169ª Edição - Ano V
De 13 a 19 de agosto/2012
 

Jovens Embaixadores da Univap no Exterior
Bolsa de Estudos pelo Programa Ciência sem Fronteiras


 
Os alunos da Univap, Pedro Luiz Golobovante Loureiro (Engenharia Aeronáutica e Espaço), Fabiana Aparecida Souza e Silva (Engenharia Ambiental), Clarissa Resende Grassi de Lima (Farmácia) e Geisa Nogueira Salles (Biomedicina), foram selecionados pelo Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq/CAPES, e irão permanecer durante 12 meses (um ano) fora do país estudando em Universidades parceiras do programa, na modalidade graduação sanduíche (SWG).
Os estudantes, durante o período que estiverem fora do Brasil, receberão como benefícios: mensalidade de bolsa; auxílio-instalação; passagens aéreas e seguro saúde. O Pedro vai estudar na Universitat de Barcelona (Espanha); Fabiana, Universidade de Aveiro (Portugal); Clarissa, University of East London (Londres) e Geisa, na University of Ulster (Irlanda do Norte).
Os quatro alunos são os jovens embaixadores da Univap e os primeiros estudantes a irem para fora do país, representando a Universidade, num programa de graduação com a concessão de bolsa de estudo.

Coral Univap - Participação da Comunidade
Regência: Prof. José Roberto Cannizza


 
O Coral Univap retoma suas atividades dia 27 de agosto (segunda-feira), no Salão Azul da Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Aquarius, em São José dos Campos, sob a organização e regência do Maestro Prof. Me. José Roberto Cannizza.
O Projeto Coral Univap começará pelo Campus Aquarius e a ideia é, futuramente, criar em cada Campus da Univap seu próprio Coral, cada um com suas características, realizando repertórios diferentes e com personalidade própria. Além das apresentações regulares de cada um deles, o objetivo é que, em pelo menos duas ocasiões durante o ano, no final de cada semestre, os Corais se juntem para a realização de um grande concerto na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, nos Auditórios da Univap ou em outro local apropriado.
A ideia da reativação do Coral Univap é não restringir suas atividades no âmbito só da música, mas também envolver, no desenvolvimento dos seus programas, professores e alunos de outros cursos oferecidos pela instituição, como por exemplo: História, Artes Visuais; Rádio e TV; Moda, entre outros. Mais que uma atividade musical, a proposta do Coral será de ser um aglutinador das diversas atividades acadêmicas da Universidade.
Outro aspecto é que o Coral Univap não será restrito apenas aos alunos, funcionários e professores da instituição, mas também aberto à comunidade, ou seja, quem tiver disponibilidade e queira participar, será muito bem-vindo.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição, pessoalmente, na Rua Dr. Tertuliano Delphim Jr., 181 – Jardim Aquarius, sempre às segundas e sextas-feiras, das 18h às 19h, e realizar, no mesmo dia, o teste de voz.

Informações
E-mail:
robcan@univap.br

Equipe do Gordon College de Boston Visita a Univap

 
O deputado Hélio Nishimoto e seu chefe de gabinete, Hamilton do Nascimento Freitas, trouxeram o presidente e professor de Sociologia do Gordon College dos Estados Unidos, Dr. Michael Lindsay e um de seus alunos, Naamã Mendes Júnior, para conhecer as instalações da Univap, dia 17 de agosto.
A equipe foi recebida pelo Reitor, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, pela Vice-Reitora, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, pelo Pró-Reitor de Integração Universidade-Sociedade, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, pelo pesquisador Prof. Dr. Paulo Fagundes e Assessoria de Imprensa da Univap.
O objetivo da visita ao Brasil foi conhecer várias universidades, suas instalações e a possibilidade de estabelecer parcerias, tendo como ponto de partida o programa Ciência Sem Fronteiras.
O Gordon College é uma faculdade da nação cristã, localizada ao norte de Boston, Massachusetts, que oferece cursos nas áreas de Biologia; Química; Cinesiologia; Matemática e Ciência da Computação; Física e Engenharia.

9ª Jornada Odontológica Univap

O curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou de 14 a 16 de agosto, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a 9ª Jornada Odontológica Univap.
O evento teve por objetivo oferecer mais conhecimento e aprimoramento profissional aos alunos por intermédio de minicursos, palestras com especialistas, apresentação de trabalhos científicos nas diversas especificidades da área odontológica.

Abertura do evento no Ceplade, Campus
Urbanova
 
Abertura com a presença de organizadores,
coordenadora de curso e a direção da Faculdade

Fizeram parte da mesa de abertura dos trabalhos, dia 14 de agosto, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o Prof. Miguel Christian Castillo Marin, o Presidente da Comissão Organizadora da 9ª JOU, a Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, Diretora da FCS, a Profª Drª Renata Amadei Nicolau, Coordenadora do Curso de Odontologia e a Profª Luciana Barros Sant' Anna, Vice-Presidente da Comissão Organizadora.

