153ª Edição - Ano IV
De 30 de janeiro a 05 de fevereiro/2012
 

 
  Avaliação das Instituições de Educação Superior
Univap - Conceito Institucional 5 − Excelência Acadêmica


 
 

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada à melhoria da qualidade de educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: Autoavaliação e Avaliação Externa. A Autoavaliação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES. Já a Avaliação Externa é realizada por comissões designadas pelo Inep. A Avaliação Externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativas e de regulação numa perspectiva de globalidade.
Em seu conjunto, os processos avaliativos constituem num sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades. No caso da Univap, a comissão do MEC, apresentou que os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro MUITO ALÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade, e concedeu o Conceito Institucional 5, ou seja, a nota máxima atribuída à uma Instituição de Excelência Acadêmica. A atribuição dos conceitos (1 a 5) leva em consideração:

Conceito
Descrição
1 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
MUITO AQUÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade
2 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
AQUÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade
3 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
SIMILAR do que expressa o referencial mínimo de qualidade
4 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
ALÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade
5 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
MUITO ALÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade

Saiba mais:
http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/Mjc1


Fonte: MEC/Inep

 
 
 


 
 

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