162ª Edição - Ano IV
De 14 a 20 de maio/2012
 

 
  Visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

 
 

Vista panorâmica do LNLS em Campinas

Os alunos do curso de Engenharia Química e da Pós-Graduação em Física e Astronomia visitaram, dia 2 de maio, acompanhados pelo Prof. Dr. Sergio Pilling, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) na cidade de Campinas/SP.
O CNPEM é formado pelos laboratórios nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).
Durante a visita técnica os alunos puderam aprender sobre a produção e utilização da luz síncrotron, tipo de radiação eletromagnética que surge quando partículas carregadas, como os elétrons, são acelerados.
O LNLS representa a única fonte de luz síncrotron da América Latina e possibilita a realização de diversas pesquisas diariamente, nas áreas de física básica, espectroscopia molecular, astroquímica, estudo de materiais, cristalografia de proteínas, entre outras.

Visita Técnica ao CNPEM/LNLS, junto com
o Prof. Dr. Sergio Pilling
 
Visita ao Laboratório de Microfabricação

Os quatro laboratórios do CNPEN atuam com base no conceito de Laboratório Nacional, abertos à comunidade acadêmica e empresarial. Esse modelo de organização permite aos pesquisadores de universidades, de institutos de pesquisa e de empresas de todo o país − e do exterior − desenvolver investigações no estado da arte do conhecimento em diversas áreas da ciência.

Explicações sobre a construção da nova
fonte de luz síncrotron
 
Visita ao Laboratório de Nanotecnologia

Os alunos se impressionaram com o laboratório de microfabricação onde são produzidos microsensores como, por exemplo, uma língua artificial para detectar diferentes substâncias numa solução, além de diversas micromáquinas. Durante a visita ao LNNano os estudantes tiraram suas dúvidas com pesquisadores sobre a utilização e os limites da microscopia eletrônica, técnica que nos permite "enxergar" moléculas e até mesmo átomos. No final da visita, o grupo foi à oficina mecânica do CNPEM para conhecer um pouco mais sobre o processo de fabricação das peças e dispositivos utilizados no LNLS. Lá eles ficaram deslumbrados com a presença de máquinas ultramodernas como a que corta metais com um feixe de laser e a que fabrica peças inteiras, automaticamente, a partir de desenhos em um computador.

Fontes: Dr.Sergio Pilling/Feau/IP&D


Saiba mais: http://www.cnpem.org.br

 
 
 


 
 

<< Voltar