170ª Edição - Ano V
De 20 a 26 de agosto/2012
 

 
Membros do Grupo de Física e Astronomia na Índia

 
O Prof. Dr. Sergio Pilling, o Prof. Dr. José Ricardo Abalde e
o MSc. Alexandre Bergantini
Professores do curso de Engenharia e da Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap, Drs. Paulo Fagundes, José Ricardo Abalde, Sergio Pilling e Marcio Muella, participaram, de 14 a 22 de junho de 2012, do Congresso Internacional COSPAR-2012 (39th Committee on Space Research), na cidade de Mysore, no sul da Índia. Este evento bienal envolve os principais especialistas nas áreas de física espacial, geofísica, astronomia, astrofísica e ciências afins e reúne cerca de 3 a 4 mil pessoas. Além dos professores da Univap, o evento contou ainda com a presença do aluno de Doutorado Alexandre Bergantini, que apresentou, na forma de duas palestras, seus resultados obtidos durante o Mestrado na Univap. Os pesquisadores contaram com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) para participarem do referido Congresso, e o aluno de Doutorado obteve colaboração da Universidade e da organização do evento.

O Prof. Dr. Paulo Fagundes
 
O Prof. Dr. Marcio Muella, durante
apresentação do COSPAR-2012

O Professor Sergio Pilling e o estudante Alexandre Bergantini também apresentaram, dias antes, palestras num congresso satélite intitulado Chemical Evolution of Star Forming Region and Origin of Life, que aconteceu no S. N. Bose National Centre For Basic Sciences, na cidade de Calcutá, leste da Índia. O Professor Paulo Fagundes aproveitou sua estada na Índia para realizar colaboração cientifica com os pesquisadores do National Atmospheric Research Laboratory (NARL), na cidade de Tirupati, sudeste daquele país.
Durante a viagem os pesquisadores da Universidade aproveitaram para estabelecer e solidificar laços de colaboração cientifica com profissionais da região.

 

<< Voltar