165ª Edição - Ano V
De 4 a 17 de junho/2012
 

Alunos de Administração do Campus Platanus Concluem Projeto
Tarde de Lazer no Horto


Os alunos do 3º período do Curso de Administração - Campus Platanus - da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em Campos do Jordão, realizaram, dia 2 de junho (sábado), as atividades programadas no projeto "Tarde de Lazer no Horto".
O evento planejado durante quase dois meses foi desenvolvido para promover a alegria e a descontração aos idosos residentes no Asilo Lar do Outono, situado na cidade de Campos do Jordão.

 

Os alunos empenhados nos preparativos para dar início à Tarde de Lazer no Horto Florestal, às 2 horas da tarde, foram divididos em cinco equipes: Gestão, Organização, Recreação, Patrocínio e Alimentação, seguindo sempre o lema: "Pessoas de espírito jovem, jamais envelhecem".

Uniexpo Vale

Uniexpo
 
A Univap participou da IV Exposição Teenager de Universidades e Profissões no Vale do Paraíba (Uniexpo Vale), realizada dia 2 de junho, nas instalações do Colégio Anglo Cassiano Ricardo – Jardim Esplanada, em São José dos Campos.
O evento, organizado pela Teenager Assessoria Profissional, reuniu centenas de estudantes de escolas públicas e particulares da região, que puderam participar de palestras, workshops e se interarem sobre as diversas profissões, saber detalhes sobre o mercado de trabalho na área de interesse e esclarecer dúvidas.
Durante o evento as atividades foram desenvolvidas para alunos, educadores e pais, sob os temas: Vou escolher minha profissão, e agora? Boa postura nos estudos; Geração Y e as profissões do futuro; Intercâmbio cultural – desenvolvimento pessoal e investimento profissional; A importância da comunicação verbal para jovens conectados; Escola Y – Redefinindo conceitos da educação; Comunicação assertiva: instrumento para o sucesso entre professores e alunos, pais e filhos; Andragogia para escolas; Meu aluno/filho chegou à adolescência, e agora?

Fórum Eleições 2012 – Legislação, Campanha e Voto

 
Vista parcial do Teatro Univap
A Universidade cedeu o Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, localizado na Faculdade de Direito, Campus Centro, para a realização do Fórum Eleições 2012 – Legislação Campanha e Voto, uma iniciativa da Associação Paulista de Jornais (APJ), Rede Paulista de Jornais (RPJ) e da Ordem dos Advogados do Brasil/SP (OAB/SP), e realização do Jornal O Vale, da Associação dos Advogados, Bacharéis e Acadêmicos de Direito do Vale do Paraíba (Aavale) e da Faculdade de Direito da Univap.
Dois renomados especialistas nas áreas de Marketing e Direito Eleitoral foram convidados pelos organizadores do evento.
Marco Iten falou sobre "Marketing Político e Comunicação Eleitoral", com orientações importantes para a relação entre o candidato e seus potenciais eleitores. Falou também sobre o "Planejamento da comunicação da campanha", "Marketing digital, redes sociais e assessoria de imprensa" e "Pesquisa eleitoral: como ler e interpretar a pesquisa em prol à sua campanha".

Palestra, Exposição e Dança no Curso de Educação Física
Faculdade de Educação e Artes


 
A Profª Ma. Paula Da Matta e os alunos do 5º período semestral (noturno) do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), convidaram o Pró-Reitor de Integração Universidade-Sociedade, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, para ministrar uma palestra dia 1º de junho, às 19h30, sobre o tema: Cidadania.
Os organizadores também aproveitaram a oportunidade para prestar uma homenagem ao Prof. Teixeira, pelos 20 anos de contribuição ao crescimento da Universidade e pelas diversas atividades desempenhadas na área educacional.
Uma exposição sobre a paixão pelo futebol e apresentação de dança de salão (tango e gafieira) também fizeram parte da programação.

   

Revisão de Classificação dos Empregados da FVE
1ª Fase


O Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa, convidou os responsáveis pelos diversos setores da Fundação e de suas Mantidas para uma reunião, dia 29 de maio, no Auditório da Biblioteca Central, a fim de explicar de que forma foram realizados os estudos para a primeira fase da correção da classificação salarial dos empregados do Corpo Docente e Técnico-Administrativo.
Na abertura da reunião, o Presidente ressaltou a importância da presença das chefias para que elas fossem multiplicadoras das informações ali expostas a fim de se alcançarem as dimensões necessárias. Outro pedido foi em relação ao comprometimento e empenho de todos nesta nova fase de adaptação e de transformação do modus operandi da FVE. Informou ainda que, devido à limitação de recursos, foi necessário estabelecer prioridades para atendimento das diversas demandas.

 


Treinamento de Brigada de Incêndio

 
Cerca de 170 funcionários da Fundação Valeparaibana de Ensino e de suas mantidas (Escolas, Colégios, Universidade e Parque Tecnológico) participaram, dias 1º, 6, 11, 15, e 22 de junho, em Mogi das Cruzes, de um curso para brigada de incêndio, atendendo às exigências da Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que estabelece as condições mínimas para a formação, treinamento e reciclagem da brigada de incêndio para atuação em edificações e/ou áreas de risco, enquadradas no Decreto Estadual nº 46.076/01.
Os critérios levados em consideração para a seleção dos 172 funcionários da Instituição considerou a sua permanência na edificação durante o seu turno de trabalho; experiência anterior; possuir boas condições físicas e saúde, bem como o conhecimento das instalações.

Semana da FCSAC 2012

 
Os palestrantes José Renato Siqueira Junior e Adalberto
Franchin acompanhados da Vice-Reitora, Profª Drª Sandra
Costa, do Prof. Luiz Lima (FCSAC) e do Diretor da FCSAC
Prof. Dr. Manoel Otelino
Com nove palestras, mesa-redonda, maratona de programação, show musical, desfile de moda e peça de teatro, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizou, de 29 a 31 de maio, a Semana FCSAC.
Realizada anualmente, a Semana tem o objetivo de promover maior integração entre os cursos, o mercado de trabalho e outros setores que possuem vínculos com os cursos da Faculdade.
A palestra de abertura, dia 29, foi proferida pela Vice-Reitora, a Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, com a participação de alunos, docentes e convidados. Em sua palestra, a Profª Sandra falou sobre a imagem institucional da Univap e as novas perspectivas para a Instituição decorrentes das mudanças que estão acontecendo da Universidade.

Alunos da Univap produzem e lançam filme

Palestra com Auira Ariak
 
Os alunos dos Cursos de Rádio e TV (3º ano) e de Jornalismo (4º ano) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) uniram-se na produção e divulgação da estreia do filme: O Camafeu.
O roteiro do filme, escrito pelo aluno Deyvid Willian, está sob a Direção Geral da Profª Claudia Pimentel e Supervisão Técnica do Prof. Felipe Soriano.
O filme conta a história da menina Maria, que teve um amor mal resolvido no passado com João, pessoa de quem ela teve que se separar ainda na infância. O destino pregou uma peça nos dois e ele reapareceu depois de 20 anos, mas como um assassino contratado para matá-la.
A produção de todo o filme foi realizada pelos alunos do 3º ano do Curso de Rádio e TV e a divulgação organizada pela Seta Comunicação, uma agência criada pelos universitários do 4º ano de Jornalismo.

Parceria ICBEU e a Faculdade da Terceira Idade Univap

 
Para aprimorar o conhecimento dos alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap – Núcleo de São José dos Campos, o Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos (ICBEU), ofereceu um curso de Inglês para 12 alunos, sendo que um deles, se sorteado, receberá uma bolsa integral de estudos. As aulas em caráter experimental tiveram início em junho e as definitivas iniciam-se em agosto.
A Faculdade da Terceira Idade Univap considera esta parceria extremamente importante pelo constante incentivo às ações culturais realizadas na região e apoiadas pelo ICBEU.
A Univap atualmente mantém a Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos, em Caçapava e em Campos do Jordão, totalizando mais de 800 alunos. O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap é destinado a pessoas com idade a partir de 45 anos e oferece dois cursos distintos: o CEAC (Curso de Extensão e Atualização Cultural) para iniciantes e o CEATI (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade) para os alunos veteranos.

Palestra Sobre Higiene Pessoal

 



Os alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizaram, dia 18 de maio, uma palestra sobre Higiene Pessoal para setenta estudantes entre 13 e 16 anos de idade, do Ensino Regular, da Escola Estadual Marilda Ferreira de Brito Barros Pereira, localizada no Vale dos Pinheiros, em São José dos Campos.

Aluno da Univap Recebe Troféu no Prêmio Lettering de Comunicação

 
O aluno Thiago Monteiro Luz (ao centro), do último ano do Curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, sócio- proprietário da Agência Árvore Propaganda & Marketing, recebeu o troféu no Prêmio Lettering de Comunicação, na categoria Comunicação de Massa – Rádio/Spot, sob o título: Conexão Fashion Girl e o Papai Noel.
A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada no último dia 24 de maio, no Espaço Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, com a presença de 400 pessoas. Ao todo, foram concedidos 25 prêmios, em diversas categorias, para os profissionais do jornalismo, da publicidade e das relações públicas, além de uma honraria pelos investimentos da empresa no setor de comunicação.

Univap na Semana do Meio Ambiente

Os alunos, a coordenadoria e professores do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap que realizam suas pesquisas junto ao Centro de Estudos da Natureza (CEN) que agrega o Borboletário, o Serpentário e o Viveiro de Plantas Medicinais - participaram da Semana do Meio Ambiente 2012, realizada de 3 a 5 de junho, no Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque da Cidade.

   

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, envolveu uma série de atividades educativas, culturais e de lazer, dedicadas à promoção do conhecimento e da reflexão sobre o meio ambiente.
A programação envolveu atividades para toda a família, integrando exposições, palestras de sustentabilidade, oficinas ecológicas, jogos e brincadeiras, apresentações teatrais, sessões de vídeo, shows musicais, de interpretação e contato com a natureza.
O tema da edição deste ano, "Natureza a serviço da vida", procurou despertar o olhar da sociedade para a importância dos serviços ambientais prestados silenciosamente pela natureza, dos quais depende-se para sobreviver e ter qualidade de vida, tais como: a regulação de gases (produção de oxigênio e sequestro de carbono), as belezas cênicas, a conservação da biodiversidade, a proteção de solos e a produção de água.

Café da Manhã Interativo

 
Alunos do Curso de Odontologia e funcionários da Univap combinaram realizar um café da manhã dia 1º de junho (sexta-feira) na Cantina Unigalera, no Campus Urbanova.
A equipe da Cantina, Júlio e Daniel, organizaram a mesa e providenciaram o café e o leite, e os participantes trouxeram bolos, pães caseiros, bolachas e doces. Esta primeira reunião interativa, alegre e recreativa, estimulou a todos os presentes a organizarem após as férias, um café da manhã mais amplo. A previsão é que ele ocorra em agosto, com a participação do Presidente da Fundação, do Reitor da Univap, da Diretora da Faculdade ou outras Faculdades, alunos de cursos diversos e funcionários de vários setores.

4ª Maratona de Programação

A coordenadoria do Curso de Ciência da Computação, professores e alunos, realizaram, dia 30 de maio, a 4ª Maratona de Programação.
O evento tem por objetivo ampliar a convivência dos alunos dos cursos de computação, prepará-los e selecioná-los para competições regionais classificatórias e para as finais mundiais do concurso de programação da ACM International Collegiate Programming Contest.

 

Participaram da Maratona na Univap, 18 duplas, com alunos dos Cursos de Ciência da Computação (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação) e Engenharia de Computação (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo).

Resultados do VIII Campeonato Interno de Educação Física (CIEF 2012)

A coordenadoria do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizou, dia 30 de maio, nos período da manhã e da noite, a cerimônia de entrega de medalhas e troféus às equipes participantes do VIII Campeonato Interno de Educação Física (CIEF 2012).
O objetivo do CIEF é ampliar o conhecimento dos alunos em organização de competições e de eventos esportivos, bem como no bom desempenho de arbitragens.

 


Processo Seletivo Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia Mestrado e Doutorado

 
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap está com as inscrições abertas para a seleção de interessados em ingressar nos Programas de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia.
As inscrições poderão ser feitas de 11 de junho a 30 de julho, na Secretaria da Pós-Graduação, localizada no Prédio II do IP&D, no Campus Urbanova,da Universidade, em São José dos Campos.
O candidato deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos:
Formulário de Inscrição; Cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); Duas (2) cartas de referências (redigidas por cada professor doutor em envelope fechado)
* Toda documentação poderá ser encaminhada via e-mail para o seguinte endereço: ivone@univap.br, ou, se preferir, por correio para o endereço do IP&D.

Campanha de Combate ao Tabagismo

A Santa Casa de São José dos Campos realizou, dia 31 de maio, no Campus Urbanova da Univap, a Campanha de Combate ao Tabagismo.
A Agência de Propaganda ComuniQ foi responsável pela confecção do material e organização da distribuição dos folhetos dentro do Campus, nos períodos da manhã e da noite.

   

Além da distribuição dia 31, a Agência disponibilizou mais 2 mil folhetos educativos que foram enviados para distribuição na Faculdade de Direito (Campus Centro); Colégio Univap Aquarius (Campus Aquarius); Colégio Antônio Teixeira Fernandes (Campus Centro); Colégio Univap Urbanova (Campus Urbanova) e Colégio Univap Villa Branca (Jacareí).

Conheça a Univap



  Agenda de Atividades Acadêmicas e Eventos na FVE/Univap - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Projeto de Integração Direito e Sociedade I da Faculdade de Direito

(1º Semestre – 2012) “Cultura de fato e cultura de direito: o bacharelismo na construção de uma ordem estamental no Brasil”

Exposição de Artigos de Iniciação Científica

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito – Campus Centro (Castejón)

Horário: 9h

Turmas do 1º Período Semestral do Curso de Direito

Informações: (12) 3928-9832

23 de junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de junho
Congresso Internacional de Sustentabilidade – Consus 2012

(Evento Extensivo à Conferência Rio + 20)

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Campus Urbanova)
Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Bairro Urbanova)

Horário: Das 13h às 18h)

Inscrições e Informações: (12) 3934-1859 ou (12) 3939-7987)

Site: www.isonet.com.br

27 a 29 de junho
I Brazilian Winter School 2012

Responsáveis na Univap:
Dr. Airton Martin/Dra. Juliana Ferreira
IP&D, – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
Av. Shishima Hifumi, 2911- São José dos Campos – SP

Tel: (12) 39471165

Fax: (12) 39471149

E-mail: biophotonics2012@univap.br

Site: www.univap.br

1 a 6 de julho
2º Asas do Vale do Paraíba

(Encontro de Aeromodelistas e Helimodelistas)

Realização: Clube de Modelismo Urbanova "José Manoel Pinho"
Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Urbanova – Univap

O evento segue as normas da Confederação Brasileira de Aeromodelismo (COBRA)

Demonstrações de Aviões, Helicópteros e Jatos
Horário: das 8h às 18h

Informações: c.m.u_sjc@hotmail.com

Apoio: Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

21 e 22 de julho
Festa à Fantasia − Personagens da História
Comemoração aos 40 Anos do Curso de História da Univap


Organização: Ágora - Diretório Acadêmico de História

Contato: agora_d_a@hotmail.com

Horário: 22h

Local: Rua 2, nº 60 − Sol Nascente − Bairro Vista Linda

Apoio: Univap/Faculdade de Educação e Artes (FEA)
18 de agosto
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.
Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas