161ª Edição - Ano IV
De 7 a 13 de maio/2012
 

 
  Globo Ciência: Gravações e Entrevistas na Univap

 
 
 
O Apresentador do Globo Ciência, Alexandre, e o
Prof. Dr. Paulo Tadeu de Mello Lourenção
O jornalista e apresentador do Globo Ciência, Alexandre Henderson, esteve nas instalações do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, no Campus Urbanova da Univap, dias 25 e 26 de abril, para gravações com os professores especialistas na área da aviação, Prof. Dr. Paulo Tadeu de Mello Lourenção e Prof. Me. Guido S. Almeida Jr.
A equipe do Globo Ciência é composta por Alexandre Henderson, pelo diretor de cena, Tiago Lima; diretor de fotografia, Vitor Mattoso, e colaboração dos alunos do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap: Júlio Vasconcelos (4º ano) e Herivelton Martins (2º ano), que trabalharam como auxiliares de cinegrafista e produção, respectivamente.
A participação dos alunos-monitores da Universidade como freelancers nessa gravação só foi possível tendo em vista a parceria que a TV Univap mantém com o canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.
A ideia da produção do programa exibido dia 12 de maio, foi explicar ao telespectador o funcionamento de um avião partindo da construção de um modelo em papel, passando pelo aeromodelo e finalizando com o modelo de avião comercial. E o mais bacana é que, independente da estrutura do avião, o conceito que rege seu funcionamento, baseado na aerodinâmica, é o mesmo.
A temporada do Globo Ciência 2012 responde perguntas de telespectadores, que, nesse episódio específico responde à seguinte pergunta: Por que o avião que pesa toneladas consegue manter-se no ar? As gravações foram feitas no Campus Urbanova da Univap junto ao Laboratório de Aerodinâmica e Jato Propulsão da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, e no Clube de Modelismo Urbanova José Manoel Pinho, que possui pistas para a prática de aeromodelismo e automodelismo; bem como na pista do antigo Aeroclube de São José dos Campos.

No Aeroclube, a entrevista com o
Prof. Me. Guido S. Almeida Jr
 
Laboratório de Aerodinâmica
e Jato Propulsão FEAU
 
As explicações sobre a
infraestruturadas aeronaves

Exibido desde 1984, o Globo Ciência é o programa de divulgação científica de maior longevidade na TV brasileira. Traduzindo conceitos da ciência e tecnologia para o público em geral, o programa mostra de que forma o conhecimento científico pode contribuir para melhorar a vida cotidiana dos telespectadores.
- Com 25 minutos de duração, o Globo Ciência é um dos programas que integram o Globo Cidadania, exibido nas manhãs de sábado. A faixa de programação também inclui o Globo Educação, o Globo Ecologia, o Globo Universidade e o Ação. O programa já recebeu vários prêmios, entre eles: o Festival International du Film Scientifique Orsay, na França, pelo programa O Enigma da Borboleta, (2004); o Festival Image et Science, na França, pelo programa Dentes − Luz, Câmera, Dentição (2003); o Vega Awards, da Universidade da Flórida, pelo programa Pão, Pão, Ciência, Ciência (2002); e foi escolhido como um dos melhores projetos de divulgação científica pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, tendo recebido o prêmio Master de Ciência e Tecnologia, oferecido pelo Instituto de Qualidade (2000); - entre muitos outros.

Fontes: Informativo Diálogo 132ª/Globo Ciência

 
 
 


 
 

<< Voltar