10th International Congress on Cell Biology
16th Meeting of the Brazilian Society for Cell Biology


Pesquisadores dos Laboratórios de Dinâmica de Compartimentos Celulares e Biologia Celular e Tecidual, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), estiveram presentes na 10th International Congress on Cell Biology/16th Meeting of the Brazilian Society for Cell Biology, realizado de 25 a 28 de julho, no Riocentro Exhibition & Convention Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
O Congresso Internacional, que aconteceu pela primeira vez na América Latina, teve por objetivo reunir estudantes de diferentes níveis e pesquisadores de todo o mundo para discutirem livremente sobre ciência, em geral, e diferentes aspectos da biologia celular, em particular, para iniciar novas colaborações e definir as tendências futuras para a ciência e a tecnologia celular.

Alunos com o autor Bruce Alberts
 
Os pesquisadores da Univap Cristina e Newton
com Dr. Bruce

A Profª Drª Cristina Pacheco Soares representou o Laboratório de Dinâmica dos Compartimentos Celulares e o Prof. Dr. Newton Soares da Silva, o Laboratório de Biologia Celular e Tecidual. Participaram também dos eventos os estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu, Profª Ma. Karla Andressa Ruiz Lopes e Susane Moreira Machado (doutorandas); Eriane Eller de Siqueira, Juliana F. Mangolin, Andreza Cristina de Siqueira Silva e Carolina Genúncio da Cunha Menezes Costa (mestrandas).
A equipe de professores e alunos apresentou oito trabalhos científicos, além de participarem das palestras e seminários que demonstraram os avanços dos estudos na área de Biologia Celular.
Por ocasião do evento, pesquisadores e estudantes da Univap puderam conhecer o editor-chefe da revista Science e autor do livro "Molecular Biology of The Cell", Prof. Dr. Bruce Alberts, que proferiu a palestra "Science, Biology and the World's Future" em que demonstrou a importância do investimento em pesquisas na área biológica para o desenvolvimento futuro.

Projeto Rondon Operação Açaí
Julho de 2012


 
Alunos e professores da Univap cumpriram com sucesso a Operação Açaí do Projeto Rondon, realizada de 5 a 21 de julho, na cidade de Tracuateua, conhecida como a cidade dos Ipês, em Belém do Pará. Pela Univap participaram o Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, biólogo e coordenador geral do Projeto Rondon pela Universidade, a Profª Drª Sonia Khouri, coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e oito alunos de diversos cursos de graduação (Engenharia Ambiental, Serviço Social, Biomedicina e Odontologia).A equipe da Univap foi acompanhada pelo Sargento Lobato, Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil, que realizou no município de Tracuateua, de 18 mil habitantes, ações sociais voltadas ao meio ambiente, comunicação, trabalho e tecnologia social. O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, permite que alunos universitários, na condição de voluntários e durante as férias acadêmicas, atuem em ações socioeducativas em municípios distantes dos grandes centros urbanos e carentes de recursos. O Rondon é uma ferramenta de extensão que as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil utilizam para desenvolver projetos práticos e em função das temáticas apresentadas por intermédio de convite (edital) público do Ministério da Defesa às IES brasileiras.

16th World Congress of Food Science and Technology

 
A Profª Ma. Marlene Maria Amaral Scheid, do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), representou a Univap durante a realização do 16th World Congress of Food Science and Technology (IUFoST), com a apresentação de dois trabalhos científicos: Evaluation of the Chemical Composition of Fresh and Freeze Dried Powdered Yacon, de autoria de Marlene Maria Amaral Scheid, sob a orientação da Profª Drª Glaucia Maria Pastore; Organoleptic Properties of Bread Formulated with Yacon, de autoria da ex-aluna do curso de Nutrição, Cristina Moraes Boscolo, sob a orientação da Profª Marlene Scheid.
O Congresso realizado primeira vez na América Latina de 5 a 9 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), é considerado um dos maiores eventos sobre Ciência e Tecnologia de Alimentos do mundo.

Aluna é Campeã Estadual de Judô

 
A aluna Letícia Ribeiro Bailon Silva, 15 anos, (ao centro na foto) do 1º ano do curso de Análises Clínicas do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes – Univap, conquistou uma medalha de ouro no Campeonato Paulista Estudantil 2012, promovido pela Federação Paulista de Judô em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizado dia 18 de agosto, no ginásio Geraldo José de Almeida, localizado no complexo esportivo do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.
A competição reuniu mil atletas que lutaram pelo título estadual em diversas categorias. Letícia participou na categoria "Ligeiro", classe "sub 18", representando o Colégio Técnico Univap contra representantes de outras escolas. Para conquistar o primeiro lugar, venceu três concorrentes com ipon, golpe equivalente ao máximo de pontuação do esporte que encerra imediatamente a disputa.
Letícia já havia sido campeã, representando a Univap no II Campeonato Escolar – Rumo a 2016, que aconteceu na cidade de Santa Branca, dia 1º de julho. Uma das vitórias que vem acumulando na sua breve carreira iniciada aos 10 anos de idade, incentivada por seu primo, enquanto passava férias na casa da bisavó, na cidade de Piquete.
Seu talento para o judô foi percebido pelos pais, que a incentivaram para os treinamentos, buscando novos espaços, como o ingresso na Federação Paulista de Judô em 2008.
A atleta mantém um ritmo intenso de treinamento diário e, em maio, fez um estágio de 15 dias na Alemanha e na Romênia para elevar seu nível de aprendizagem na arte marcial.

Alunos da Univap Visitam a Bienal do Livro

 
Os alunos de diversos cursos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) visitaram, dia 18 de agosto, a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Neste ano a Bienal homenageou o centenário de nascimento de Jorge Amado e Nelson Rodrigues, considerado o maior dramaturgo brasileiro e, também, os 90 anos da Semana de Arte de 22 que inaugurou o movimento modernista brasileiro.
As 750 mil pessoas que passaram pelos 11 dias do evento puderam visitar os espaços dos expositores, acompanhar as diferentes programações culturais como "O Espaço do Professor", "Cozinhando com Palavras" ou "Deu a Louca nos Livros", entre outros. Também encontraram escritores que distribuíram autógrafos, como Ziraldo, Walcyr Carrasco e o idealizador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.
Faculdade da Terceira Idade
Formatura e Show de Encerramento do Semestre


A Faculdade da Terceira Idade Univap, no encerramento das atividades semestrais, realizou a formatura dos concluintes do Curso de Extensão e Atualização Cultural (CEAC), dia 21 de junho de 2012. A festividade teve início dia 19, com a celebração de uma missa, às 19 horas, na Catedral São Dimas.
Os formandos do CEAC aprofundaram seus estudos por intermédio das disciplinas de Conhecimentos Gerais, Direito e Cidadania, Psicologia, História, Qualidade de Vida, Gerontologia, Português e Literatura, entre muitas outras atividades oferecidas ao longo do curso.

 
 

Dia 22, a partir das 19 horas, os alunos apresentaram o show de encerramento, cujo tema foi a Vida e Obra de Vinicius de Moraes.

II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Univap participaram do II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (II SNEA) que aconteceu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo, entre os dias 24 e 27 de julho.
O encontro teve por objetivo reunir e favorecer a interação dos pesquisadores em Educação em Astronomia, com as finalidades de discutir trabalhos de pesquisa recentes e de tratar temas de interesse da área.

 

Os alunos José Edson de Moraes e Leonardo Machado Rosa, ambos do curso de Matemática da Faculdade de Educação e Artes (FEA), estiveram acompanhados do Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, coordenador do Subprojeto de Física do Pibid, e também pelo Prof. Lic. Luiz Eduardo Carvalho Cardoso, ex-aluno da Univap e atual supervisor do Pibid-Univap na E.E. Dr. Pedro Mascarenhas.

Espaço Inovação – Futurecom 2012

 
O Instituto de Tecnologia de Software (ITS) e a Univap realizaram, dia 14 de agosto, a partir das 14 horas, no Auditório do Parque Tecnológico da Univap, a palestra: Espaço Inovação – Futurecom 2012.
O Futurecom é uma iniciativa da Provisuale e do ITS e visa expor as melhores e mais inovadoras soluções de tecnologia da informação para o setor de telecomunicações, desenvolvidas por pequenas e médias empresas.
A 14ª edição do Futurecom a ser realizada no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de outubro, é considerada o maior evento do setor de comunicações da América Latina. O objetivo é reunir forças de mercado, proporcionando às empresas e aos profissionais do ramo um ambiente estimulante para a geração de negócios, relacionamentos e conhecimentos. (www.espacoinovacao.org.br)

Palestra em Escola Estadual

 
O Prof. Me. Iuri Rojahn da Silva, do curso de Matemática da Faculdade de Educação e Artes (FEA), ministrou uma palestra nos dias 21 e 22 de junho, para diferentes turmas da Escola Estadual Profª Zilah Ferreira Viagi Passarelli, que atende alunos de Ensino Fundamental e Médio da comunidade próxima ao bairro Bosque dos Eucaliptos, região sul de São José dos Campos.
Com a apresentação "A Matemática e as perspectivas de trabalho", o professor traçou um panorama dos estudos recentes da matemática e os inúmeros campos de pesquisa que surgiram com as novas disciplinas matemáticas e, consequentemente, a ampliação do mercado de trabalho para os profissionais formados na área, pois o conhecimento está relacionado às diversas atividades humanas.
Essa apresentação aconteceu em resposta ao convite recebido da Profª Adriana Jacinto e do Prof. Lucimar S. Pereira, que acompanharam a visita feita pelos estudantes da escola pública nas dependências do Campus Urbanova, em abril de 2012.

Sustentabilidade e Bem Estar/Bordando a Vida
Projetos da Faculdade da Terceira Idade


 
A Faculdade da Terceira Idade em continuidade as atividades semestrais realizou em junho dois eventos envolvendo a comunidade de São José dos Campos e de Monteiro Lobato, bem como os alunos dos cursos do Centro de Estudos Avançados para a Terceira Idade (Ceati) e Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac).
No dia 14 de junho, o Seminário Sustentabilidade e Bem Estar – Novas Formas de Viver e Conviver - resultou na produção de trabalhos multimídia sobre o tema e apresentações artísticas e corporais.
O evento propôs a reflexão sobre o compromisso das pessoas em relação a qualidade de vida no planeta, enquanto responsabilidade de todos, seja no aspecto individual quanto no coletivo.
As apresentações foram realizadas no espaço cultural da Faculdade e no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, em São José dos Campos.
Entre os dias 25 e 29 de junho, os alunos realizaram ações de solidariedade e cidadania. Uma das alunas da Faculdade (Ceati), Jaíra Gava Mendes, confeccionou e dou uma colcha que rifada entre os colegas, rendeu um bom dinheiro e que serviu para comprar toalhas de banho que foram doadas para algumas instituições assistenciais de São José dos Campos e de Monteiro Lobato, com outros materiais de limpeza, higiene pessoal e roupas de frio, arrecadadas durante todo o primeiro semestre.

Festa de Aniversário
40 Anos do Curso de História


Alunos, ex-alunos, professores e ex-professores do curso de História da Univap, além de funcionários da Faculdade de Educação e Artes (FEA), amigos e familiares, estiveram reunidos no último sábado, dia 18 de agosto, para comemorar numa grande festa à fantasia, o aniversário de 40 Anos do curso, organizado no Buffet Nuno Soares, no Bosque dos Eucaliptos, em São José dos Campos.

 
 

Por ocasião da celebração, os organizadores da festa, prestaram homenagem ao Prof. Antônio Ravanelli, um dos mais antigos docentes da Instituição.

Enfermagem na Ação Global da ACM

 
Uma equipe de alunos e professores do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) participou, na manhã do dia 11 de agosto, sábado, da Ação Global promovida pela ACM (Associação Cristã de Moços) na praça Humanismo, no Jardim Satélite, região sul de São José dos Campos.
A tenda da Univap atendeu a comunidade com orientações sobre a importância e cuidados com o controle da pressão arterial e também sobre tabagismo e as medidas para evitar a contaminação pelo vírus H1N1, causador da gripe conhecida como Influenza A.
A Ação ofereceu diversas atividades ao ar livre, com uma programação especial para as crianças, que puderam se divertir, acompanhadas dos seus pais, com brinquedos infláveis e brincadeiras.

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Profissional de Educação Física – FEA

1 de setembro
Dia do Biólogo – FEA

3 de setembro
Jogos Universitários do Vale (JUV) - FEA

7 e 9 de setembro
Dia do Administrador - FCSAC

9 de setembro
Mutirão de Audiências de Mediação

Parceria: Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap e Procon

Horário: A partir das 13h30

Informações: (12) 3928-9837


11 de setembro
Dia do Rádio- FCSAC

25 de setembro
Jornada da Nutrição – FCS

Programação a definir

2 e 3 de outubro
Comemoração ao Dia das Crianças – Centro de Práticas Supervisionadas da FCS – Bloco 7

Horário: a partir das 8h


9 de outubro
Jornada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FCS

Programação a definir

8 e 9 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional – FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Semana da Faculdade de Educação e Artes – III SEMFEA

22 a 26 de outubro
Semana de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (SEAU) - FEAU

Programação a ser definida

22 a 24 de outubro
XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica – IP&D

Informações no site: www.univap.br

25 e 26 de outubro
IV Mostra Internacional de Vídeo Científico – FCSAC

Programação a ser definida

25 e 26 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista – FCS

25 de outubro
Dia do Radialista - FCSAC

7 de novembro
VIII Seminário "Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde" – Parceria: FCS e Ativia Saúde

Programação a definir

8 de novembro
Jornada Univap de Educação Física – FEA

9 e 10 de novembro
Jornada da Biomedicina e Farmácia – FCS

Programação a definir

19 e 20 de novembro
Dia do Biomédico - FCS

20 de novembro
Dia Nacional do Design- FCSAC

25 de novembro
Avaliação de Conhecimento Integrado - FCS

26 de novembro
ExpoComArte - FCSAC

28 a 30 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – FCS

4 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas