165ª Edição - Ano V
De 4 a 17 de junho/2012
 

 
Treinamento de Brigada de Incêndio

 
Cerca de 170 funcionários da Fundação Valeparaibana de Ensino e de suas mantidas (Escolas, Colégios, Universidade e Parque Tecnológico) participaram, dias 1º, 6, 11, 15, e 22 de junho, em Mogi das Cruzes, de um curso para brigada de incêndio, atendendo às exigências da Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que estabelece as condições mínimas para a formação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e/ou áreas de risco, enquadradas no Decreto Estadual nº 46.076/01.
Os critérios levados em consideração para a seleção dos 172 funcionários da Instituição considerou a sua permanência na edificação durante o seu turno de trabalho; experiência anterior; possuir boas condições físicas e saúde, bem como o conhecimento das instalações.
Os funcionários da FVE/Univap receberam as instruções no Centro de Treinamento de Brigada de Incêndio Águia de Fogo, em Mogi das Cruzes, no horário das 8h30 às 16h, cujo conteúdo envolveu: introdução ao curso; teoria do fogo; propagação do fogo; classes de incêndio; prevenção de incêndio; métodos de extinção; agentes extintores; equipamentos de combate a incêndio; equipamentos de detecção, alarme e comunicações; abandono de área; análise de vítimas; vias aéreas; RCP (reanimação cardiopulmonar); estado de choque; hemorragias; fraturas; ferimento; queimaduras; emergências clínicas e transporte de vítimas.

   

Os funcionários aprovaram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos nesta área e de aprender técnicas de combate ao incêndio.

Depoimentos de alguns funcionários:

"Faço parte da CIPA representando o Colégio Técnico-Centro e achei muito importante este curso de brigadista. Na verdade, o interessante seria se todos os funcionários pudessem participar, pois vivenciamos situações de risco no dia a dia e se isto acontecer, estaremos preparados para os primeiros socorros".

Rosana de Cássia Ferreira
Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes – Campus Centro


"Gostaria de manifestar minha satisfação em ter participado da formação de brigada de incêndio. Creio que não só para mim, mas para todo os funcionários que tiveram essa oportunidade, pois foi um dia de conhecimentos muito significativos. Tivemos noções básicas de Prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, e Abandono de área.
Aproveito o momento para elogiar a organização do evento realizada pelo Sr. Jean, e pela empresa Águia de Fogo, contratada pela FVE/Univap".

Francisco Mauricio Goulart Pupio
Faculdade de Educação e Artes (FEA) - Campus Aquarius


"O Curso de Formação da Brigada de Incêndio foi muito proveitoso, os participantes estavam empenhados e todos interessados em aprender. Muito se falou e mostrou 'in loco' os primeiros socorros, como devemos usar o extintor, como imobilizar vítimas. Aprendemos como reconhecer uma situação de emergência, sua gravidade e a prestar os cuidados imediatos".

Alessandra Martins
Faculdade de Direito - Campus Centro

"O treinamento foi surpreendente, muito real e com certeza agregou muito. Serviu de motivação, superação de limites. Com certeza algo que renderá bons frutos ao longo da vida profissional e também pessoal. O conhecimento nunca é demais! Os extintores de incêndio são obrigatórios em várias instituições, porém poucas pessoas saberiam utilizá-lo em caso de emergência. Esse foi um ponto importante do treinamento, pois além de aprendermos a utilizar os equipamentos necessários e que estão disponíveis no Campus Villa Branca, nós os utilizamos em uma situação de estresse sugerida pelo Bombeiro Cândido, o que nos deixa ainda mais preparados para situações reais. Em suma, foi edificante a experiência."

Jacinta C. D. Silva
Prefeitura Univap - Campus Villa Branca – Jacareí


"Para mim, o curso de brigadista acrescentou muito, não só profissionalmente, mas também como ser humano. Fez-me ver as atividades do dia a dia com outros olhos.
Diria que o mais importante foi a sensação de equipe, de grupo, de comunidade, que não estou só e que minhas ações afetam todos à minha volta".

Marcelo Henrique de Souza
Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC) - Campus Urbanova

 

<< Voltar