161ª Edição - Ano IV
De 7 a 13 de maio/2012
 

  Globo Ciência: Gravações e Entrevistas na Univap

 
 
 
O Apresentador do Globo Ciência, Alexandre, e o
Prof. Dr. Paulo Tadeu de Mello Lourenção
O jornalista e apresentador do Globo Ciência, Alexandre Henderson, esteve nas instalações do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, no Campus Urbanova da Univap, dias 25 e 26 de abril, para gravações com os professores especialistas na área da aviação, Prof. Dr. Paulo Tadeu de Mello Lourenção e Prof. Me. Guido S. Almeida Jr.
A equipe do Globo Ciência é composta por Alexandre Henderson, pelo diretor de cena, Tiago Lima; diretor de fotografia, Vitor Mattoso, e colaboração dos alunos do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap: Júlio Vasconcelos (4º ano) e Herivelton Martins (2º ano), que trabalharam como auxiliares de cinegrafista e produção, respectivamente.
A participação dos alunos-monitores da Universidade como freelancers nessa gravação só foi possível tendo em vista a parceria que a TV Univap mantém com o canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.

 
 
 

  Farmacêutico na Praça

 
 
O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e apoio das Universidades da região, realizaram dia 28 de abril, das 9h às 13h, na Praça Afonso Pena, em São José dos Campos, o evento: Farmacêutico na Praça.

 

A iniciativa teve por objetivo levar orientação à população sobre temas relacionados à saúde e realizou serviços farmacêuticos, entre eles, o teste de glicemia capilar (dosagem de açúcar no sangue) e aferição de pressão arterial.
Além do atendimento ao público, o evento, busca dar visibilidade ao trabalho e aos serviços desenvolvidos pelos profissionais da saúde de farmácias e drogarias.

 
 
 
  Reatech 2012

 
 
 
Os docentes e coordenadores de curso da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profª Mª Naya Prado Fernandes Francisco, (Terapia Ocupacional) e Prof. Me. João Benício de Almeida (Enfermagem), participaram da XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, realizada de 12 a 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo.
O evento, promovido e organizado pelo Grupo Cipa Fiera Milano, ofereceu planta em braile e piso com guia para os participantes.

No total mais de 300 expositores apresentaram as novas tecnologias acessíveis, produtos e serviços para pessoas com deficiência, em uma área de 32 mil m2.
A abertura do evento contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Antonino Grasso, além de outras autoridades federais e estaduais.
Durante a cerimônia de abertura do Reatech 2012, foi assinado um acordo entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paraolímpico Brasileiro, que oficializou a realização das Paraolimpíadas Escolares 2012, em São Paulo, de 15 a 20 de outubro.

 
 
 

  Laboratório de Astroquímica e Astrobiologia da Univap

 
 
 
O pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Prof. Dr. Sergio Pilling, que atua como docente dos cursos de graduação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Engenharia Química), da Faculdade de Educação e Artes (Matemática/Licenciatura) e da Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), recentemente aprovou seu projeto Jovem Pesquisador - Fapesp (#2009/18304-0) de cerca de meio milhão de reais para a construção do Laboratório de Astroquímica e Astrobiologia da Univap (Lasa). O Lasa faz parte do Grupo de Pesquisa em Astroquímica e Astronomia (GAA) da Universidade do Vale do Paraíba. Este grupo, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, é um dos primeiros grupos de pesquisa nessa área em toda a América Latina. O GAA foi criado pelo Prof. Dr. Sergio Pilling em parceria com a Prof. Dra. Diana P. P. Andrade, e conta com a colaboração de diversos pesquisadores desta e de outras instituições.

 
 
 

  Professores Pesquisadores da Univap no EGU 2012 em Viena

 
 
Os professores pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, membros do Grupo de Pesquisa Celeste (Centro Latino-americano de Estudos Solares Terrestres) do CNPq, Prof. Dr. Alan Prestes e Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, participaram da European Geosciences Union - General Assembly 2012 (EGU), realizada de 22 a 27 de abril, no Viena International Center, em Viena, Áustria.
Durante a Assembleia Geral da União Europeia de Geociências 2012 (EGU) foram apresentados quatro trabalhos científicos nas áreas de Física Solar e Relação Sol-Terra e Clima Espacial, de autoria dos professores e alunos da Univap, sendo três na forma de painéis e uma comunicação oral.

Prof. Dr. Francisco Carlos R. Fernandes
 
Prof. Dr. Alan Prestes

A EGU é considerada o maior fórum científico sobre as pesquisas e projetos na área Terrestre, Planetária e Ciências Espaciais. Este ano o evento contou com a participação de 14 mil pessoas, entre pesquisadores, professores, estudantes e outros interessados, de várias partes do mundo.
Durante todo o evento, além da apresentação dos resultados das pesquisas realizadas, os pesquisadores da Univap tiveram a oportunidade de discutir com os demais participantes dos encontros, futuras colaborações científicas e estratégias para intensificar o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de atuação do Grupo Celeste em pesquisa de geofísica espacial.
A participação dos Prof. Francisco Fernandes e Prof. Alan Prestes teve apoio financeiro da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), respectivamente.

 
 

  Secretaria do Meio Ambiente Enaltece o Trabalho da FVE

 
 
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por intermédio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais do Departamento de Fauna, enaltece o trabalho realizado pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) pelas inúmeras atividades de relevante importância ambiental, por meio do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), regulamentada pela In Ibama nº 169/2008, permitindo que muitos animais retornem ao seu ambiente natural de origem.

   

O Cras na Univap está localizado no Campus Urbanova, junto ao Centro de Estudos da Natureza (CEN), onde estão instalados também, o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais.
”As consequências positivas deste trabalho são inúmeras, dentre elas pode-se citar a recuperação de áreas degradadas, manutenção dos ciclos biogequímicos, melhoria da qualidade paisagística e, finalmente, a sobrevivência de várias espécies da fauna silvestre brasileira”, enfatiza a Diretora do Departamento de Fauna, a Bióloga Mestre Claudia Terdiman Schaalmann, em oficio enviado em abril de 2012 ao Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa.

 
 
 
  Equipe da Infraero de Brasília Visita a Univap

 
 
Camila, Silene, Cristina, Sandra Costa, Sandra
Swiderski, Ana Catarina, Valclécio, o Reitor da Univap,
Prof. Jair e Marcos
 
Uma equipe da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) de Brasília esteve na FVE/Univap, para uma reunião no último dia 24 de abril, a fim de discutir as estratégias na gestão do Curso Técnico em Meteorologia na modalidade a distância.
A FVE/Univap venceu o pregão eletrônico publicado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para oferecer um Curso Técnico em Meteorologia na modalidade a distância para 300 observadores meteorológicos, empregados da Infraero, fisicamente alocados em vários estados brasileiros. A primeira turma com 150 alunos iniciou o curso em março de 2012 e a segunda começa em fevereiro de 2013.
O curso visa à formação de profissionais para atuarem nas funções e/ou atividades previstas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), e está sendo ministrado por professores especializados em meteorologia com ênfase em aeronáutica.

 
 
 

  Treinamento de Funcionários de Empresas no Serpentário

 
 
 
Funcionários das empresas Rexam (Extrema/SP), Rexam (Pouso Alegre/MG), Engeseg (SJC/SP), Schahin Engenharia S/A (Jacareí/SP), participaram do curso sobre "Serpentes: acidente ofídico, primeiros socorros e captura”, oferecido pelo Serpentário do Centro de Estudos da Natureza (CEN), da Univap, no Campus Urbanova, sob a responsabilidade do Prof. Dr. José Carlos Cogo e colaboração da Bióloga Edvana de Toledo Oliveira.
Os participantes receberam instruções sobre as características das serpentes e as diferenças entre elas, hábito, comportamento, captura correta e primeiros socorros. No curso realizado dia 30 de março de 2012, foi possível ainda esclarecer dúvidas sobre histórias e mitos relacionados à referida espécie.


