174ª Edição - Ano V
De 17 a 30 de setembro/2012
 

Docentes de Odontologia Participam de Encontros Internacionais

 
Os Profs. Drs. Jarbas Francisco Fernandes dos Santos e Leonardo Marchini, do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participaram do 38º Encontro Anual da Association for Dental Education in Europe (ADEE), em Lyon, na França, realizado de 29 de agosto a 1º de setembro de 2012 e do 36º Encontro Anual do European College of Gerodontology (ECG), em Ritterdam, na Holanda, entre os dias 6 e 8 de setembro.
No decorrer do primeiro evento foi possível verificar as novas metodologias e técnicas aplicáveis ao ensino de Odontologia, em especial na utilização do simulador de tratamento odontológico MOOG.
No 36º Encontro Anual do European College of Gerodontology (ECG), em Ritterdam, na Holanda, foram feitos contatos importantes para a pesquisa e ensino na área de Prótese Dentária e Odontogeriatria, além da apresentação comprobatória de algumas terapias clínicas importantes (notadamente a do arco dental-curto) para aplicação na Odontologia brasileira.
Neste último Encontro, os professores apresentaram os trabalhos: “Depression and TMD among Brazilian elderly” (Valéria Cristina Vilalta, Mateus Bertolini Fernandes dos Santos, Vicente de Paula Prisco da Cunha e Leonardo Marchini) e “Alcohol consumption among the elderly in São José dos Campos, Brazil”(Gabriela V. Santos, Emily C. Barreto, Jarbas F. F. Santos, Leonardo Marchini).
Por consequência dos diversos contatos com as universidades de outros países, a Univap poderá vir a receber em 2013 um professor visitante oriundo da Holanda, para proferir um ciclo de palestras sobre Prótese em Implantes.

Setor de Segurança do Trabalho
Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)


 
A FVE informa que o Setor de Segurança do Trabalho conta agora com novo espaço e está instalado ao lado do prédio da Prefeitura do Campus Urbanova.
A partir de 1º de outubro de 2012, atende as solicitações por intermédio do telefone: (12) 3947-1010 ou por e-mail: segtrab@univap.br.
O setor de Segurança do Trabalho tem como objetivo principal informar o empregador e os empregados sobre os riscos das atividades nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas para a eliminação e neutralização desses riscos.

Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa

O Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Univap, participou do I Encontro Extraordinário de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP-Conep, realizado de 20 a 22 de setembro, em São Paulo.

 

No Encontro, onde estiveram reunidos mais de 500 membros de CEPs, foram discutidos: a Resolução 196/96: Avanços e Desafios do Controle Social na Proteção de Sujeitos de Pesquisa; Aspectos Éticos das Pesquisas com Seres Humanos (Processo de Consentimento Livre e Esclarecido; Assistência Integral, Sigilo e Confidencialidade, Indenização/Acesso aos Benefícios Gerados pelo Estudo); Pesquisas em Ciências Sociais e Humanas – Proposta de uma Resolução Complementar; Pesquisa Clínica no SUS e Cooperação Estrangeira.
Em breve o CEP Univap irá realizar uma oficina para os docentes, discentes e pesquisadores, para esclarecer dúvidas sobre a plataforma Brasil.

Informe do CEP Univap: Todos os protocolos de pesquisas que envolvam seres humanos devem ser encaminhados pela Plataforma Brasil – no site:
http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Oficina de Nutrição

O curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap oferece à comunidade oficinas que abordam assuntos relativos à alimentação e higiene.
A oficina é realizada com a participação de alunos do último ano, supervisionados pela coordenadora do curso, Profª Drª Claudia Soar.

 

A oficina é ministrada às sextas-feiras, por volta das 10h30, e tem a duração de aproximadamente, 10 minutos.
A atividade é gratuita e aberta ao público interessado em receber orientações sobre a importância dos nutrientes alimentares, das refeições saudáveis, redução do sal, aproveitamento integral dos alimentos e a higiene da cozinha e dos alimentos.

Informações na Secretaria do curso: (12) 3947-1044

Documentário Sobre o Renascimento do Basquete de São José

As alunas Daniela, Danielle e Elaine com os jogadores
Jefferson William, Murilo Becker e Fúlvio Chiantia
 
Um documentário está sendo produzido por três alunas do último ano dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap: Daniela Lopes, Danielle Souza e Elaine Bento.
Trata-se do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação do Prof. Esp. Filipe Soriano e como Co-orientadora, a Profª Mª Celeste Marinho Manzanete, que deverá estar concluído até o final do mês de novembro.
O documentário São José Basquete - do esquecimento à glória, narra a história desse esporte a partir do ano de 2000.
O time joseense foi, em 1980, campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano, permanecendo alguns anos sem destaque até voltar a brilhar com a contratação do técnico Régis Marrelli, eleito melhor técnico do estadual da temporada (1990), o que possibilitou a obtenção dos títulos estadual e o vice no nacional do São José Basketball/Unimed/Vinac.
As alunas conseguiram depoimentos inéditos de vários atletas, entre eles: Régis Marelli, Murilo Becker, Fúlvio Chiantia e Eduardo Cury, atual prefeito em São José dos Campos.
De acordo com Danielle, houve muita dificuldade no início do trabalho. “As dificuldades foram inúmeras na apuração de informações e produção dos vídeos, pois havia desconfiança por parte dos atletas em saber o que queríamos de fato fazer, mas agora estamos na fase final do trabalho, mas ainda precisamos de mais um jogador para complementar a falta”, enfatiza a estudante.
O trabalho final será apresentado à Banca Examinadora da FCSAC da Univap, durante a realização da ExpoComArte de 28 a 30 de novembro, no Campus Urbanova.
“Estamos felizes com a possibilidade de realizar um trabalho com o time da cidade, que nos recebeu com muito carinho e disposição em nos ajudar a realizar um trabalho de qualidade. Esperamos conseguir atingir nossos objetivos na banca final, que é, claro, a aprovação”, salienta a aluna Elaine Bento.

Festa no Centro de Práticas Supervisionadas
Pacientes Agradecem o Atendimento no Setor de Fisioterapia


Pacientes em atendimento por alunos do curso de Fisioterapia (Vespertino) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap organizaram, dia 26 de setembro, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) do Campus Urbanova, uma festa para agradecer o atendimento recebido nos Setores de Neurologia e Ortopedia e de Traumatologia.

 

Participaram da confraternização 35 pacientes, funcionários da FCS, alunos e os professores responsáveis pelos Setores, Prof. Me. Daniel Vilella Nogueira, Prof. Me. Sérgio Takeshi e a Profª Mª Daniella Galvão Barbosa Goulart.

Arena de Profissões

A direção do Colégio Univap Aquarius realizou, dia 14 de setembro, a Arena de Profissões, sob a coordenação geral da Profª Esp. Ivani Ana de Oliveira e Profª Esp. Solange Donizeti Bateli.
A Arena das Profissões é um evento que acontece anualmente e tem por objetivo reunir alunos do 3º ano do Ensino Médio e Técnico com importantes profissionais de diversas áreas do conhecimento e que atuam no mercado de trabalho exercendo suas respectivas profissões.

Alunos, professores e palestrantes
 
O Prof. Iuri Rojahn da Silva, do curso
de Matemática da FEA da Univap
 
Os palestrantes convidados

Nesse encontro os profissionais compartilham com os jovens estudantes a sua trajetória profissional com o propósito de esclarecer aos alunos o que é a profissão; os requisitos necessários para se obter destaque; as opções de atuação no mercado; faixa salarial entre outros.
De acordo com a Diretora do Colégio, Profª Mª Jandira Aligieri, com a Arena das Profissões há maior oportunidade de levar aos jovens estudantes, esclarecimentos sobre determinadas profissões, com o objetivo de ajudá-los no processo de escolha da profissão e conhecimento da carreira que desejam seguir.
Participaram do evento (foto 3) os palestrantes convidados: Prof. Sérgio Gurgel (Jornalista), Antonio Domiciano (Engenheiro), Ivanisa Ivanilda de Oliveira (Psicóloga), Kelly Silva Soares (Advogada) e Professor Valter Santos (Administrador).

Colégio Univap Recebe Prêmio do Jornal ADC News

 
Prof. Sávio o Vice-Presidente da ACI/SJC, Ernani Nei da
Silva e o Prof. Marcos Roberto Felipe
O Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa, solicitou que o Diretor do Colégio Técnico Univap Villa Branca, Prof. Me. Domingos Sávio de Amorim, representasse a Instituição para receber o prêmio ADC News oferecido ao Sistema FVE de Educação, que indicou o Ensino Médio do Colégio Univap – São José dos Campos, como empresa mais citada em uma pesquisa organizada pelo Jornal ADC News - Indústrias.
Fundado em 1996, o Jornal ADC News é pioneiro no segmento de jornais dirigidos na região e distribuído gratuitamente nas indústrias.
Promove anualmente o prêmio de qualidade no atendimento ao consumidor, cuja pesquisa está sob a responsabilidade do Instituto Métrica.
A cerimônia foi realizada dia 21 de setembro, a partir das 19h30, na sede da Associação Industrial e Comercial de São José dos Campos.

Atividade de Prevenção Odontológica com o Movimento Vida

 
A Organização da Sociedade Civil (OSC) Movimento Vida, convidou alunos e professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), para ministrarem palestra aos moradores do bairro Olaria (Estrada do Jaguary), sobre a importância da higiene bucal, da boa alimentação e necessidade de consultar regularmente um dentista.
A atividade foi realizada dia 29 de setembro (sábado), no pátio da Igreja São Benedito, das 9h às 14h, e contou com a participação da coordenadora do curso de Odontologia, Profª Drª Renata Amadei Nicolau e dos alunos Davidson (6º período), Gabriel (10º período), Leandro e Mayra (2º período).
Foram atendidos cerca de 200 moradores, entre crianças e adultos. Por meio de evidenciação de placa bacteriana os pacientes receberam orientações de higiene bucal de forma individualizada. Também foram realizadas avaliações odontológicas (triagem) para detecção de situações emergenciais, as quais necessitam de rápida abordagem profissional sob risco de danos maiores.
O Movimento Vida, fundado em 1998, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, com patrimônio e personalidade jurídica próprios, que tem por objetivo o auxílio, de forma gratuita, às pessoas em situação de vulnerabilidade do município, especialmente nas áreas de saúde.
Independente do Poder Público e visando suprir as necessidades básicas de saúde da população, o Movimento Vida conta com o apoio de voluntários que colaboram nos finais de semana para atender a população carente de recursos financeiros e certa dificuldade de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Os atendimentos nos bairros são feitos em um ônibus com instalações adaptadas para clínica odontológica. Os profissionais envolvidos como voluntários prestam atendimento aos sábados e domingos, sempre revezando de acordo com as suas especialidades e a necessidade local, desenvolvendo não só o atendimento emergencial, como o acompanhamento do quadro clínico dos usuários.

http://www.vnews.com.br/video.php?id=18051

Saiba mais: www.movimentovida.com.br
Tel: (12) 3307-3780/3019-6365
Rua Eugênio Bonádio, 89 - Centro – SJC
E-mail: movimentovida@hotmail.com

Alunos da Univap e a Sabatina Política com Candidatos à Prefeitura

Representantes dos Diretórios Acadêmicos 2 de janeiro (Faculdade de Direito), Aziz Ab Saber (Geografia – FEA), Ágora (História) e FEAU da Univap, realizaram, dia 28 de setembro, a partir das 19h, no Auditório da Reitoria do Campus Urbanova, uma sabatina política com os candidatos à prefeitura de São José.
Estiveram presentes à sabatina Antônio Alwan (PSB), Ernesto Gradella (PSTU), Fabrício Corrêa (PSDC), Gilberto Silvério (PSOL) e como representante do PT, Wagner Balieiro.
Um dos idealizadores do evento, Rodrigo Coelho da Cunha, aluno da Faculdade de Direito, fez abertura da Sabatina e a aluna do curso de jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, Letícia Ramos, atuou como mediadora.

 

A sabatina buscou responder as principais dúvidas dos estudantes e da comunidade participante em relação às propostas de governo para o município.
“ Nós estudantes somos futuros formadores de opinião. Diante disso nosso intuito com esse evento é exatamente incentivar o aluno a perguntar, criticar, pensar e argumentar sobre questões importantíssimas, como é a política. O evento tem sua maior significância partindo do fato que foi organizado, idealizado e apresentado por alunos da própria universidade, tornando-se uma fonte de aprendizado para todos. “ - Comentou Rodrigo Coelho da Cunha, Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito.
O evento foi transmitido pela TV Univap, para os Campi Centro, Aquarius e Urbanova, para os auditórios da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade).

  Quinteto de Sopros

 
 
O setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap realizou dia 30 de setembro, no Campus Aquarius da Univap, a apresentação do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.

 

O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu, domingo, a partir das 19h, aproximadamente 80 pessoas. O Quinteto é formado pelos músicos: Júlia Pedron Peres (flauta), Tatiana Batista de Mesquita (Oboé), Eduardo Pinheiro (Clarinete), Marcos Fokin (Fagote) e Evandro Neves (trompa).

 
 
 
  IX Simpósio de Atividade Física e Fisioterapia
(SIAFF BRASIL)


 
 
 

O Prof. Me. Osvaldo Enrique Cimaschi, do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, participou do IX Simpósio de Atividade Física e Fisioterapia, realizado de 20 a 23 de setembro no Hotel Promenade Interprise, em São José dos Campos.
Durante o Simpósio, que contou com a participação de centenas de profissionais, o Prof. Osvaldo ministrou o curso: Atividades Recreativas e Jogos Adaptados para a Melhor Idade – Teoria e Prática.

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Comemoração ao Dia das Crianças – Centro de Práticas Supervisionadas da FCS – Bloco 7

Horário: a partir das 8h


11 de outubro
Palestra com Psicóloga Rosana Spessoto

Tema: Toda virtude tem seu vício

Local: Teatro Univap

Horário: 14h

Informações: 3928-9850

11 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional – FCS

13 de outubro
Processo Seletivo Univap 2013 – Inscrições Abertas

Taxa: R$ 50,00

Informações: www.univap.br ou seletivo2013@univap.br

Telefone: (12) 3947-1099

15 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Visita ao Tribunal de Justiça de São Paulo – Faculdade de Direito

18 de outubro
III Semana da Faculdade de Educação e Artes – III SEMFEA

“Ampliando o Conhecimento”

Local: Campus Aquarius – São José dos Campos

Informação em Breve

22 a 24 de outubro
Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (SEAU) - FEAU

22 a 24 de outubro
XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica – IP&D

25 e 26 de outubro
IV Mostra Internacional de Vídeo Científico – FCSAC

Programação a ser definida

25 e 26 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista – FCS

25 de outubro
Faculdade da Terceira Idade – Encontro Intergeracional 2012

Alunos do Ensino Médio e alunos da Faculdade da Terceira Idade de Caçapava, São José e Campos do Jordão

Tema: Cultura Brasileira

Local: Teatro Univap

Horário: 14h

Informações: 3928-9850

29 de outubro
Faculdade da Terceira Idade – Palestra com o Jornalista Roberto Wagner – Show de Ideias – Rádio Stereo Vale da Rede Bandeirantes de Comunicação

Tema: O Idoso em Nossa Cidade

Local: Teatro Univap

Horário: 14h

Informações: 3928-9850

31 de outubro
Jornada de Nutrição - FCS

Programação a ser definida

6 e 7 de novembro
Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito – FD

Tema: Teoria do Medalhão

Local: Teatro Univap

Horário: 19h

Informações: 3928-9832

De 6 a 13 de novembro
Jornada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FCS

7 e 8 de novembro
Dia do Radialista - FCSAC

7 de novembro
VIII Seminário "Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde" – Parceria: FCS e Ativia Saúde

Evento Gratuito – Vagas Limitadas


Local: Horário: Das 8h às 17h

Inscrição: cooperado2@ativia.com.br

Telefones: (12) 3954-3954 – ramais 250 ou 251

www.ativia.com.br (Programação Completa)

8 de novembro
Jornada Univap de Educação Física – FEA

9 e 10 de novembro
Jornada da Biomedicina e Farmácia – FCS

Programação a definir

19 e 20 de novembro
Dia do Biomédico - FCS

20 de novembro
Feira do Jovem Empreendedor Joseense

Tema: Mentes Conectadas Liderando Escolhas e Caminhos

Participação de Colégios e Faculdades da Univap

Local: Centro de Formação Educacional – Parque da Cidade

Em breve outras informações

De 20 a 24 de novembro
Dia Nacional do Design- FCSAC

25 de novembro
Avaliação de Conhecimento Integrado - FCS

26 de novembro
II Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade – FCSAC

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Informações: 3957-1002

Horário: 19h

Inscrições de trabalhos: inscricaoeiccont@live.com

De 28 a 29 de novembro
ExpoComArte - FCSAC

De 28 a 30 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – FCS

4 de dezembro
Prova do Processo Seletivo Univap 2013

Horário: das 9h às 13h

Locais de prova: Campus Urbanova (São José dos Campos), Campus Villa Branca (Jacareí) e Campus Platanus (Campos do Jordão)

Informações: www.univap.br ou seletivo2013@univap.br

Telefone: (12) 3947-1099

9 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas