183ª Edição - Ano V
De 7 a 13 de janeiro/2013
 

Alunas da Univap no Exterior

Clarissa e Geisa em Londres na passagem de ano
 
As alunas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Geisa Nogueira Salles (Biomedicina) que está na University of Ulster (Irlanda do Norte) e Clarissa Resende Grassi de Lima, na Universisty of East London (Londres/Inglaterra), contempladas pelo Programa Ciência Sem Fronteiras do CNPq/Capes, na modalidade graduação sanduíche (SWG), sempre enviam notícias contando os desafios que estão enfrentando nos países onde estão estudando (Edição 169; 175; 176 e 179).
No final do ano passado, as duas alunas, mesmo residindo em países diferentes (uma distância aproximada de 568 km), resolveram passar as festas de final de ano juntas. Leia abaixo o e-mail que Geisa enviou às Professoras Doutoras Sônia Khouri, Coordenadora do Curso de Biomedicina e Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa (mais conhecida como Profª Mirela), Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde.
Durante o período em que estiverem morando fora do Brasil, os alunos do Programa Ciência Sem Fronteiras, recebem como benefícios uma mensalidade de bolsa; auxílio-instalação; passagem aérea e seguro saúde.

Aperfeiçoamento de Brigadistas da FVE

 
Com a finalidade de aprofundar o conhecimento na estratégia de primeiros socorros; abandono de áreas de riscos; utilização de hidrantes; alarmes de incêndio e de conhecer o fluxograma de situações emergenciais da FVE - estratégia que está sendo implantada na Instituição, a Vice-Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, convocou todos os funcionários brigadistas para participarem, em novembro de 2012, de treinamentos que foram realizados dias 20 e 21 (Faculdade de Ciências da Saúde – Urbanova); 22 (Anfiteatro – Prédio da Faculdade de Direito – Campus Centro) e no dia 23 (Prédio da Faculdade de Educação e Artes e do Colégio Aquarius - Campus Aquarius).
O treinamento foi ministrado pelo Soldado Heliomar Osses, do Corpo de Bombeiro de São José dos Campos e organizado pela Faculdade de Ciências da Saúde.

5th International Conference on Natural Toxins

 
O Pesquisador e Docente da Univap, Prof. Dr. José Carlos Cogo, participou do 5th International Conference on Natural Toxins, realizado de 17 a 19 de dezembro, na cidade do Cairo – Egito.
Durante a Conferência, o Prof. Cogo apresentou os resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada no Laboratório de Fisiologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e no Serpentário do Centro de Estudos da Natureza (CEN), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, sobre o estudo da ação do veneno da Serpente Bothrops fonsecai, uma jararaca encontrada somente na região serrana, próximo ao município de Campos do Jordão. Esses resultados fazem parte da dissertação de Mestrado da aluna Carla Tonelli Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade.

Ex-aluno do Colégio Técnico é Contratado por Empresa Alemã
Pesquisador Bolsista - Parceria Univap Virtual e Urmet-Daruma


 
A Univap Virtual, instalada no Parque Tecnológico FVE, mantém, desde 2008, um projeto de parceria com a empresa Urmet-Daruma, para o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação para a automação comercial, bem como a capacitação profissional de alunos do Sistema FVE de Educação.
O projeto, beneficiado pela Lei de Informática, envolve três linhas de pesquisa: desenvolvimento de softwares; tecnologia da informação e integração com desenvolvimento, possibilitando a proposta e a certificação de novos produtos para a Urmet-Daruma.
A capacitação permite que os alunos coloquem em prática a teoria aprendida na sala de aula e saiam com formação, maturidade e experiências diferenciadas para o mercado de trabalho.
Foi o que ocorreu no início deste ano, com o ex-aluno do curso Técnico de Informática do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (Campus Centro), Raduan Matheus de Souza Mendes, 18 anos, que permaneceu como pesquisador bolsista no projeto durante o período de um ano e oito meses e que acaba de ser selecionado para trabalhar na Wincor Nixdorf como programador de sistemas.

II Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizou, dias 28 e 29 de novembro, a partir das 19h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, o II Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade (II EICCONT), com objetivo de promover a interação entre profissionais da área e o meio acadêmico.
Este II Encontro é resultado de um esforço contínuo do curso por intermédio da turma de alunos do 8º período semestral (4º ano) e da Universidade - esforço que busca manter na Instituição um espaço aberto para a discussão, produção científica e interação nas diversas áreas do conhecimento.

   

A programação envolveu a realização das duas palestras: Impacto da Tecnologia de Informação no Meio Contábil, ministrada pela proprietária da Lan Solution, Rosemary Fátima Moreira e Controladoria Estratégica, pelo Prof. Clóvis Luis Padoveze; além da apresentação de trabalhos acadêmicos avaliados por docentes e profissionais convidados.

Treinamento em Suporte Básico de Vida
Profissionais da Saúde da Univap


 
Membros do Grupo Medcoeur - Capacitação em Saúde, a convite do Prof. Leandro Kawaguchi (curso de Fisioterapia) estiveram na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, em 18 de outubro, para realizar o primeiro treinamento em Suporte Básico de Vida (Basic Life Support) de acordo com as atuais diretrizes da American Heart Association, aos alunos e profissionais das áreas de: Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Nutrição.
O referido treinamento servirá de base na realização do protocolo de atendimento de emergências, bem como no treinamento de funcionários brigadistas da FVE.

Mérito Esportivo José Friggi
Aluno de Jornalismo em Estágio da TV Vanguarda


 
Os irmãos Danilo e João Paulo Sardinha
O aluno Danilo Sardinha do 4º ano do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, que está estagiando desde janeiro de 2012, na TV Vanguarda, e a partir de julho, junto à equipe do Globoesporte.com - Vale do Paraíba e região, foi indicado pela Emissora para receber a Medalha de Honra ao Mérito Esportivo José Friggi.
Em sua 30ª Edição, a cerimônia para a entrega da Medalha José Friggi foi realizada no Clube de Campo Santa Rita, evento organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Foram homenageados atletas, técnicos, dirigentes, esportistas e integrantes da imprensa que representaram São José dos Campos em 2012.
Como estudante de jornalismo, Danilo já havia em 2011, obtido destaque na sexta edição do programa “Craque do Futuro”, promovido pelo jornal Lance, principal jornal impresso esportivo do país. O concurso foi destinado para estudantes de jornalismo de todo o Brasil, cursando entre o 1º e o 3º ano. Durante seis meses, cada participante era responsável em produzir todos os dias reportagem sobre um time da região, o escolhido por ele, na ocasião, foi o São José Esporte Clube. Ao fim do concurso, foram escolhidos três ganhadores para ficar uma semana na redação do jornal em São Paulo com tudo pago. Os outros dois vencedores foram Gabriela Chabatura, de São Paulo e Raphael Bózeo, de Macaé-RJ.
O irmão de Danilo, João Paulo Sardinha, também foi estudante da Univap, durante o Ensino Médio (2003), e indicado a receber a Medalha José Friggi pelo Jornal Bom Dia, onde atua como repórter.
A primeira edição da Medalha José Friggi foi em 1979, ano em que foi instituída a Lei de 2.144 que regulamentou a premiação. Desde então, todos os destaques da história esportiva de São José dos Campos recebem anualmente os troféus e diplomas.
José Friggi que faleceu em 24 de dezembro de 1978, foi uma das grandes expressões do esporte joseense. Por essa representatividade, o seu nome foi escolhido para a premiação. Os melhores atletas, técnicos, dirigentes esportivos e jornalistas da área que atuam na cidade são escolhidos anualmente e recebem a Medalha José Friggi de Honra ao Mérito Esportivo.

Odontogeriatria: Uma visão gerontológica

 
O Prof. Dr. Leonardo Marchini (foto), docente do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e o Prof. Dr. Fernando Luiz B. Montenegro do Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional de Odontologia (NAP/Odonto), são os organizadores e autores com outros especialistas do livro Odontogeriatria: Uma visão gerontológica, publicado pela Editora Elsevier.
O conteúdo do livro busca apresentar uma forma integrada e multidisciplinar de atenção à saúde oral do idoso, na qual as necessidades particulares de grupos heterogêneos desta população são consideradas de modo a harmonizar o tratamento odontológico a ser oferecido com o contexto de saúde geral, com o ambiente psico-social e afetivo dos pacientes.
 
A edição, com um texto de fácil compreensão e aplicabilidade clínica direta, ilustrado com figuras e fotografias, permite amplo entendimento do tema.
Em nove capítulos os assuntos amplamente discutidos envolvem os temas: As populações idosas na evolução populacional contemporânea; O papel da Odontologia no atendimento de saúde ao idoso; Epidemiologia oral nas populações idosas; Odontologia para o idoso saudável; Odontologia e sua relação com a polifarmácia em idosos; Odontologia para idosos dementes; Odontologia para idosos com patologias graves; Odontologia para idosos dependentes: Atendimento domiciliar e Odontologia em instituições de amparo ao idoso no Brasil.


Saiba mais: www.elsevier.com.br/odontoconsult
Informações: marchinileo@gmail.com

Semana ExpoComArte
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação


A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) organizou, no período da noite, de 27 a 29 de novembro, no Pavilhão de Eventos da Univap, no Campus Urbanova, a exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV e de Moda.

   

Além da apresentação dos trabalhos às bancas examinadoras para avaliação, os expositores receberam visitantes de empresas, colegas, alunos de outros cursos da Universidade e de familiares.

   




  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Início do Semestre Letivo para Alunos Ingressantes (Calouros) - Todos os Cursos e Campi

4 de fevereiro
Integra – Recepção aos Alunos Ingressantes – Calouros da FCS

4 a 8 de fevereiro
Início do Semestre Letivo para os Alunos (Veteranos) - Todos os Cursos e Campi

18 de fevereiro
Início das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

18 de fevereiro
Aniversário de Criação da Univap – 21 Anos

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas