Praticada Por/Contra Adolescentes e Jovens Adultos: Suas Influências nas Ações do Poder Público Municipal.
Esse grupo realizará pesquisas de campo e estudos relativos à violência praticada no Vale do Paraíba, com o intuito de fomentar a produção científica, com a publicação de material jurídico e estatístico, visando a contribuir para o controle da violência juvenil e propor alternativas para minimizá-la.
Como ponto de partida, a equipe da Univap visitou no final do mês de novembro o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de São José dos Campos, uma unidade pública estatal, polo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade. A unidade é responsável pela oferta de orientação e apoio especializado e continuado a indivíduos e famílias com direitos violados. Conta com uma equipe interdisciplinar composta por Assistentes Sociais, Psicólogos, estagiários e equipe administrativa. Oferece serviço de atendimento aos adolescentes e jovens adultos (até 21 anos incompletos) com medida socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude.
No Creas a equipe da Univap foi recebida pelo coordenador da unidade, o Psicólogo Celso Soares, que explicou o funcionamento do Centro e relatou algumas experiências vividas com os menores infratores.

Olimpíada Internacional de Astronomia
Aluna do Ensino Médio Participa da Seletiva


 
A aluna Stephanie Caroline Bonzanini, do 3º ano do Ensino Médio Integral do Colégio Univap Aquarius, em São José dos Campos, passou na primeira etapa da seleção que formará a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia.
A boa notícia sobre o bom desempenho da estudante foi dada pelo professor de Física, Alan Rodrigo Marretto, que acompanha o desenvolvimento dos alunos desde 2009. Em maio de 2012, a aluna Stephanie, já havia sido contemplada com a medalha de prata e convidada a participar do treinamento a distância e posterior seletiva para a escolha da seleção das duas equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA (Sigla em inglês) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) em 2013. A prova de seleção compreende duas etapas: a primeira é uma prova on-line e a segunda é presencial. No dia 4 de fevereiro de 2013 a aluna fez a prova on-line e já foi aprovada. Ela e outros cinco estudantes de São José dos Campos realizarão a segunda etapa no próximo dia 16 de março na USP em São Paulo.
A aluna Stephanie Bonzanini conta com o apoio da Diretora do Colégio, Profª Mª Jandira Aligieri e do Coordenador Pedagógico Prof. Rogério A. da Rocha.


Vem aí... Qualivitae
de 11 a 14 de junho de 2013



  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Aula Inaugural dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Gestão de Pessoas/RH; Gestão Empresarial; Alfabetização e Letramento

(PosGrau – Univap)

Palestra: O Papel do líder nesse novo contexto de gestão com o Prof. Esp. Rogério Romano
Local: Auditório do Ceplade – Campus Urbanova
Horário: 19h
Palestra aberto ao público com reservas por intermédio do e-mail: latosensu@univap.br
Telefones: (12) 3949- 2292 ou 3947-1233

12 de março
Aniversário de Criação da Univap – 21 Anos

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

11/06 – terça-feira
9h - Palestra de Abertura
11h - Apresentação de painéis científicos
19h - Palestra
21h - Apresentação de painéis científicos

12 de junho – quarta-feira
8h - Atividade Saúde (Aberta ao público)
18h30 - Atividade Saúde (Aberta ao público)

13 e 14 de junho – Quinta e Sexta-feira
8h - Jornadas específicas dos cursos
18h30 - Jornadas específicas dos cursos

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas