164ª Edição - Ano V
De 28 de maio a 03 de junho/2012
 

  10º Congresso Saúde e Qualidade de Vida − Cone Leste Paulista

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde da Univap realiza de 12 a 14 de junho, o 10º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida - Cone Leste Paulista, que este ano tem como tema principal "Políticas Públicas na Saúde" com enfoque nos problemas ocasionados pelo uso de drogas não lícitas.
O evento contará com a presença de vários especialistas da área, entre eles, Frei Hans (Fazenda Esperança), Vereador Macedo Bastos (Combate às Drogas), entre outros. O evento, que será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, é direcionado a todos os profissionais da área da saúde, da biotecnologia, bioengenharia, estudantes e outros interessados.

 
 
 
  Conselho Curador da FVE aprova o Projeto de Vitrificação de Cinzas Volantes

 
 

 
Após aprovação pelo Conselho Curador da Fundação Valeparaibana de Ensino em abril de 2012, a Univap prepara-se para a implantação no Campus Urbanova, em parceria com a empresa VTX Desenvolvimento Tecnológico e apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do projeto piloto, denominado “Vitrificação de Cinzas Resultantes de Planta de Incineração de Resíduos Sólidos − Vitrinsol”.
O projeto pioneiro, sob a orientação do Dr. Homero Santiago, deverá servir de modelo e incentivo a prefeituras que planejem a construção de usinas similares e pretendam adotar a queima do lixo como solução para o destino dos resíduos sólidos, de maior porte e geração de benefícios sociais.
Estão envolvidos neste projeto o Eng. João Luiz Teixeira Pinto, o Dr. Homero Santiago Maciel, Dr. André Luiz Pierre Mattei, Eng. Marco Antonio de Souza, Dr. Luiz Antônio Gargione e Dr. Eduardo Jorge Brito Bastos.

 
 
 
  Workshop Inovação na Prática − Ideias Gerando Negócios
5 de junho na Univap


 
 


Aproximar o setor empresarial de alguns dos principais centros de pesquisa brasileiros, a fim de estimular novos negócios. Esse é o principal objetivo do Workshop “Inovação na Prática”, organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Mantiqueira, que acontecerá dia 5 de junho de 2012, na Universidade do Vale do Paraíba, Univap, em São José dos Campos, SP.
Voltado para empresários e investidores que atuam com Inovação Tecnológica, a proposta do evento é tratar questões básicas para o setor, como o financiamento de novos empreendimentos, cases de sucesso e os atuais rumos da inovação.
A mesa-redonda “Perspectivas da Inovação Tecnológica” apresentará pontos de vistas de empreendedores de destaque no tema. Um exemplo é o professor e pesquisador da Unicamp, Fernando Galembeck, que já depositou 18 patentes, 7 delas licenciadas. Estará presente, também, a Opto Eletrônica S/A, representada por Jarbas Caiado de Castro Neto, uma startup que, segundo a revista Exame, esteve entre as 100 empresas brasileiras que mais cresceram entre 2003 e 2006 e foi a primeira do hemisfério sul a produzir um laser.

 
 
 
  TV Vanguarda Faz Doação para a Univap

 
 
 
Benê Costa, Sandra, Maria Lúcia, Cíntia, André, Rúbia
A Biblioteca Central da Univap, no Campus Urbanova, recebeu da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, a doação de 348 títulos de livros e mais dois DVD's.
A equipe da Biblioteca da Universidade, que recebeu a doação com alegria, no último dia 25 de maio, vai catalogar todo o material e disponibilizar o mais rápido possível para empréstimo.
De acordo com a Bibliotecária responsável, Rúbia Gravito Gomes, as doações para a Universidade são muito bem-vindas e, neste caso específico, ela é muito rica. “Alguns livros contêm a história e a cultura das cidades do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira, do Litoral Norte e da Região Bragantina - muitos dos títulos inéditos e que, com toda a certeza, vão enriquecer ainda mais o acervo bibliotecário da Universidade”, enfatiza.

 
 
  Faculdade da Terceira Idade Univap
Passeio no Horto Florestal de Campos do Jordão


 
 
Os alunos da Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, dos Núcleos de Campos do Jordão e de São José dos Campos, realizaram, dia 3 de maio, um passeio no Horto Florestal de Campos do Jordão.
O passeio teve como objetivo conscientizar os alunos em relação ao tema trabalhado no semestre: “Sustentabilidade: Equilíbrio e Bem-Estar, Novas Formas de Viver e Conviver”.

 

O encontro contou com a presença de aproximadamente 200 alunos da FTI, onde foi realizada uma apresentação do Coro da FTI de Campos do Jordão e uma atividade de integração entre os dois Núcleos.
Atualmente, a Univap mantém Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos, no Prédio do Curso de Direito; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida; e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.
A Faculdade da Terceira Idade de Campos do Jordão é conhecida como Maturidade e existe há 13 anos, com aulas nas terças e quartas-feiras.

Informações sobre a Faculdade da Terceira Idade de Campos do Jordão:
(12) 3668-9266.

 
 
 
  Professor da Univap é Homenageado pelo Exército

 
 
 

O Biólogo, docente e coordenador do Projeto Rondon da Univap, Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, foi agraciado com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, honraria concedida pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro.
A cerimônia de entrega do Diploma pelo Comandante Militar do Sudeste, Gen. Ex. Adhemar da Costa Machado Filho, foi realizada no período da manhã do dia 29 de maio, no Quartel General do Ibirapuera, em São Paulo.
O Prof. Alberto é coordenador do Projeto Rondon e representa a Universidade há 15 anos em ações sócio-educativas, em especial aquelas relativas ao Ministério da Defesa. Com essa parceria, a Universidade já treinou centenas de jovens alunos selecionados para participar de atividades fora de sala de aula, como é o caso do Projeto Rondon.
Além desse Projeto, a Universidade participa de outras ações em parceria com o Exército Brasileiro, entre eles, Estagiário Aeromóvel e Dia de Campo em Áreas Degradadas, com a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Amv) e a 12ª Companhia de Comunicações Leve, de Caçapava.

 
 
 
  IX Semana de Geografia

 
 
Os alunos do Curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap organizaram, dia 29 de maio, a realização da palestra “Direito à Moradia: Aspectos Jurídicos e Questões Sociais”, ministrada pelo Defensor Público Estadual da Unidade de São José dos Campos/SP, Dr. Jairo Salvador.

Os alunos Bruno e Allan entregam brindes ao
Dr. Jairo
 
A Coordenadora do Curso, Profª Adriane, dá
boas-vindas aos participantes

A palestra realizada em um dos Auditórios do Campus Aquarius fez parte da programação da IX Semana de Geografia organizada pelo Centro Acadêmico de Geografia Aziz Ab Saber da FEA/Univap, que este ano reuniu representantes de vários movimentos populares que atuam em defesa do direito à moradia em São José dos Campos.

O Dr. Jairo, durante a palestra
 
Os docentes da FEA/Univap, Prof. Gilson dos
Anjos, Profª Valéria Zanetti, o Dr. Jairo e a
Profª Adriane

Os alunos Bruno Henrique Colombari (Presidente do Centro Acadêmico) e Allan Wesley Santos Ferreira, entregaram ao palestrante no final do evento, alguns brindes em agradecimento pela sua participação na IX Semana de Geografia da Univap.
O Curso de Geografia da FEA/Univap, atualmente sob a coordenação da Profª Drª Adriane A. M. de Souza, realiza no decorrer do ano uma série de atividades e eventos, além das saídas a campo para a realização de pesquisas de solo, áreas de risco, poluição, entre outros temas.

 
 
 
  Nessu - Núcleo de Estudos de Serviço Social Univap On-line
Questões Jurídicas e de Serviço Social


 
 
 
Em continuidade às atividades complementares e interdisciplinares do Curso de Serviço Social (Faculdade de Ciências da Saúde) e do Curso de Direito (Faculdade de Direito do Vale do Paraíba), foi realizada, dia 22 de maio, no período da manhã, uma atividade no Laboratório de Informática do Campus Centro, por intermédio do Núcleo de Estudos de Serviço Social On-line. Foram disponibilizadas tarefas aos alunos dos períodos matutino e noturno, do 7º período semestral (4º ano), sobre a temática: “Questões Jurídicas e de Serviço Social”, como parte do conteúdo da disciplina Fundamentos Metodológicos do Serviço Social III, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth M. Liberato.
O Nessu é um espaço virtual para a troca de experiências na área do Serviço Social por intermédio de debate, estudo e pesquisa sobre diversos temas e direcionado a alunos e professores da Universidade, que utilizam a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), por meio do site da Universidade ( www.univap.br ), sob a coordenação geral da Univap Virtual.

