184ª Edição - Ano V
De 14 de janeiro a 11 de fevereiro/2013
 

Recém-Formada em Ciências Biológicas
1ª Colocada no Instituto Butantan


 
A recém-formada em 2012 no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) Silara Fátima Batista, foi classificada em primeiro lugar no processo seletivo do Instituto Butantan junto ao Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria de Estado da Saúde, na área de Biologia Animal.
Os candidatos formados nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia e Bioquímica e em Medicina Veterinária, selecionados nesta prova, receberão bolsa de estudo financiada pela Secretaria de Estado da Saúde e administrada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), pelo período de dois (2) anos e com a carga horária de 40 horas semanais.
O Processo Seletivo envolveu a realização de prova escrita com questões dissertativas; entrevista e análise de currículo.
O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E) de 7 de fevereiro de 2013, Seção I, Caderno I, Pág. 23.
O trabalho a ser desenvolvido no Instituto Butantan será na área de Serpentes, a qual a ex-aluna da Univap possui excelente experiência, pois fez estágio no Serpentário da Univap localizado junto ao Centro de Estudos da Natureza (CEN), no Campus Urbanova, onde adquiriu conhecimentos sobre a biologia das serpentes e ministrou palestras para funcionários de empresas da região por intermédio do curso gratuito oferecido pela Universidade sobre "Serpentes: acidente ofídico, primeiros socorros e captura”. Além das atividades desenvolvidas no Serpentário/CEN, a ex-aluna também participou do Projeto Decolar da rede municipal de ensino e foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes).

Exposição: Negrinho do Pastoreio
Artista Plástico Selso Dal Belo


 
O Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) organizou a Exposição “Negrinho do Pastoreio”, do artista plástico Prof. Dr. Selso Dal Belo - exposição que fica até o próximo dia 1º de março para visitação no saguão do Parque Tecnológico FVE/Univap.
O mural foi confeccionado na técnica de pintura acrílica sobre compensado naval, medindo 8,50m x 2,30m.
O Prof. Selso Dal Belo é graduado em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1963), e em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Barra do Piraí/RJ (1974); tem mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba/SP (1999) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo: Estruturas Ambientais pela Universidade de São Paulo (2006).
Atualmente é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap e desenvolve obras em seu atelier.
 
 
Entre os trabalhos de destaque estão os quadros que retratam a Via-Sacra encomendados pela Igreja São Dimas em 2002, expostos nas avenidas por onde passa a procissão na Sexta-Feira Santa e na Igreja para visitação. Além dessas obras, executou especialmente murais de grandes proporções, acima de 30 metros quadrados, em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro. Possui seu nome no Dicionário de Artes Plásticas do MEC, também, no Dicionário de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul.
Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema modular, pré-fabricação, estruturas metálicas, patrimônio histórico, ergonomia/layout, conforto ambiental e qualidade de vida.

Projeto Aprovado no CNPq-MIT

 
Dr. Rodolfo, Dr. Alessandro, Dr. Fagundes e Prof. Me. Tardelli
A Univap por intermédio do Grupo de Física da Ionosfera do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) participou da chamada de projetos do CNPq-MIT nº 29/2012 - ¬ Programa de Cooperação CNPq/Massachusetts Institute of Technology (MIT) - e obteve a aprovação do Projeto: “Study of the space weather in the Amercian Sector”. O estudo envolve a realização de pesquisas para compreender a região ionizada da atmosfera terrestre (chamada de ionosfera, localizada entre 60 km e 1000 km de altitude), o acoplamento ionosfera-atmosfera neutra e o acoplamento Sol-Terra.
O referido Projeto consolida uma colaboração científica iniciada em 2007 com o MIT, que já rendeu quatro publicações em revistas indexadas internacionais e ainda possibilitará que alunos da Graduação, Doutorado e de Pós-Doutorado da área de Física e Astronomia, realizem estágio no MIT, dentro do Programa Ciências Sem Fronteiras.
Participam do Projeto pela Univap, os Professores Doutores Paulo Roberto Fagundes, Dr. Alessandro José de Abreu e Dr. Rodolfo de Jesus e o aluno de doutorado Alexandre Tardelli e pelo MIT, Prof. Dr. Kerri Cahoy (Department of Aeronautics and Astronautics) e o Prof. Dr. Anthea Coster (MIT Haystack Observatory).

Informações: fagundes@univap.br

Prova Final da Primeira Turma
Curso Técnico em Meteorologia a Distância


 
Aproximadamente 150 alunos que iniciaram em março de 2012 o Curso Técnico em Meteorologia na modalidade a distância, realizaram, nos dias 21, 22, 24, 25 e 28 de janeiro de 2013, a prova presencial final. Divididos em turmas de 30 alunos cada uma, a prova foi aplicada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
A FVE/Univap venceu, no início de 2011, o pregão eletrônico publicado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para oferecer um Curso Técnico em Meteorologia na modalidade a distância para 300 observadores meteorológicos, empregados da Infraero, fisicamente alocados em vários estados brasileiros. A primeira turma com 150 alunos iniciou o curso em março de 2012 e a segunda começa no próximo mês de março de 2013.
O curso visa à formação de profissionais para atuarem nas funções e/ou atividades previstas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), e está sendo ministrado por professores especializados em meteorologia com ênfase em aeronáutica.
O Curso Técnico em Meteorologia está sendo oferecido em um módulo de doze meses letivos, divididos em três núcleos com um total de 1.008 horas, às quais serão adicionadas 250 horas de estágio supervisionado.
A Infraero é uma empresa pública nacional sediada em Brasília, vinculada à Secretaria de Aviação Civil e presente em todos os Estados brasileiros. A empresa administra 66 aeroportos, 69 Grupamentos de Navegação Aérea e 51 Unidades Técnicas de Aeronavegação, além de 34 terminais de logística de carga. Esses aeroportos concentram aproximadamente 97% do movimento do transporte aéreo regular do Brasil. Em números, isso equivale a 2,6 milhões de pousos e decolagens de aeronaves nacionais e estrangeiras, transportando cerca de 155,3 milhões de passageiros, por ano.

Simulação de Ambientes Espaciais no Laboratório da Open University - Inglaterra

 
O Prof. Sergio Pilling abastece o detetor de infravermelho
da câmara de vácuo com nitrogênio líquido
O pesquisador do IP&D/Univap, Prof. Dr. Sergio Pilling, que atua como docente dos cursos de graduação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Engenharia Química) e da Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), realizou, de 7 a 25 de janeiro, experimentos de Astroquímica, em parceria com pesquisadores da Open University, Inglaterra, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Simularam os efeitos de elétrons rápidos (com energias de 2 keV) bombardeando uma amostra análoga à superfície congelada típica de um cometa, contendo também o aminoácido glicina. Essa molécula foi detectada no cometa Wild 2 pela sonda Stardust da Nasa em 2009, além de ser abundante em diversos meteoritos carbonáceos.
 
Diagrama esquemático da simulação feita
em laboratório
 
A Univap em breve começará a realizar pesquisas semelhantes, pois está em construção no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, o Laboratório de Astroquímica e Astrobiologia (Lasa).
O Lasa será uma ótima oportunidade de aprendizado para estudantes em diferentes níveis de formação, possibilitando a realização de experimentos multidisciplinares nessas áreas do conhecimento e contará com diversos equipamentos incluindo câmaras de ultra-alto vácuo, criostato de hélio-10K, espectrômetro FTIR e QMS, cromatógrafo GC-MS, fontes de ionização, entre outros.
A área de astroquímica experimental estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres (nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas etc.) e a química orgânica pré-biótica, que busca compreender a origem da vida na Terra.

Informações: http://www1.univap.br/gaa/lasa.htm
E-mail: spilling@univap.br
Telefone: (12) 3947-1145

Semana de Integração

A fim de receber os novos alunos para o início do ano letivo, a Univap organizou, de 5 a 8 de fevereiro, por intermédio de suas Faculdades (Direito; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Educação e Artes e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) atividades de integração, por meio de várias apresentações, entre elas a exibição do vídeo institucional, corpo docente, funcionários; realização de palestras e de um rally com a participação de calouros, organizado em parceria da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) de Caçapava, com o patrocínio da Nestlé – Unidade de Caçapava.

Recepção aos novos alunos
 
Autoridades da FVE/Univap com o
Prof. Cortella
 
Vista parcial da Capela Nossa Senhora
do Amor

A abertura da Semana de Integração se deu no dia 5, a partir das 19h30, na Capela Nossa Senhora do Amor, Campus Urbanova, com a palestra pelo Prof. Dr. Mário Sergio Cortella, sobre o tema: “Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer”.
O Dr. Mário Cortella é filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC/SP, onde também atua como professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e autor dos livros: A Escola e o Conhecimento; Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille; Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas; Não Nascemos Prontos!; e O que a Vida me Ensinou - Viver em Paz para morrer em Paz.

O Dr. Mário Cortella durante a
palestra
 
Cerimônia de abertura do rally
universitário
 
Calouros e funcionários da FVE/Univap
prestigiaram o evento

Participaram do evento, o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa; Diretores das Faculdades, Assessores da FVE, calouros e professores.
No dia 8 de fevereiro, a abertura do rally de integração universitária foi realizada no período da manhã, em frente ao Pavilhão de Eventos, com o hasteamento das bandeiras e a participação da Banda de Música do 5º Batalhão de Infantaria Leve - Regimento Itororó - de Lorena, que executou o Hino Nacional do Brasil; e os dobrados: Fibra de Herói e Canção do Combatente Aeromóvel. Em seguida, as atividades do rally foram coordenadas pelos oficiais intermediários, subalternos e graduados da 12ª Companhia de Comunicação Leve (Aeromóvel) e realizadas nos períodos da manhã e da noite.

A Banda de Música do 5º Batalhão
de Infantaria Leve
 
A infraestrutura montada pelo Exército
para o rally
 
Alunos recebem orientações

Na cerimônia representaram as Instituições envolvidas, o General-de-Brigada William Georges Felippe Abrahão – Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) de Caçapava, o Reitor da Univap, o Presidente da FVE e o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, responsável pela vinda do efetivo do Exército Brasileiro de Caçapava, tendo em vista as inúmeras atividades realizadas em parceria com a Universidade, na qual foi o interlocutor por mais de dez anos.

II Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária

 
A Universidade Federal de Uberlândia (MG) sediou, de 21 a 23 de novembro, o II Fórum Internacional Sobre Prática Docente Universitária, com a participação de especialistas em docência universitária da Colômbia, Argentina, Portugal e Brasil.
A Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula, Coordenadora de Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação, participou do evento.
O II Fórum, organizado pela Divisão de Formação Docente da Diretoria de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, busca promover a discussão interdisciplinar; a circulação de informações, troca de experiências e a construção de propostas de ações sobre temas importantes para a prática docente universitária.
As discussões sobre os temas relativos à docência universitária levaram em consideração os aspectos sociais, políticos e culturais que afetam os sujeitos envolvidos nos processos educativos na sala de aula de Ensino Superior na era da globalização e da tecnologia, e que vêm demandando mudanças nas práticas docentes e nas formas de conceptualizar a relação aluno-professor-produção de saberes.
Estiveram presentes ao evento, o Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira, Coordenador Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que falou sobre o silenciamento do poder público sobre a necessária formação pedagógica do professor de Ensino Superior e competências necessárias; o Prof. Dr. Ismael Escobar, da Universidade de Los Andes, Colômbia, que trabalha com o ensino de engenharia e destacou a grande relevância da engenharia na sociedade moderna e a importância de se ter um bom ensino na área, o que passa pela erradicação da ideia de que basta saber o conteúdo para saber ensinar ou que basta saber pesquisar para saber ensinar. Já a Profª Drª Maria Isabel Cunha, da Unisinos, especialista reconhecida na área de estudo das competências necessárias ao professor, abordou as demandas da contemporaneidade e a urgência de se aliar ensino, pesquisa e extensão, bem como o desenvolvimento dos saberes docentes da Educação Superior.

Treinamento aos Funcionários das Bibliotecas da Univap

 
Com a finalidade de atualizar o conhecimento dos funcionários das Bibliotecas da Univap, a respeito dos serviços prestados aos alunos e professores, a Bibliotecária Responsável Rúbia Gravitto de Carvalho Gomes, organizou treinamentos para os funcionários dos diversos Campi.
As atividades foram realizadas na Biblioteca Central (Bloco 5), Campus Urbanova, nos dias 17 de janeiro e 1º de fevereiro e envolveram orientações sobre: Programa de Comutação Bibliográfica (Comut); Orientação e Buscas no Portal de Periódico da Capes; Postura no atendimento de forma que todas Bibliotecas tenham o mesmo formato; orientações ao novos usuários; Reciclagem de atuação para os processos/serviços internos; Normalização e procedimentos para catalogação de livros, artigos, Trabalho de Graduação, revistas etc; Normalização e procedimentos para Restauração; Trabalhos Acadêmicos; Empréstimos; Pedido de malote (livros de outras bibliotecas para atender a demanda), entre outros.

Colégio Univap-Aquarius
Reunião de Pais


Para dar início ao ano letivo, a direção do Colégio Univap-Aquarius realizou, dias 30 e 31 de janeiro, a primeira reunião com os pais de alunos, para apresentar a proposta pedagógica do Ensino Médio , o funcionamento do Colégio e compartilhar as significativas mudanças implantadas para 2013.
Estiveram presentes à reunião, a Diretora do Colégio, Profª Mª. Jandira Aligieri, o Assessor da Educação Básica da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Peterson Fernandes, a Orientadora Educacional, Profª Juliane Cursino de Almeida e o Coordenador Pedagógico, Prof. Rogério Rocha.

A Profª Jandira dá boas-vindas aos
pais
 
Vista parcial do Auditório do Campus
Aquarius
 
O Prof. Peterson fala mudanças
propostas pela nova gestão

Na ocasião foi apresentada a nova organização escolar, contemplando o trabalho da orientação educacional, a importância das mudanças e o quanto os alunos se beneficiarão no que se refere ao aspecto pedagógico, cognitivo, ético, emocional, social e profissional. Um dos tópicos levantados foi quanto à avaliação dos alunos, que passa a ser semanal, incluindo provas objetivas e dissertativas, seguindo os moldes das grandes universidades do Brasil e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nova proposta será fundamental, pois além de incentivar o estudo diário, os estudantes estarão se preparando para enfrentar um dos grandes desafios do Ensino Médio – o vestibular.

Seminário de Apresentação do Novo Estatuto da Univap

A Profª Sandra durante a apresentação das alterações
propostas para o novo Estatuto
 
Funcionários e docentes da Univap/FVE foram convidados a participarem no Auditório do Parque Tecnológico, dia 1º de fevereiro de 2013, às 14h30, do Seminário que apresentou as principais propostas enviadas como sugestão de texto, bem como as modificações efetuadas no novo Estatuto da Univap que deverá ser encaminhado ainda neste primeiro semestre ao Conselho de Integração Universidade-Sociedade (Cius) para aprovação e, posteriormente, ao Conselho Curador da FVE.
São integrantes da Comissão de Elaboração do Estatuto: a Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, Vice-Reitora e Presidente da Comissão; o Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; o Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, Diretor da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba; o Eng. Alberto Eugênio Canhoto, Secretário-Geral e a Drª Maria Cristina Goulart Pupio Silva, Assessora Jurídica da FVE/Univap.

1º Torneio Interno das Faculdades Univap

Sob a coordenação do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e com objetivo de integrar alunos e professores, foi realizado nos dias 15 e 16 de dezembro, no Campus Urbanova, o 1º Torneio Interno das Faculdades Univap (1º Tifau).
A organização do evento, que contou com o apoio do aluno do 4º ano, Vinicius Braga, envolveu as modalidades esportivas de Handebol, Futsal, Natação, Basquete e Voleibol.

   

Participaram aproximadamente 100 alunos que representaram as Faculdades de: Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Direito; Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Ciências da Saúde e de Educação e Artes.
O 1º Tifau contou com apoio da XeroxCopy e da Comissão Pró-DCE Univap.

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Exposição no Parque Tecnológico FVE/Univap

“Negrinho do Pastoreio”

Artista Plástico: Prof. Dr. Selso Dal Belo – Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap

Local: Saguão do Parque Tecnológico – Campus Urbanova
Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Urbanova
Entrada Franca

Até 1º de março
Aniversário de Criação da Univap – 21 Anos

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas