162ª Edição - Ano IV
De 14 a 20 de maio/2012
 

 
  Foca em Foco
Jornal Laboratório dos Alunos do Curso de Comunicação Social


 
 
 
O jornal-laboratório Foca em Foco dos alunos de Comunicação Social (Jornalismo) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) completa este ano, 13 anos. A primeira edição de 2012 acaba de ser editada, é diferente em alguns aspectos e traz à tona um tema controverso e polêmico: A Religião.
O grupo de alunos responsáveis pela produção do jornal-laboratório este ano optou por manter boa parte do layout adotado pela turma do ano anterior, mas fazendo modificações de tipologia e do logotipo da publicação.
De acordo com a editora-chefe, Profª Esp. Areta Braga, a ideia de trazer um só tema para ser explorado causou muita discussão em sala de aula, mas chegou-se ao consenso que desta forma haveria maior possibilidade de contextualizar a temática escolhida. O aprofundamento do assunto permitiria ouvir maior número de pessoas, saber de que forma os jovens veem a religião, a questão da intolerância, o turismo religioso, dogmas da fé, o homossexualismo, casamento, política e educação. O resultado desta escolha? Uma produção excelente porque a diversidade da temática e as abordagens bastante questionadoras estão gerando muitos comentários, inclusive fora do universo acadêmico.
Os responsáveis pelas reportagens são os alunos dos 5º e 6º períodos semestrais (3º ano): Luma Davi, Victor Copolla, Rodrigo Martines, Amanda Germano, Barbara Monteiro, Monica Silva Barbosa, Débora Carvalho, Beatriz Scott, Gislaine Nunes, Jéssica Magalhães, Arthur Rodrigues, Danilo Sardinha, Mayara Moleiro, Mariana Guedes, Sara Alcântara, Cristina Ortuño, Nathalia Adriana Pereira, Luiz Eugênio Silva, Lina Campos, Rod Reis, Hellen Martins e Jéssica Almeida.
 
O projeto gráfico do jornal-laboratório está sob a coordenação da Profª Ma. Celeste Marinho Manzanete e da Profª Esp. Areta Braga, e conta também com a participação de alunos como editores gráficos: Nathália Colt e Rodolfo Reis.
De acordo com a Profª Celeste, todos os alunos desenvolveram proposta de uma nova identidade visual (logotipo) para o Foca em Foco. Depois, foi feita uma votação em sala de aula, sendo escolhida a peça desenvolvida pelo aluno Rodolfo Reis. Os alunos também opinaram na montagem da padronização gráfica da edição e cada um acompanhou o processo de diagramação da reportagem que produziu.
O curso de Jornalismo da Univap, reconhecido pelo MEC, foi criado em 1997 com objetivo de formar profissionais para o mercado de trabalho regional e nacional. A maior parte dos alunos já atua como estagiários nos veículos de comunicação, assessorias de imprensa e agências, sendo que muitos alunos formados pelo curso de Jornalismo da Univap ocupam posições de destaque em veículos de imprensa e emissoras de TV locais e nacionais.
O curso da Univap tem, também, alunos premiados, entre eles, Simone Siqueira Carvalho (Finalista da Semana Estado de Jornalismo 2006); Flora Morena (Finalista da Semana Estado de Jornalismo 2007 e vencedora do Prêmio Santander Jovem Jornalista 2008); Mário Bertoldo Vinagre (Prêmio Santos Dumont de Jornalismo 2005 e 2006) e Luana Lazarini Loureiro (Ganhadora do Prêmio Rumos de Jornalismo do Instituto Itaú Cultural em 2009).

Informações: (12) 3947-1083
Dúvidas e Sugestões: focaemfoco@univap.br

 
 
 


 
 

<< Voltar