162ª Edição - Ano IV
De 14 a 20 de maio/2012
 

  Visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

 
 

Vista panorâmica do LNLS em Campinas

Os alunos do curso de Engenharia Química e da Pós-Graduação em Física e Astronomia visitaram, dia 2 de maio, acompanhados pelo Prof. Dr. Sergio Pilling, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) na cidade de Campinas/SP.
O CNPEM é formado pelos laboratórios nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).
Durante a visita técnica os alunos puderam aprender sobre a produção e utilização da luz síncrotron, tipo de radiação eletromagnética que surge quando partículas carregadas, como os elétrons, são acelerados.
O LNLS representa a única fonte de luz síncrotron da América Latina e possibilita a realização de diversas pesquisas diariamente, nas áreas de física básica, espectroscopia molecular, astroquímica, estudo de materiais, cristalografia de proteínas, entre outras.

 
 
 

  X Fórum Regional Sobre Questões do Envelhecimento

 
 
 
Prof. Leonardo durante a palestra
A Faculdade da Terceira Idade da Univap realizou, dia 7 de maio, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, o X Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento, que este ano tratou do tema: Promoção da Saúde e Cultura da Paz - Mudanças Climáticas, Ambiente e Sociedade: Questões Contemporâneas, tendo convidado o Prof. Dr. Leonardo Freire de Mello, para ministrar uma palestra aos alunos.
O convidado é pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Unicamp e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1992); Administrador Público pela Fundação João Pinheiro (1997); Mestre em Engenharia Civil em Planejamento Ambiental (2003) e Doutor em Demografia (2007) pela Unicamp.

 
 
 

  Workshop Inovação na Prática − Ideias Gerando Negócios
5 de junho na Univap


 
 


Aproximar o setor empresarial de alguns dos principais centros de pesquisa brasileiros, a fim de estimular novos negócios. Esse é o principal objetivo do Workshop “Inovação na Prática”, organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT Mantiqueira, que acontecerá dia 5 de junho de 2012, na Universidade do Vale do Paraíba, Univap, em São José dos Campos, SP.
Voltado para empresários e investidores que atuam com Inovação Tecnológica, a proposta do evento é tratar questões básicas para o setor, como o financiamento de novos empreendimentos, cases de sucesso e os atuais rumos da inovação.
A mesa-redonda “Perspectivas da Inovação Tecnológica” apresentará pontos de vistas de empreendedores de destaque no tema. Um exemplo é o professor e pesquisador da Unicamp, Fernando Galembeck, que já depositou 18 patentes, 7 delas licenciadas. Estará presente, também, a Opto Eletrônica S/A, representada por Jarbas Caiado de Castro Neto, uma startup que, segundo a revista Exame, esteve entre as 100 empresas brasileiras que mais cresceram entre 2003 e 2006 e foi a primeira do hemisfério sul a produzir um laser.

 
 
 
  Apresentação de Maquetes na Patologia Geral

 
 

 
Os alunos do 3º período dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), apresentaram, dias 3 e 8 de maio, na disciplina de Patologia Geral, maquetes relacionadas às neoplasias (proliferação que podem resultar na formação de um câncer).
Os alunos, além de utilizarem materiais recicláveis na montagem das maquetes, tiveram de fazer uma apresentação oral para explicar o trabalho desenvolvido e a neoplasia relacionada. A atividade lúdica serve como treinamento para que os alunos partilhem seu conhecimento com públicos de diferentes níveis.
A disciplina de Patologia Geral da FCS está sob a coordenação da Profª Drª Emilía Ângela Lo Schiavo Arisawa e do Prof. Dr. Carlos Eduardo Dias Colombo.

 
 
 

  Condutas Práticas em Fisioterapia Neurológica
Coautores do Livro São Pesquisadores da Univap


 
 
 
Os professores-pesquisadores da Univap, Drª Fernanda Pupio Silva Lima e Dr. Mário Oliveira Lima, docentes do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e responsáveis pelo Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório-Motora, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), são coautores de um capitulo do livro: Práticas em Fisioterapia Neurológica, publicado este mês (maio/2012), pela editora Manole.
Os resultados apresentados no capitulo 34 desse livro, intitulado: Uso da Terapia Robótica para Locomoção fazem parte de uma série de pesquisas realizadas na área de plasticidade cerebral e músculo-esquelética, robótica e de ressonância magnética funcional, em pacientes com doenças neurológicas que apresentaram desordens do movimento.
Os trabalhos foram realizados em colaboração com os pesquisadores Prof. Dr. Paulo Lucareli, da Universidade Nove de Julho/SP e com os pesquisadores da Universitat de Barcelona e do Instituto Guttmann-Hospital de Neuroreabilitation − Espanha, Prof. Dr. Carles Falcon e Prof. Dr. Joan Vidal.
Os pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório-Motora desenvolvem seus estudos clínicos no Campus Urbanova, em São José dos Campos, contando com a participação dos alunos de Bioengenharia e de Engenharia Biomédica (Mestrado e Doutorado).

Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório-Motora
Bloco 9 − Campus Urbanova − São José dos Campos − SP
Telefone: (12) 3947-1000 − ramal 2066

 
 

  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

 
 
A Diretora do Colégio, Profª Mª Jandira Aligieri,
dá boas-vindas aos palestrantes
 
Para apresentar aos alunos do Ensino Médio dos Colégios Univap Aquarius e Urbanova, as regras para participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o Prof. Alan Rodrigo Marreto, da disciplina de Física, convidou alguns pesquisadores e alunos do curso de Doutorado em Física e Astronomia, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento ( IP&D) da Univap, para ministrar uma palestra explicativa aos estudantes, dia 8 de maio, nos períodos da manhã e da tarde.
A OBA, organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobras Furnas, este ano foi realizada dia 11 de maio.
A Olimpíada é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem, preferencialmente, participar voluntariamente. Podem participar do evento alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

 
 
 
  As Construções Sociais da Família

 
 
Em continuidade às atividades complementares e interdisciplinares do curso de Serviço Social (Faculdade de Ciências da Saúde) e do curso de Direito (Faculdade de Direito do Vale do Paraíba), foi realizada, dia 9 de maio, às 19 horas, a palestra As Construções Sociais da Família, ministrada pelo Prof. Me. Moacyr Costa Neto.
A referida palestra faz parte do conteúdo da disciplina Fundamentos Metodológicos do Serviço Social III, sob a orientação da Profª Drª Elizabeth M. Liberato, aos alunos dos períodos matutino e noturno, do 7º período semestral (4º ano).

 

Participaram ainda os estudantes do 1º, 3º e 5º períodos, professores e profissionais da área do Serviço Social.
O objetivo da atividade foi ampliar o conhecimento e aprofundar a discussão sobre a família, seus direitos jurídicos e sociais.

 
 
 

  Livro: Cidade e Identidade - São José dos Campos, do peito e dos ares
Profª Drª Valéria Zanetti


 
 
O Dr. Milton Francisco de Carvalho, Médico do
Trabalho da FVE, na noite de autógrafos no Espaço
Vicentina Aranha
 

A Annablume Editora e com apoio da Livraria Maxsigma organizaram, dia 7 de maio, no Espaço Vicentina Aranha, em São José dos Campos, a cerimônia de lançamento do livro: Cidade e Identidade - São José dos Campos, do peito e dos ares, de autoria da pesquisadora e coordenadora do curso de História, da Univap, Profª Drª Valéria Zanetti.
O livro de Valéria Zanetti − dividido em quatro capítulos − envereda pelos caminhos da história de São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba Paulista, para entender um discurso propagado por seus moradores: o da falta de identidade da cidade.
No primeiro capítulo, a autora compreende como a doença de uma forma geral foi utilizada para justificar diferentes intervenções e melhoramentos urbanos no início do século XX. O segundo, São José dos Campos, cidade hospedeira da tuberculose, traz uma relação da tuberculose com os projetos sociais e políticos praticados pelo Estado no século passado. No terceiro capítulo, Médicos e doentes na cidade que salva: o mito de Babel, a autora apresenta a cidade estudada como um tubo de ensaio contendo diferentes fórmulas médicas, urbanistas e de convívio social. No quarto e último capítulo, as problemáticas em torno do conceito de identidade são discutidas.

 
 
 

  Visita ao Parque Municipal Roberto Burle Marx

 
 
Os alunos do primeiro período semestral do curso de Educação Física da Faculdade de Educação de Artes (FEA), em cumprimento às atividades da ementa da disciplina Recreação e Lazer, sob a orientação da Profª Mª Paula Da Matta, realizaram, dia 19 de abril, uma visita ao Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque da Cidade, que ocupa atualmente uma área de 960.160,17m², parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parayba.
O local possui obras arquitetônicas assinadas pelo Arquiteto Rino Levi (residência de Olivo Gomes, a usina de leite e galpão gaivotas) e o tratamento paisagístico de Roberto Burle Marx (incluindo os painéis existentes na residência), o que forma um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, dando ao Parque da Cidade reconhecimento internacional.

   

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também sediada naquele local, buscam-se, dentre suas diversas atribuições, cumprir as regras estabelecidas no Plano de Manejo e Ocupação do Parque da Cidade , tendo como um dos objetivos permitir sua utilização pública sem colocar em risco o patrimônio existente.
Na visita ao Parque, os alunos, acompanhados por monitores de Biologia da Secretaria Municipal, puderam percorrer trilhas ecológicas, observar os espaços abertos e alguns animais típicos da região, entre eles, capivaras, garças, macacos e tucanos.
A visita busca demonstrar aos futuros profissionais da Educação Física, as possibilidades de promover o desenvolvimento de atividades recreativas e interdisciplinares junto à natureza, favorecendo a conscientização da conservação e a sustentabilidade do meio ambiente.

Fontes: Curso de Educação Física/FEA e Secretaria Municipal de Meio Ambiente

 
 
 

  Projeto FVE/FGV
Reformulação do Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui


 
 
 
Vista parcial do atendimento no Tudo Aqui −
Campus Urbanova
Os funcionários Emília Ângela Loschiavo Arisawa, Alberto Eugênio Canhoto, Claudio Roland Sonnenburg, Ione de Oliveira Costa Merigo, Diva Maris Borelli, Elaine Björnstad, Silene Fernandes Bicudo, Celenrozi Zaroni dos Santos e Moacyr de Sousa Prado, compõem o Grupo de Trabalho Interno (GTI) que vai propor a modernização e facilitar o acesso de alunos e usuários aos diversos serviços prestados no Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui.
A coordenadora do GTI − Tudo Aqui, Profª Emília (Mirela), disse, em entrevista ao Informativo Diálogo, que espera a participação de funcionários e da comunidade acadêmica no envio de sugestões ou de apontamentos positivos e negativos ao serviço ora oferecido no Tudo Aqui, por intermédio do e-mail: mirela@univap.br
“ O grupo vai trabalhar com objetivo de diminuir o atendimento presencial dos serviços oferecidos pela Secretaria Geral. Buscar melhorias no atendimento que obrigatoriamente necessita da presença do aluno naquele setor. A partir dessas premissas, elaborou-se um plano de trabalho que permite analisar o elenco de atendimentos prestados e, após estudo detalhado feito coletivamente pelos envolvidos nesse trabalho, selecionou-se aqueles classificados como não presenciais. Isso implica que o aluno poderá solicitar o serviço utilizando a internet, com maior comodidade e rapidez. Atendimento de qualidade, redução no tempo de espera e aumento da satisfação de todos os participantes desse cenário, é o que se espera ao final desse projeto”, enfatiza.

 
 
 

  Foca em Foco
Jornal Laboratório dos Alunos do Curso de Comunicação Social


 
 
 
O jornal-laboratório Foca em Foco dos alunos de Comunicação Social (Jornalismo) da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) completa este ano, 13 anos. A primeira edição de 2012 acaba de ser editada, é diferente em alguns aspectos e traz à tona um tema controverso e polêmico: A Religião.
O grupo de alunos responsáveis pela produção do jornal-laboratório este ano optou por manter boa parte do layout adotado pela turma do ano anterior, mas fazendo modificações de tipologia e do logotipo da publicação.
De acordo com a editora-chefe, Profª Esp. Areta Braga, a ideia de trazer um só tema para ser explorado causou muita discussão em sala de aula, mas chegou-se ao consenso que desta forma haveria maior possibilidade de contextualizar a temática escolhida. O aprofundamento do assunto permitiria ouvir maior número de pessoas, saber de que forma os jovens veem a religião, a questão da intolerância, o turismo religioso, dogmas da fé, o homossexualismo, casamento, política e educação. O resultado desta escolha? Uma produção excelente porque a diversidade da temática e as abordagens bastante questionadoras estão gerando muitos comentários, inclusive fora do universo acadêmico.

 
 
 

  10º Congresso Saúde e Qualidade de Vida − Cone Leste Paulista

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde da Univap realiza de 12 a 14 de junho, o 10º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida - Cone Leste Paulista, que este ano tem como tema principal "Políticas Públicas na Saúde" com enfoque nos problemas ocasionados pelo uso de drogas não lícitas.
O evento contará com a presença de vários especialistas da área, entre eles, Frei Hans (Fazenda Esperança), Vereador Macedo Bastos (Combate às Drogas), entre outros. O evento, que será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, é direcionado a todos os profissionais da área da saúde, da biotecnologia, bioengenharia, estudantes e outros interessados.

 
 
 

  Processo Seletivo Graduação - Segundo Semestre 2012

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.
Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
VIII − Campeonato Interno de Educação Física - FEA Abertura Oficial − Campus Urbanova

18/05 − 20h30 − Alunos do Período Noturno
21/05 − 9h − Alunos do Período Matutino

Desfile das Equipes; Hastear a Bandeira Nacional; execução do Hino Nacional; juramento da Equipe Atlética; Apresentação de Equipe de Dança e Acendimento da Tocha Olímpica

Jogos: De 21 a 26 de maio − Participação de 550 alunos nas seguintes modalidades: basquete, handebol, futsal e voleibol

Informações: (12) 3947-1246 − Curso de Educação Física - FEA
De 18 a 26 de maio
Atividade do Núcleo de Estudos do Serviço Social (NESSU) On-Line

Tema: Questões Jurídicas

Horário: das 9h às 11h50 e das 19h às 21h50

Local: Laboratório de Informática – Prédio da Faculdade de Direito – Campus Centro – Castejón

22 de maio
Faculdade de Direito

Curso: Disseminadores da Previdência Social
William Maximiliano - Coordenador do Núcleo de Educação Previdenciária − Gerência Executiva do INSS − São José dos Campos

Horário: das 14h às 18h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro − Prédio da Faculdade de Direito
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro

Informações: (12) 3928-9832
26 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Semana do Meio Ambiente

O Centro de Estudos da Natureza vai apresentar as atividades desenvolvidas no Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais da Univap, durante a realização da Semana do Meio Ambiente − Parque da Cidade − São José dos Campos/SP

Participação dos alunos e professores do Curso de Ciências Biológicas (CB) da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Informações detalhadas em breve
De 3 a 5 de junho
Workshop Inovação na Prática

Inscrições Gratuitas: contato@nitmantiqueira.org.br

Organização: Rede Mantiqueira de Inovação e Núcleo de Inovação Tecnológica Univap (NIT/Univap)

Local: Auditório do Parque Tecnológico Univap − Campus Urbanova São José dos Campos/SP
Horário: das 8h às 18h

Informações: (12) 3947-1214 − Erik Schmidt
E-mail: schmidt@univap.br

5 de junho
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

De 12 a 14 de junho
Projeto de Integração Direito e Sociedade I da Faculdade de Direito

(1º Semestre – 2012) “Cultura de fato e cultura de direito: o bacharelismo na construção de uma ordem estamental no Brasil”

Exposição de Artigos de Iniciação Científica

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito – Campus Centro (Castejón)

Horário: 9h

Turmas do 1º Período Semestral do Curso de Direito

Informações: (12) 3928-9832

23 de junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de junho
I Brazilian Winter School 2012

Responsáveis na Univap:
Dr. Airton Martin/Dra. Juliana Ferreira
IP&D, – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
Av. Shishima Hifumi, 2911- São José dos Campos – SP

Tel: (12) 39471165

Fax: (12) 39471149

E-mail: biophotonics2012@univap.br

Site: www.univap.br

1 a 6 de julho
Festa à Fantasia − Personagens da História
Comemoração aos 40 Anos do Curso de História da Univap


Organização: Ágora - Diretório Acadêmico de História

Contato: agora_d_a@hotmail.com

Horário: 22h

Local: Rua 2, nº 60 − Sol Nascente − Bairro Vista Linda

Apoio: Univap/Faculdade de Educação e Artes (FEA)
18 de agosto
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas