182ª Edição - Ano V
De 10 de dezembro de 2012 a 6 de janeiro/2013
 

1ª Revisitando a História de Campos do Jordão

 
Foi realizado, de 6 a 8 de novembro, no Campus Platanus em Campos do Jordão, a 1ª Semana do curso de História, sob o tema: Revisitando a História de Campos do Jordão.
Sob a coordenação da Faculdade de Educação e Artes (FEA), o evento, idealizado pela coordenadoria do curso, teve por objetivo revisitar a história do município em diferentes tempos, convidando para o debate pessoas que se debruçaram sobre a cidade e a entenderam, ora sob a ótica das suas relações com o lugar, ora fazendo dela seu objeto de estudo.
A abertura do evento se deu às 19h do dia 6, com a apresentação do Coral Viva Voz da Faculdade da Terceira Idade Univap e a realização da mesa-redonda: Fase Sanatorial de Campos do Jordão, com participação do Prof. Dr. José Oswaldo de Oliveira e da Profª Drª Paula Carnevale. No dia seguinte, a mesa-redonda: Visões sobre Campos do Jordão, apresentou depoimentos de Edmundo Rocha e Pedro Paulo Filho. Nessa mesma noite, os presentes puderam assistir à apresentação musical do trio Sambanenes. Na finalização da Semana, dia 8 de novembro, participaram da mesa- redonda: Experiências Profissionais, as ex-alunas do curso de História da Univap, Profª Ana Luiza do Patrocínio e Profª Nara Rúbia Martins. O grupo de capoeira Berimbau de Ouro fez o encerramento dos trabalhos da 1ª Semana do curso de História da Univap/Platanus, que também foi prestigiada pela comunidade, professores, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, alunos da Graduação em História e de outros cursos da área de Ciências Humanas.

   

O evento realizado na Univap em Campos do Jordão contou com o apoio da AME Campos; Biblioteca Municipal; Escola Estadual Theodoro Corrêa Cintra, Benilson Toniolo e Cláudio Alexandre de Souza.

3º Simpósio de Trauma do Esporte

Os alunos Denis Rodolfo e Vinicius Braga com o Dr. Cristiano
H. Ribeiro e Dr. Fabiano de Barros
 
O Prof. Dr. Fabiano de Barros de Souza, docente do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), foi convidado a ministrar uma palestra, dia 10 de novembro, durante a realização da terceira edição do Simpósio de Trauma do Esporte, organizado pelo Grupo de Medicina Esportiva do Vale do Paraíba.
A palestra proferida pelo professor da Univap fez abordagem sobre a Avaliação Fisiológica em Atletas de Alto Rendimento.
O evento, realizado no Hotel Blue Tree, em São José dos Campos, sob a coordenação geral do Dr. Cristiano Hossri Ribeiro, Médico Ortopedista, especialista em Joelho e Trauma do Esporte, pela Santa Casa de São Paulo, reuniu cerca de 120 participantes, entre médicos, educadores físicos, atletas, fisioterapeutas e técnicos de times esportivos.
Foram realizadas palestras e discussões sobre temas relacionados à fratura por estresse, lesão no tornozelo do atleta, lesão condral e meniscal – no joelho, tratamento com ondas de choque, lombalgia em atleta e avaliação para atletas de alto rendimento.

X Workshop em Física Molecular e Espectroscopia

As alunas Paula e Maria Cristina com os pesquisadores da
Univap, Dra. Diana e Dr. Sérgio Pilling
Alunas do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica (LEVB), do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, apresentaram, durante o X Workshop em Física Molecular e Espectroscopia (WFME), realizado de 11 a 14 de novembro, em Recife (PE), o trabalho científico, intitulado: Caracterização dos Produtos de Síntese de Nanopartículas de Prata por Microespectroscopia no Infravermelho, de autoria de Paula Macedo Rodrigues, Inglid Fontoura, Maria Cristina Modesto Clementino, Laís Vieira, Leandro Raniero, Claudio Téllez e Airton Martin.
Além do trabalho apresentado em forma de painel, uma das palestras do Workshop foi ministrada pela pesquisadora da Univap, Profª Drª Diana P. P. Andrade, do Laboratório de Física e Astronomia do IP&D/Univap, sob o tema: Espectroscopia de massa e espectroscopia no infravermelho como importantes ferramentas em astroquímica.
O WFME, que conta com a participação do Prof. Dr. Sérgio Pilling Guapyassu de Oliveira, da Univap, junto ao comitê organizador nacional, busca criar um ambiente que permita a discussão e difusão de projetos de pesquisa, suas metas e resultados, fomentando a interação entre grupos ligados à espectroscopia e áreas afins por meio da elaboração de projetos unificados. Esse Workshop, em especial, foi realizado no sentido de congregar pesquisadores dispersos em departamentos de química e física no País, de modo a reunir teóricos e experimentais em Física Atômica e Molecular e Química Quântica.

Prova do Processo Seletivo
Colégio Univap Aquarius - Ensino Médio Integral Gratuito


A FVE/Univap realizou, dia 11 de novembro, das 9h às 12h30, a prova do Processo Seletivo para 40 vagas gratuitas no Colégio Univap Aquarius - Ensino Médio Integral. Fizeram a prova 623 candidatos e o conteúdo envolveu conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Os aprovados com as melhores notas terão direito ao auxílio transporte e alimentação. Além disso, poderão contar com todo o material didático que será oferecido pela Instituição.
O curso tem como principal objetivo oferecer uma educação para que seus alunos sejam cidadãos bem informados, motivados e capazes de pensar criticamente. Para participar do Processo de Seleção e ter direito à bolsa integral de estudos, o candidato teve que comprovar a conclusão do Ensino Fundamental ou estar matriculado, em 2012, na 8ª série (ou 9º ano); ter nascido após 31 de dezembro de 1996 e possuir a renda familiar, por pessoa, não superior a um salário mínimo e meio.


44º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia

 
O Prof. Dr. Anderson de Oliveira Lobo (foto), coordenador do Laboratório de Nanotecnologia Biomédica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, é coautor do trabalho científico "Análise da morfologia e expressão gênica de condrócitos cultivados em nanotubos de carbono super-hidrofílicos verticalmente alinhados" (Eliane Antonioli, Anderson O. Lobo, Mario Ferretti, Moisés Cohen, Evaldo J. Corat, Vladimir J. Trava-Airoldi), apresentado e premiado como o melhor trabalho na modalidade “Tema Livre Oral – Ciência Básica”, durante a realização do 44º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, em Salvador (BA), de 15 a 17 de novembro de 2012.
O Laboratório de Nanotecnologia Biomédica do IP&D da Univap desenvolve desde 2011 trabalhos com o grupo de pesquisa do Programa Locomotor do Hospital Israelita Albert Einstein, coordenado pelo Prof. Dr. Mario Ferreti Filho. A premiação em questão refere-se a uma das linhas de pesquisa do projeto de auxílio a Jovens Pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Proc. FAPESP: 2011/17877-7) em vigência desde fevereiro de 2012 coordenado pelo pesquisador da Univap.
A referida parceria entre o pesquisador da Univap e o grupo do Hospital Albert Einstein já rendeu outros trabalhos, inclusive a publicação do artigo científico: "An evaluation of chondrocyte morphology and gene expression on superhydrophilic vertically-aligned multi-walled carbon nanotube films" que será publicado em março de 2013 na Revista Materials Science & Engineering C (http://dx.doi.org/10.1016/j.msec.2012.10.010).

Saiba mais: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0928493112004730

Feira do Jovem Empreendedor Joseense

A Univap por intermédio dos Colégios, dos cursos de Graduação e da Incubadora Tecnológica de Empresas, participou da 9ª Edição da Feira do Jovem Empreendedor Joseense, realizada de 20 a 24 de novembro, no Centro de Formação do Educador, no Parque da Cidade, em São José dos Campos.
O objetivo da Feira do Jovem Empreendedor Joseense é incentivar a cultura empreendedora junto ao público jovem por meio da exposição e apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes das redes de ensino municipal e particular.

 

O evento organizado numa área de 14 mil metros quadrados, abrigou 130 estandes e recebeu a visitação de aproximadamente cerca de 120 mil pessoas durante os cinco dias de realização. Palestras, apresentação de casos de sucesso, workshops, oficinas, atividades culturais em espaços fixos e atividades interativas em unidades móveis, fizeram parte da programação.
Mais de 90 projetos desenvolvidos por alunos de instituições públicas e particulares de São José dos Campos foram apresentados durante a Feira, avaliados por uma comissão técnica composta por representantes de instituições civis e privadas, que concorreram ao prêmio Profissional do Futuro 2012 na categoria Ensino Médio e Técnico.

 

O Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, da FVE-Univap, representado por 30 (trinta) alunos dos cursos técnicos em Informática e Eletrônica, apresentaram 8 (oito) projetos à comissão julgadora da categoria Ensino Médio e Técnico. O destaque ficou para o projeto "Bafômetro Ligado a Ignição de Carro", dos alunos Pedro Henrique Mendes Bispo, Daniel Peretta, Lucas Rodrigues e Gabriel de Souza, orientados pelo Professor Me. João Carlos Lázaro, que ficou entre os seis melhores projetos do Ensino Médio e Técnico.

Dia da Consciência Negra

O curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) organizou dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - um debate sobre a situação da saúde da população negra no Brasil visando à promoção de políticas educacionais para a superação do racismo e do preconceito.
O referido debate contou com a participação do Dr. Sérgio Francisco Luiz, formado na Escola de Medicina Souza Marques; Especialista em Clínica Médica e Cardiologia e Mestrado em Distúrbio Metabólico e Doença Cardiovascular, no Centro de Extensão Universitária (CEU), em São Paulo.

   

O evento realizado a partir das 19h, no Auditório do Campus Aquarius, em São José dos Campos, também contou com a presença do Grupo Composé Blues Band, com a participação de Paulo de Tarso, Márcio Custódio, Aluísio e do Maestro César Custódio.

Univap de Portas Abertas

No período de 22 a 30 de novembro de 2012, a Univap recebeu a visita de alunos de várias escolas e também de candidatos inscritos no Processo Seletivo 2013, interessados em conhecer a maior infraestrutura da Universidade, localizada no Campus Urbanova.
Recebidos em cada Faculdade por coordenadores de cursos e professores, os alunos do Ensino Médio/Técnico e candidatos já inscritos no Processo Seletivo aproveitaram a oportunidade para saber mais sobre a área de interesse, possibilidades profissionais junto ao mercado de trabalho, salário e outras informações pertinentes.

   

Visitaram a Univap alunos e professores da Escola Estadual Benedito Matarazzo de São José dos Campos e Escola Estadual Padre Juca de Cachoeira Paulista.

Palestra aos Alunos da Pós-Graduação em Ciências Biológicas

 
O Prof. Dr. João Lúcio de Azevedo, a convite do Prof. Dr. Dráuzio Eduardo Naretto Rangel, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas, ministrou uma palestra dia 23 de novembro, aos alunos do Mestrado, sob o tema: Microrganismos edofíticos e sua aplicação como entomopatogênicos.
A referida palestra foi realizada às 14h, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
O pesquisador convidado é membro da Academia Brasileira de Ciências, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Grã-Cruz do Mérito Científico e Tecnológico (Governo Federal-MCT), Eleito membro do Internacional Genetics Federation Committee. Ganhador do Prêmio Bunge 2009 – Vida e Obra e Pesquisador emérito do CNPq.

Projeto Motivacional da Faculdade de Direito

 
O Prof. Sérgio(Diretor) e a Profª Ilka Ramos(Coord. Pedagógica)
com ex-alunos com cargos de destaque no Estado de São Paulo
A direção da Faculdade de Direito realiza, no decorrer do ano, uma série de atividades de forma a estimular os alunos para que percebam que o comprometimento no bom desempenho acadêmico poderá garantir um futuro próspero, além de elevar o nome da Universidade.
O estímulo e apoio aos estudantes se dá por intermédio de aulas de reforço, realização de palestras com renomados juristas, projetos interdisciplinares, depoimentos de ex-alunos, entre outras ações.
Em novembro, o diretor da Faculdade, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, convidou alguns ex-alunos que ocupam cargos de destaque no Estado de São Paulo, para que pudessem contar um pouco de sua trajetória acadêmica e profissional aos alunos do 5º ano. Estiveram na Univap, o Desembargador Eutálio José Porto de Oliveira; o Juiz Criminal Carlos Gutemberg de Santis; o Promotor Público Antônio Carlos Nunes Osório; a Promotora Pública Débora Benatti; o Delegado da Polícia Federal André Ricardo Xavier Carneiro; a Delegada de Polícia Civil Ana Paula Medeiros Monteiro de Barros; o Advogado Vitor de Carvalho e a Advogada Ana Cristina de Souza Caldas.

Docentes e alunos pouco antes do início do
Enade em São José dos Campos
 
O Espelho com um recado da direção da
Faculdade

De acordo com a direção da Faculdade, os resultados de atitudes proativas dos alunos vão aparecer no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), na aprovação do Exame da OAB, em concursos públicos ou na segmentação jurídica.

Acordo Coletivo de Trabalho


A FVE/Univap cedeu espaço para que o Sindicato dos Professores de São José dos Campos e Região (Sinpro-SJC), realizasse, dia 28 de novembro, às 14h30, no Auditório da Biblioteca Central (Bloco 5), uma Assembleia Geral Extraordinária, com a participação de professores pesquisadores em regime de tempo integral, para discutir e deliberar sobre o acordo coletivo de trabalho para flexibilização de jornada de trabalho – Banco de Horas.

Acordo de Cooperação FVE/Univap, Prefeitura de Caçapava e Fatec

 
Um acordo de cooperação assinado dia 10 de dezembro de 2012, entre a Prefeitura de Caçapava, Fundação Valeparaibana de Ensino/Universidade do Vale do Paraíba (FVE/Univap) e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Fatec/São José dos Campos), prevê, em 2013, que o prédio da FVE, construído em Caçapava (Campus Jequitibá), passará a ser uma extensão do Parque Tecnológico da FVE e nele serão desenvolvidas atividades de cooperação para o desenvolvimento econômico e social do município, inclusive na oferta e realização de cursos de extensão, capacitação e de atualização que serão ministrados pela Univap e Fatec, além da instalação de empresas que integrarão o Parque Tecnológico.
Participaram da assinatura do acordo, o prefeito de Caçapava, Carlos Vilela; o presidente da FVE, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa; o reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o diretor do Parque Tecnológico FVE, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, e o diretor da Fatec, Prof. Luiz Antonio Tozzi.

 

Estiveram também presentes à cerimônia, o prefeito eleito de Caçapava, Henrique Rinco, o diretor do Centro Empresarial Aeroespacial (CEA), empresários do município, dirigentes da Brascopter Projetos e Serviços Aeronáuticos e Mecânicos, Escola de Pilotagem, diretores das Faculdades e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap e o Sr. Orlando Prezotto, responsável pela doação do terreno de 100.000m2 à FVE.

Palestra Sobre Motivação e Atendimento

 
A Presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), dando continuidade aos trabalhos administrativos da gestão 2012-2016 de incentivo à formação profissional e de melhoria no atendimento aos clientes, convidou o Prof. Hudson Corrêa Lopes, para ministrar palestras aos funcionários da FVE/Univap.
Sob o tema “O profissional formado em casa – Uma visão sobre o que é atender bem”, a palestra foi realizada nos dias 11 e 18 de dezembro, no auditório da Biblioteca, Bloco 5, no Campus Urbanova.
A palestra abordou os aspectos e modos de relacionamento sob o ponto de vista da somatização. A maneira como atendemos aos outros está intimamente ligada à infância, e reflete a maneira como fomos criados em casa junto à família.
Apresentando três “tipos de amor” (amor infantil, amor imaturo e o amor maduro), o Prof. Hudson propôs uma reflexão sobre o comportamento e de atitudes profissionais. De acordo com ele, cada um tem uma característica e sua maneira de ver a vida e de relacionar-se com outras pessoas. Deu exemplo de cada “tipo de amor” e mostrou a forma como o sujeito age diante de situações e com as outras pessoas. Ao exemplificar as atitudes do amor infantil, imaturo e maduro, causou comoção na plateia com risos e interação dos participantes.
Disse ainda que toda empresa está sujeita à maturidade que cada um dos seus profissionais trouxe de casa. Cabe a cada um, bem como à empresa, enxergar isso e procurar motivar a melhoria pessoal contínua e ao mesmo tempo permitir que os espaços profissionais sejam mais humanos e ricos em oportunidades.
O Prof. Hudson Corrêa Lopes, bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul – Campinas – SP, foi coordenador pedagógico da Escola Supera e atual supervisor de segurança privada do Vale Sul Shopping. Já ministrou palestra em diversas empresas e universidades, entre elas: a Telefônica, a Universidade Federal de São Carlos; Unesp-São José dos Campos – SP; CNPQ (Bioética – USP); Unip – São José dos Campos – SP; Faculdade de Valinhos – Curso de Ciências Administrativas, Módulo Centro Universitário; Projeto Universidade Marítima – CVC Turismo, entre outras.

Primeira Apresentação do Coral Univap

Sob a regência do maestro Prof. Me. José Roberto Cannizza Filho e com apoio do Assistente e Pianista e correpetidor, Elton Oliveira, foi realizado na Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Aquarius, dia 12 de dezembro, às 19h30, a primeira apresentação do Coral Univap.
O evento, promovido pelo Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade/ Sociedade, contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas.
A ideia da Univap, por intermédio da criação do Coral, é disseminar a cultura por meio da música, envolvendo repertórios diferentes e com personalidade própria. O propósito é envolver professores e alunos de vários cursos oferecidos pela instituição, entre eles: o de História, que poderá fazer pesquisas; Artes Visuais, na criação de cenários; Rádio e TV, na gravação e produção de programas; de Moda, na criação do vestuário, entre outros.
Durante a apresentação foram executadas renomadas obras, entre elas: Canto de um povo de um lugar; Estrada do Sol; Morning has broken; My Way, Climbin’up the mountain; Panis Angelicus; Ave-Maria; Dona Nobis Pacem; Lascia ch’io pianga; Ode à Alegria; Noite Azul; Adeste Fideles e Noite Feliz e, declamados também os poemas de: Adélia Prado, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Vinicius de Morais e Fernando Pessoa.
Sopranos, Contraltos, Tenores e Barítonos que compõem o Coral da Univap destacaram-se e agradaram os presentes na primeira apresentação pública do grupo. São integrantes do Coral Univap:

Sopranos Cioni Vaz T.Eckert; Claide de Castro M. Viana; Edna Varela da Silva; Eliane Vieira Contini; Grazielle A. Araujo Ribeiro; Rosana F. Carisio; Terezinha L.Cury e Vera Lucia S. Sarout.
Contraltos Eliana De Souza Chaves; Gláucia Ardo Moreira; Ligia Nogueira de Fátima Cabral; Maria das Graças Sandi Magalhães; Neusa Faviano Sobrinho; Silvana Aparecida Nunes Vaz e Vânia Aparecida dos Santos.
Tenores Alexandre Carisio; Aparecido dos Santos; Felipe Carisio; José Higino de Oliveira Neto e Osmar Pavani Peres.
Barítonos Bruno Carisio; Miguel Ifeanyi Nador Egwuagu; Roniel Catussatto e Valdemar de Morais.


Revista Univap
Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos


 
O volume 18 da 32ª edição da Revista Univap já está disponível no site da Universidade para consulta - http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/issue/view/4.
O objetivo da Revista Univap é divulgar artigos científicos, pesquisas e estudos na versão online, seguindo a tendência acadêmica mundial.
A Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade cumpre, por intermédio da Revista Univap, parte na tríplice função da Universidade, que proporciona o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo indissociável.
A Univap aceita, para publicação artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões de literatura e resenhas nas diversas áreas do conhecimento científico e não publicados, anteriormente.
Utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://seer.ibict.br), a Universidade mantém Comissão Editorial que analisa e só aceita o material para publicação se estiver de acordo com as normas estabelecidas no site: http://revista.univap.br - local para postagem de todo material para publicação.
As edições periódicas semestrais buscam incentivar as pesquisas dentro do ambiente acadêmico da universidade, envolvendo professores e alunos da Univap ou de entidades afins, sempre com objetivo de aumentar a participação de todos nos interesses da sociedade.

Revista Univap - Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos
V. 18 - Nº 32 (2012): Revista Univap online/ISSN 2237-1753

http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/issue/view/4

Informações: (12) 3947-1036
Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade


Quarteto Agha
Tudo de Novo Vira Começo II


Alunos, funcionários e a comunidade puderam assistir dia 13 de dezembro, a partir das 20h30, na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova da Univap, à apresentação do Quarteto Agha, sob a direção musical da pianista e arranjadora, Zélia Marão.
O repertório recriado para o quarteto contou com a participação especial do tenor Murilo Sousa e do Contrabaixista Hugo Cardoso, que apresentaram, como primeiras audições, a “Valsa Lírica”, “Tiempo Tiempo” e um poema de César Valejo para o prelúdio II, de J.S. Bach. A obra de Benedetto Marcello, originalmente para coro e orquestra e a música de Randal Thompson, para coro, harpa e oboé, também foram destaques na apresentação.

 

Foram executadas as obras de L. Van Beethoven - Tema da Nona Sinfonia; Benedetto Marcello – O Lord, How Excellent is Thy Name; Randall Thompson – The Lord is My Shepherd; J.S.Bach – Tiempo Tiempo (Prelúdio II – Recriação Zélia Marão); J.S.Bach/Milton Nascimento - Entre Bach, Milton e Drumond; Tom Jobim – Eu Não Existo Sem Você; D. Shostakovich – Valsa Lírica (Original para Piano Solo); J.S. Bach – Cristians, Be Joyful (Do Oratório de Natal); F. Mendelssohn – Auf Flügeln Des Gesanges; Tradicionais Temas Natalinos Europeus e Brasilieiros.
Os eventos culturais realizados na Univap são coordenados pelo setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade.

Aluna do Curso de Arquitetura Recebe Prêmio da AEA

Eng. Carlos Vilhena, Presidente da AEA, a aluna Inêz
Gouveia e o Prof. Minoru
 
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEA) de São José dos Campos concedeu à aluna do curso de Arquitetura da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Francisca Inêz Gouveia Alexandrina, o Prêmio Jovem Talento 2012, na categoria Arquitetura, pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob o tema: "Parque Urbano - Uma Proposta para o Plano Diretor da Cidade de Cunha", orientado pelo Prof. Esp. Minoru Takatori.
A aluna propõe em seu TCC o estudo e organização de uma série de medidas que visam à conservação e restauração ambiental de uma área do Rio das Pedras, trecho urbano em processo de degradação no município de Cunha, interior de São Paulo.

   

A cerimônia de entrega da premiação foi realizada dia 18 de dezembro (terça-feira), às 10h30, na sede da AEA – Avenida Anchieta, 619 – Jardim Esplanada – São José dos Campos.

Informações:
inezpaisagismo@uol.com.br
(12) 3119- 6160 / 3119-6188 / 9785-6359

Proposta do Novo Estatuto da Univap

 
A Comissão de Elaboração do Novo Estatuto da Univap, nomeada pelo Reitor da Universidade por intermédio da Portaria 13/R/2012, de 24 de abril de 2012, composta pelos funcionários da FVE/Univap, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, Vice-Reitora e Presidente da Comissão (foto); Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, Diretor da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba; Eng. Alberto Eugênio Canhoto, Secretário Geral e Drª Maria Cristina Goulart Pupio Silva, Assessora Jurídica da FVE/Univap, está finalizando e deverá aprovar no início de 2013, o anteprojeto do novo Estatuto. A Comissão no processo de elaboração do Estatuto da Univap procurou compatibilizar o texto de acordo com o Estatuto da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) aprovado em 24 de outubro de 2011; tornar o Estatuto da Univap mais objetivo, atendendo as diretrizes do MEC; Fortalecer os Conselhos e descentralizar decisões. A participação de funcionários e professores com sugestões e ou modificação do texto do anteprojeto foi possível por intermédio do envio de e-mails para o endereço eletrônico: estatuto.univap@univap.br ou por meio do fórum de discussões disponibilizado na Intranet.

Confraternização de Final de Ano

No encerramento do ano letivo, uma confraternização foi realizada dia 18 de dezembro, a partir das 9h, no salão de festas da Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, local onde foi servido um coffee break aos presentes, que também puderam ouvir a palavra do Reitor da Univap e a do Presidente da FVE, que apresentaram um balanço geral das mudanças executadas durante o ano de 2012 e falaram sobre as perspectivas futuras.

 

Após o café da manhã, os convidados puderam assistir na Capela Nossa Senhora do Amor, à apresentação dos Corais da Igreja Presbiteriana e da Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos.

   



Missa de Ação de Graças

Uma Missa de Ação de Graças organizada por funcionários da FVE/Univap foi celebrada dia 19 de dezembro, às 10 horas, na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova.

   

Presidida pelo Padre Eduardo Fraga, a celebração obteve apoio do Ministro Extraordinário da Eucaristia, Roque Mendes e apoio do animador Denis Secches e do Grupo de Canto da Paróquia de Santa Branca.




  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2013
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Publicitário (FCSAC)

1º de fevereiro
Início do Semestre Letivo para Alunos Ingressantes (Calouros) - Todos os Cursos e Campi

4 de fevereiro
Integra – Recepção aos Alunos Ingressantes – Calouros da FCS

4 a 8 de fevereiro
Início do Semestre Letivo para os Alunos (Veteranos) - Todos os Cursos e Campi

18 de fevereiro
Início das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

18 de fevereiro
Aniversário de Criação da Univap – 21 Anos

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo (FCS)

13 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Avaliação do Conhecimento Integrado (FCS)

10 de junho
XI Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XI Semana da Saúde (FCS)

11 a 14 de junho
Festa Junina e Término das Atividades do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas