170ª Edição - Ano V
De 20 a 26 de agosto/2012
 

 
Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura do IP&D

 
Microscópio Eletrônico de Varredura modelo EVO-MA10 (Zeiss)
A Univap criou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) em 1996, órgão responsável por executar programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como de ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de caráter institucional.
Atualmente o IP&D ocupa dois prédios no Campus Urbanova com 59 Laboratórios, onde atuam 32 grupos de pesquisadores, 19 deles cadastrados no CNPq.
O IP&D fornece assessoria técnica científica a organismos públicos, privados e prestação de serviços à comunidade. As atividades de pesquisas estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores contam também com colaboradores em outras instituições onde realizam parte de suas atividades de pesquisa. Os pesquisadores da Univap divulgam os resultados de suas pesquisas em revistas científicas reconhecidas internacionalmente pela comunidade científica. Entre as dezenas de laboratórios, um deles realiza pesquisa na área da Biologia Sistêmica, área das ciências biológicas encarregada de desvendar a relação entre estrutura e função dos diferentes constituintes de um ser vivo. Atualmente as pesquisas em andamento dedicam-se a compreender a relação da microanatomia de diferentes tecidos e sua fisiologia, como no caso dos estudos sobre os processos fisiológicos envolvidos na cópula de répteis. Para que os estudos sejam realizados, o laboratório conta com um sputter, equipamento utilizado para fazer o recobrimento das amostras com um filme fino de carbono, ouro ou ouro/paládio antes de serem colocadas no MEV (Microscópio Eletrônico de Varredura).
O Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura é coordenado pelo Prof. Dr. Marco Antonio de Oliveira. Os equipamentos de última geração são utilizados para produção de imagens de alta resolução de materiais de origem biológica, metais ou mesmo sintéticos.

Metalizadora modelo KV550 (EmiTech)
 
Difratômetro de raios X

Além de atender aos diferentes grupos de pesquisa do IP&D, o Laboratório também presta serviços para empresas da região, principalmente na análise de materiais acabados e de matérias-primas. O MEV pode produzir imagens de alta resolução, capazes de ampliar objeto milhares de vezes menores que a espessura de um fio de cabelo. Essas imagens permitem descrever as amostras quanto a sua forma e relevo. Além disso, esse equipamento conta com um detector de raio-x, que permite determinar qual a composição química da amostra que está sendo estudada e ainda mapear a localização dos elementos, permitindo ao pesquisador identificar a exata localização de cada elemento de sua amostra, da mesma maneira que se localizam residências em uma imagem de satélite.

Informações: (12) 3947-1160

 

<< Voltar