179ª Edição - Ano V
De 22 a 28 de outubro/2012
 

Ex-aluno de Jornalismo da Univap Recebe o Prêmio Jabuti
Categoria: Fotografia


 
O ex-aluno do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Ricardo Martins, graduado em 2005, foi classificado em segundo lugar na 54ª Edição do Prêmio Jabuti (2012), na categoria: Fotografia, com o livro de sua autoria: "A Riqueza de um Vale".
Martins traçou nesse livro as riquezas e histórias do Vale do Paraíba, aperfeiçoando com técnicas fotográficas a atmosfera noturna e resgatando a identidade cultural paulistana e fluminense.
O projeto Jabuti é um dos mais tradicionais prêmios no segmento literário. Além de premiações no âmbito da literatura, são concorridos trabalhos em diversas áreas, desde a elaboração estrutural de uma capa, até o momento da produção propriamente dita.
Concorrer a esse prêmio é um dos mais altos anseios de um candidato, devido às grandes dimensões críticas ao redor da sociedade intelectual brasileira.
Além do premiado livro “A Riqueza de um Vale”, Ricardo também possui publicado “O Encanto das Aves”, em que explora e retrata as aves coloridas da Mata Atlântica, do litoral norte de São Paulo, e lança em dezembro: “Jalapão, História e Cultura: Unidades de Conservação do Estado do Tocantins", incentivado pela lei Rouanet, patrocinado pelo Grupo Intermédica e com apoio do Governo do Estado do Tocantins. Para o próximo ano, está previsto o lançamento da obra iconográfica "O Mosaico", em que o município de São José dos Campos é contemplado para conhecer a sua fauna e flora em meio ao tumultuoso dia a dia, por intermédio de belíssimas fotografias.

Saiba mais: www.ricardomartins.org -
www.premiojabuti.com.br/resultado-fase2-2012

Aluno da Univap na Universitat de Barcelona/Espanha
Contemplado pelo Programa Ciência Sem Fronteiras


O aluno Pedro Luiz Golobovante Loureiro, do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap (FEAU), é mais um aluno da Univap contemplado pelo Programa Ciência Sem Fronteiras do CNPq/Capes, na modalidade graduação sanduíche (SWG). Pedro está estudando na Universitat de Barcelona/Espanha, onde ficará por um ano e receberá como benefícios uma mensalidade de bolsa; auxílio-instalação; passagem aérea e seguro saúde.

 

Após se adaptar no novo país, às aulas, ao ambiente e costumes, o estudante envia suas primeiras impressões.
Além de Pedro, estão fora do Brasil por intermédio da Univap os estudantes: Fabiana Aparecida Souza Silva (Engenharia Ambiental), na Universidade de Aveiro/Portugal; Clarissa Resende Grassi de Lima (Farmácia), na Universisty of East London; e a aluna Geisa Nogueira Salles (Biomedicina), na University of Ulster (Irlanda do Norte).

Encontro da Primeira Turma da Faculdade da Terceira Idade Univap

Para comemorar 20 anos de formatura, as alunas da primeira turma da Faculdade da Terceira Idade Univap organizaram um encontro com os professores, dia 25 de outubro, às 15h, no Salão Verde, do Campus Centro.
O Projeto Social da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos atende pessoas com idade a partir de 45 anos e oferece dois cursos distintos: O Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati).

 

O Ceac é indicado aos ‘iniciantes’ e oferece disciplinas como Psicologia, História, Atualidades, Gerontologia, Direito, Cidadania, Conhecimentos Gerais, entre outras. Já o Ceati é dirigido aos ‘alunos veteranos’, que concluíram o curso anterior e querem aprofundar diversos temas.
Atualmente a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos, no Prédio do Curso de Direito da Univap; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida, e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

Monitoramento de Variáveis Climáticas e Geotécnicas
Parceria IG-SMA/POLI-USP/Univap


 
Foi concluída na Incubadora de Empresas do Campus Platanus da Univap, em Campos do Jordão, em 18 de outubro, a implantação do Campo Experimental 1, do projeto de pesquisa: “Estudo de campos experimentais de monitoramento de variáveis climáticas e geotécnicas para implantação de sistemas de alerta para escorregamentos no Estado de São Paulo”, sob a coordenação do Pesquisador Científico do Instituto Geológico-SMA, Dr. Rodolfo Moreda Mendes, com o auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp (Processo nº 2011/22577-2). Conta ele, ainda, com a colaboração de pesquisadores e estagiários do Instituto Geológico, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo (IG-SMA), da POLI/USP e de professores e alunos de Pós-Graduação do Grupo de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.
O Campo Experimental 1 possui sensores que permitem o monitoramento contínuo e em tempo real de variáveis climáticas (chuvas) e geotécnicas (temperatura, sucção e umidade do solo). Essas informações estão sendo coletadas no campo pelos sensores a cada 5 minutos e enviadas via telefonia celular (tecnologia GSM/GPRS) a um servidor onde, então, são armazenadas em banco de dados para posteriores análises e estudos sobre a dinâmica de ocorrência dos escorregamentos em áreas de risco.
Nas próximas semanas deverão ser implantados outros dois campos experimentais nos municípios de São José dos Campos e Ubatuba.
O objetivo principal do projeto de pesquisa é fornecer subsídios para o aperfeiçoamento dos parâmetros técnicos atualmente utilizados nos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC), no Estado de São Paulo, a partir da adoção de níveis críticos de alerta estabelecidos tanto por meio do monitoramento simultâneo das variáveis do meio físico natural (chuva, sucção e umidade do solo) quanto pela consideração de fatores antrópicos indutores dos escorregamentos em áreas de risco (sobrecargas, taludes de corte, vazamentos de tubulações, entre outros.).

Visita ao Jardim Botânico e Zoológico de São Paulo

Como parte das atividades extracurriculares do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, os alunos (Licenciatura e Bacharelado) que estudam nos Campi Urbanova e Aquarius (São José dos Campos) e Villa Branca (Jacareí), acompanhados pela Profª Drª Nádia de Campos Velho, Profª Drª Desire Frangioni, Profª Me. Karla Lopes e Profª Me. Maria Amélia da Silva Alves de Almeida, realizaram, dia 27 de outubro, visitas de estudos ao Jardim Botânico e ao Zoológico de São Paulo.

 

O Jardim Botânico e o Zoológico de São Paulo exercem papel de destaque na conservação da biodiversidade. Muitas das plantas e animais fazem parte da lista de espécies ameaçadas de extinção. As visitas a espaços como esses são extremamente importantes no processo educacional dos alunos e ampliam o conhecimento.

Experiências em Gerontologia

A Coordenadora Pedagógica da Faculdade da Terceira Idade Univap e docente do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profª Mª Débora Guedes, participou dia 26 de outubro, da V Jornada de Gerontologia e do III Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia, que ocorreram na Universidade de São Paulo (USP), capital.
Os eventos contaram com a participação de renomados palestrantes que apresentaram trabalhos na área das ações para o envelhecimento ativo no Brasil, dentre eles, o médico Alexandre Kalache e a Drª Marília Louvison.

 

Participantes canadenses e franceses também mostraram experiências bem sucedidas que tornaram suas cidades e estados amigos dos idosos.
No III Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia, ocorreu um bate-papo entre graduandos e Gerontólogos sobre ações empreendedoras no mercado de trabalho.
Por ocasião dos eventos, a Profª Débora, teve a oportunidade de conhecer e trocar experiências com Marie Beaulieu, Ph.D em Ciências Humanas Aplicadas da Universidade de Sherbrooke/Canadá; Suzanne Garon, Ph. D. Profª Titular do Departamento de Serviço Social da Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de Sherbrooke/Canadá; Bibiana Graeff, organizadora e professora de Direito da Faculdade de Gerontologia/EACH – USP.

Julgamentos Simulados na Faculdade de Direito
Teoria do Medalhão de Machado de Assis


 
A Faculdade de Direito da Univap realizou, dias 6 e 13 de novembro, nos períodos da manhã e da noite, os Julgamentos Simulados, que este ano discutiram o conteúdo do conto Teoria do Medalhão, de Machado de Assis.
Teoria do Medalhão é um dos contos que mostra Machado de Assis como um crítico afiado da sociedade brasileira no que ela tem de mais profundo: a mediocridade condecorada, a troca de favores como motor básico das relações sociais, a hipocrisia, tudo aquilo que perduraria para além da troca de regime. O conto é uma lição a todo homem que almeja ter prestígio, ser reconhecido pela sociedade e que elimina qualquer expressão da subjetividade em nome da absorção ao senso comum, à opinião da maioria.
O Julgamento Simulado é um projeto anual da Faculdade sob a responsabilidade dos docentes Prof. Dr. Antonio Carlos Guimarães, Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino e Prof. Dr. Mauricio Martins Alves, direcionado aos alunos do 1º e 2º períodos do Curso.
O Julgamento Simulado, aberto à participação da comunidade, foi realizado em duas Sessões, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro (Castejón), em São José dos Campos.
O Julgamento Simulado reproduz o Tribunal do Júri e os alunos usam os trajes (becas) específicos. Na 1ª Sessão de Julgamento foram apresentadas as peças jurídicas, onde a Promotoria (5 alunos) apresentou sua Tese, desaprovando a conduta de um pai em relação aos conselhos dados ao seu filho (Janjão, personagem do conto) e os Advogados (5 alunos) apresentaram argumentos que aprovavam tal conduta. No primeiro dia de Julgamento, ainda, Promotoria e Advogados apresentaram, para interrogação, suas testemunhas (especialistas convidados pelas bancadas). Na 2ª Sessão houve debate direto entre Promotores e Advogados, além das bancadas que foram interrogadas pelos Juízes (todos eles alunos do 2º Período do Curso). Ao final da 2ª Sessão de Julgamento, os Jurados debateram e apresentaram suas deliberações, que foram lidas para o público como votos em que os alunos-jurados fundamentaram suas decisões.

Saúde do Coração é Tema de Palestra na Petrobras

Os alunos do 8º período semestral (4º ano) do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Eliana da Silva, Heitor Augusto Pereira, Maria José Bento, acompanhados pelo coordenador do curso, Prof. Me. João Benicio de Almeida, foram convidados a participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) na Petrobras, dia 23 de outubro, ocasião em que proferiram uma palestra sobre “Saúde do Coração” e verificaram a pressão arterial dos funcionários do Terminal do Vale do Paraíba.
   


Memória Cabocla

 
A ex-aluna Dinamara Osses, do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), graduada em 2007, lançou, dia 10 de novembro, no Museu de Antropologia do Vale Paraíba, em Jacareí/ (SP), o livro de sua autoria, intitulado: Memória Cabocla.
Membro da Academia Jacarehyense de Letras, Dinamara Osses teve seu livro publicado por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do município.
A proposta da autora é revelar a Cultura Caipira a partir de um romance experimentado por personagens reais e fictícios. Os fatos ocorrem durante a década de 1950, em meio a um conturbado processo de transição vivido pela personagem principal, ao migrar do meio rural para o urbano.

Para mais informações sobre a autora e obra, contato pelo e-mail: dinaosses@gmail.com

Reunião com a Petrobras

A fim de consolidar uma possível parceria entre a Universidade e a Petrobras, esteve na Univap, no último dia 23 de outubro, o engenheiro Paulo Lopes, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes) da Gerência de Gestão Tecnológica – Relacionamento com a Comunidade de Ciência e Tecnologia, para um encontro com o Reitor, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, Pró-Reitores, Diretor do Parque Tecnológico, Faculdades, Pesquisadores do IP&D, entre outros.

 

A ideia é difundir a forma de como obter parceria entre as Universidades e a Petrobras, na obtenção de bolsas de estudo, com possibilidade de investimentos em laboratórios de pesquisas, entre outros.

1º Seminário Acervos de Arquitetura: Administração Conservação e Difusão FAU USP

Benê da Biblioteca com a Dra. Valentina Moimas, do Centro
Georges Pompidou de Paris - França
 
Os funcionários da Biblioteca: Cintia Cassia Soares (Bibliotecária), Sandra Regina Gobbo (Apoio) e Benedito Joaquim da Costa (Bibliotecário), participaram do 1º Seminário Acervos de Arquitetura: Administração Conservação e Difusão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU- USP ), realizado no auditório Ariosto Mila, de 15 a 17 de outubro. O referido Seminário envolveu a realização de palestras e debates e workshops.
Faz parte da administração FVE/Univap - Gestão 2012-2016 - o incentivo para que funcionários da Biblioteca e de outros setores possam realizar cursos de aperfeiçoamento em suas áreas de atuação, a fim de melhorarem e aprofundarem o conhecimento e o atendimento.

1º Tifau – Torneio Interno das Faculdades Univap

 
Por iniciativa do aluno Vinícius Braga, do 3º ano do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), e com apoio de alunos das outras quatro Faculdades (Direito; Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação), será realizado dias 15 e 16 de dezembro, o 1º Tifau – Torneio das Faculdades Univap, nas modalidades esportivas de: Handebol, Futsal, Natação, Basquetebol e Voleibol.
A ideia é interagir, trocar experiências e aproximar os estudantes e professores de todas as Faculdades em um só espaço.
Os interessados poderão ter acesso ao regulamento do Torneio com os representantes de cada Faculdade e fazer a sua inscrição até 30 de novembro, por intermédio dos seguintes e-mails:
Informações: (12) 9648 3670

Processo Seletivo Univap 2013


Semana ExpoComArte


II Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Prova do Concurso de Bolsas de Estudo para os Colégios da FVE-Univap

Horário: das 9h às 12h
(Obs.: Chegar com uma hora de antecedência ao local da prova)

Locais: Instalações do Colégio que o candidato se inscreveu

Informações: www.univap.br

1º de dezembro
Processo Seletivo Univap 2013 – Inscrições Abertas

Taxa: R$ 50,00

Informações: www.univap.br ou seletivo2013@univap.br

Telefone: (12) 3947-1099

Até 3 de dezembro
Apresentação do Quarteto de Cordas da AJFAC - S. J. dos Campos

Local: Salão Verde da Faculdade de Educação e Artes - Jardim Aquarius

Horário: 20h

Responsáveis: AJFAC - Cultura Univap - FEA

28 de novembro
II Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade – FCSAC

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Informações: 3957-1002

Horário: 19h

Inscrições de trabalhos: inscricaoeiccont@live.com

De 28 a 29 de novembro
ExpoComArte - FCSAC

De 28 a 30 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – FCS

4 de dezembro
Prova do Processo Seletivo Univap 2013

Horário: das 9h às 13h
(Obs.: Chegar com uma hora de antecdência ao local da prova)

Locais de prova: Campus Urbanova (São José dos Campos), Campus Villa Branca (Jacareí) e Campus Platanus (Campos do Jordão)

Informações: www.univap.br ou seletivo2013@univap.br

Telefone: (12) 3947-1099

9 de dezembro
Apresentação do Coral da Univap - Regência: Prof. José Roberto Cannizza

Local: Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Campus Aquarius

Horário: 19h30

Responsáveis: Cultura Univap - FEA

10 de dezembro
Tudo de novo vira começo II – Capela Univap

Campus Urbanova – Univap

Espetáculo com o Quarteto Agha

Horário: 20h30

Responsáveis: Cultura Univap e Grupo Agha

13 de dezembro
Apresentação dos corais das Igrejas Presbiterianas de S.J.dos Campos

Capela da Univap

Horário: 10h30

Responsáveis: Cultura Univap e Regente Luiza

10 de dezembro
Apresentação dos Corais das Igrejas Presbiterianas de S.J.dos Campos e Coral e Orquestra da Igreja Cristã Evangélica de S.J.Campos

Capela da Univap

Responsáveis: Cultura Univap e Regente Luiza

Horário: 19h

23 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas