167ª Edição - Ano V
De 25 de juho a 29 de julho/2012
 

I Escola de Inverno na Área de Biofotônica
(1st Brazilian Biophotonics Winter School)


O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizou, de 2 a 7 de julho, a I Escola de Inverno na área de Biofotônica (1st Brazilian Biophotonics Winter School), que ocorreu no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) – Campus Urbanova.

PhD Peter Lasch – Robert Koch
Institute Germany
 
Público
 
Vista parcial do IP&D – Exposição de
fabricantes de equipamentos

O evento contou com a participação de cientistas nacionais e internacionais, renomados nas mais diversas áreas da Biofotônica. Entre eles destacou-se o Dr. Michael Hamblim da Universidade de Medicina da Harvard (EUA), um dos maiores especialistas no estudo do tratamento do câncer com utilização da luz, por meio da técnica denominada Terapia Fotodinâmica (TFD). A Escola também contou com a participação de cientistas do Instituto Robert Koch da Alemanha, da Universidade de Michigan (EUA), do Colégio Imperial de Londres, da Universidade de São Paulo, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Univap, entre outros.

2º Asas do Vale do Paraíba - Clube de Modelismo Urbanova
Apresentação de aeromodelos atraiu grande público ao Urbanova


 
Nos dias 21 e 22 de julho, o CMU (Clube de Modelismo Urbanova) realizou na pista localizada no Campus Urbanova da Univap, a segunda edição do evento "Asas do Vale do Paraíba", como uma forma de divulgar a prática do aeromodelismo a toda a região. Cerca de 80 inscritos divididos nas modalidades: motor a gasolina, elétrico, avião a jato e helicóptero puderam demonstrar com muita habilidade ao público presente as diversas manobras e voos. "Nós queremos tornar essa prática mais conhecida, dar visibilidade a esse hobby tão apaixonante e esse encontro superou as expectativas" disse Júlio Cesar Micoli, organizador do evento.
Quem esteve por lá aprovou a performance dos participantes que surpreenderam com muita habilidade e profissionalismo. "Pratico aeromodelismo há 40 anos e essa modalidade vai além do voo. Há todo um envolvimento com a montagem dos aviões e muita pesquisa. É preciso acompanhar o desenvolvimento tecnológico" explicou João Cristiano Elias, 62 anos de idade.

5º Festival de Ginástica Rítmica

Os alunos do 7º período semestral (4º ano) do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) apresentaram, dia 28 de junho, a partir das 20 horas, coreografias sob o tema: "Viva as Diferenças", no 5º Festival de Ginástica Rítmica, coordenado pela Profª Ma. Paula da Matta. O evento, apresentado na quadra de esportes do Campus Urbanova, visa valorizar a formação acadêmica, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

   


15th International Planning History Society Conference

 
A aluna Monique Bruna Silva do Carmo, do 8º período de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA), bolsista de Iniciação Cientifica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com a orientadora Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, apresentaram durante a realização da 15th International Planning History Society (IPHS) Conference, de 15 a 18 de julho, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-Mackenzie) e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo (FAU-USP), em São Paulo, o trabalho científico intitulado: Study Of Gated Communities In The City Of Caçapava, SP: New Developments And Typologies.
O IPHS foi realizado pela primeira vez na América do Sul com objetivo de discutir o planejamento e a história mundial das cidades.

Ação Social - Arraiá no Lar de Idosos do Pio XII

Alguns alunos voluntários do 2º ao 4º ano do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizaram, dia 30 de junho, sob a orientação das docentes da Univap, Profª Mª Márcia Oliveira e Profª Mª Evanize Visigalli, de uma ação solidária junto ao Hospital Pio XII, intitulada: Ação Social - Arraiá no Lar de Idosos do Pio XII.
A atividade extracurricular possibilitou que os alunos colocassem em prática alguns conceitos aprendidos em sala de aula, como por exemplo, planejar, controlar e executar uma ação administrativa de caráter socioeducativo.

 

As primeiras tarefas desenvolvidas pelos alunos envolveram o planejamento e a organização das atividades, com a arrecadação de prendas para o bingo e guloseimas. Também organizaram o ambiente, prepararam e serviram os alimentos. De forma interativa, os alunos dançaram quadrilha e jogaram bingo com os idosos.

Ex-Big Brother Brasil Fernando Fernandes Visita a Univap

O atleta paraolímpico Fernando Fernandes acompanhado pelos atletas Evandro Bonocchi (Esporte adaptativo) e Pedro Oliva (Caiaque extremo), estiveram na Univap, dia 26 de junho, a fim de conhecerem os estudos científicos da Universidade na área da fisioterapia e o Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório-Motora.
Na Universidade, os atletas foram recebidos pelo coordenador do curso de Fisoterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, responsável por uma série de projetos de reabilitação em andamento na Universidade, entre eles a canoagem adaptativa.

   

O ex-BBB Fernando Fernandes sofreu, na manhã de 4 de julho de 2009, um trauma grave na coluna vertebral após um acidente de carro. Sempre apaixonado por esportes, praticava antes todos os que fossem possíveis. Após o acidente, com apenas três meses de lesão decidiu que participaria de uma corrida. Desde então os treinamentos foram voltados para esse objetivo, paralelamente com a fisioterapia, pois da busca pela independência funcional de seus movimentos, sem dúvida, predomina.

Projeto de Integração Direito e Sociedade I

A Faculdade de Direito (FD) apresentou, dia 23 de junho, a partir das 9 horas, no Salão Nobre do Campus Centro, a Exposição de Artigos de Iniciação Científica referentes ao Projeto de Integração Direito e Sociedade I, sob a coordenação dos docentes Prof. Dr. Antonio Carlos Machado Guimarães, Prof. Dr. Maurício Martins Alves e Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino.
Os alunos das turmas de 1º período semestral dividiram-se em grupos e desenvolveram artigos que seguiram o tema: Cultura de fato e cultura de direito: o bacharelismo na construção de uma ordem estamental no Brasil - e focaram questões pontuais para a compreensão da realidade socioeconômica, política e cultural brasileira.

   

Entre outros objetivos, o Projeto busca oferecer um ensino interdisciplinar com ênfase na relação teoria e prática e ao mesmo tempo capacitar o aluno ingressante para uma compreensão sólida da cultura e sociedade brasileira. As atividades relativas ao Projeto possibilitam ainda desenvolver o espírito crítico a partir de uma compreensão mais ampla do campo do Direito e ao mesmo tempo incentivar o estudante a ampliar o gosto pela leitura e pesquisa acadêmica.

Visita ao CEN

 


O Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN), localizado no Campus Urbanova, onde as pesquisas do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) são realizadas, recebeu dia 11 de junho, no período da manhã, a visita de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacyra Vieira Baracho, de São José dos Campos.

Avaliação de Conhecimentos Integrados

 
Com o objetivo de avaliar a integração e a absorção interdisciplinar dos conteúdos apresentados ao longo dos semestres de cada curso, a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) implantou no semestre passado a Avaliação de Conhecimentos Integrados (ACI), aplicada no dia 18 de Junho. O conceito obtido na ACI representou 40% da nota final referente ao 2° bimestre. Além dos objetivos já citados, a Direção e coordenadores pretendem aferir a capacidade do aluno em interpretar textos, buscando preparar os discentes para um desempenho profissional de nível elevado. Segundo a Diretora da FCS, "a avaliação da absorção dos conhecimentos constitui um grande desafio para a gestão da educação em todos os níveis". Acrescenta ainda que este foi um passo elaborado e implementado visando a meta institucional estabelecida, que é a excelência acadêmica. O processo deverá ser continuamente analisado para possibilitar aprimoramento e aperfeiçoamento em sua execução.E já está agendada para o dia 26 de Novembro a aplicação da ACI para o 2° semestre.

Festival Univap de Dança 13ª Edição
Ícones... Tatuando Revoluções Humanas


 
O curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou, dia 17 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a 13ª Edição do Festival Univap de Dança, que este ano trabalhou o tema: Ícones... Tatuando Revoluções Humanas.
O tema buscou destacar as pessoas que influenciaram de alguma forma a história humana através da filosofia, artes, cultura, entretenimento e ações cotidianas.
O objetivo do evento anual é propiciar espaço para vivência, socialização e apreciação da arte da dança, enquanto conteúdo da cultura corporal de movimento e, ao mesmo tempo, ser objeto de estudo na área da educação física.
Os alunos que participaram do Festival foram separados em quatro grupos, totalizando 120 estudantes, todos do Campus Urbanova de São José dos Campos, que estudam nos períodos: noturno e matutino.
Também foram apresentadas as coreografias das seguintes equipes convidadas: Monique Paes Studio de Dança, Grupo Corpus, Academia Priscila Motta, CBS Dance Factory e Grupo Danç Art.
As danças foram assistidas por 600 pessoas que tiveram a oportunidade de apreciar os resultados dos processos educativos sobre a coreografia, marcações de palco, mapas de iluminação, sonoplastia, entre outros.
Como destaques na atuação como bailarina e bailarino, os prêmios foram concedidos aos alunos Priscila Schiavinato e Arthur de Melo Duarte. A melhor coreografia foi para a turma B do matutino/Campus Urbanova, com a apresentação: A Magia do Circo.
A renda obtida com a venda dos ingressos foi revertida em doações para as entidades: Lar São Vicente de Paulo e para a Cruzada Paroquial de Assistência – Casa dos Meninos e Casa das Meninas, ambas de São José dos Campos.

Laboratório de Parasitologia e Biotecnologia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap


 
A Univap possui no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Campus Urbanova, o Laboratório de Parasitologia e Biotecnologia sob a coordenação dos doutores Josane Mittmann e Marco Antônio de Oliveira, e que realiza estudos voltados para o tratamento da leishmaniose tegumentar. Essa patologia compreende um grupo de doenças crônicas causadas por diferentes protozoários do gênero Leishmania. Representa um importante problema de saúde pública com cerca de 12 milhões de pessoas infectadas no mundo, segundo estimativas de 2010 da Organização Mundial da Saúde (WHO, 2010), sendo o Brasil o país de maior ocorrência na América Latina.
As pesquisas envolvem a avaliação de compostos fotossensíveis para o uso no tratamento dessa patologia através da terapia fotodinâmica. Esta linha de pesquisa conta com colaboração direta da doutora Maria Angélica Gargione Cardoso, responsável pelo Laboratório de Imunologia e do doutor Milton Beltrame Júnior, do Laboratório de Química Orgânica. Encontrar novos tratamentos é um grande desafio e necessário, já que os tratamentos convencionais geram muitos efeitos colaterais indesejáveis, são caros e muitas cepas de leishmania vêm se tornando resistentes ao glucantime utilizado como tratamento de primeira escolha.

Professor da FCSAC recebe prêmio por campanha publicitária

 
O Prof. Esp. Eduardo Spinelli de Araujo, do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), diretor proprietário da agência Molotov Propaganda, foi premiado em duas categorias com o Prêmio Lettering de Comunicação 2012, realizado no dia 24 de maio, em São José dos Campos.
A peça "Realidade Aumentada" foi a vencedora na categoria "Comunicação de Massa – Impresso – Anúncio", considerada o primeiro anúncio em realidade aumentada do Vale do Paraíba. O case VFC – Vale Fighting Championship recebeu o 2º lugar na categoria "Comunicação Integrada".
A premiação é uma iniciativa da Revista Lettering, que busca promover o reconhecimento dos talentos regionais e colaborar com o fortalecimento do mercado da comunicação regional.
"Estamos duplamente felizes: primeiro por ganhar um prêmio aqui no Vale e segundo por vencer com uma peça digital, que utiliza uma tecnologia inovadora e pouco difundida no interior paulista", revela Fernando Griskonis, sócio e diretor de contas da Molotov e ex-aluno da Univap.

Confira a peça premiada: http://www.molotovpropaganda.com.br/portfolio/realidade-aumentada/

Curso de Confeitaria

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), realizou, de 28 de junho a 3 de julho, o curso de Confeitaria, aos interessados em se aperfeiçoarem na arte culinária.
As técnicas refinadas de confeitaria foram abordadas pelo Chef Eduardo Romano, especialista em confeitaria e panificação, com formação no Brasil e Inglaterra, que possui mais de 12 anos de carreira e experiência internacional.
O curso, com 8 horas de duração, foi realizado em dois dias e os participantes receberam apostila completa com receitas, dicas e certificado de conclusão.

   


Participe do 1º Prêmio SFX de Literatura 2013

 
O 1º Prêmio SFX de Literatura 2013 promovido pela JAC Editora em parceria com a Univap, academias de letras de São José dos Campos e Jacareí e Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV), aberto a escritores e interessados da região e de outros estados do Brasil, visa reconhecer e valorizar o escritor regional, além de descobrir novos talentos da literatura.
Serão premiados os 15 melhores contos e poesias, que serão publicados em livro a ser lançado durante o Festival da Mantiqueira de 2013. As inscrições dos trabalhos poderão ser feitas de 25 de maio a 31 de dezembro de 2012. A seleção será feita entre janeiro e março, com os premiados sendo divulgados em abril.
As inscrições devem ser feitas com o preenchimento de ficha e o envio do material para o endereço da JAC Editora (Rua São Paulo, 218, Vila Maria – CEP 12.209-430 – São José dos Campos – SP). O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.jac-editora.blogspot.com. Mais informações pelo telefone 3928-1555.

  Música na Univap

 
 

 
 
 
  Pós-Graduação na Univap

 
 

 
 
 
  Curso de Especialização em Direito

 
 

 
 
 
  Semana Jurídica

 
 

 
 
 
  Rondon

 
 

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Jornada da Odontologia


Programação: http://www.saojosedoscampos.com.br/jou/programacao.html


De 14 a 16 de agosto
Festa à Fantasia − Personagens da História
Comemoração aos 40 Anos do Curso de História da Univap


Organização: Ágora - Diretório Acadêmico de História

Contato: agora_d_a@hotmail.com

Horário: 22h

Local: Rua 2, nº 60 − Sol Nascente − Bairro Vista Linda

Apoio: Univap/Faculdade de Educação e Artes (FEA)

18 de agosto
Aniversário da FVE – 49 Anos

24 de agosto
Café da Manhã com a Presidência e Reitoria – Iniciativa dos Alunos do Curso de Odontologia da FCS

Horário: 8h

24 de agosto
Dia do Nutricionista – FCS

31 de agosto
Mutirão de Audiências de Mediação

Parceria: Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap e Procon

Horário: A partir das 13h30

Informações: (12) 3928-9837


11 de setembro
Jornada da Nutrição – FCS

Programação a definir

2 e 3 de outubro
Comemoração ao Dia das Crianças – Centro de Práticas Supervisionadas da FCS – Bloco 7

Horário: a partir das 8h


9 de outubro
Jornada da Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FCS

Programação a definir

8 e 9 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional – FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica – IP&D

25 e 26 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista – FCS
25 de outubro
VIII Seminário "Gestão e Estratégias de Pessoas na Saúde" – Parceria: FCS e Ativia Saúde

Programação a definir

8 de novembro
Jornada da Biomedicina e Farmácia – FCS

Programação a definir

19 e 20 de novembro
Dia do Biomédico - FCS

20 de novembro
Avaliação de Conhecimento Integrado - FCS

26 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) – FCS

4 de dezembro
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas