162ª Edição - Ano IV
De 14 a 20 de maio/2012
 

 
  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

 
 
A Diretora do Colégio, Profª Mª Jandira Aligieri,
dá boas-vindas aos palestrantes
 
Para apresentar aos alunos do Ensino Médio dos Colégios Univap Aquarius e Urbanova, as regras para participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o Prof. Alan Rodrigo Marreto, da disciplina de Física, convidou alguns pesquisadores e alunos do curso de Doutorado em Física e Astronomia, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, para ministrar uma palestra explicativa aos estudantes, dia 8 de maio, nos períodos da manhã e da tarde.
A OBA, organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobras Furnas, este ano foi realizada dia 11 de maio.
A Olimpíada é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem, preferencialmente, participar voluntariamente. Podem participar do evento alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.
Para falar sobre este importante evento no Brasil, estiveram presentes nos Colégios Univap, a Profª Mª Priscila Freitas Lemes, aluna da primeira turma do Colégio Univap Urbanova e hoje estudante de doutorado em Física e Astronomia na Universidade, o doutorando Prof. Me. Alexandre Bergantini, e o Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, coordenador do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.

Vista parcial do Auditório do Campus Aquarius
 
Alunos do Campus Aquarius, no dia 11 de maio, durante a Olimpíada
 
Dia da Olimpíada, 11 de maio, alunos do Colégio no Campus Urbanova

A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo. Desse modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da Olimpíada, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e, se ganhou alguma medalha, o tipo dela também constará do certificado. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.
Em 2009, a aluna Aline de Oliveira, do Curso Técnico de Administração do Colégio Univap Aquarius, foi contemplada com uma medalha de bronze na XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), noticiado na 64ª Edição do Informativo Diálogo.
http://www.univap.br/dialogo_informativo/2009/ed64_sem16_22nov.html

 
 
 


 
 

<< Voltar