 
 
 
  Presidente da AAVALE Visita a Faculdade de Direito

 
 
Dr. Gustavo Vantine e o Dr. Sérgio Bacha na Faculdade
de Direito da Univap
 
A fim de desejar sucesso ao novo diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, e estabelecer parcerias, o Presidente da Associação dos Advogados, Bacharéis e Acadêmicos de Direito do Vale do Paraíba (AAVALE), Dr. Gustavo Friggi Vantine, visitou a Faculdade no último dia 25 de maio.
Nesse encontro ficou decidida a realização do Fórum Eleições 2012 − Legislação, Campanha e Voto, nas instalações da Faculdade de Direito, dia 1º de junho, a partir das 14h.
O evento foi criado por iniciativa da Associação Paulista de Jornais (APJ), Rede Paulista de Jornais e da Ordem dos Advogados do Brasil/SP, e realização do Jornal O Vale, da AAVALE, Univap e Faculdade de Direito.

 
 
 
  Feira de Profissões no CasD Vestibulares

 
 
 

Com objetivo de apresentar o Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e as inúmeras possibilidades profissionais nessa área, o Prof. Dr. Renato Farina Menegon, Coordenador do Curso, ministrou uma palestra aos alunos do Curso Alberto Santos Dumont (CasD), na Feira de Profissões, realizada dia 26 de maio.
O Curso Alberto Santos Dumont é uma instituição sem fins lucrativos criada e mantida por alunos do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e uma alternativa de excelência no preparo de jovens carentes de recursos financeiros para o vestibular.

 
 
 
  Gestão de Projetos

 
 
 
O Consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Caloger Sauveur Barbuscia, em continuidade aos trabalhos contratados pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), ministrou, dias 23 e 24 de maio, o curso Gestão de Projetos.
Esse curso foi realizado no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, das 14h às 18h, para 45 docentes e funcionários de áreas estratégicas da FVE.
Organização, padrões de gerenciamento, iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle, encerramento e documentação foram alguns dos conceitos abordados durante o curso de Gestão de Projetos, bem como a indicação de bibliografias, aos docentes e funcionários que têm interesse em aprofundar o assunto.
O curso teve por objetivo apresentar os conceitos básicos do trabalho com projetos, limitando-se a fornecer noções gerais de todas as suas fases, com o uso de metodologia consagrada pela ciência da administração.
Para o Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino, Coordenador Geral da FVE, em relação aos Projetos da FVG em andamento na Instituição, o curso contribuiu para a difusão de conceitos importantes e que deverão ser ainda mais aprofundados, principalmente por aqueles que estão diretamente envolvidos no Grupo de Trabalho em Planejamento Estratégico da FVE, sob a coordenação do Prof. Dr. Milton Beltrame.

 
 
 
  Palestra Sobre Inovações com MySQL
Curso de Ciência da Computação


 
 
 
Com objetivo de demonstrar para os alunos, professores e profissionais da área de Ciência da Computação algumas vantagens da utilização do MySQL, das novas funcionalidades, certificações oficiais, mercado de trabalho e oportunidades na área de banco de dados, o Prof. Dr. Valdir Gil Pillat e Prof. Dr. Luiz Alberto Rebello Correia, do Curso de Ciência da Computação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), convidaram o Eng. Henrique Leandro, especialista em Sistemas Banco de Dados, atualmente trabalhando no grupo de vendas da empresa Oracle no Canadá, como Engenheiro Sênior, para ministrar uma palestra dia 7 de maio, no período da noite, no Auditório da Biblioteca, no Campus Urbanova.
Henrique é ex-aluno da Univap e fez parte da primeira turma do Curso de Engenharia de Computação, graduada em 2005. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e muita experiência internacional. Atualmente atua como responsável por desenvolvimento e expansão do território de vendas nos Estados Unidos e no Canadá. Participa constantemente como palestrante da MySQL nas grandes feiras de tecnologia no Brasil, América Latina e outros países.
Participaram da palestra alunos, docentes e convidados interessados em aprofundar seus conhecimentos e ouvir o relato de um ex-aluno da Universidade, que obteve sucesso profissional e que ocupa hoje importante cargo em uma empresa multinacional.

 
 
 
  Central Analítica Multiusuário
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap


 
 
 
Espectrofotômetro
O Instituto disponibilizou um espaço e alocou equipamentos para um programa que se destina a apoiar grupos de docentes, alunos da Pós-Graduação e empresas das incubadoras da RedeVale (Incubadora Tecnológica Univap, Incubadora Tecnológica Univap/Revap, Incubaero e Incubadora Cecompi), que podem utilizar os equipamentos adquiridos com recursos de convênio firmado entre a FVE/Univap e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
O Laboratório dispõe de equipamentos de grande porte para uso coletivo. O objetivo é racionalizar do uso de recursos, evitando a duplicação de equipamentos e possibilitar aos professores e alunos desenvolverem suas pesquisas e apoiar as empresas incubadas.

 
 
 
  4º Congresso do Trauma do Vale do Paraíba

 
 
 
Drª Renata, Dr. Picosse e Fernando Duarte, da
Prefeitura Municipal

Os docentes do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Dr. Luis Ronaldo Picosse e Drª Renata Amadei Nicolau, participaram, como palestrantes, do 4º Congresso do Trauma do Vale do Paraíba, realizado de 16 a 18 de maio, no Parque Tecnológico Riugi Kojima, em São José dos Campos.
Organizado pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos em parceria com o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence e a Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), e com apoio do Corpo de Bombeiros, o Congresso teve como principal objetivo oferecer aos profissionais da área de saúde a oportunidade de aprimoramento de conhecimentos no tratamento do trauma, além da troca de experiências entre os participantes.
Os temas das palestras proferidas pelos docentes da Universidade foram: Avulsão dental pré, trans e pós-abordagem cirúrgica de paciente com traumatismo crânio-encefálico - Prof. Dr. Prof. Dr. Luis Ronaldo Picosse; Fototerapia no controle de dor e edema pós-trauma de face e Fototerapia no reparo neuronal pós-trauma de face - Profª Drª Renata Amadei Nicolau.
O evento contou com a participação de mais de três mil pessoas e reuniu médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem, bombeiros, socorristas, brigadistas, fisioterapeutas, agentes de defesa civil e estudantes da área da saúde.


 
 
 
  Edital - Eleição para Presidente e Vice-Presidente

 
 

 
 
 
  O Vale pela Paz

 
 

 

Os jornais O VALE e BOM DIA lançaram no último domingo (20 de maio) uma campanha contra a violência, batizada de “O Vale pela Paz”.
Solicitamos que todos os funcionários da FVE tomem conhecimento desta campanha, ajudem a difundir esse conceito e assinem a petição eletrônica:
http://www.peticoesonline.com/peticao/o-vale-pela-paz/525.html


Trata-se de uma ação da sociedade em nome do bem-estar de todos nós!



 
 
 
  Processo Seletivo Graduação - Segundo Semestre 2012

 
 

 
 
 
  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Workshop Inovação na Prática

Organização: Rede Mantiqueira de Inovação e Núcleo de Inovação Tecnológica Univap (NIT/Univap)

Local: Auditório do Parque Tecnológico Univap − Campus Urbanova - São José dos Campos/SP − Av. Shishima Hifumi, 2.911 - Urbanova

Horário: das 8h às 18h

Informações: (12) 3947-1214 - Erik Schmidt
E-mail: mailto:schmidt@univap.br

www.nitmantiqueira.org.br

5 de junho
Semana do Meio Ambiente

O Centro de Estudos da Natureza vai apresentar as atividades desenvolvidas no Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais da Univap, durante a realização da Semana do Meio Ambiente − Parque da Cidade − São José dos Campos/SP

Participação dos alunos e professores do Curso de Ciências Biológicas (CB) da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Programação Completa:
www.sjc.sp.gov.br/media/194570/programasemana2012_digital_web.pdf

De 3 a 5 de junho
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

De 12 a 14 de junho
Projeto de Integração Direito e Sociedade I da Faculdade de Direito

(1º Semestre – 2012) “Cultura de fato e cultura de direito: o bacharelismo na construção de uma ordem estamental no Brasil”

Exposição de Artigos de Iniciação Científica

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito – Campus Centro (Castejón)

Horário: 9h

Turmas do 1º Período Semestral do Curso de Direito

Informações: (12) 3928-9832

23 de junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de junho
I Brazilian Winter School 2012

Responsáveis na Univap:
Dr. Airton Martin/Dra. Juliana Ferreira
IP&D, – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
Av. Shishima Hifumi, 2911- São José dos Campos – SP

Tel: (12) 39471165

Fax: (12) 39471149

E-mail: biophotonics2012@univap.br

Site: www.univap.br

1 a 6 de julho
Festa à Fantasia − Personagens da História
Comemoração aos 40 Anos do Curso de História da Univap


Organização: Ágora - Diretório Acadêmico de História

Contato: agora_d_a@hotmail.com

Horário: 22h

Local: Rua 2, nº 60 − Sol Nascente − Bairro Vista Linda

Apoio: Univap/Faculdade de Educação e Artes (FEA)
18 de agosto
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.
Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas