168ª Edição - Ano V
De 30 de julho a 12 de agosto/2012
 

Alunos da Faculdade de Direito visitam o TRT de Campinas

Os alunos do 9º período semestral (5º ano) da Faculdade de Direito visitaram dia 20 de junho, as instalações do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 15ª Região, em Campinas, o segundo maior Tribunal do Trabalho no Brasil e o único a não se situar na capital de um Estado.
O grupo acompanhado pelo orientador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Direito, Dr. Luiz Fernando Faria de Souza, bem como pelos Professores Dr. Marco Antonio Folegatti de Rezende e Dr. Clélio Marcondes Filho, tiveram a oportunidade de assistir a sessão de julgamento do dia, com a apreciação de mandados de segurança, a sustentação oral dos advogados presentes, bem como os votos dos Desembargadores.

   

Após um coffee break oferecido pelo TRT, os alunos de forma descontraída trocaram informações com o desembargador Flávio Allegretti de Campos Cooper, que já foi docente da Univap e Juiz da 1ª Instância de São José dos Campos, que esclareceu dúvidas acerca dos julgamentos assistidos, bem como destacou a abrangência do TRT da 15ª Região, o volume das demandas judiciais e administrativas delas decorrentes, o trabalho desenvolvido pela Escola da Magistratura no aprimoramento de magistrados e servidores, entre outros assuntos.

Visita às Instalações na Universidade

 
A Univap é muito extensa e os alunos não conseguem conhecer todos os espaços, por isso, os professores sempre que podem propõem visitas aos ambientes os quais há maior interesse de conhecer. No último dia 3 de agosto, a Profª Drª Silene Fernandes Bicudo acompanhou os alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) numa visita às instalações do Parque Tecnológico e, no dia 10, ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
Por ocasião da visita ao Parque Tecnológico, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, com quem puderam trocar conhecimento, falar sobre a vivência acadêmica e perspectivas profissionais futuras.

VI Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia

 
A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Mestrado) Luciana Maria Cortez Marcolino, orientada pela Profª Drª Josane Mittmann, foi premiada no VI Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia, com apresentação do trabalho: "Avaliação de Ftalocianina para Tratamento de Leishmaniose Tegumentar Americana por Terapia Fotodinâmica – Estudo in vitro".
O VI Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia, realizado entre 13 e 14 de julho, em Pindamonhangaba, contou com a realização de minicursos, mesas redonas, seções temáticas e teve como tema principal: "Inovações e perspectivas no diagnóstico e tratamento das doenças parasitárias".
O objetivo do Congresso foi de apresentar as descobertas, pesquisas e resultados experimentais que podem influenciar de maneira significativa no delineamento de novas terapias e estratégias para o controle de doenças, que ainda são impactantes para a Saúde pública, principalmente por serem consideradas importantes causas de morbidade e mortalidade, principalmente nos países em desenvolvimento.

Estudos Jurídicos 2012

A Faculdade de Direito da Univap, a fim de aprofundar o conhecimento dos alunos, realizou, no mês de agosto, duas palestras com renomados juristas brasileiros.
Dia 6, a Faculdade recebeu o Prof. Dr. Alaôr Caffé Alves, que abordou o tema: "A Natureza do Estado Contemporâneo". No dia 16, a abordagem foi sobre "Projeto do Novo Código de Processo Civil", pelo Prof. Dr. Cândido Rangel Dinamarco.

 

O Prof. Dr. Alaôr Caffé Alves é doutor em Direito pela USP e professor livre docente da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, entre outras instituições. Já o Dr. Cândido Rangel Dinamarco, é doutor e jurista, formado pela Faculdade de Direito da USP; desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo; professor titular da USP; autor de várias obras jurídicas na área de Direito Processual Civil.

Aula Inaugural da Faculdade da Terceira Idade

Dando início as atividades do segundo semestre da Faculdade da Terceira Idade Univap, a coordenadoria do curso convidou o Eng. Ozires Silva para ministrar, dia 10 de agosto, a palestra: "Criar, Inovar e Empreender".
Personalidade de reconhecimento internacional, idealizador da Embraer, ex-professor do ITA, ex-presidente da Petrobras, Varig, entre outros cargos de destaque no País, o Eng. Ozires prendeu a atenção do público presente.
A aula inaugural foi realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, no prédio da Faculdade de Direito, na Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro, em São José dos Campos.

 

O Projeto Social da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos atende pessoas com idade a partir de 45 anos e oferece dois cursos distintos: O Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati).

Música na Univap


 
O setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade organizou a apresentação dia 9 de agosto, a partir das 20h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, do Grupo de Jazz Mind Priority, com o Show S.O.S. Grenn.
O repertório da banda enriquecido por uma fusão de estilos musicais envolveu o público com arranjos sofisticados e, ao mesmo tempo, melodias simples, uma característica das composições originais do guitarrista J. Álvaro, de São Paulo, que desde 1986 passou por diversos países da Europa e misturou seu ritmo com o tempero dos músicos europeus, principalmente da Bélgica.
Após a turnê pelo Brasil em agosto, o grupo seguirá para o Canadá para participar do festival de jazz de Montreux.

Workshop de Planejamento

Representantes e professores pertencentes aos grupos das principais Unidades Estratégicas de Atuação (UEA) do Sistema FVE de Educação (FEA; FCSAC; FCS; FD; FEAU; IP&D; Pós-Graduação Lato Sensu; Parque Tecnológico; Colégio Antônio Teixeira Fernandes; Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho; Colégio Urbanova; Colégio Aquarius; Colégio Villa Branca; Colégio Platanus e a Direção do Campus Villa Branca) estiveram reunidos no último dia 30 de julho, às 14h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, quando receberam instruções para o processo de planejamento a ser iniciado nas UEA da FVE.

   

O Workshop de Planejamento foi apresentado pelos representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Taschner, Orlando Arnaud e Sandra Nunes Brito (foto).
Os grupos são responsáveis pelo processo de discussão e elaboração do planejamento e deverão promover e garantir a participação de todos os docentes e funcionários em cada Unidade Estratégica de Atuação, ouvindo sugestões e estabelecendo prioridades de forma participativa e transparente, criando assim um ambiente interno de motivação e aderência aos objetivos do planejamento.

De Volta à Faculdade

 
A Profª Silvia, Adriano e o Prof. Osvaldo
O ex-aluno do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Adriano Moraes, que atualmente é professor de educação física e assistente técnico das equipes de futebol masculino e feminino da Lincoln Memorial University (LMU), visitou dia 8 de agosto, no período da manhã, seus ex-professores de Faculdade.
Formado em 2004, Adriano Moraes, foi para os Estados Unidos em 2006, para atuar como jogador de futebol e dar continuidade aos estudos, concluindo em 2010, o curso de Mestrado em Psicologia Educacional.
Na Univap o ex-aluno foi recebido pela coordenadora do curso Profª Drª Silvia Regina Ribeiro e pelo Prof. Me. Osvaldo Enrique Cismachi Neto.
O Prof. Me. Adriano Moraes, nos Estados Unidos, compete na NCAA Division II, South Atlantic Conference, e veio com a equipe ao Brasil para prepará-la para o campeonato americano.

Saiba mais sobre o ex-aluno da Univap:
http://www.lmunet.edu/athletics/soccer/camp-girls.shtml
http://lmurailsplitters.com/profile.asp?playerID=286

Vagas de Atendimento na Faculdade de Ciências da Saúde
Setor de Fisioterapia (Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia)


 

O Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Campus Urbanova, está com vagas abertas para o atendimento gratuito no setor de Fisioterapia (ortopedia, traumatologia e reumatologia).
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 17h20 às 21h.


Informações pelo telefone (12) 3947-1086
(Período da manhã)

Arraiá do CPS

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) organizou no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), dia 26 de junho, a festa junina para pacientes em atendimento nas clínicas de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Terapia Ocupacional.

 

O mês de junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região brasileira. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João.
Durante os festejos são organizadas as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

XIII Encontro Internacional Virtual Educa
Panamá 2012


 
O Prof. Me. Fernando Moreira, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e diretor da TV Univap, ministrou a palestra sobre o tema: Inovação Educativa com a utilização de canais temáticos de Web TV para fins didáticos, durante a realização do XIII Encontro Internacional Virtual Educa – Panamá 2012, realizado entre os dias 18 e 22 de junho.
Convidado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), o docente da Univap, além da palestra, apresentou o projeto desenvolvido pela TV Univap em conjunto com o canal IPTV da Universidade de São Paulo, que visa ao armazenamento e disponibilização de palestras e eventos para serem acessados pela Internet.
O evento reuniu mais de cinco mil pessoas, com diversas delegações, incluindo ministros de educação de vários países Latino-Americanos.

Exposição do CEN na Panasonic

As professoras do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Drª Nádia de Campos Velho, Mestra Karla Lopes e a Bióloga Edvana Toledo (foto), participaram, dias 4 e 5 de julho, do evento Eco Relay - Maratona Ambiental, apresentando os trabalhos realizados no Centro de Estudos da Natureza (CEN), nas dependências da empresa Panasonic do Brasil Ltda., em São José dos Campos, SP.

 

De acordo com Ester Gomes, da Divisão de Recursos Humanos da empresa, "a exposição da Univap, muito contribuiu para o sucesso do nosso evento que este ano teve como foco os temas Sustentabilidade e Biodiversidade. Por outro lado, o apoio técnico e pedagógico das profissionais foi fundamental para despertar o interesse tanto dos nossos colaboradores, quanto das crianças que visitaram a fábrica durante o evento", enfatiza.

Visita ao Reitor da Univap

 
O Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, recebeu no dia 21 de junho, a visita de algumas autoridades da Prefeitura de São José dos Campos, que estiveram na Universidade a fim de incrementar o relacionamento entre a Prefeitura e a Universidade no desenvolvimento conjunto das ações em prol da comunidade.
Estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Social, João Francisco Sawaya de Lima; o Secretário de Saúde, Danilo Stanzane Júnior e o Secretário de Relações do Trabalho, Ricardo Dinelli.
A equipe da Prefeitura foi recebida pelo diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha; pela Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa e pela responsável pelos programas de Bolsas de Estudo, Maria Helena Rios Ribeiro.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional
Aula Inaugural


 
O Prof. Dr. Paulo Romano Rechilian
Para dar início aos trabalhos do semestre junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional, a coordenadoria do curso convidou o Prof. Dr. Antônio Miguel Vieira Monteiro, para ministrar a aula inaugural, sob a temática: Cartografias do Invisível: Cidade e Complexidade.
Realizada no Auditório II do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, dia 8 de agosto, a partir das 14 horas, o conferencista convidado é doutor em Engenharia Eletrônica e Controle/Ciência da Computação, obtido no Centro de Ciências Espaciais (Space Science Centre) da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas (School of Engineering and Applied Sciences) da University de Sussex (The University of Sussex at Brighton) e atual pesquisador da Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde realiza estudos nas áreas de Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Geotecnologias em Estudos Urbanos; Bancos de Dados Geográficos e Engenharia de Sistemas Computacionais. Também coordena o projeto URBISAmazônia.

  Reintegração de Espécies na Natureza

 
O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Univap, antigo Criadouro Conservacionista, do Centro de Estudos da Natureza (CEN), localizado no Campus Urbanova, reintegrou de volta à natureza em seu habitat natural, trinta (30) aves, denominadas como Periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalmus) e um Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus), em junho deste ano.
A reintegração foi realizada com a presença da Polícia Militar Ambiental e contou também com a participação de alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA); do Biólogo Responsável pelo Cras, Prof. Dr. Frederico Lencioni, e pelo Técnico em Biologia, José Evaristo Merigo. O Cras na Univap está localizado junto ao Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais que agregam o Centro de Estudos da Natureza.
Essa volta dos animais à vida selvagem só é possível após a permanência deles por um determinado período de avaliação e reabilitação no Cras da Univap. Muitos chegam debilitados e são apreendidos em pontos de comércio ilegal ou capturados em áreas urbanas, trazidos pelo Ibama, Polícia Militar Ambiental ou pela Guarda Municipal.
O Lobo-Guará é uma das espécies da América Latina que mais correm risco de desaparecimento e o Periquitão-Maracanã, mesmo não sendo ameaçado de extinção, é uma ave muito procurada pelos traficantes para ser comercializada como animal de estimação.
Dias antes da reintegração dos animais reabilitados na Univap, o Técnico Merigo, acompanhou a soltura de 56 aves na cidade de Poconé, região do Pantanal Sul-Mato-Grossense, em uma atividade do projeto ASAS, em parceria com o Ibama -MS.

 
 
 
  Estágio no Hospital Albert Einstein

 

A aluna Hellen Golda Meir Ferreira Goldenstein, do curso de Biomedicina (5º período semestral - 3º ano), da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), realizou durante o período de férias (julho), um estágio (não obrigatório) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no Laboratório Clínico.
O Hospital Albert Einstein é uma das mais conceituadas instituições hospitalares da América Latina, reconhecida por reunir bons profissionais clínicos, de investir em tecnologia e de buscar sempre um atendimento mais humanizado.

 
 
 
  Encontro Internacional de Educação Não Formal e Formação de Professores

 
O Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes (foto), coordenador do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Univap, participou do Encontro Internacional de Educação Não Formal e Formação de Professores, realizado de 11 a 13 de julho, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, com apresentação do trabalho (oral), intitulado: "Subprojeto Pibid-Física da Univap: Educação Não Formal de Física e Astronomia".
O referido trabalho tem como base pedagógica a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino de Física e Astronomia, além da formação de futuros professores. Este trabalho descreve as atividades realizadas e os resultados obtidos até o momento pelo Subprojeto que vem sendo executado desde 2010, na Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, em parceria com as Escolas Estaduais Prof. Pedro Mazza e Dr. Pedro Mascarenhas de São José dos Campos e que conta com a participação de oito alunos de graduação da FEA/Univap.

 
 
 
  Contratação

 
 

 
 
 
  INIC

 
 

 
 
 
  Projeto Rondon

 
 

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Aniversário da FVE – 49 Anos

24 de agosto
Café da Manhã com a Presidência e Reitoria – Iniciativa dos Alunos do Curso de Odontologia da FCS

Horário: 8h

24 de agosto
Dia do Administrador - FCSAC

9 de setembro
Mutirão de Audiências de Mediação

Parceria: Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap e Procon

Horário: A partir das 13h30

Informações: (12) 3928-9837


11 de setembro
Dia do Rádio- FCSAC

25 de setembro
Jornada da Nutrição – FCS

Programação a definir

2 e 3 de outubro
Comemoração ao Dia das Crianças – Centro de Práticas Supervisionadas da FCS – Bloco 7

Horário: a partir das 8h


9 de outubro
Jornada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FCS

Programação a definir

8 e 9 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional – FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica – IP&D

Informações no site: www.univap.br

25 e 26 de outubro
IV Mostra Internacional de Vídeo Científico – FCSAC

Programação a ser definida

25 e 26 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista – FCS

25 de outubro
Dia do Radialista - FCSAC

7 de novembro
VIII Seminário "Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde" – Parceria: FCS e Ativia Saúde

Programação a definir

8 de novembro
Jornada da Biomedicina e Farmácia – FCS

Programação a definir

19 e 20 de novembro
Dia do Biomédico - FCS

20 de novembro
Dia Nacional do Design- FCSAC

25 de novembro
Avaliação de Conhecimento Integrado - FCS

26 de novembro
ExpoComArte - FCSAC

28 a 30 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – FCS

4 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas