169ª Edição - Ano V
De 13 a 19 de agosto/2012
 

 
II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Univap participaram do II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (II SNEA) que aconteceu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo, entre os dias 24 e 27 de julho.
O encontro teve por objetivo reunir e favorecer a interação dos pesquisadores em Educação em Astronomia, com as finalidades de discutir trabalhos de pesquisa recentes e de tratar temas de interesse da área.

 

Os alunos José Edson de Moraes e Leonardo Machado Rosa, ambos do curso de Matemática da Faculdade de Educação e Artes (FEA), estiveram acompanhados do Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, coordenador do Subprojeto de Física do Pibid, e também pelo Prof. Lic. Luiz Eduardo Carvalho Cardoso, ex-aluno da Univap e atual supervisor do Pibid-Univap na E.E. Dr. Pedro Mascarenhas.
Foram apresentados dois trabalhos: "Pré-concepções sobre astronomia de alunos do ensino médio das escolas públicas de São José dos Campos/SP, parceiras no projeto Pibid-Física da Univap" e "Relato das atividades de extensão e educação não formal no ensino de física e astronomia realizadas no subprojeto Pibid-Física da Univap".
O subprojeto de Física é um dos cinco que integram o Pibid-Univap, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em execução na Univap desde 2010. Tem como objetivos principais proporcionar aos licenciados e futuros educadores a participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras e promover uma maior integração entre educação superior e educação básica.
A participação dos bolsistas no simpósio foi uma oportunidade para a troca de experiências sobre a educação e o ensino de astronomia nas suas diferentes modalidades. Uma contribuição para o aprimoramento da formação dos futuros licenciados participantes do projeto.

 

<< Voltar