170ª Edição - Ano V
De 20 a 26 de agosto/2012
 

II Café da Manhã Interativo

As alunas do período da manhã do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a fim de interagir com a nova gestão da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e da Reitoria da Univap (2012/2016), propuseram a realização do II Café da Manhã Interativo, desta vez com a participação da presidência, reitoria, diretoria, coordenadoria, professores e funcionários de vários setores (Biblioteca; Assessoria de Comunicação; TV Univap; Tesouraria; Contabilidade; Secretaria Geral; Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação; Presidência; Avaliação e Obras) da FVE/Univap.

Muitos quitutes no Café da Manhã
 
Novos alunos prestigiam a integração

A integração alegre e descontraída foi realizada dia 24 de agosto, sexta-feira, e contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas, entre funcionários e alunos.

Premiados em Congresso Internacional
Trabalhos de Pós-Graduação Lato Sensu


As monografias das alunas do curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Cuidados Críticos/Cardiologia: Paula Pedroso Peninck - "Aplicação do algoritmo da sepse nas unidades de cuidados críticos e coronária"- e Pryscilla Ladislau Carneiro - "Dificuldades de vaga em unidade de terapia intensiva para pacientes com doenças cardiovasculares" - foram premiadas em segundo e terceiro lugar, durante a realização do XXV Congresso Sudamericano de Cardiologia (Cardiosur)/II Jornada Sudamericana de Enfermeria, em Assunção-Paraguai, de 15 a 18 de agosto, com a participação de vários países da América do Sul.

 

Durante o evento, a Profª Drª Regimar Carla Machado Ranzani, orientadora dos trabalhos premiados e coordenadora do curso de Pós-Graduação da Univap, ministrou uma palestra sobre o tema: "Cuidados de Enfermería el Pacientes en Espera de Transplante de Corazón en uso de la Asistencia Circulatória Mecánica"; e a Profª Mª Vânia Maria de Araújo Giaretta, colaborou nas apresentações das dez monografias produzidas pelos alunos nos anos de 2010 e 2011.

Membros do Grupo de Física e Astronomia na Índia

 
O Prof. Dr. Sergio Pilling, o Prof. Dr. José Ricardo Abalde e
o MSc. Alexandre Bergantini
Professores do curso de Engenharia e da Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap, Drs. Paulo Fagundes, José Ricardo Abalde, Sergio Pilling e Marcio Muella, participaram, de 14 a 22 de junho de 2012, do Congresso Internacional COSPAR-2012 (39th Committee on Space Research), na cidade de Mysore, no sul da Índia. Este evento bienal envolve os principais especialistas nas áreas de física espacial, geofísica, astronomia, astrofísica e ciências afins e reúne cerca de 3 a 4 mil pessoas. Além dos professores da Univap, o evento contou ainda com a presença do aluno de Doutorado Alexandre Bergantini, que apresentou, na forma de duas palestras, seus resultados obtidos durante o Mestrado na Univap. Os pesquisadores contaram com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) para participarem do referido Congresso, e o aluno de Doutorado obteve colaboração da Universidade e da organização do evento.

Música na Univap
Cantilena Ensemble


O Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade organizou a apresentação da Orquestra de Câmara Cantilena Ensemble, com o concerto gratuito "A História da Música Através da Música", dia 24 de agosto, a partir das 19h30, no Campus Aquarius, em São José dos Campos.
As obras de grandes compositores brasileiros como Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Marcelo Ghelfi, Alberto Nepomuceno, Guerra Peixe, entre outros, formaram o concerto do grupo paulistano fundado em 2006.

 

O foco do espetáculo foi divulgar e preservar a música erudita, com uma proposta educativa que situou o repertório ao contexto histórico, com projeções de imagens marcantes da história brasileira durante a execução das obras musicais.
Todos os integrantes da Orquestra de Câmara Cantilena Ensemble possuem vasta experiência musical e, mesmo com pouco tempo de história, o grupo fundado pela violinista Maria Fernanda Krug acumula apresentações por diferentes regiões do país.

Alunos do Colégio Univap Urbanova na Feira das Profissões da USP

Os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio Univap Urbanova, acompanhados pela diretora Profª Mª Jandira Aligieri e a Profª Mª Clemilda Oliveira Valente, visitaram dia 3 de agosto, a 6ª Feira das Profissões da USP (Universidade de São Paulo), na Capital.

 
 

O evento promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, reuniu 67 estandes que representaram as diferentes faculdades, institutos, museus e centros de pesquisa da Universidade Estadual, além de oferecer atividades como dinâmicas de orientação vocacional, bate-papos com docentes das diversas áreas, visita panorâmica pelo Campus Butantã e shows de física, com demonstrações e experimentos.

Triagem e Prevenção de Cárie Dental
Ministério Amor e Vida


Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pelo Prof. Dr. Vicente de Paula Prisco Cunha, participaram dia 30 de julho da atividade "Triagem e prevenção de cárie dental", em parceria com o Ministério Amor e Vida.
No atendimento, as pessoas do bairro Vila Rossi, região norte de São José dos Campos, receberam orientações sobre prevenção e tratamento odontológico, com exames preliminares das condições de saúde bucal e atividades lúdicas para as crianças.

 
 

O Ministério Amor e Vida busca reunir profissionais de todas as áreas (dentistas, médicos, oftalmologistas, pedagogos, cabeleireiros, professores, artesãos, estudantes, e outros voluntários) para que em conjunto possam realizar mensalmente atendimentos à população de comunidades carentes de recursos humanos e financeiros.

Observatório de Portas Abertas

 
Os professores, funcionários e alunos do Sistema FVE de Educação (Fundação Valeparaibana de Ensino), bem como seus familiares e alguns moradores do bairro Urbanova, visitaram, de 13 a 17 de agosto, as instalações do Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Antonio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova, num evento especial denominado: "Observatório de Portas Abertas".
A visita foi organizada pela equipe de professores pesquisadores e alunos do Laboratório de Física & Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, envolvidos nos Programas de Mestrado e Doutorado da referida área.
A visita às instalações e as observações do céu foram realizadas a partir das 18 horas até as 21h30 e acompanhadas por monitores que forneceram explicações sobre as funções dos diversos equipamentos e as imagens captadas pelo maior telescópio Observatório.

Saiba mais: www.univap.br/observatorio

Projeto Rondon no 2º Copex

 
A equipe da Univap apresentou no 2º Congresso Paulista de Extensão Universitária (Copex), realizado dia 10 de agosto, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo, o trabalho: "Relato de Experiência do Projeto Rondon pelos Rondonistas da Univap no município de Luís Domingues - MA". Esse Relato descreve as experiências na Operação Pai Francisco realizada em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), entre 20 de janeiro e 5 de fevereiro de 2012, com atividades direcionadas à comunidade local, envolvendo os temas: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
O 2º Copex foi realizado no período de 9 a 11 de agosto, e teve por finalidade incentivar a troca de experiências entre as universidades irmãs neste campo de atividades; promover o desenvolvimento de atividades de ensino e de pesquisa associadas às ações de extensão, valendo-se da experiência e das competências institucionais, principalmente nas áreas temáticas: educação, saúde, comunicação, arte e cultura, direitos humanos e justiça, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho, que são instituídas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). As atividades do evento foram organizadas na forma de conferências, mesas-redondas, exposição de trabalhos em forma de pôster e apresentações orais.
Saiba mais sobre este evento: http://www.proex.unifesp.br/eventos/eventos12/copex/

Feiras de Profissões

Uniexpo Vale foi realizada no Colégio Anglo Cassiano Ricardo
 
A Univap tem sido convidada a participar de várias feiras de profissões realizadas em São José dos Campos, voltadas para os alunos que cursam o Ensino Médio e se preparam para a escolha da carreira acadêmica. Dia 2 de junho, da Uniexpo Vale, nas instalações do Colégio Anglo Cassiano Ricardo e dias 22 e 23 de agosto, da X Feira de Profissões, organizada pelo Departamento de Eventos do Colégio Poliedro.
As temáticas da X Feira de Profissões no Poliedro foram sugeridas pelos próprios alunos e pela coordenação pedagógica do Colégio.
Participaram pela Univap, dia 22 de agosto: a Profª Drª Nádia Campos Velho e a Profª Drª Cristina Pacheco Soares, da área de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA); o Prof. Dr. Paulo Tadeu De Mello Lourencão, do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU); e, dia 23 de agosto, a Profª Drª Juliana Ferreira, do curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
Durante os dois dias da Feira no Poliedro, os alunos receberam material informativo dos cursos de graduação e foram convidados a participar de visitas monitoradas nos diversos Campi da Universidade.
Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura do IP&D

 
Microscópio Eletrônico de Varredura modelo EVO-MA10 (Zeiss)
A Univap criou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) em 1996, órgão responsável por executar programas e projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como de ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de caráter institucional.
Atualmente o IP&D ocupa dois prédios no Campus Urbanova com 59 Laboratórios, onde atuam 32 grupos de pesquisadores, 19 deles cadastrados no CNPq.
O IP&D fornece assessoria técnica científica a organismos públicos, privados e prestação de serviços à comunidade. As atividades de pesquisas estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores contam também com colaboradores em outras instituições onde realizam parte de suas atividades de pesquisa. Os pesquisadores da Univap divulgam os resultados de suas pesquisas em revistas científicas reconhecidas internacionalmente pela comunidade científica.

Adega de Sangue

 
O aluno e escritor Danilo Arantes Morales, do 6º período semestral (3º ano) do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), lançou, na tarde do dia 25 de agosto, o livro de sua autoria, intitulado: Adega de Sangue.
O lançamento foi realizado na livraria Literacia, em São José dos Campos, com a presença de colegas de Faculdade, amigos e familiares.
A história narra a chegada de um hóspede misterioso a uma pensão à beira de estrada e, ao mesmo tempo, a investigação de dois detetives em busca de um psicopata.
Essa publicação independente foi escrita quando o autor tinha apenas doze anos, a primeira de onze obras, uma mostra da sua vocação precoce para a escrita e a atração pelos temas de terror, suspense e violência.
A narrativa reflete a inspiração nas melhores produções cinematográficas do gênero, mas com uma ambientação facilmente reconhecida por quem costuma circular pelo Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.
Informações de contato com o autor e a forma para adquirir exemplares podem ser feitas pelo site www.danilomorales.com.br

Workshop de Fotografia na Univap

O Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade apoiou a realização, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, dia 25 de agosto, a partir das 10 horas, do Workshop de Fotografia, com o Especialista em Comunicação Jornalística, Luiz Giope, sobre os trabalhos de Oliviero Toscani.

 

O Workshop destacou a importância e as influências do fotógrafo italiano Toscani, reconhecido pelas peças publicitárias da Benetton, e a sua importância no cenário mundial como produtor de fotografias polêmicas, sempre apontando temas sociopolíticos.
A atividade vem sendo apresentada em vários espaços acadêmicos e culturais (públicos e privados). A execução do Workshop de Fotografia está sob a responsabilidade da Organização Social de Cultura: Poiesis - Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (OC) e realização da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Música na Univap - 15 de setembro


  INIC

 
 

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Jogos Universitários do Vale (JUV) - FEA

7 e 9 de setembro
Dia do Administrador - FCSAC

9 de setembro
Mutirão de Audiências de Mediação

Parceria: Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap e Procon

Horário: A partir das 13h30

Informações: (12) 3928-9837


11 de setembro
IV Encontro de Psicopedagogia da Univap – Coordenadoria de Educação Continuada

Local: CEPLADE - Bloco 8 - Campus Urbanova – São José dos Campos

Horário: A partir das 19h

Informações: (12) 3949-2292


11 de setembro
Dia do Rádio- FCSAC

25 de setembro
Jornada da Nutrição – FCS

Programação a definir

2 e 3 de outubro
Comemoração ao Dia das Crianças – Centro de Práticas Supervisionadas da FCS – Bloco 7

Horário: a partir das 8h


9 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional – FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Semana da Faculdade de Educação e Artes – III SEMFEA

22 a 26 de outubro
Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (SEAU) - FEAU

Programação a ser definida

22 a 24 de outubro
XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica – IP&D

Informações no site: www.univap.br

25 e 26 de outubro
IV Mostra Internacional de Vídeo Científico – FCSAC

Programação a ser definida

25 e 26 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista – FCS

25 de outubro
Jornada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FCS

Programação a ser definida

7 e 8 de novembro
Dia do Radialista - FCSAC

7 de novembro
VIII Seminário "Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde" – Parceria: FCS e Ativia Saúde

Programação a definir

8 de novembro
Jornada Univap de Educação Física – FEA

9 e 10 de novembro
Jornada da Biomedicina e Farmácia – FCS

Programação a definir

19 e 20 de novembro
Dia do Biomédico - FCS

20 de novembro
Dia Nacional do Design- FCSAC

25 de novembro
Avaliação de Conhecimento Integrado - FCS

26 de novembro
ExpoComArte - FCSAC

28 a 30 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – FCS

4 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas