173ª Edição - Ano V
De 10 a 16 de setembro/2012
 

Alunos de Administração do Campus Platanus Participam do GMC
Global Management Challenge Brasil


 
Os alunos Fabiana Pereira, Liliane Lemes, Janaina Silva, Pedro Victor e Rodrigo Antunes, do 4º período semestral (2º ano) do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) do Campus Platanus, em Campos do Jordão, compõem a equipe da Univap que está participando do Global Management Challenge (GMC) Brasil, uma competição que envolve 32 países e existe desde 1980. Cada país participante organiza suas Rodadas Nacionais, indicando uma equipe que o representará na Final Internacional. É certificada pela EFMD - European Foudation for Management Development, atestando sua eficácia como ferramenta no desenvolvimento das habilidades de gestão.
Aberta a estudantes universitários e profissionais de qualquer área de formação, tem por objetivo promover o aprendizado prático de habilidades-chave como Raciocínio Estratégico e Visão de Negócio.

Comam Promove Debate na Univap

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) solicitou à Univap, por intermédio da Faculdade de Direito, a cessão do Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, com capacidade para 500 pessoas, para realizar, dia 13 de setembro, a partir das 19h, um debate entre os sete candidatos à Prefeitura de São José dos Campos.

 

Participam do evento os candidatos Alexandre Blanco (PSDB), Antonio Alwan (PSB), Carlinhos de Almeida (PT), Cristiano Pinto Ferreira (PV), Ernesto Gradella (PSTU), Fabrício Correia (PSDC) e Gilberto Silvério (PSOL).

Ensemble Caméléon Amsterdam

O Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade da Univap realizou dia 15 de setembro (sábado), a partir das 20 horas, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro (Faculdade de Direito), a apresentação do Ensemble Caméléon Amsterdam.
Formado por jovens e talentosos músicos, a maioria dos quais ocupam importantes funções nas consagradas Royal Concertgebouw, Orquestra Filarmônica de Roterdã e Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa, o grupo é caracterizado pelo perfeito entrosamento entre os membros, o apuro técnico individual e um contagiante entusiasmo.

 

Seus concertos, originais e sempre bem recebidos, representam um verdadeiro enriquecimento da cena cultural holandesa.
Apesar de relativamente novo, o Ensemble Caméléon organiza sua própria série de recitais de câmara em Amsterdã, Alkmaar e Utrecht, e já se apresentou no Festival Euriade, no sul da Holanda e em outras localidades.
Ano passado gravaram seu primeiro CD com excertos de óperas de Mozart transcritos para quinteto de cordas.
São membros do grupo: Sonja Van Beek, Annelieke Van Beest, Joël Waterman, Francien Schatborn, Floris Mijnders, Johan Van Iersel e Wilmar de Visser.
O programa apresentou as peças de Ph. Hersant (11 miniatures for string septet); R. Strauss (Metamorphoses for string septet; Adagio ma non troppo - Agitato - Più allegro - Adagio, tempo primo - molto lento); L .van Beethoven (Symphony nr 6 "pastorale"; Reduction for string septet).
A apresentação musical foi uma realização do Ministério da Cultura; Cantilena Produções; Sky; Art-Invest e apoio cultural da Editora Sarandi; Lei Rounaet do Ministério da Cultura e Setor de Cultura da Univap.

Dia do Biólogo

Para celebrar os 20 anos de criação do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap e o Dia do Biólogo, uma comissão de professores organizou, dia 3 de setembro, a realização do 1º Rally à Pé - Campus Urbanova, no período da manhã, e à noite, no Campus Aquarius, uma palestra sobre o Resgate da Fauna.
Participaram da organização do evento, os docentes Dr. Newton Soares, Dra. Cristina Soares, Dra. Nádia de Campos Velho, Dra. Walderez Moreira, Profª Mestra Karla Lopes, Dra. Desire Frangioni, Dr. Alberto Resende e a Bióloga Edvana Toledo.

Uma das equipes do Rally, Campus
Urbanova
 
O palestrante, Marcelo Godoy do
IEPA
 
Os alunos do Campi Urbanova e
Aquarius prestigiam a palestra

O Rally, com várias provas distribuídas em um circuito com seis pontos de controle, onde as equipes recebiam as tarefas, foi realizado nas belas paisagens do Campus Urbanova, com uma confraternização no encerramento da atividade no Centro de Estudos da Natureza (CEN), integrando alunos e professores.
À noite, no Campus Aquarius, a Comissão Organizadora recebeu o Biólogo Marcelo Godoy, do Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais (IEPA), fundado em 1994, que ministrou uma palestra sobre o tema Resgate de Fauna.
No encerramento oficial do evento, a comissão organizadora fez os agradecimentos aos participantes dos Campi Urbanova e Aquarius pela integração das equipes e premiou os vencedores do Rally.

Pesquisa Sobre a Atenção ao Câncer de Mama no Vale do Paraíba

 
As alunas bolsistas de Iniciação Científica, Cendi Gomes e Islene dos Santos Souza, do 4º ano do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), sob a orientação da Profª Drª Paula Carnevale Vianna e Profª Mª Maria Conceição Furtado Lancia, desenvolveram uma pesquisa sobre o Tema: “Estrutura do Sistema de Saúde Pública na Atenção ao Câncer de Mama no Alto Vale do Paraíba: Redes de Atenção” e apresentaram os resultados dia 17 de setembro, aos técnicos da área de saúde da mulher no Departamento Regional de Saúde do Vale do Paraíba.
A referida pesquisa, tema também do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), foi realizada a partir de fontes secundárias disponíveis em bancos de dados institucionais e mostrou que, embora a região possua estrutura de saúde (unidades de saúde, profissionais e mamógrafos) adequada aos parâmetros nacionais, a mortalidade por câncer de mama é alta na região se comprada ao Estado.
A pesquisa demonstrou que as causas são diferentes dependendo do município. Nas pequenas cidades ou em áreas rurais, por exemplo, o acesso ao exame de mamografia é mais difícil e nos municípios maiores, o diagnóstico tardio está relacionado à falta de uma atenção primária bem qualificada.
Na apresentação dos resultados obtidos na pesquisa no Departamento Regional de Saúde do Vale do Paraíba, os dados foram debatidos e os representantes dos municípios trocaram experiências sobre as dificuldades e meios de construir redes de atenção para o cuidado ao câncer de mama.
Os técnicos enfatizaram a importância do papel do profissional de enfermagem e de sua autonomia para implementar ações; a necessidade de integração entre os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e privados, além de outras áreas de políticas públicas.

Andamentos dos Projetos
Fundação Valeparaibana de Ensino e Fundação Getúlio Vargas


 
A consultoria da FGV, por intermédio dos Projetos contratados pela FVE iniciados em abril deste ano, continua evoluindo e algumas realizações já são palpáveis. De acordo com o coordenador geral dos Projetos FVE-FGV, Prof. Mestre Luiz Carlos Andrade de Aquino, um relatório foi divulgado este mês, internamente na Instituição, apresentando as atividades já realizadas ou em andamento em cada área que está sendo trabalhada.
No Projeto do Tudo Aqui, a FGV com a colaboração da equipe técnica designada pela FVE sob a condução da Prof.ª Mirela e com a participação ativa do Secretário Geral, Sr. Alberto Eugênio Canhoto, concluiu-se a primeira etapa, que definiu o novo modelo do Projeto Tudo Aqui, estabelecendo quais as facilidades que serão integradas à página web, e o atendimento presencial que ainda será necessário, sobretudo para a entrega e recebimento de documentos. Para a efetiva implementação do novo Tudo Aqui a FGV efetuou o estudo de alternativas para a informatização completa do Projeto, tendo proposto a utilização do aplicativo da Techne, empresa fornecedora do Lyceum atualmente utilizado pela organização na nossa área acadêmica. Paralelamente, a FGV propôs a contratação de empresa especializada em "web design" para a revisão  e revitalização da página web da Univap, sendo certo que esta contratação deverá incluir o desenho de página dedicada ao Tudo Aqui, através da qual os alunos irão acessar o aplicativo da Techne.

IV Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia

 
Entre os dias 10 e 14 de setembro, foi realizado na Universidade Mackenzie em São Paulo, SP, o IV Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA-2012), com a participação de pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de Física e Astronomia da Univap.
Estiveram presentes ao evento os professores doutores, Alan Prestes, Alessandra Abe Pacini, Caius Lucius Selhorst, Francisco Carlos Rocha Fernandes, José Ricardo Abalde, Marlos Rockenbach da Silva, Paulo Roberto Fagundes e o Prof. Me. Valdir Gil Pillat, bem como os alunos Rafael Douglas Cunha da Silva (doutorando) e Alessandro Gerson Moura Izzo de Oliveira, Flávia Elaine Coelho, Marcos Yoshio Fujisawa e Zuleika Auxiliadora da Luz Sodré (mestrandos).
Além dos pesquisadores e alunos da Univap, participaram também do Simpósio o Dr. Rodolfo de Jesus e o Dr. Alessandro José de Abreu, que atualmente desenvolvem seus projetos de pesquisa de Pós-Doutorado na Univap.
Todos os participantes da Univap apresentaram trabalhos com resultados de suas pesquisas. No total, foram apresentados 21 trabalhos científicos, sendo onze deles na forma de painéis e dez em forma de comunicação oral.
Como nos anos anteriores, a participação dos professores e dos alunos ao evento foi possível graças aos apoios recebidos de órgãos de fomento e da própria Universidade, demonstrando o comprometimento dos envolvidos nas atividades de pesquisa.
Durante o IV SBGEA 2012, foi fundada a Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia. A cerimônia de fundação da nova sociedade ocorreu na sexta-feira, dia 14, sendo a diretoria composta pelos seguintes cientistas: Presidente: Dr. Clezio Marcos De Nardin (Inpe); Vice-presidente: Dra. Inez Staciarini Batista (Inpe); Secretário Geral: Dr. Amauri Fragoso de Medeiros (UFCG); Secretário: Dr. José Ricardo Abalde (Univap); Tesoureiro: Dr. Jean-Pierre Raulin (CRAAM/Mackenzie); e como Conselheiros: Dr. Clezio Marcos De Nardin (Inpe); Dr. Nelson Jorge Schuch (Inpe/CRS); Dr. Paulo Fagundes (Univap); Dr. Ricardo Arlen Buriti da Costa (UFCG) e Dr. Hisao Takahashi (Inpe).

1ª Feira de Profissões na Escola Estadual Miguel Naked

A direção da Escola Estadual Major Miguel Naked, localizada no Jardim Morumbi, em São José dos Campos, organizou, dia 12 de setembro, para os alunos do Ensino Médio, a 1ª Feira de Profissões, com objetivo de apresentar alguns cursos técnicos profissionalizantes e superiores oferecidos em São José dos Campos.

 

A Univap apresentou os cursos de Engenharia de Alimentos, Materiais, Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU); Letras, Educação Física, Ciências Biológicas, História, Geografia, Matemática e Artes Visuais, da Faculdade de Educação e Artes (FEA); Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e o curso de Direito da Faculdade de Direito (FD).
Além da Univap, outras instituições estiveram presentes, entre elas, o Corpo de Bombeiros – Resgate e Salvamento; a Recovale e o Instituto da Construção Civil. Também foi entregue aos estudantes da Escola, um guia de profissões da Unesp.

14th World Congress on Pain-2012

 
A Profª Drª Maria Belén Salazar Posso, docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e pesquisadora do Laboratório de Enfermagem do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), da Univap, participou, de 21 a 31 de agosto, do 14th World Congress on Pain-2012 em Milão, Itália, apresentando o trabalho intitulado: "Non conventional Therapeutically approaches to relieve menstrual colic".
O referido trabalho foi desenvolvido com a participação das docentes da FCS, Profª Mª Ana Lúcia G.G. de Sant’Anna e Profª Mª Vânia Maria de A. Giaretta.
Odete Pereira da Silva
39 Anos de Serviços Prestados à FVE


Os funcionários da Secretaria Geral da Univap organizaram, dia 19 de setembro, um café da manhã, a fim de prestar uma homenagem à colega de trabalho, Odete Pereira da Silva, que completou nessa data, 39 anos de serviços prestados à FVE.

 

Todos os presentes estavam emocionados e alegres pelo retorno dela ao trabalho, depois de um longo período de licença médica, mas com total recuperação no tratamento de saúde.

  13ª Feira Técnica, Científica e Cultural
Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes – Campus Centro


 
 
O Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, Campus Centro, realizou, dias 21 e 22 de setembro, a 13ª edição da Feira Técnica Científica e Cultural, cujo objetivo foi apresentar os trabalhos práticos produzidos pelos alunos dos Cursos Técnicos e do Ensino Médio demonstrando as aplicabilidades das teorias aprendidas em salas de aulas e nas diversas disciplinas.
As apresentações ocorreram nas dependências do Colégio, dia 21, das 9h às 12h e das 16h às 19h; e dia 22, das 8h30 às 11h30, e foram divididas por áreas:
O Curso Técnico de Publicidade apresentou trabalhos sobre a realização de campanhas sociais: adoção de animais abandonados; arrecadações para o Asilo Santo Antônio; arrecadação de livros infantis - Apresentação e exposição de novas ideias de produtos - Exposição de modelos de vitrines.

   

Química: - Experimentos que demonstram o uso cotidiano da química, sendo 14 projetos no total - Exposição sobre a linha do tempo da química, enfatizando a questão da radiação - Curiosidades sobre a química.
Curso Técnico de Análises Clínicas - Apresentações dos trabalhos acadêmicos de conclusão de cursos, resultados de pesquisas realizadas - Exposição das funções e atividades desenvolvidas no laboratório de análises clínicas.

 
 
 
  Música na Univap – Quinteto de Sopros

 
 

 
 
 
  IXVI INIC / XII EPG / VI INIC Júnior

 
 

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Mostra Cultural – Colégio Univap Villa Branca Jacareí

Endereço: Estrada Municipal do Limoeiro, 250 – Jardim Dora

Horário: Das 8h às 12h30

Informações: (12) 3955-4511


28 e 29 de setembro
TEDx São José dos Campos – Univap

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova

Horário: Das 8h às 18h

Inscrições: www.tedxsaojosedoscampos.com.br

Gravação do evento na íntegra pela equipe da TV Univap


29 de setembro
Jornada da Nutrição – FCS

Programação a definir

2 e 3 de outubro
Comemoração ao Dia das Crianças – Centro de Práticas Supervisionadas da FCS – Bloco 7

Horário: a partir das 8h


9 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional – FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Semana da Faculdade de Educação e Artes – III SEMFEA

22 a 26 de outubro
Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (SEAU) - FEAU

Programação a ser definida

22 a 24 de outubro
XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica – IP&D

Informações no site: www.univap.br

25 e 26 de outubro
IV Mostra Internacional de Vídeo Científico – FCSAC

Programação a ser definida

25 e 26 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista – FCS

25 de outubro
Jornada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FCS

Programação a ser definida

7 e 8 de novembro
Dia do Radialista - FCSAC

7 de novembro
VIII Seminário "Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde" – Parceria: FCS e Ativia Saúde

Evento Gratuito – Vagas Limitadas


Local: Horário: Das 8h às 17h

Inscrição: cooperado2@ativia.com.br

Telefones: (12) 3954-3954 – ramais 250 ou 251

www.ativia.com.br (Programação Completa)


8 de novembro
Jornada Univap de Educação Física – FEA

9 e 10 de novembro
Jornada da Biomedicina e Farmácia – FCS

Programação a definir

19 e 20 de novembro
Dia do Biomédico - FCS

20 de novembro
Dia Nacional do Design- FCSAC

25 de novembro
Avaliação de Conhecimento Integrado - FCS

26 de novembro
ExpoComArte - FCSAC

28 a 30 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – FCS

4 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas