Caso não consiga visualizar, clique aqui
 
 
172ª Edição - Ano V
De 3 a 9 de setembro/2012
 

Prêmio Pibic/Univap/CNPq 2012

O Prof. Leandro (Pibic), a aluna que apresentou o melhor
trabalho e o Prof. Mário (orientador)
 
O Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Univap/CNPq, Prof. Dr. Leandro José Raniero e as pesquisadoras Profª Drª Ana Maria do Espírito Santo (Unifesp) e a Profª Drª Luciana Dias de Oliveira (Unesp), avaliaram dia 9 de agosto, no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, dezessete (17) trabalhos apresentados pelos alunos bolsistas.
O trabalho desenvolvido pela aluna Ana Carolina Lacerda Borges, do 8° período do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), intitulado: "Estimulação Elétrica Neuromuscular & Calor Superficial no Músculo Bíceps Braquial Espástico – Um Estudo Clínico Transversal Randomizado", sob a orientação do Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora da Univap e classificado pela banca examinadora como o melhor trabalho do Pibic/Univap/CNPq ano 2011-2012.

Pesquisadora da Univap é Premiada em Congresso no Exterior

A Profª Drª Luciana Barros Sant'Anna, pesquisadora do Laboratório de Imunologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), da Univap, participou, de 5 a 8 de setembro, do 3rd Termis World Congress 2012 "Tissue Engineering and Regenerative Medicine", em Viena, Austria, ocasião em que também ocorreu a 2nd International Placenta Stem Cell Society (IPLASS) Meeting "The Regenerative Potential of Placenta Derived Cells". Durante a Conferência a pesquisadora apresentou dois trabalhos sob os títulos "Implementation of a research area about placenta-derived stem cells at University of Paraiba Valley (Univap), São Paulo state, Brazil" e "CellProfiler image analysis to evaluate the response of fibrotic rat liver to human amniotic membrane therapy".

Drª Luciana durante a apresentação do seu
trabalho na IPLASS Meeting
 
Mr. Kyle Cetrulo, chefe da AuxoCell Laboratories
Inc., a Profª Luciana e a Drª Ornella Parolini

Os trabalhos foram selecionados entre os melhores da IPLASS Meeting e estão publicados na revista científica Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine 2012; 6 (Suppl. 1).

A Univap e o Imperial College London

A Univap, por intermédio do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica (LEVB) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), firmou, em setembro de 2012, parceria para a realização de pesquisa científica com o Colégio Imperial de Londres, Reino Unido.

O Prof. Dr. Sergei Kazarian
 
O Colégio Imperial de Londres, Reino Unido

O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), no Programa Ciência Sem Fronteira, sob coordenação do Prof. Dr. Airton Martin, e contará com visitas periódicas do renomado cientista, Prof. Dr. Sergei Kazarian, ao Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica. Além disto, no projeto aprovado foram concedidas duas bolsas de Doutorado sanduíche no exterior e de três bolsas de Pós-Doutorado Júnior com duração de 12 meses cada uma. Essas bolsas deverão ser utilizadas pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Univap ligados ao LEVB para desenvolverem parte de suas pesquisas no Colégio Imperial de Londres.

XXI Encontro Estadual da Associação Nacional de História (Anpuh)

 
Os alunos Allan Douglas de Oliveira, Bruno Bahia de Siqueira, Jessica Marques Ribeiro, Pedro Henrique de Oliveira Duarte, Taís Ribeiro dos Santos, Douglas Almeida e Juliana Eliza Viana (foto), do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, participaram, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do XXI Encontro Estadual da Anpuh, realizado de 3 a 6 de setembro, na Unicamp, em Campinas.
O Encontro tem por objetivo reunir educadores, pesquisadores e estudantes para debaterem assuntos relativos à área e sobre o papel do historiador nas áreas política, educacional e cultural.
Realizaram-se, no Encontro: mesas-redondas, conferências, seminários temáticos, cursos, além de discussões verticalizadas das respectivas abordagens. Nesse particular, o Encontro privilegia a correlação existente entre a produção do conhecimento histórico, de um lado, e o conteúdo do ensino de História em todos os níveis do sistema formal de educação, de outro.
Durante o evento, os alunos da Univap apresentaram os seguintes trabalhos científicos: Você dizia que eu não era homem mas sou homem de uma vez: assassinato de um feitor na cidade de Jacareí/SP (1881), de autoria de Juliana Eliza Viana; Pró-Memória São José dos Campos: núcleo de pesquisa e acervo digital - Jéssica Marques Ribeiro, Lucas Rocha Alves, Pedro Henrique de Oliveira Duarte, Taís Ribeiro dos Santos; Documentação e Pesquisa: Iniciativas de democratização do Arquivo Público e Histórico de Jacareí-SP - Allan Douglas de Oliveira, Bruno Bahia de Siqueira. Todos eles orientados pela Profª Drª Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali, do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade.
Os trabalhos apresentados fazem parte de um projeto ainda maior em desenvolvimento no IP&D, que conta com o apoio da Fapesp e está sob a coordenação geral da Profª Maria Aparecida Papali.

III Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato
Ex-aluno da Univap Lança Livro


 
O ex-aluno da Univap, André Barreto, graduado em 2009 pelo curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), lançou o seu primeiro livro, intitulado: Monteiro Lobato – Cidade & Escritor, durante a realização do III Festival de Literatura Infantil de Monteiro Lobato-SP, dia 31 de agosto.
A obra destaca a história do município que nasceu como Buquira e hoje carrega o nome do escritor brasileiro, José Bento Monteiro Lobato, pioneiro da literatura infantil brasileira que viveu na localidade ocupando o casarão herdado do seu avô Visconde de Tremembé. Esse período coincide com a fase de transição de fazendeiro para escritor, quando cria os personagens Jeca Tatu, Urupês e escreve fragmentos do Sítio do Picapau Amarelo.
O trabalho é ilustrado com fotografias inéditas, cedidas por Joyce Campos Kornbluh, neta de Lobato, que retrata a vida em família e fatos até então desconhecidos pelo público.

Informações sobre a obra: (12) 9129-0055

1º Jogos Universitários do Vale
Univap em 2º Lugar Geral


O município de Lorena sediou de 7 a 9 de setembro a realização do 1° Jogos Universitários do Vale do Paraíba (JUV), com a participação de 13 instituições de ensino superior da região.
De acordo com os organizadores, mais de mil universitários permaneceram alojados nas escolas do município e participaram nas quadras poliesportivas da cidade dos Jogos Universitários.
A Univap foi representada por alunos de várias Faculdades, obtendo o 2º lugar na contagem geral de pontos, mas foi classificada em 1º lugar nas modalidades: Futsal (Feminino), Futebol de Campo (Masculino) e o Handebol (Masculino).

A equipe participante
 
Handebol (Masculino) - 1º lugar


Mutirão de Audiências – Procon e Faculdade de Direito da Univap

A Univap e o Procon, de São José dos Campos, realizaram dia 11 de setembro, na Faculdade de Direito, um mutirão de audiências.
O objetivo foi agilizar o atendimento dos consumidores que registraram queixa no Procon e ao mesmo tempo proporcionar aos estagiários do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Univap a oportunidade de colocarem em prática o aprendizado da Faculdade de Direito, mediando e solucionando conflitos.

 

O atendimento foi feito no período da tarde, das 13h30 às 16h30, no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito, no Campus Centro, em São José dos Campos, ocasião em que 50 estagiários foram divididos em 25 mesas de audiência e apoiados por técnicos do Procon e orientados por professores da Univap.

 

Os estagiários passaram por um treinamento antecipado, no dia 4 de setembro, com a equipe do Procon e da Faculdade. No total foram realizados 100 audiências (reclamantes e reclamados) dos consumidores que registraram queixa no Procon entre junho e julho deste ano, todos comunicados com antecedência sobre a realização da referida audiência e que poderiam levar até quatro meses se fossem realizados no ritmo normal do Procon.

IV Encontro de Psicopedagogia – Inclusão e Sustentabilidade
Ações educacionais, esportivas e culturais


Com objetivo de sensibilizar e conscientizar educadores, psicopedagogos, psicólogos e outros profissionais quanto às ações comunitárias de organizações não governamentais que promovem inclusões sociais por meio da educação, esporte e cultura, com foco na melhoria da qualidade de vida com sustentabilidade, a coordenação do Curso Lato Sensu de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap, organizou dia 11 de setembro, a partir das 19h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, o IV Encontro de Psicopedagogia – Inclusão e Sustentabilidade - Ações educacionais, esportivas e culturais.

 
 

Prestigiaram o IV Encontro, os representantes do Instituto Florescer; do Instituto Semear; Escola Aberta e Alpha Apoio; ONG - Esporte e Lazer Adaptativo e o Coordenador do Curso de Fisioterapia da FCS/Univap.

67º Congresso Brasileiro de Dermatologia
Pesquisador da Univap Ministra Palestra


 
O Pesquisador Prof. Dr. Airton Abrahão Martin foi convidado a proferir uma palestra de Cosmiatria Experimental, na sessão coordenada pela Dra. Ediléia Bagatin da Escola Paulista de Medicina, durante a realização do 67º Congresso Brasileiro de Dermatologia, no Riocentro, Rio de Janeiro, de 1 a 4 de setembro de 2012.
A palestra intitulada: Uso da Espectroscopia Raman Confocal em Cosmiatria - fez abordagem das aplicações da técnica e seu potencial nos estudos dos efeitos de cosmecêuticos na pele humana. Por ocasião do Congresso também apresentou suas pesquisas no estudo de envelhecimento cutâneo e permeação de ativos na pele humana desenvolvidos no Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica - IP&D em parceria com empresas da área cosmética.
O evento que contou com a participação de mais de 1500 pessoas de diversas nacionalidades e importantes pesquisadores de reconhecimento internacional.
Aluno da Univap Entrevista Candidatos à Prefeitura de São José

 
O aluno Caio Marinho, do 8º período semestral (4º ano) do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Comunicação (FCSAC), criou pela Internet uma programação por intermédio da Web Galera Rádio, um programa de entrevista e sabatina com os sete candidatos a prefeito de São José dos Campos.
O programa dividido em três blocos, com a ordem dos entrevistados estipulada por sorteio, foi ao ar dia 2 de setembro, a partir das 21h, podendo ser ouvida em qualquer lugar via Internet.
De acordo com o estudante da Univap, caso haja segundo turno, ele deverá convidar os candidatos para um debate ao vivo, previsto para ser realizado dia 16 de outubro, a partir das 21 horas.
A programação da rádio online inclui música de qualidade e a participação dos ouvintes, sem perder o foco no jornalismo.

Saiba mais e acesse: www.webgaleraradio.com.br

  Geografia dos Riscos, Vulnerabilidade e Políticas de Adaptação nas Cidades

 
 
 
Em cumprimento as diretrizes traçadas no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Univap que visa o desenvolvimento de investigações científicas, a coordenadoria promove no decorrer do curso de Mestrado, uma série de minicursos, simpósios, debates, intercâmbio e outras atividades correlatas.
Tendo em vista que o Programa busca oferecer aos futuros mestres um conhecimento multidisciplinar e de reflexão crítica sobre o processo de produção do espaço urbano da sociedade contemporânea, foi realizado no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano (IP&D), dia 11 de setembro, em parceria com o Laboratório de Desenvolvimento Urbano e Mudanças Climáticas, a palestra: Geografia dos riscos, vulnerabilidade e políticas de adaptação nas cidades, proferida pelo Prof. Dr. Eduardo Marandola Jr., da FCA/Unicamp.

 
 
 
  Prefeito de São José dos Campos Parabeniza Historiadora da Univap

 
 
 
A Profª Drª Valéria Zanetti, coordenadora do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e pesquisadora no Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, lançou, em maio deste ano, o livro: Cidade e Identidade - São José dos Campos, do peito e dos ares.
O livro, resultado de sua tese de doutorado, é dividido em quatro capítulos - envereda pelos caminhos da história de São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba Paulista, para entender um discurso propagado por seus moradores: o da falta de identidade da cidade.
No primeiro capítulo, a autora compreende como a doença de uma forma geral foi utilizada para justificar diferentes intervenções e melhoramentos urbanos no início do século XX. No segundo, São José dos Campos, cidade hospedeira da tuberculose, traz uma relação da tuberculose com os projetos sociais e políticos praticados pelo Estado no século passado. No terceiro capítulo, médicos e doentes na cidade que salva: o mito de Babel, a autora apresenta a cidade estudada como um tubo de ensaio contendo diferentes fórmulas médicas, urbanistas e de convívio social. No quarto e último capítulo, as problemáticas em torno do conceito de identidade são discutidas.

 
 
 
  Visita às Instalações do Curso de Rádio e TV

 
 
A fim de conhecer a infraestrutura do Curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), e ao mesmo tempo utilizar o estúdio de rádio para a gravação de alguns jingles produzidos pelos alunos do Curso Técnico de Publicidade do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes - Univap, Campus Centro, uma visita foi programada ao Campus Urbanova, dia 11 de setembro, a partir das 8h.

 
 

A visita foi proposta pela Profª Ana Carolina M. Figiueira Santos (Coordenadora do Curso de Publicidade) e pela Profª Sônia Cristina Garelha (Disciplina de Música) que foram recebidas no Campus Urbanova, pelo Prof. Me. Celso Antônio Menguetti, Coordenador do Curso de Rádio e TV da FCSAC.
Na ocasião os estudantes do curso técnico da Univap, tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios didáticos de rádio; fotografia; televisão, bem como os estúdios da TV Univap.

 
 
 
  Processo Seletivo Univap 2013

 
 
Pesquisa...
 
Presença regional...
 
Eeducação ambiental...

Transforma vida das
pessoas...
 
Oferece atendimento
gratuito à comunidade...

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Rádio- FCSAC

25 de setembro
Jornada da Nutrição – FCS

Programação a definir

2 e 3 de outubro
Comemoração ao Dia das Crianças – Centro de Práticas Supervisionadas da FCS – Bloco 7

Horário: a partir das 8h


9 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional – FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Semana da Faculdade de Educação e Artes – III SEMFEA

22 a 26 de outubro
Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (SEAU) - FEAU

Programação a ser definida

22 a 24 de outubro
XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica – IP&D

Informações no site: www.univap.br

25 e 26 de outubro
IV Mostra Internacional de Vídeo Científico – FCSAC

Programação a ser definida

25 e 26 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista – FCS

25 de outubro
Jornada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FCS

Programação a ser definida

7 e 8 de novembro
Dia do Radialista - FCSAC

7 de novembro
VIII Seminário "Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde" – Parceria: FCS e Ativia Saúde

Programação a definir

8 de novembro
Jornada Univap de Educação Física – FEA

9 e 10 de novembro
Jornada da Biomedicina e Farmácia – FCS

Programação a definir

19 e 20 de novembro
Dia do Biomédico - FCS

20 de novembro
Dia Nacional do Design- FCSAC

25 de novembro
Avaliação de Conhecimento Integrado - FCS

26 de novembro
ExpoComArte - FCSAC

28 a 30 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – FCS

4 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Quartas e
sexta-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30 e das 14h às 15h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas