163ª Edição - Ano IV
De 21 a 28 de maio/2012
 

  Workshop Inovação na Prática − Ideias Gerando Negócios
5 de junho na Univap


 
 


Aproximar o setor empresarial de alguns dos principais centros de pesquisa brasileiros, a fim de estimular novos negócios. Esse é o principal objetivo do Workshop “Inovação na Prática”, organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Mantiqueira, que acontecerá dia 5 de junho de 2012, na Universidade do Vale do Paraíba, Univap, em São José dos Campos, SP.
Voltado para empresários e investidores que atuam com Inovação Tecnológica, a proposta do evento é tratar questões básicas para o setor, como o financiamento de novos empreendimentos, cases de sucesso e os atuais rumos da inovação.
A mesa-redonda “Perspectivas da Inovação Tecnológica” apresentará pontos de vistas de empreendedores de destaque no tema. Um exemplo é o professor e pesquisador da Unicamp, Fernando Galembeck, que já depositou 18 patentes, 7 delas licenciadas. Estará presente, também, a Opto Eletrônica S/A, representada por Jarbas Caiado de Castro Neto, uma startup que, segundo a revista Exame, esteve entre as 100 empresas brasileiras que mais cresceram entre 2003 e 2006 e foi a primeira do hemisfério sul a produzir um laser.

 
 
 
  5º Festival Gastronômico de São José dos Campos
II Concurso de Receitas


 
 

 
Dentro da programação do 5º Festival Gastronômico de São José dos Campos estava a escolha das três melhores receitas preparadas com ingredientes como peixes e frutos do mar, servidos à La Carte.
O objetivo dos organizadores com a realização do II Concurso de Receitas foi valorizar a gastronomia e descobrir novos talentos.
A apresentação das receitas finalistas e escolhidas por chefs de cozinha foi realizada dia 28 de abril, nas instalações do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, no Campus Urbanova. Foram vencedores do II Concurso de Receitas, os seguintes concorrentes: 1º Lugar - Alexandre Caldart Zanella - Bacalhau do Philosofy; 2º Lugar - Otávia Gonçalves C. da Silva - Namorado com Crocante de Castanha e Mousseline de Limão; e 3º Lugar - Wendel Lima Adrião - Trouxinha de Bacalhau.

 
 
 

  Comitiva da OAB de São José Visita o Reitor da Univap

 
 
O Presidente da 36ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São José dos Campos, Dr. Júlio Aparecido Costa Rocha, acompanhados pelos Advogados Dr. José Tarcísio Oliveira Rosa, Dr. Vladimir Ribeiro e pelo Diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Bacha, realizaram no dia 18 de maio, uma visita ao Reitor, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, a fim de desejar-lhe sucesso e apoiá-lo em sua gestão frente à Univap no período de 2012-2016.

Visita ao Reitor
 
Na Faculdade de Direito com o Dr. Sérgio
Bacha e alunos

A comitiva já havia feito uma visita ao novo Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Bacha, dia 15 de maio, com o mesmo propósito.

 
 
 
  II Seminário de Socialização do Pibid
Universidade Federal de Alfenas


 
 

 
A Profª Drª Silvia Regina Ribeiro, coordenadora do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, foi convidada a ministrar a palestra de abertura do II Seminário de Socialização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), realizado de 16 a 18 de maio, na Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais.
Sob o tema “Caminhos para a docência: o Pibid em foco”, a Profª Silvia, discursou sobre a importância da construção de conhecimento dialogado entre universidade-licenciado-escola e sociedade, na formação inicial de professores. Também enfatizou a necessidade de novas estratégias metodológicas para atender a chamada Geração Z.
Estiveram presentes na abertura do evento o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Prof. Alessandro Aparecido Pereira e a coordenadora do Pibid da Unifal, a Profª Helena Maria Felício dos Santos, além de outros convidados.
No encerramento do II Seminário, o Prof. Luciano Campos da Silva, da Universidade Federal de Ouro Preto, ministrou a palestra “Os desafios do contexto escolar para professores iniciantes”.
Sessões temáticas sobre metodologias de ensino e material didático, e ainda mesa-redonda, fizeram parte da programação do evento.

 
 
 

  Curso MS Project

 
 
 
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em continuidade aos trabalhos contratados pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), realizou, dias 16 e 17 de maio, em um dos laboratórios da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), no Campus Urbanova, das 14h às 18h, o Curso MS Project, para 21 funcionários da FVE, sob a coordenação do Consultor da FGV, Caloger Sauveur Barbuscia.
O objetivo do curso foi ministrar o uso prático da ferramenta.
Participaram do curso: Alberto Eugênio Canhoto (Tudo Aqui); André Ken-Iti Kajita (CTIC); Anne Cristina da Silva (Secretaria FCS); Carlos Moura (Parque Tecnológico); Carlos Roberto Serafim (Professor Ensino Médio − Villa Branca); Celenrozi Costa Zaroni (Secretaria − FEA); Claudilene Ribeiro Simões (Parque Tecnológico); Diva Maris Borelli (Tudo Aqui); Elaine Björnstad (CTIC); Elizabeth Marques Cossa (Parque Tecnológico); Emilia Angela Lo Schiavo Arisawa (Direção FCS); João Batista do Prado Júnior (FCSAC); Luiz Carlos Andrade de Aquino (Gabinete Reitoria); Manoel Otelino (Direção FCSAC); Maria Alice Macedo de Almeida da Silva (Secretaria IP&D); Maria Lúcia Marcondes (Biblioteca Central); Michel Goulart Alves (CTIC); Pedro Ribeiro Moreira Neto (Pesquisador IP&D); Silene Fernandes Bicudo (Univap Virtual); Simone Camacho (Setor de Pessoal) e Vladimir M. Costa (CTIC).

 
 

  O Vale pela Paz

 
 

 

Os jornais O VALE e BOM DIA lançaram no último domingo (20 de maio) uma campanha contra a violência, batizada de “O Vale pela Paz”.
Solicitamos que todos os funcionários da FVE tomem conhecimento desta campanha, ajudem a difundir esse conceito e assinem a petição eletrônica:
http://www.peticoesonline.com/peticao/o-vale-pela-paz/525.html

Trata-se de uma ação da sociedade em nome do bem-estar de todos nós!



 
 
 
  Curso de Especialização em Gerontologia e Família

 
 
 
Os alunos do Curso de Especialização em Gerontologia e Família realizaram, dia 10 de maio, uma atividade externa na Unidade do Sesc de Taubaté, com objetivo de conhecer e trocar informações com o primeiro Gerontólogo do Brasil, Marcelo Salgado.
Pioneiro no trabalho com idosos no País, Marcelo é responsável pela base de sustentação dos trabalhos que existem hoje na área do estudo do envelhecimento e na fase da velhice.
De acordo com a coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia e Família, Profª Mª Mariângela Faggionato, o tema tratado no Encontro: A Função Social do Idoso na Contemporaneidade, é de fundamental importância, visto que o Brasil é considerado um País em processo de envelhecimento, onde, para o idoso, embora tenha mudado a forma de viver, a fase da velhice ainda não tem uma função social que garanta a sua dignidade.

 
 
 

  Semana do Serviço Social 2012

 
 
 
O coordenador do curso, Prof. Me. Geraldo Vilhena
de Almeida Paiva, faz a abertura da Semana
A coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, que este ano completou o seu 43º aniversário, realizou, de 14 a 18 de maio, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a Semana do Serviço Social 2012, uma atividade direcionada aos alunos e aberta à participação pública.
Sob a coordenação do Prof. MSc. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva, o Curso de Serviço Social da Univap (1969) já formou centenas de profissionais que se tornaram líderes em vários segmentos da sociedade, pessoas conscientes de que o País precisa da contribuição de cada um deles para que haja mais solidariedade, justiça e igualdade.
Apresentações culturais fizeram parte da programação da abertura da Semana, com a participação da Orquestra de Flautas do Artviva, do Programa da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos; Obra Social São Lucas; Cia. Artvidence, Jazz Infantil, Coreografia Encantada, bailarinas; Tango pela Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e do Músico Pity Nogueira da Banda Bora Viver.

 
 
 

  I Jornada de Enfermagem

 
 
A Diretora da FCS, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo
Arisawa, cumprimenta os presentes
 
A coordenadoria do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou de 16 a 18 de maio, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a I Jornada de Enfermagem (I Joenf), cuja programação envolveu a realização de palestras e o lançamento do livro: Avaliação Física em Enfermagem.
A abertura oficial do evento, dia 16, a partir das 18h30, ficou por conta do Coordenador do curso, Prof. Me. João Benício de Almeida, que deu boas-vindas a todos os presentes e falou sobre a 73ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), organizada pela Associação Brasileira de Enfermagem, que este ano celebra seus 85 anos de compromisso social, de participação e de luta.

 
 
 

  VIII Campeonato Interno de Educação Física

 
 
 
A coordenadoria do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), com objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos em organização de competições e de eventos esportivos, bem como no bom desempenho de arbitragens, realizou de 18 a 26 de maio, o VIII Campeonato Interno de Educação Física (CIEF), sob a supervisão do Prof. Me. Osvaldo Enrique Cimaschi.
Participaram das disputas nas modalidades de basquete, handebol, futsal e voleibol, 550 estudantes dos períodos diurno e noturno.
A cerimônia de abertura foi realizada nos períodos da manhã do dia 18 e da noite 21, no Espaço Poliesportivo Jorge Ferreira Araújo Júnior, no Campus Urbanova, em São José dos Campos.

 
 
 

  Núcleo de Teatro Universitário

 
 
Guilherme, Amanda e Élcio
 
Os alunos do Curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Élcio Antonio de Carvalho Júnior, Amanda Evelyn Pereira Gouvea e Guilherme Augusto Barreto Faria, criaram o Grupo de Teatro Estudantil da Univap.
A ideia inicial partiu do aluno Élcio, que apresentou um projeto piloto ao coordenador do curso, Prof. Me. Celso Antônio Meneguetti.
Após a apresentação e aprovação da proposta pela Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade, setor responsável por atividades culturais na Universidade, ficou estabelecido que o projeto do Grupo de Teatro Estudantil da Univap ficasse sob a supervisão da coordenadoria do Curso.
Para a realização das reuniões, oficinas e ensaios, aos sábados, das 9h às 12h, a FCSAC cedeu um de seus auditórios do Bloco 2, no Campus Urbanova.

 
 
 

  Projeto Tarde de Lazer no Horto Florestal de Campos do Jordão
Alunos de Administração − Campus Platanus


 
 
 
Os alunos do 3º período semestral do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FSCAC), do Campus Platanus em Campos do Jordão, desenvolveram, por intermédio da disciplina Gestão de Projetos, ministrada pelo Prof. Dr. Manoel Oltelino, o Projeto Tarde de Lazer no Horto.
Esse projeto consiste em realizar atividades e momentos de descontração para 11 residentes do Lar de Outono, localizado em Campos do Jordão. Uma instituição de pequeno porte, fundada em 1967, que oferece moradia, refeições, cuidados pessoais, emergenciais, preventivos a idosos.
O trabalho do grupo tem por finalidade proporcionar um momento de descontração e de mudanças no cotidiano dos idosos, graças à realização de um piquenique com atividades recreativas no Horto Florestal de Campos do Jordão, no próximo dia 2 de junho.
Com apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão, Pernambucanas, Malharia Geneve, Cantinho da Serra e de outros estabelecimentos comerciais da cidade, o Projeto foi desenvolvido em três etapas. A primeira, captar parceiros e recursos; a segunda, a realização do piquenique e a terceira, atividades de recreação, lazer e de distribuição de brindes.

 
 
 

  Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação - 2012

 
 

 
 
 

  10º Congresso Saúde e Qualidade de Vida − Cone Leste Paulista

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde da Univap realiza de 12 a 14 de junho, o 10º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida - Cone Leste Paulista, que este ano tem como tema principal "Políticas Públicas na Saúde" com enfoque nos problemas ocasionados pelo uso de drogas não lícitas.
O evento contará com a presença de vários especialistas da área, entre eles, Frei Hans (Fazenda Esperança), Vereador Macedo Bastos (Combate às Drogas), entre outros. O evento, que será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, é direcionado a todos os profissionais da área da saúde, da biotecnologia, bioengenharia, estudantes e outros interessados.

 
 
 

  Processo Seletivo Graduação - Segundo Semestre 2012

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Workshop Inovação na Prática

Data do Evento: 5 de junho


Inscrições Gratuitas: contato@nitmantiqueira.org.br

Organização: Rede Mantiqueira de Inovação e Núcleo de Inovação Tecnológica Univap (NIT/Univap)

Local: Auditório do Parque Tecnológico Univap − Campus Urbanova - São José dos Campos/SP − Av. Shishima Hifumi, 2.911 - Urbanova
Horário: das 8h às 18h

Informações: (12) 3947-1214 − Erik Schmidt
E-mail: schmidt@univap.br
Inscrição até 31 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

De 29 a 31 de maio
Palestra e Exposição − Curso de Educação Física − FEA

Palestrante: Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior − Pró-Reitor de Integração Universidade-Sociedade - Univap

Tema: Cidadania

Exposição: Paixão pelo Futebol (Alunos do 5º período semestral − períodos matutino e noturno)

Horário: A partir das 19h30

Organizadora: Profª Mª Paula da Matta
1º de junho
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Projeto “Meio-Ambiente: Responsabilidade de Todos”

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho − Campus Centro convida familiares e amigos a participarem e prestigiarem as atividades desenvolvidas pelos alunos sobre o tema: “2012 − Ano Internacional − Energia Sustentável para Todos”

Programação

1º de junho (sexta-feira)
Apresentação dos alunos do 1º ao 4º ano e 7º ano B
Horário: 19h
Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − (Prédio da Faculdade de Direito) − Campus Centro

2 de junho (sábado)
Mostra de Trabalho dos alunos do 1º ao 9º ano
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Prédio do Ensino Fundamental − Campus Centro (Paraibuna)
1º e 2 de junho
Semana do Meio Ambiente

O Centro de Estudos da Natureza vai apresentar as atividades desenvolvidas no Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais da Univap, durante a realização da Semana do Meio Ambiente − Parque da Cidade − São José dos Campos/SP

Participação dos alunos e professores do Curso de Ciências Biológicas (CB) da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Informações detalhadas em breve
De 3 a 5 de junho
Workshop Inovação na Prática

Organização: Rede Mantiqueira de Inovação e Núcleo de Inovação Tecnológica Univap (NIT/Univap)

Local: Auditório do Parque Tecnológico Univap − Campus Urbanova - São José dos Campos/SP − Av. Shishima Hifumi, 2.911 - Urbanova

Horário: das 8h às 18h

Informações: (12) 3947-1214 - Erik Schmidt
E-mail: mailto:schmidt@univap.br

5 de junho
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

De 12 a 14 de junho
Projeto de Integração Direito e Sociedade I da Faculdade de Direito

(1º Semestre – 2012) “Cultura de fato e cultura de direito: o bacharelismo na construção de uma ordem estamental no Brasil”

Exposição de Artigos de Iniciação Científica

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito – Campus Centro (Castejón)

Horário: 9h

Turmas do 1º Período Semestral do Curso de Direito

Informações: (12) 3928-9832

23 de junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de junho
I Brazilian Winter School 2012

Responsáveis na Univap:
Dr. Airton Martin/Dra. Juliana Ferreira
IP&D, – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
Av. Shishima Hifumi, 2911- São José dos Campos – SP

Tel: (12) 39471165

Fax: (12) 39471149

E-mail: biophotonics2012@univap.br

Site: www.univap.br

1 a 6 de julho
Festa à Fantasia − Personagens da História
Comemoração aos 40 Anos do Curso de História da Univap


Organização: Ágora - Diretório Acadêmico de História

Contato: agora_d_a@hotmail.com

Horário: 22h

Local: Rua 2, nº 60 − Sol Nascente − Bairro Vista Linda

Apoio: Univap/Faculdade de Educação e Artes (FEA)
18 de agosto
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.
Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas