162ª Edição - Ano IV
De 14 a 20 de maio/2012
 

 
  Livro: Cidade e Identidade - São José dos Campos, do peito e dos ares
Profª Drª Valéria Zanetti


 
 
 
O Dr. Milton Francisco de Carvalho, Médico do
Trabalho da FVE, na noite de autógrafos no Espaço
Vicentina Aranha
A Annablume Editora e com apoio da Livraria Maxsigma organizaram, dia 7 de maio, no Espaço Vicentina Aranha, em São José dos Campos, a cerimônia de lançamento do livro: Cidade e Identidade - São José dos Campos, do peito e dos ares, de autoria da pesquisadora e coordenadora do curso de História, da Univap, Profª Drª Valéria Zanetti.
O livro de Valéria Zanetti − dividido em quatro capítulos − envereda pelos caminhos da história de São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba Paulista, para entender um discurso propagado por seus moradores: o da falta de identidade da cidade.
No primeiro capítulo, a autora compreende como a doença de uma forma geral foi utilizada para justificar diferentes intervenções e melhoramentos urbanos no início do século XX. O segundo, São José dos Campos, cidade hospedeira da tuberculose, traz uma relação da tuberculose com os projetos sociais e políticos praticados pelo Estado no século passado. No terceiro capítulo, Médicos e doentes na cidade que salva: o mito de Babel, a autora apresenta a cidade estudada como um tubo de ensaio contendo diferentes fórmulas médicas, urbanistas e de convívio social. No quarto e último capítulo, as problemáticas em torno do conceito de identidade são discutidas.
O livro fundamenta-se no conceito de Memória como atributo social, inscrito num suporte coletivo de significação.

O reconhecimento também vem de fora ...

“Eterna Professora,

Estive fora durante alguns dias realizando um sonho que eu acalentava desde o término da minha graduação: conhecer Paris, e retornando me deparei com uma agradável surpresa!
Folheando o jornal O Vale de domingo (13/05) dei de cara com a foto de uma pessoa muito querida para mim: você!
Que orgulho ver que o seu trabalho teve destaque principal no caderno Vale Viver dando direito a continuação do assunto na página 10.
Apesar de não ter seguido na profissão eu nunca tive dúvidas ou arrependimento de ter feito o curso de História. E ver a matéria, sua foto e o trabalho que foi desenvolvido para dar uma "identidade" a nossa cidade me encheu de orgulho por lembrar que eu sentei em uma cadeira de sala de aula e tive a oportunidade de assistir às suas aulas.
Meus mais sinceros parabéns Valéria! Posso imaginar os sacrifícios que você teve que fazer para ver o resultado do seu trabalho sendo efetivamente reconhecido!
Tenho um enorme orgulho de ter sido seu aluno. Tenho um enorme prazer de hoje me considerar seu amigo de vida e de profissão!
Um forte abraço daqueles que você adorava receber na época de faculdade!
Eternamente


Anderson Cabral


O livro está sendo comercializado na Livraria Maxsigma
Shoppings: Colinas e Vale Sul − São José dos Campos/SP

 
 
 


 
 

<< Voltar