180ª Edição - Ano V
De 29 de outubro a 11 de novembro/2012
 

Prêmio Finep 2012
FVE-Univap é a Segunda Colocada na Região Sudeste


 
A FVE-Univap é a segunda colocada na categoria: Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) do Prêmio Finep de Inovação 2012 - Região Sudeste. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira, dia 8 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Fiemg, em Belo Horizonte.
Compareceram à cerimônia representando a FVE-Univap, o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e o Diretor do Parque Tecnológico, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, que trouxeram para a Universidade o Troféu de Prata.
Concorreram na categoria ICT a Gerência de Sistemas e Tecnologias Ópticas da Diretoria de Redes Convergentes do CPqD, que ficou em terceiro lugar; a FVE-Univap (Fundação Valeparaibana de Ensino – Universidade do Vale do Paraíba - Univap), que ficou em segundo; e o Inatel, que levou a primeira colocação e um prêmio de R$ 200 mil.
O Prêmio Finep é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no país. Desde 1998, já premiou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas. Em sua 15ª edição, foram inscritos 588 projetos em todo o país, um aumento de 56% em relação a 2011. A região Sudeste teve 194 inscritos, sendo 105 de São Paulo, 48 de Minas Gerais, 35 do Rio de Janeiro e seis do Espírito Santo.

Encontros de Iniciação Científica na Univap
XVI INIC / XII EPG / VI Inic Júnior


A Univap realizou, dias 25 e 26 de outubro, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, os Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica de Graduação, Pós-Graduação, Júnior e do Programa de Bolsa Iniciação à Docência (XVI INIC, XII EPG, VI INIC- Júnior e II INID).
“Ciências sem Fronteiras - Os Desafios para o Século XXI”, foi o tema assumido pela Universidade em função do Programa de nome similar e ao mesmo tempo para prestar homenagem às instituições de fomento à pesquisa do país.

Cerimônia de abertura
 
Vista parcial do auditório do Ceplade, Campus
Urbanova

O Programa Ciências Sem Fronteiras, sob a coordenação do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), objetiva “promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional”.

Prêmio RBEB 30 Anos
Pesquisadores da Univap Recebem Menção Honrosa


 
Os pesquisadores da Univap, Sônia, Kumiko, Patrícia, Maria
Angélica e Alderico
Os pesquisadores e professores da Univap, Patrícia Marcondes dos Santos, Maria Angélica Gargione Cardoso, Sônia Khouri, Alderico Rodrigues Paula Junior, Kumiko Koibuchi Sakane e Mituo Uehara (In Memóriam), receberam da Revista Brasileira de Engenharia Biomédica, Menção Honrosa, pela excelência do artigo científico: “Utilização da Microespectroscopia Infravermelha (FT-IR) para Teste de Algoritmos Estatísticos na Diferenciação dos Micro-Organismos Candida Albicans, Candida Dubliniensis e Candida Parapsilosis” - selecionado pelo Corpo Editorial, como finalista do “Prêmio RBEB 30 Anos”.
Este ano a Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (RBEB) faz 30 anos e, para comemorar o marco, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, em conjunto com o Corpo Editorial da Revista, propôs uma premiação para os melhores trabalhos submetidos este ano, até 31 de julho. Durante esse período, 69 artigos foram submetidos, dentre os quais, onze (11) foram aceitos e compuseram o conjunto de artigos finalistas para o “Prêmio RBEB 30 Anos”.
Durante o XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, realizado em Porto de Galinhas (PE), entre os dias 1 e 5 de outubro de 2012, o trabalho da Univap recebeu do Comitê de Avaliação do Prêmio, o Certificado por Mérito por compor o conjunto de onze finalistas.
Para a Profª Drª Kumiko K. Sakane, esse artigo científico tem o significado especial pela expressiva participação do Prof. Dr. Mituo Uehara, falecido dia 23 de setembro de 2011, que muito se dedicou à pesquisa científica na Universidade, preparando centenas de alunos e dezenas de pesquisadores.

20º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais

Renata, Thais, Talita, Ivone e Daniele
 
A Univap foi representada, no 20º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, realizado de 4 a 8 de novembro, em Joinville (SC), pela Profª Drª Ivone Regina de Oliveira, docente e pesquisadora da Univap junto ao Laboratório de Cerâmicas Avançadas do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e pelas alunas bolsistas de Iniciação Científica do 1º ano do curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU): Talita Luana de Andrade, Thais Cristina da Silva, Daniele Coelho Matsuo, bem como pela aluna de Mestrado em Processamento de Materiais e Catálise, Renata Martins Parreira.
Por ocasião do Congresso, foram apresentados os trabalhos: Bioatividade in vitro de fases de cimento de aluminato de cálcio (Oliveira. I.R.; Andrade, T.L.; Pandolfelli, V.C); Avaliação da influência de aditivos nas propriedades de cimento de aluminato de cálcio visando sua aplicação como biomaterial (Rodrigues, B.C.; Silva, T.C.; Matsuo, D.C.; Oliveira, I.R); Avaliação de recobrimento de material a base de aluminato de cálcio por meio dos métodos biomimético e eletroquímico (Parreira, R.M.; Andrade, T.L.; Oliveira, I.R).
Durante o Congresso as representantes da Universidade tiveram a oportunidade de assistir à palestra do pesquisador e escritor, Dr. James Shackelford, da UC-Davis, EUA, sobre: Materials Science and Engineering in the 21st Century: The Emerging influence of nanotechnology and biology.

14ª Semana de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, que oferece os cursos de Engenharias; Aeronáutica e Espaço; Ambiental; Biomédica; Civil; Elétrica/Eletrônica; Química; Computação; Alimentos; Materiais, Arquitetura e Urbanismo e o Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental – realizou, de 22 a 24 de outubro, a 14ª SEAU, que contou com o patrocínio da Dorana Dovale – Formatura e Eventos; da Associação dos Engenheiros e Arquitetos; Fíbria Papel e Celulose e da AMBEV.

Abertura oficial pelo Diretor, Prof. Dr. Eduardo
Jorge de Brito Bastos
 
Vista parcial entrada principal da FEAU

O evento anual, organizado por professores e alunos da Faculdade, objetiva a integração de estudantes com profissionais e empresas, trazendo tendências de mercado e de mudanças no perfil do profissional. A integração se dá por meio de palestrantes convidados, workshops e exposições.

III Semana da Faculdade de Educação e Artes
Ampliando o Conhecimento


 
A Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou de 22 a 24 de outubro, no Campus Aquarius, em São José dos Campos, a III Semana da Faculdade de Educação e Artes, com objetivo de ampliar o conhecimento sobre a Educação.
Na abertura oficial da Semfea, a comissão organizadora convidou a Relatora do Conselho Federal de Educação, Maria Izabel de Azevedo Noronha, para ministrar uma palestra sobre: Políticas Públicas e Educação.
A programação envolveu várias atividades, entre elas, a Exposição Infinitudes de Moisés Patrício, na Galeria de Arte Ivonne Tessin Weis; Oficinas Temáticas; Apresentação de Trabalhos do Curso de Pedagogia; Sarau; Café Literário; Música; Visita Monitorada ao Centro de Estudos da Natureza no Campus Urbanova e palestras, com Dr. Nilson José Machado (USP), sobre o tema: A Construção do Conhecimento no Mundo Globalizado; Dr. Daniel Henrique Candido sobre “O Papel do Geógrafo na Prevenção dos Desastres Naturais” e com José Roberto Bonjorno, sobre o tema: “Como Tornar o Ensino de Matemática Significativo”, entre outras.

Encontro Intergeracional
Faculdade da Terceira Idade


Entre as diversas atividades definidas durante a programação em comemoração ao mês do Idoso, a Faculdade da Terceira Idade Univap de São José dos Campos, Caçapava e Campos do Jordão promoveu em conjunto com as Escolas de Ensino Médio dos respectivos municípios, o XI Encontro Intergeracional.

   

Em São José dos Campos, o Encontro Intergeracional sob o tema Cultura Brasileira foi realizado com os alunos do Colégio Univap Urbanova, e dividido entre as seguintes disciplinas: Comunicação em Movimento (prof. Sérgio Goldenstein); História e Cultura Geral (profª Maria Juliã); Relações Sociais (Beatriz Aparecida) e Expressões da Arte no Brasil (Terezinha Garcia).

   

As exposições foram apresentadas dia 29 de outubro, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza (Prédio da Faculdade de Direito), Campus Centro.
O objetivo do Projeto Intergeracional é proporcionar uma troca de experiências e conhecimentos entre as duas gerações.

Honra ao Mérito na II Jornada de Nanotecnologia da UFRJ

 
O trabalho científico desenvolvido no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, sob o título: Síntese e caracterização morfológica de nanopartículas de gelatina como sistema de liberação controlada de fármacos para aplicação em terapia fotodinâmica, autoria de: Vitória Tonini P. Ferreira (foto), Emanoel Pedro de Oliveira Silva, Milton Beltrame Junior e Andreza Ribeiro Simioni, recebeu menção honrosa na II Jornada de Nanotecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizado de 29 a 31 de outubro.
O trabalho apresentado recebeu o prêmio de Honra ao Mérito por ter sido segundo melhor trabalho da II Jornada de Nanotecnologia da UFRJ e selecionado para apresentação oral.

Faculdade da Terceira Idade
Concurso de Fotografia


Para finalizar as comemorações do mês do Idoso, a Faculdade da Terceira Idade Univap convidou, dia 31 de outubro, o jornalista Roberto Wagner, colunista do jornal O Vale, produtor e apresentador do programa Show de Ideias da rádio Stereo Vale FM, para ministrar uma palestra sobre o tema: O Idoso em Nossa Sociedade.
Na mesma ocasião, apresentou os vencedores do II Concurso de Fotografia, que este ano teve como tema principal: Meu Amigo: Meu Animal de Estimação.
A atividade proposta pela Faculdade estimula a expressão artística e busca dar a oportunidade para que os alunos possam apresentar seus animais de estimação e companheiros do dia a dia, por meio da arte da fotografia.

A Profª Elizabeth Liberato e o
Jornalista Roberto Wagner
 
Dra. Neusa Mary Hosami, o Prof. Miúra
e o Prof. Lencioni
 
Professores, comissão julgadora e
alunos vencedores do Concurso

As fotos foram avaliadas pelo Biólogo da Universidade, Prof. Frederico Lencione Neto; pelo docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e fotógrafo profissional, Prof. Veriano Takuji Miura e pela responsável técnica das Clínicas Veterinárias do Poli Pet, Dra. Neusa Mary Hosami, patrocinadora do evento que concedeu premiação aos três primeiros colocados no II Concurso de Fotografia.


II Simpósio do Pibid na Universidade Federal do ABC

 
O Coordenador do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Univap, Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes (foto), participou na Universidade Federal do ABC, em Santo André, do II Simpósio Pibid/Ufabc, que ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro, ocasião em que apresentou o trabalho: “O Subprojeto Pibid-Física da Univap e a Formação de Professores no Ensino de Física e Astronomia”.
O referido trabalho foi desenvolvido em conjunto por professores supervisores e bolsistas do subprojeto de Física do Pibid/Univap, descreve as atividades e ações pedagógicas realizadas, que vêm sendo executadas na Faculdade de Educação e Artes (FEA) na Univap em parceria com as Escolas Estaduais Prof. Pedro Mazza e Dr. Pedro Mascarenhas.
A proposta do Simpósio foi divulgar os resultados dos projetos e oferecer indicadores para a avaliação dos objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo um dos objetivos é proporcionar aos estudantes de licenciatura a vivência de situações reais do ensino–aprendizagem, utilizando a sala de aula como espaço de observação e regência.
Neste Simpósio, o Prof, Francisco, além de divulgar o projeto da Univap, teve a oportunidade de trocar experiências sobre as práticas pedagógicas para a formação de professores e ampliar a visibilidade das ações executadas na FEA/Univap.
O subprojeto Pibid-Física tem como bases pedagógicas a interdisciplinaridade, a contextualização e a experimentação na formação docente para o ensino de Física e Astronomia. Busca proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, buscando a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
A iniciativa também visa incentivar Escolas Públicas de Educação Básica a se tornarem protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros professores.

Apresentação da Campanha do Processo Seletivo 2013

A Profª Silene durante a apresentação no Ceplade
 
A fim de esclarecer as mudanças propostas pela nova gestão no Processo Seletivo 2013, a Comissão nomeada pelo Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, em 15 de maio de 2012, realizou três apresentações, dias 31 de outubro, 12 e 14 de novembro, no Campus Urbanova.
São membros da Comissão do Processo Seletivo, a Profª Drª Silene Fernandes Bicudo (Presidente), Eng. Alberto Eugênio Canhoto, Profª Ma. Maria Valdelis Nunes Pereira, Profª Drª Nádia Maria Rodrigues Campos Velho, Prof. Me. Yuri Rojahn da Silva, Profª Drª Diana Paula A. P. G. de Oliveira e o Prof. Me. Antônio Celso Meneguetti.
Coube à Comissão propor cursos a serem ofertados na Graduação e números de vagas (cada curso e os períodos de funcionamento) em comum acordo com a direção de cada Faculdade e Coordenadores (de acordo com a capacidade institucional e exigências da região); preparação dos editais de inscrição até a homologação; divulgação oficial dos resultados e propor formas de divulgação e de marketing, incluindo divulgação pela Internet e outros meios de comunicação.
As apresentações foram realizadas nos dias 31 de outubro, para a Presidência e Assessores da FVE, Reitoria, Pró-Reitorias e Diretores de Faculdade da Univap e as outras nos dias 12 e 14 de novembro, aos coordenadores de curso, professores, funcionários administrativos e da segurança.
Na exposição do trabalho realizado pela Comissão, a Profª Silene aproveitou a ocasião para apresentar os membros da Assessoria de Marketing da FVE que colaboraram com os trabalhos que seriam executados por uma agência de publicidade da região. Em abordagem geral do plano de ação, expôs o histórico dos processos seletivos anteriores e de que forma seria ele realizado em 2013, inclusive com a novidade de que funcionários não seriam mais convocados para trabalhar no dia da prova, agendada para 9 de dezembro, e sim inscritos de forma espontânea.
Para a escolha da agência de publicidade responsável pela divulgação do Processo Seletivo 2013, a Comissão levou em conta: a linha criativa; estratégias de mídia; adequação ao conceito do posicionamento da Univap; adequação à realidade do público-alvo; capacidade de persuasão, atendimento e prazo e a proposta financeira.
Candidataram-se à concorrência cinco agências e apenas quatro fizeram a sua apresentação, sendo a escolhida pela maioria, a Página Comunicação.

Comitê Nacional de Alocação de Tempo do Observatório Gemini

 
O Prof. Irapuan nas instalações do Telescópio Gemini
Estiveram reunidos no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, nos dias 5 e 6 de novembro, os membros do Comitê Nacional de Alocação de Tempo do Observatório Gemini (NTAC-Gemini), Dr. João Steiner (IAG-USP, presidente do NTAC), Dr. Marcio Maia (ON), Dr. Raimundo Batista (UFSC), Dra. Silvia Alencar (UFMG), Dra. Thaisa Storchi-Bergman (UFRGS), e o anfitrião e professor da Univap, Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho (Coordenador do Programa de Doutorado em Física e Astronomia).
O Comitê se reúne semestralmente para avaliar os projetos de astrônomos brasileiros que solicitam o uso dos telescópios Gemini-Norte, localizado em Mauna-Kea, Havaí, e Gemini-Sul, localizado no Cerro Pachón, nos Andes Chilenos. Os projetos mais bem avaliados são aprovados e as observações realizadas ao longo do semestre seguinte.
Os astrônomos da Univap têm uma participação bastante ativa nos diversos Comitês ligados aos observatórios brasileiros (Gemini, SOAR, OPD, CFHT). Por conta disso, a reunião foi realizada na Univap, e provavelmente se repetirá por muitas vezes. Isso é muito importante no processo de afirmação e visibilidade nacional e internacional da pesquisa de alto nível que aqui se realiza.
O Observatório Gemini consiste em dois telescópios idênticos, em operação na faixa espectral do visível e do infravermelho, cujos espelhos principais têm 8,1 metros de diâmetro e apenas 10 cm de espessura, localizados em dois dos melhores lugares de nosso planeta para observar o universo. Juntos, estes telescópios conseguem observar o céu inteiro. Os astrônomos brasileiros dispõem, com exclusividade, de 6,5% do tempo de observação nesses telescópios.
O telescópio Gemini Sul está localizado a 2.720 m de altitude, numa montanha dos Andes chilenos chamada Cerro Pachón. Situado na parte sul do deserto mais seco do mundo, o de Atacama, Cerro Pachón proporciona a melhor combinação entre condições de tempo, altitude e latitude mais austral do Hemisfério Sul. Os recursos de Cerro Pachón são compartilhados com o vizinho telescópio SOAR e os telescópios do Observatório Interamericano de Cerro Tololo. O Telescópio Gemini Norte Frederick C. Gillett está localizado no vulcão adormecido Mauna Kea, a 4.220 m de altitude, no Havaí, Estados Unidos. A sede internacional do Observatório Gemini está localizada em Hilo, Havaí, na Universidade do Havaí no Parque Universitário de Hilo.

Orquestra de Cordas na Univap

 
O setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade apoiou a realização, dia 24 de outubro, às 20h, da apresentação da Orquestra de Cordas, na Capela Nossa Senhora do Amor da Univap, Campus Urbanova.
A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos é administrada em parceria pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e pela Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura.
Assistiram à apresentação na Univap aproximadamente 200 pessoas, entre alunos, professores e moradores do bairro Urbanova.

Novo Programa da TV Univap Direcionado ao Público Jovem

 
No mês de outubro, um novo programa da TV Univap, denominado Jukebox, entrou no ar. Apresentado pela aluna de Rádio e TV, Julie Ramos, o programa é dedicado à música de todos os estilos, com ênfase nos músicos e compositores da região, mas também com espaço para a divulgação de trabalhos independentes nacionais.
O cenário criado pelo aluno Herivelton Martins, Rádio e TV, e grafismo do artista Gustavo Gus, permite entrevistar músicos ou bandas enquanto videoclipes e trechos de shows são exibidos.
Além de Jukebox, a TV Univap conta com outros programas interessantes. O programa Miscelânea, apresentado por Hellen Martins, apresentou o tema Mídias Sociais e Trabalho e teve como convidados os docentes do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), João Batista (coordenador) e Márcia Regina (professora). Já o programa Off TV, apresentado pela aluna de Jornalismo, Amanda Germano e pelo aluno de Rádio e TV, Herivelton Martins, exibiu uma reportagem sobre as aulas dos Três Tambores, no Centro de Treinamento Equestre Univap, e outra sobre os bastidores do novo programa da TV Univap, Jukebox.
Confira os programas da TV Univap: Canal 14 da NET e Na página do Youtube: youtube.com/tvunivap.

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Apresentação do Coral da Univap - Regência: Prof. José Roberto Cannizza

Local: Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Campus Aquarius

Horário: 19h30

Responsáveis: Cultura Univap - FEA

12 de dezembro
Tudo de novo vira começo II – Capela Univap

Campus Urbanova – Univap

Espetáculo com o Quarteto Agha

Horário: 20h30

Responsáveis: Cultura Univap e Grupo Agha

13 de dezembro
1º Tifau – Torneio Interno das Faculdades Univap

Iniciativa do aluno Vinícius Braga, do 3º ano do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), e com apoio de alunos das outras quatro Faculdades (Direito; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação).

A partir das 8h

Local: Quadra de Esportes – Campus Urbanova

Informações: (12) 9648-3670

15 e 16 de dezembro
Apresentação do Coral da Igreja Presbiteriana de São José dos Campos juntamente com o Coral e Orquestra da Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos

Capela da Univap

Horário: 10h30

Responsáveis: Cultura Univap e Regente Luiza

18 de dezembro
Apresentação dos Corais das Igrejas Presbiterianas de S.J.dos Campos e Coral e Orquestra da Igreja Cristã Evangélica de S.J.Campos

Capela da Univap

Responsáveis: Cultura Univap e Regente Luiza

Horário: 19h

23 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas