166ª Edição - Ano V
De 18 a 24 de junho/2012
 

10º Congresso Saúde e Qualidade de Vida - Cone Leste Paulista

 
Dr. Evilásio, Dr. Jair, Drª Emília e Drª Elizabeth, na abertura
do Congresso
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizou, de 12 a 14 de junho, o 10º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista, no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade em São José dos Campos.
Este ano o tema principal do Congresso foi sobre políticas públicas em saúde com enfoque nos problemas ocasionados pelo uso de drogas não lícitas.
Na abertura do evento estiveram presentes o Reitor da Universidade, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, o Psicanalista da Fazenda da Esperança, de Guaratinguetá, Dr. Evilásio Vieira, a Presidente do Congresso e Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa e a Profª Drª Elizabeth Moraes Liberato, como mediadora da mesa-redonda.
O Reitor, ao dar boas-vindas aos participantes na abertura oficial do evento, frisou a importância dos estudantes estarem frequentando o ambiente científico e como o conhecimento pode mudar o pensamento do ser humano. Disse ainda que a Escola tem a obrigação de conhecer a figura humana e estimulá-la sempre para focar em coisas belas que tem, porque a beleza ajuda a recuperar a autoestima e as futuras escolhas.

Mostra: Brasil Utópico

Os alunos da 7ª turma (4º ano) do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, vinculados ao trabalho da disciplina: Pesquisa, Projetos e Produção Interdisciplinar em Arte Educação IV, sob a orientação do Prof. Dr. José Oswaldo Soares de Oliveira, apresentaram, de 13 a 20 de junho, a Mostra: Brasil Utópico. A referida Mostra teve por objetivo apresentar perspectivas de futuro sob a ótica dos estudantes, a partir dos estudos desenvolvidos em sala de aula.

Vista parcial do campus aquarius
 
Túnel com código de barra

Os alunos se organizaram em equipes, discutiram dimensões conceituais sobre o tema utopia e formas para materializar as ideias em obras concretas.

Diretoria da AASJC em Visita à Faculdade de Direito da Univap

Dr. Luiz Fernando, Dr. Pêgas, Dr. Sérgio, Dr. Amin e Dr.
Leonardo
 
Membros da Diretoria e do Conselho Diretor da Associação dos Advogados de São José dos Campos, AASJC, Gestão 2011/2013 - Dr. Luiz Carlos Pêgas (Presidente), Dr. Luiz Fernando Faria de Souza (Secretário), Dr. Jurandir Aparecido de Mattos (Tesoureiro), Dr. Amin Assad Filho (Conselheiro) e Dr. Leonardo Cedaro (Conselheiro) visitaram, no último dia 13 de maio, o novo Diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, a fim de desejar-lhe sucesso em sua gestão.
A AASJC colabora no desenvolvimento do município dando suporte e participando de programas de ação social, colaborando com distintas organizações públicas e oferecendo orientação jurídica gratuita. Os investimentos sociais promovidos pela AASJC têm crescido a cada ano e atendem a um número cada vez maior de pessoas, de forma a diminuir as distâncias sociais entre elas.

Concurso de Gastronomia da Faculdade da Terceira Idade

A coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade, em parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), organizou um Concurso de Gastronomia, em que dez alunos se inscreveram para a elaboração de uma receita caseira.

As receitas desenvolvidas pelas alunas da FTI
 
O Chef Rodrigo e as alunas no final do Concurso

O concurso foi realizado dia 11 de junho, a partir das 14h, nas instalações da FCS, no Campus Urbanova e avaliado por três profissionais de Gastronomia.
As três melhores receitas foram contempladas com um jantar oferecido pelo Barbaresco do Vale Sul (1º lugar); Almoço no Baby Bife (2º lugar) e um Café da Manhã no Maison Du Sabor (3º lugar).

Palestra sobre Arqueologia

O Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) recebeu, dia 15 de junho, no Auditório do Campus Aquarius, o coordenador científico do Projeto Arqueológico Sítio Francisco, Prof. Dr. Wagner Gomes Bornal, que ministrou uma palestra aos alunos, sobre o tema: Arqueologia - uma abordagem inter e transdisciplinar.
O Sítio Arqueológico São Francisco compõe-se de elementos arquitetônicos que evidenciam uma unidade produtiva implantada sobre terraços construídos. Apresenta alguns vestígios de edificações, sistema de captação de água, estradas, bolsões de cultura agrícola e áreas de descarte de material, dentre outros.
O objetivo da palestra foi mostrar a Arqueologia como base para estudos técnicos voltados para a licenciatura e para a educação patrimonial.

O Arqueólogo, Prof. Bornal
 
A coordenadora do Curso de História,
Profª Drª Valéria Zanetti
 
Vista parcial do Auditório no Campus Aquarius

O pesquisador tem um trabalho de recuperação da história material de civilizações pré-cabralina, colonial e imperial no Vale do Paraíba.
A palestra foi uma oportunidade de apresentar à comunidade acadêmica e outros interessados, as possibilidades de desenvolvimentos de projetos junto ao Laboratório de Arqueologia a ser criado naquela Faculdade.
O Sítio Arqueológico São Francisco localiza-se na Praia da Figueira, inserido no Parque Estadual da Serra do Mar, na cota altimétrica 270. Seu acesso se dá pela Rodovia Caraguá-São Sebastião, aproximadamente seis quilômetros do centro administrativo do município. Atualmente é permitida a visitação mediante autorização da Secretaria de Cultura e Turismo e acompanhamento por monitor credenciado.

1º Encontro do Grupo de Astroquímica e Astrobiologia

 
Alunos e professores da Univap organizaram, dia 15 de junho, no Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova, o 1º Encontro do Grupo de Astroquímica e Astrobiologia.
Na ocasião do Encontro foram realizadas cinco palestras de revisão, sendo duas proferidas pelos coordenadores do Grupo, o Prof. Dr. Sergio Pilling e a Profª Drª Diana Andrade, e as outras três pelos estudantes de Pós-Graduação, Williamary Portugal, Alexandre Bergantini e Antonio de Morais.
Outros temas foram abordados no Encontro, entre eles, técnicas laboratoriais de Espectroscopia no Infravermelho e Espectrometria de Massas, além das simulações de apresentações de trabalhos por estudantes de Iniciação Científica. Saiba mais sobre este Grupo: http://www1.univap.br/gaa

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite

 
Os alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) participaram, dia 16 de junho, da campanha de vacinação contra a Poliomielite realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Parque Interlagos, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos.
Foram vacinadas, aproximadamente, 150 crianças com menos de cinco anos de idade.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que vitima, principalmente, crianças de até cinco anos. É transmitida por um poliovírus que se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até causar a morte, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

Fonte: Coordenadoria do Curso de Enfermagem/FCS

Palestra: A Influência Italiana nas Artes Brasileiras

 
O Eng. Gianfranco Asdente, o Diretor Cultural da FCCR,
Eng. José Roberto Cannizza Filho e a Prof.ª Mayra Laudanna

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), no encerramento das atividades do Momento Itália-Brasil, realizou, dia 13 de junho, no Auditório da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Campus Aquarius, às 19h30, a palestra "A Influência Italiana nas Artes Brasileiras", pela Prof.ª Dr.ª Mayra Laudanna.
A palestra, aberta à comunidade e direcionada aos alunos dos Cursos de História e Artes Visuais da FEA, foi realizada em parceria entre a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e a Universidade do Vale do Paraíba, por intermédio do Setor de Cultura e da Faculdade.
A palestrante Mayra Laudanna é graduada em Educação Artística e Pedagogia, mestre (1990) e doutora (1997) em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, sendo que parte de seu doutorado foi realizado na Freie Universität de Berlim. Tem experiência na área de artes, pintura, escultura, gravura e dedica-se aos estudos teóricos e históricos sobre gravura e escultura brasileiras.

Projeto Intergeracional 2012 em Campos do Jordão

 
A Faculdade da Terceira Idade Univap, Núcleo de Campos do Jordão, iniciou em junho deste ano os preparativos para o Encontro Intergeracional que será realizado em agosto de 2012.
O Projeto Intergeracional tem por objetivo integrar jovens alunos e idosos para que juntos possam debater questões importantes, como qualidade de vida, preservação ambiental, educação, entre outros temas relevantes.
O primeiro encontro de integração entre as duas gerações foi realizado dia 14 de junho, com a participação dos alunos da Faculdade da Terceira Idade de Campos do Jordão e do Colégio Univap Platanus, quando os presentes puderam se conhecer e participar de um pequeno coquetel.
O evento a ser realizado em agosto desenvolverá o estudo da cultura brasileira, com a realização de palestras, dinâmicas de grupo e filmes.
O resultado dos trabalhos será uma produção artística que será criada e apresentada pelos dois grupos em data a ser definida, posteriormente.
Informações:(12) 3668-9272

Prevenção Odontológica
Ministério Amor e Vida


 
Caio Bruno, aluno do 10º período semestral do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), ministrou uma palestra de orientação sobre a importância da higiene bucal, da boa alimentação e da necessidade de consultar regularmente um dentista, aos participantes das atividades promovidas pelo Ministério Amor e Vida, dia 26 de maio (sábado), das 8h às 15h, na Igreja Batista Via Norte - Jardim Telespark, em São José dos Campos.
O Ministério Amor e Vida busca reunir profissionais de todas as áreas (dentistas, médicos, oftalmologistas, pedagogos, cabeleireiros, professores, artesãos, estudantes e outros voluntários) para que em conjunto possam realizar mensalmente atendimentos à população de comunidades carentes de recursos humanos e financeiros.

Atleta Ironwoman é Funcionária do Parque Tecnológico Univap

A engenheira de planejamento do Parque Tecnológico Univap e atleta Elizabeth Marques Cossa, concluiu, com sucesso, no último dia 27 de maio, em Florianópolis, a competição de Triathlon, conhecida como Ironman Brasil.
Sob a supervisão técnica de Sanderson Palma, ex-aluno do Curso de Educação Física/FEA/Univap, Elizabeth disse ao Informativo Diálogo que o estímulo a participar desse desafio foi conhecer os Ironman's e admirá-los pelo perfil corajoso, gestor e disciplinado. São fortes mentalmente, profissionalmente e fisicamente. Ela disse ainda que completar essa competição não é uma tarefa fácil, só mesmo sendo de ferro, e por isto leva esse nome.

 

"É a distância máxima da modalidade triathlon quando se fala em executá-lo de forma sequencial durante o mesmo dia. São 3.800 m de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Os atletas largam às 7h da manhã e tornam-se Ironman's se conseguirem percorrer a distância total até a meia-noite. Completei o percurso em 14horas, 12minutos e 37segundos de prova, tornando-me uma Ironwoman".
Dos aproximados 2 mil atletas participantes, 90% são pessoas comuns que trabalham 8 horas diárias além de todas as atribuições familiares.

Apresentação de Trabalhos na Disciplina de Fisiologia Humana

 

No encerramento semestral da disciplina de Fisiologia Humana, do curso de Odontologia, da Faculdade de Ciências da Saúde, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Raduan Hage, os alunos do 1º período semestral (1º ano) apresentaram como trabalho complementar maquetes referentes aos sistemas cardiovascular e nervoso, enfatizando os aspectos morfofuncionais desses sistemas. O trabalho realizado em equipes foi apresentado oralmente no dia 11 de junho, e conta como uma das notas na avaliação bimestral da referida disciplina.

I Fórum Intersetorial de Monteiro Lobato 2012

 
A Profª Ma. Débora Guedes, da disciplina de Gerontologia do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participou do I Fórum Intersetorial de Monteiro Lobato 2012 - Violência ou Paz: Responsabilidade de Todos (as) - organizado pela Prefeitura do Município.
Durante o Fórum, a docente da Universidade foi convidada a ministrar uma palestra sobre o tema: Violência Contra Pessoa Idosa, e fez parte de uma mesa de debates, sobre violência contra crianças, adolescentes e as mulheres.
Em sua palestra, a Profª Débora pontuou os diferentes tipos de violência e as formas de agressão mais comuns sofridas pelos indivíduos. Frisou a importância da família, da sociedade e a legislação que legitima os direitos da pessoa idosa.
O Fórum teve como principal objetivo fomentar a discussão acerca de violência, incentivando a cultura de paz, no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Capacitação: Amamentação Materna

 


Os alunos de diferentes períodos do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizaram dia 30 de maio, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos, Programa Materno Infantil, sob coordenação geral da Drª Mônica Cotta Pereira, uma capacitação sobre a importância das campanhas sobre a amamentação materna. A referida capacitação foi realizada das 8h às 12h, na Câmara Municipal de São José dos Campos.

INIC 2012



I Brazilian Biophotonics Winter School



Conheça a Univap



  Agenda de Atividades Acadêmicas e Eventos na FVE/Univap - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de junho
Congresso Internacional de Sustentabilidade – Consus 2012

(Evento Extensivo à Conferência Rio + 20)

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova
Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova

Horário: Das 13h às 18h

Inscrições e Informações: (12) 3934-1859 ou (12) 3939-7987

Site: www.isonet.com.br

27 a 29 de junho
I Brazilian Winter School 2012

Responsáveis na Univap:
Dr. Airton Martin/Dra. Juliana Ferreira
IP&D, – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
Av. Shishima Hifumi, 2911- São José dos Campos – SP

Tel: (12) 39471165

Fax: (12) 39471149

E-mail: biophotonics2012@univap.br

Site: www.univap.br

1 a 6 de julho
2º Asas do Vale do Paraíba

(Encontro de Aeromodelistas e Helimodelistas)

Realização: Clube de Modelismo Urbanova "José Manoel Pinho"
Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Urbanova – Univap

O evento segue as normas da Confederação Brasileira de Aeromodelismo (COBRA)

Demonstrações de Aviões, Helicópteros e Jatos
Horário: das 8h às 18h

Informações: c.m.u_sjc@hotmail.com

Apoio: Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

21 e 22 de julho
Festa à Fantasia − Personagens da História
Comemoração aos 40 Anos do Curso de História da Univap


Organização: Ágora - Diretório Acadêmico de História

Contato: agora_d_a@hotmail.com

Horário: 22h

Local: Rua 2, nº 60 − Sol Nascente − Bairro Vista Linda

Apoio: Univap/Faculdade de Educação e Artes (FEA)
18 de agosto
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.
Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas