181ª Edição - Ano V
De 12 de novembro a 9 de dezembro/2012
 

Recrutamento de Estudantes

 
O Reitor, Prof. Jair, a Profª Drª Maria Regina, Coordenadora
do curso de Engenharia Ambiental (FEAU), a Vice-Reitora,
Profª Sandra e o Mr. Jonathan


A Reitoria da Univap recebeu, dia 10 de outubro, a visita do Mr. Jonathan Duignan, Gerente de Recrutamento de Estudantes – Área Internacional da Dublin Business Scholl, Irlanda, interessado em facilitar a ida de alunos da Universidade para aquele país.
A Escola de Negócios de Dublin fornece cursos de carreira focada em áreas temáticas, incluindo negócios, direito, artes, mídia, ciências sociais, ciências humanas e psicologia. DBS é a maior Faculdade independente da Irlanda e oferece mais de 100 cursos credenciados para estudantes da Irlanda, Europa e de outros países.

Saiba mais sobre a DBS, pelo site: www.dbs.ie

II Seminário Internacional de Educação em Ciências

 
Os professores Dra. Nádia de Campos Velho (Ciências Biológicas) e Me. Iuri Rojhan (Matemática) da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram, de 15 a 17 de outubro, do II Seminário Internacional de Educação em Ciências, realizado na Universidade Federal de Rio Grande, no município de Rio Grande (RS), cuja programação envolveu a realização de palestras, mesas temáticas, apresentação de comunicações orais, painéis e atividades paralelas.
Por ocasião do II Sintec, os docentes da Univap apresentaram os resultados obtidos no Programa de Iniciação a Docência – Pibid/Capes, desenvolvido na Univap desde 2010.
O II Sintec é um evento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências da Universidade Federal de Rio Grande, que objetiva promover espaços para divulgação de conhecimentos na área da Educação em Ciências e Tecnologia, fortalecer o intercâmbio de pesquisadores e de grupos de pesquisa, troca de experiências, debates e outras interações.

Comissão Própria de Avaliação - CPA

O Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, em atendimento à Lei 10.861 de 17/04/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e também para compor a nova Comissão Própria de Avaliação, nomeou os seguintes representantes, por intermédio da Portaria R/31/2012.

A CPA em reunião dia 26 de outubro nas instalações da
Biblioteca Central, Campus Urbanova
Maria Tereza Dejuste de Paula, Profª Drª - Presidente
Evanize V. Martins, Profª Mª. (FCSAC)
Joseane Mittman, Profª Drª (FCS)
Maria A. C. R. Papali, Profª Drª (IP&D)
Moacir de Sousa Prado, Prof. Me. (FEAU)
Sérgio Reginaldo Bacha – Prof. Dr. (FD)
Eng. Alberto E. Canhoto (CT Administrativo)
Cinara P. da C.Giglio (CT Administrativo)
Valquiria A. S. de Moraes (CT Administrativo)
Cláudia Luísa R. Fonseca (Corpo Discente)
Alberto Adade Filho, Prof. Dr. (Sociedade C. Organizada)
Janaína Costa Dias (Sociedade Civil Organizada)

Compete à CPA a continuidade da condução do processo de avaliação interna da Univap, de sistematização e de prestação das informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A CPA deverá se reunir sempre que convocada por seu Presidente, a quem compete presidir as reuniões, e preparar relatórios, a cada semestre, enviando cópia à Reitoria da Univap.

VI Jornada de Nutrição da Univap

Alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizaram, dias 6 e 7 de novembro, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, a VI Jornada de Nutrição.
O evento que teve como temática: “Nutrição - um mundo de oportunidades”, reuniu num mesmo espaço os experientes profissionais da área e estudantes para a troca efetiva de conhecimento.

A Profª Drª Cláudia Soar, Coordenadora do
curso, na abertura da Jornada
 
Vista parcial do Auditório do Bloco 9

Estiveram presentes na VI Jornutri: a nutricionista Camila Cury Ribeiro, a qual proferiu a palestra: Pró, pré e simbióticos; Roberta Elisa Ribeiro Guerreiro, que falou sobre a Dieta sem Glúten; Ana Ceregatti, sobre Mitos e Verdades da Dieta Vegetariana; a Profª, Dra. Renata de Azevedo Canevari, Nutrigenômica; Ana Paula Goulart, Nutrição em Marketing; Graziela Biudi Silva, Aplicabilidade das Castanhas do Brasil e Minerais e o Educador Físico, Silvio Fernandes de Matos, sobre a Importância da Atividade Física na Saúde e Bem-Estar.

IV Jornada de Fisioterapia
7º Encontro de Terapia Ocupacional


A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou, dias 7 e 8 de novembro, a IV Jornada de Fisioterapia da Univap (IV Jofisiu) e o 7º Encontro de Terapia Ocupacional (7º ETO).
A Jofisiu e o ETO têm a finalidade de promover o conhecimento e atualização sobre recursos terapêuticos atuais e promissores. Os dois eventos apresentaram assuntos de grande relevância para a prática clínica, cientifica e inovação tecnológica.

Abertura Oficial da IV Jornada de Fisioterapia
e do 7º Encontro de Terapia Ocupacional
 
Auditório

A cerimônia de abertura foi realizada dia 7, no bloco 9, no Campus Urbanova, com a palestra: Empreendedorismo e Marketing, ministrada pelo Fisioterapeuta, Dr. Gerson Ferreira Aguiar, que apresentou números e mostrou a grande potencialidade do mercado de trabalho aos futuros profissionais.

II Jornada de Educação Física Univap

A FEA realizou dia 9 de novembro, a II Jornada de Educação
Física
 
A Faculdade de Educação e Artes (FEA), por intermédio do curso de Educação Física, realizou, dia 9 de novembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a II Jornada do Curso de Educação Física.
Sob o patrocínio do Banco do Brasil e da Casa de Massas Villa Ema, o evento contou com a presença da ex-atleta da Seleção Brasileira de Voleibol, Virna Cristine Dantas Dias, ou simplesmente Virna.
A ex-atleta fez um relato de sua trajetória e carreira até ser considerada a melhor do mundo.
Na ocasião também prestigiaram a II Jornada, o técnico da seleção de vôlei de São José, Prof. Washington Araújo Gomes e o fisiologista Prof. Ricardo Pombo.
A II Jornada do Curso de Educação Física busca estimular a carreira profissional e aproximar os alunos de atletas de sucesso que compartilham suas experiências, erros e acertos, por meio de seus relatos de vida.

Virna foi a convidada recebida pelo Prof. Osvaldo e pela Profª. Emilia
 
Sessão de autógrafos
 
Docentes da FEA/Educação Física e patrocinadores com a jogadora de vôlei

O Banco do Brasil, representado pelo superintendente regional, Cláudio Oliveira Gomes, ao final da II Jornada do Curso de Educação Física, realizou o sorteio de brindes entre os participantes.

15º Encontro Nacional de Biomedicina
Certificado de Menção Honrosa para Aluna do Doutorado da Univap


A aluna do curso de doutorado em Engenharia Biomédica da Univap, Inglid Fontoura da Silva, recebeu Menção Honrosa no IV Prêmio Márcia Guimarães de Silva, pela apresentação do trabalho intitulado: "Estudo Cego sobre identificação rápida de bactérias gram-negativas por microespectroscopia no Infravermelho" durante o 15º Encontro Nacional de Biomedicina na Unesp de Botucatu, realizado de 8 a 10 de novembro.

Aline, Maria Cristina Modesto e Inglid
 

O referido trabalho foi desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Airton A. Martin e em colaboação com os doutores Leandro Raniero, Sonia Khouri e das alunas de Iniciação Científica, Maria Cristina Modesto e Paula Rodrigues.

XVI Congresso Latino-Americano de Nutrição - SLAN

 
A Profª Drª Claudia Soar, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participou do XVI Congresso Latino-Americano de Nutrição (XVI SLAN) realizado entre os dias 11 e 16 de novembro, na cidade de Havana, em Cuba.
Durante o Congresso, a Profª Cláudia Soar apresentou o trabalho: Body Mass Index (BMI) And Waist Circunference (WC) In The Identification For Hypertension And Hypercholesterolemia Risks In Non-Institutionalized Elderly.
O evento reuniu mais de mil profissionais de saúde, especialmente nutricionistas de diversos países da América Latina.
De acordo com a Profª Cláudia, a possibilidade de trocar de experiência com nutricionistas de outros países foi muito gratificante e foi possível observar que os estudos conduzidos no Brasil são muito valorizados pelos profissionais de outros países.

Parque Tecnológico da FVE-Univap é credenciado no SPtec

 
O Parque Tecnológico da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, em São José dos Campos, foi credenciado, dia 13 de novembro, no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. O credenciamento provisório de dois anos estabelece um marco na Instituição, que passará a ampliar os valores agregados às pesquisas na região, possibilitando o compartilhamento entre empresas, institutos de pesquisas e órgãos do setor público e privado, tendo o apoio financeiro e institucional para aplicação de pesquisas empreendedoras em desenvolvimento.
O Parque Tecnológico da FVE foi inaugurado em abril de 2005, numa área com mais de 19 mil metros quadrados, no Campus Urbanova e mantém 30 empresas em sua incubadora, de base tecnológica, as quais lidam com processos de aeronáutica, tecnologia da informação, desenvolvimento de software, biotecnologia, produtos médico-hospitalar e geo-processamento.
Com o credenciamento, o Parque Tecnológico da FVE torna-se o segundo a integrar o município. As ampliações científicas, visando a sustentabilidade econômica e o compartilhamento de investimentos, finda os valores agregados ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (Sptec) que objetiva o empreendimento e o desenvolvimento científico para a região.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Faculdade da Terceira Idade
Formatura e Show de Encerramento do 2º Semestre


A Faculdade da Terceira Idade Univap, no encerramento das atividades semestrais, realizou a formatura dos concluintes do Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac), dia 19 de novembro de 2012. A festividade teve início dia 13, com a celebração de uma missa, às 19 horas, na Paróquia da Sagrada Família. No dia 23 de novembro, a partir das 19 horas, os alunos apresentaram o show “100 Anos de Majestade: Luiz Gonzaga – O Rei do Baião”. O evento que prestou homenagem a esse importante músico brasileiro, foi realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, em São José dos Campos, onde estiveram reunidas mais de 500 pessoas.

Apresentação do Coral Viva Voz
 
Corpo docente da Faculdade

O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos.

V Jornada de Biomedicina
V Jornada de Farmácia


Com objetivo de propiciar o aprimoramento e atualização dos graduandos, a coordenação dos cursos de Biomedicina e de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e seus respectivos alunos realizaram, dias 19 e 20 de novembro, a V Jornada de Biomedicina e a V Jornada de Farmácia.

Prof. Renato (Farmácia), Profª Sônia
(Biomedicina) e o funcionário Gerson
 
O Reitor e a direção da FCS durante abertura

A programação do evento envolveu os dois cursos que convidaram renomados especialistas com sólida formação técnico-científica, de modo a compartilhar suas experiências por intermédio de palestras ou minicursos.

Visita Técnica à Secretaria de Habitação de São José dos Campos

 
Os alunos do 8º período matutino do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pela Profª Mª Débora Guedes, realizaram uma visita técnica, dia 21 de novembro, à Secretaria de Habitação do município de São José dos Campos.
O objetivo da visita foi conhecer o trabalho operativo, instrumentos, técnicas e posturas que envolvem a realidade da prestação de serviço especializada aos munícipes.
A equipe da Univap foi recebida pela Secretária de Habitação, Drª Irene Maria Pereira Marttinen, Rosana Traballi Veneziani Berlinck (Regularização), Massuo Kimura (Obras), Márcia Torres Rodrigues e Renata Maria de Souza (Assistentes Sociais).

Palestra na Faculdade de Direito: Alienação Parental

Alienação Parental foi o tema da palestra proferida dia 22 de novembro pelo Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Antonio Carlos Malheiros, no encerramento do ciclo de palestras do ano de 2012 da Faculdade de Direito.

Corpo Docente da Faculdade de Direito
 
Um pequeno coquetel ao ilustre convidado

A palestra, realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, fez referência à conduta de um dos genitores (em geral) em denegrir a imagem do outro na mente do filho, com intuito de minar qualquer relação de afeto e de respeito existente entre os dois.

Pesquisa em Astronomia da Univap é Publicada na Revista Nature

O mestrando Helder e o Prof. Alexandre no Campus Urbanova
 
O astrônomo Alexandre Soares de Oliveira e o mestrando Helder J. F. Lima, do Laboratório de Física e Astronomia da Univap, são coautores de um trabalho publicado, dia 22 de novembro de 2012, na revista Nature. Eles fazem parte de uma equipe internacional de astrônomos que determinou características como tamanho, brilho e densidade do planeta anão Makemake, além de determinar que ele não possui atmosfera, ao contrário das expectativas.
Makemake é um dos 5 planetas anões do nosso sistema solar, como Plutão, e seu tamanho determinado neste estudo é de 1.430 km por 1.502 km, portanto, de formato irregular. Ele está em uma órbita além de Plutão, o que dificulta sua observação. Neste trabalho a equipe observou a passagem de Makemake na frente de uma estrela distante, num fenômeno conhecido como ocultação. Pela variação do brilho da estrela durante a ocultação, que durou apenas 1 minuto, puderam determinar a geometria e ausência de atmosfera do planeta anão.
Ocultações deste tipo são muito raras, curtas, difíceis de prever e não são visíveis de todos os lugares na Terra. Neste caso a ocultação foi observada em abril de 2011, simultaneamente em 3 observatórios no Chile e também no Observatório do Pico dos Dias, do Laboratório Nacional de Astrofísica do MCT, em Brasópolis, sul de Minas Gerais, que é um dos observatórios onde os astrônomos da Univap fazem suas pesquisas científicas.
Makemake foi descoberto em 2005 e seu nome vem do mito do criador da humanidade do povo Rapanui, nativo da ilha de Páscoa.

Saiba mais:
Artigo na Nature: http://www.nature.com/nature/journal/v491/n7425/full/nature11597.html?WT.ec_id=NATURE-20121122
Animação da ocultação por Makemake: http://www.iaa.es/~ortiz/OcultacionMakemake_V4_eng-short.m2v
Animação do caminho da sombra da ocultação sobre a Terra: http://www.eso.org/public/videos/eso1246a


Visita ao Observatório de Astronomia da Univap

 
Aproximadamente 40 alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais Prof. Pedro Mazza e Dr. Pedro Mascarenhas participaram de uma visita monitorada, dia 23 de novembro, ao Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Antonio de Souza Teixeira Jr., no Campus Urbanova da Univap. Esses alunos participam do subprojeto: “Ensino de Física contextualizado pela Astronomia”, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em execução na Univap desde 2010.
Os alunos foram acompanhados pelos bolsistas do subprojeto, Leonardo Machado Rosa, Idebil Alves Corrêa de Freitas, Mônica de Oliveira Campos, licenciandos na Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Universidade e pelos professores supervisores do Pibid nas Escolas, Profª Fabrícia Ferreira Gonzaga e Luiz Eduardo Carvalho Cardoso, além da Diretora da EE Prof. Pedro Mazza, Profa. Angélica Fuchs Einwoegerer.
As observações astronômicas foram coordenadas pelo Prof. Dr. Cássio Leandro Dal Ri Barbosa, coordenador institucional do referido Programa na Universidade, que também proferiu uma palestra sobre Astronomia no cotidiano. Auxiliaram nas observações os doutorandos Danilo Maceial Lopes Gusmão e Alexandre Bergantini de Souza e a mestranda Evelyn Cristine de Freitas Marques Martins, alunos do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Universidade.
Mesmo numa noite com muita nebulosidade, foi possível observar a Lua e suas crateras e montanhas e o Planeta Júpiter, com os quatro satélites galileanos, Io, Europa, Ganimedes e Calisto.
Para o Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, coordenador do subprojeto de Física do Pibid, a visita que representa o encerramento das atividades de 2012 realizadas junto às escolas parceiras, permitiu que os estudantes ampliassem os conhecimentos sobre temas ligados à Astronomia abordados durantes as oficinas práticas e atividades realizadas nas escolas, tornando a aprendizagem mais prazerosa e significativa. O projeto Pibid da Univap tem vigência até julho de 2013.

1ª Sipat – Campus Aquarius

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da FVE convidou o Prof. Hudson Corrêa Lopes para ministrar a palestra: Geografia dos Relacionamentos, dia 28 de novembro, no Campus Aquarius, durante a realização da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (1ª Sipat).

Prof. Hudson Corrêa Lopes, palestrante
convidado
 
Vista parcial do Auditório no Campus
Aquarius
 
Diretoria da Faculdade de Educação e
Artes, palestrante e equipe

São membros Cipa – Gestão 2011/2012 no Campus Aquarius, eleitos pelos empregados da FVE: Marilene de Brito Resende Grassi Lima (titular) e Alan Rodrigo Marreto (Suplente) e representantes do Empregador: Francisco Maurício G. Pupio (Presidente) e Melissa Araújo Melo de Souza (Secretária).

Festa Natalina no Parque Tecnológico da FVE

Os alunos do curso de Administração, integrantes do Projeto Gesol, coordenado pela Profª Érica Reis C. Carvalho, do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (CTI) da FVE, em parceria com a direção do Parque Tecnológico da FVE e das empresas ali instaladas, organizaram, dia 30 de novembro, a Festa de Natal, para 50 pessoas da Associação Clube da Criança e do Adolescente (Clubeca).

 

A festividade envolveu a apresentação de mágicas, brincadeiras no pula-pula, atividades de pintura, um saboroso lanche e, com a chegada do Papai Noel, distribuição de presentes (brinquedos, vestuário completo com calçados e material escolar).

   

O Clubeca foi fundado em 1999 e está localizado no bairro Campos de São José, em São José dos Campos.

Festa de Natal no Centro de Práticas Supervisionadas

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no encerramento das atividades do ano, organizou, dia 4 de dezembro, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) no Campus Urbanova, uma festa de confraternização entre pacientes, acompanhantes, alunos, professores e funcionários.

   

A programação envolveu a apresentação de Adriana e Paulo Barja do grupo musical “Bão Cantá”; da bailarina Isadora Mª Araújo Giaretta; do grupo de Choro Pixinguinha; do Coral Viva Voz da Faculdade da Terceira Idade Univap e Dança Contemporânea pela aluna Cecília Santos.

Ex- alunos da Univap na Seleção Brasileira de Futebol Feminino

Márcio, Itamar e Adilson
 
Os ex-alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Márcio Antonio de Oliveira (Técnico de Futebol Feminino de São José dos Campos), Itamar Lisboa Pinto (Preparador Físico) e Adilson Galdino dos Santos (Treinador Adjunto), foram convidados para assumir a nova Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, que disputará o Mundial e depois as Olimpíadas Rio/2016, entre outros eventos nacionais e internacionais.
Para o coordenador do curso de Educação Física da FEA, Prof. Me. Osvaldo Enrique Cimaschi, a indicação é motivo de orgulho para o Curso de Educação Física e para a Univap. A Comissão Técnica já estreiou com sucesso, vencendo a Seleção de Portugal em torneio Internacional de Futebol Feminino, por 4 x 0. “Com certeza o trabalho sério e honesto desenvolvido pelo trio dará dons frutos para o Brasil e para nossa Universidade”, enfatiza o professor.