Informações: serpentariocen@univap.br
Telefone: (12) 3947-1000 - Ramal 2009

 
 
 

  Ex-Aluna de Fisioterapia é Contratada no HC-FMUSP

 
 

 
A graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, em 2010, Bruna Romanelli Ortiz, passou em 1º lugar na primeira etapa (prova teórica) do processo seletivo de fisioterapeutas do Serviço de Fisioterapia do ICHC-FMUSP (Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) de um concurso público, realizado em 19 de janeiro de 2012. Em seguida foi aprovada para outro cargo (Preceptoria) também no Serviço de Fisioterapia do ICHC-FMUSP, onde trabalha atualmente supervisionando os alunos da Especialização de Reeducação Funcional da postura e do movimento − RFPM, nos seguintes ambulatórios: Ergonomia Funcional; Paciente Pós-Crítico; Ambulatório Didático (Patologias: musculoesqueléticas; consequências cirúrgicas; doenças do tecido conjuntivo; queimados, entre outras) e também junto do Ambulatório de Hanseníase no Serviço de Fisioterapia do ICHC junto à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Bruna já havia sido notícia na 119ª Edição do Informativo Diálogo, em março de 2011, quando prestou um concurso em São Paulo e passou como 3ª colocada, entre 16 concorrentes, para o curso de Especialização em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento, na FMUSP.

 
 
 

  Projeto FVE/FGV

 
 
 
A presidência da FVE realizou, dia 4 de maio, uma reunião para apresentar aos dirigentes: Unidades Estratégicas de Atuação das Atividades Fins (Univap, Parque Tecnológico, Colégios, Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental), membros convidados do corpo técnico administrativo e docentes integrantes dos grupos de trabalhos, de que forma serão implantados os quatro primeiros projetos elaborados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), contratados pela FVE.
Os trabalhos em andamento na FVE desde abril de 2012, sob a coordenação geral do Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino, Chefe de Gabinete da Reitoria e Representante da FVE junto à FGV, têm também em cada grupo um responsável. O grupo de Planejamento Estratégico está sob a coordenação do Prof. Dr. Milton Beltrame; Tecnologia da Informação, Eng. Carlos Alberto de Moura; Orçamento Participativo, Prof. Me. José César Faria e do Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui, Profª Drª Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa.
Para colocar em prática alguns estudos, a FGV irá ministrar inicialmente dois cursos: MS Project e Gestão de Projetos. O primeiro, de introdução e ferramenta fundamental para quem vai trabalhar com projetos, e o segundo, de noções básicas. Cada curso será ministrado em dois módulos com a duração de quatro horas, cada um.
O MS Projetct, será realizado dias 16 e 17 de maio, das 14h às 18h, em um dos laboratórios do Prédio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Bloco 2) e Gestão em Projetos, dias 24 e 25 de maio, das 14h às 18h, no Auditório 2 do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), ambos no Campus Urbanova, em São José dos Campos.

 
 
 

  Ex-Aluno de Odontologia é Coordenador de Saúde Bucal no Amazonas

 
 
O ex-aluno do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde, Wanderson Rocha de Azevedo Goulart, graduado em 2007, recebeu convite em 2008, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), antiga Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para trabalhar nas aldeias indígenas às margens do rio Solimões em Tabatinga no Amazonas. Permaneceu por dois anos morando em uma das aldeias e realizando atendimento às populações ribeirinhas.

   

Atualmente é coordenador de Saúde Bucal junto à Prefeitura do Município de Tabatinga, localizada no meio da maior floresta tropical do planeta, a selva amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões fazendo fronteira com a Colômbia e o Peru.
O acesso à cidade se dá por barco ou por avião, inexistindo estradas que unam Tabatinga a Manaus (Capital do Amazonas). A viagem fluvial no trecho Tabatinga - Manaus consome cerca de três dias e, no trecho contrário, cerca de sete dias.

 
 
 

  Palestra: Trânsito Mais Seguro

 
 
Os alunos do Ensino Médio (1ª e 2ª séries) do Colégio Univap Urbanova assistiram, dia 2 de maio, das 13h30 às 15h30, no Bloco 9, à palestra: Trânsito Mais Seguro, ministrada pelo agente de trânsito educador, Daniel Rangel Monteiro.

 

O Projeto Jovem no Trânsito, desenvolvido pela Secretaria de Transportes da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tem por objetivo dialogar com o público jovem, tornando-o um multiplicador das informações para um trânsito mais seguro.
O projeto, que teve início no segundo semestre de 2011, utiliza técnicas de comunicação para debater o trânsito e, com isso, o jovem se torna protagonista no processo e percebe que também tem responsabilidade na busca por um trânsito mais seguro e cidadão.

 
 
 

  Alunos Criam Driver para Android
Projeto Univap Virtual e Urmet Daruma


 
 
Felipe e Cassiano
 
Os alunos Felipe Rolin Machado, Cassiano Henrique e Renê Ribeiro, do curso de Engenharia de Computação, bolsistas-pesquisadores da Univap Virtual em um projeto desenvolvido em parceria com a empresa Urmet Daruma, criaram um driver que possibilita aos tablets Android se conectarem à linha de impressoras Daruma.
Os estudantes, no desenvolvimento deste produto, ficaram responsáveis pela infraestrutura do equipamento, permitindo que a plataforma Android suporte a linha de impressoras fiscais, não fiscais e o modem produzidos pela Daruma.
A parceria entre a Univap Virtual e a Urmet Daruma completará em julho seu quarto aniversário. Suas principais linhas de pesquisa são: desenvolvimento de softwares; tecnologia da informação e integração com desenvolvimento e a certificação de novos produtos.
A parceria possibilita que estudantes dos cursos de Ciência da Computação (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação) e Engenharia de Computação (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) coloquem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, ampliem o conhecimento e se capacitem profissionalmente para o mercado de trabalho.

 
 
 

  10º Congresso Saúde e Qualidade de Vida − Cone Leste Paulista

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde da Univap realiza de 12 a 14 de junho, o 10º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida - Cone Leste Paulista, que este ano tem como tema principal "Políticas Públicas na Saúde" com enfoque nos problemas ocasionados pelo uso de drogas não lícitas.
O evento contará com a presença de vários especialistas da área, entre eles, Frei Hans (Fazenda Esperança), Vereador Macedo Bastos (Combate às Drogas), entre outros. O evento, que será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, é direcionado a todos os profissionais da área da saúde, da biotecnologia, bioengenharia, estudantes e outros interessados.

 
 
 

  Processo Seletivo Graduação - Segundo Semestre 2012

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: monitoria.cen@gmail.com ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019 − período da manhã - com a monitora Cristiane

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.
Educação Monitorada

Segundas e
Quartas-feiras

Horário:
das 9h30 às 11h30
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Semana do Serviço Social
Atividades Culturais/Palestras/Minicursos


Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro (Prédio da Faculdade de Direito)

Horários: Atividades nos períodos da manhã (9h) e da noite (19h)


Programação
14/05 − Atividades Culturais − 19h
15/05 − Palestra de Abertura Oficial do Evento − 19h
“O Serviço Social de Olhos Abertos para a Educação: Ensino Público e de Qualidade é Direito de Todos”
Palestrantes: Profª Drª Mabel Mascarenhas Torres e Profª Drª Francisca Pini
16/05 − Minicurso: “O Serviço Social na Educação” − 9h
Assistente Social Fábio Alexandre Gomes
16/05 − Minicurso: “A Importância do Estágio na Formação em Serviço Social” − 19h
Representante da Subcofi − Seccional de São José dos Campos
17/05 − Minicurso: “As Portas de Entrada do Serviço Social na Educação” − 9h Aline Alves Marcheto
17/05 − Minicurso: “Exercício Profissional e Desafios Contemporâneos” − 19h
Vice-Presidente do CRESS/SP - Marcos Valdir Silva e Assistente Social Kelly Hapuque 18/05 − Encerramento − 19h
Exibição e Discussão do Filme: Lição de Amor

Informações: 3928-9833 ou 9136-0826 (Obs.: A participação no evento valerá como atividade complementar ao aluno)
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Delphi Meeting 2012

(Inscrições Gratuitas)

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Bloco 1 – Campus Urbanova, Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova – São José dos Campos/SP

Informações: www.univap.br

16 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova

Programação

16/05 − Abertura Oficial da I Joenf − A partir das 18h30
Palestrante: Prof. Me. João Benício de Almeida − Coordenador do Curso de Enfermagem da Univap
Coffee de Integração
Palestra: Contribuições da Associação Brasileira de Enefermagem no Processo de Forma
ção do Enfermeiro
Drª. Maria Helena S. Mandelbaum − Enfermeira Dermatológica − Doutora em Educação
Palestra: Associação Brasileira de Enfermagem: 85 Anos de História
Enfermeira Eloísa Pinho − Diretora da Fundação Escola de Enfermagem R.W. Johnson
17/05 − Palestra: A Importância da Equipe Multiprofissional e Interdisciplinar no Tratamento do Paciente
− 18h30
Drª Paula Magalhães Marques − Psicóloga Hospitalar e Clínica − Hospital Vivalle
Coffee de Integração
Palestra: Garantia da Segurança do Paciente no Processo de Administração de Medicamentos
Enfermeira Elena Bohomol
18/05 − Palestra: O Exame Físico Como Subsídio para o Cuidar em Enfermagem
Enfermeira Loide Corina Chaves e Profª Drª Maria Belén Salazar Posso
Coffee de Integração
Lançamento do Livro: Avaliação Física em Enfermagem (Organizadoras: Loide Corina Chaves e Maria Belén Salazar Posso)
Colaboradores da Univap: Ana Lúcia Gargione Galvão de Sant’Anna, Regimar Carla Machado e Vânia
Maria de Araújo Giaretta, entre outras

Informações: 3947-1015 ou 3947-1087
De 16 a 18 de maio
III Encontro do Dia Nacional da Matemática Univap

Palestra com o Prof. Dr. Luís Barco (USP)

Horário: 19h

Local: Campus Aquarius − São José dos Campos/SP
17 de maio
Curso de Odontologia − Faculdade de Ciências da Saúde

Palestra: Saúde Bucal Coletiva e Epidemiologia: Um caminhar compartilhado
Profª Mª Heloísa Carvalho Borges

Local: Prédio do Curso de Odontologia − Bloco 4 − Sala 15

Horário: 8h
18 de maio
VIII − Campeonato Interno de Educação Física - FEA Abertura Oficial − Campus Urbanova

18/05 − 20h30 − Alunos do Período Noturno
21/05 − 9h − Alunos do Período Matutino

Desfile das Equipes; Hastear a Bandeira Nacional; execução do Hino Nacional; juramento da Equipe Atlética; Apresentação de Equipe de Dança e Acendimento da Tocha Olímpica

Jogos: De 21 a 26 de maio − Participação de 550 alunos nas seguintes modalidades: basquete, handebol, futsal e voleibol

Informações: (12) 3947-1246 − Curso de Educação Física - FEA
De 18 a 26 de maio
Faculdade de Direito

Curso: Disseminadores da Previdência Social
William Maximiliano - Coordenador do Núcleo de Educação Previdenciária − Gerência Executiva do INSS − São José dos Campos

Horário: das 14h às 18h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro − Prédio da Faculdade de Direito
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro

Informações: (12) 3928-9832
19 de maio
Atividade do Núcleo de Estudos do Serviço Social (NESSU) On-Line

Tema: Questões Jurídicas

Horário: das 9h às 11h50 e das 19h às 21h50

Local: Laboratório de Informática – Prédio da Faculdade de Direito – Campus Centro – Castejón

22 de maio
Faculdade de Direito

Curso: Disseminadores da Previdência Social
William Maximiliano - Coordenador do Núcleo de Educação Previdenciária − Gerência Executiva do INSS − São José dos Campos

Horário: das 14h às 18h

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro − Prédio da Faculdade de Direito
Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro

Informações: (12) 3928-9832
26 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Workshop Inovação na Prática

Inscrições Gratuitas: contato@nitmantiqueira.org.br

Organização: Rede Mantiqueira de Inovação e Núcleo de Inovação Tecnológica Univap (NIT/Univap)

Local: Auditório do Parque Tecnológico Univap − Campus Urbanova São José dos Campos/SP
Horário: das 8h às 18h

Informações: (12) 3947-1214 − Erik Schmidt
E-mail: Schmidt@univap.br

05 de junho
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

De 12 a 14 de junho
Projeto de Integração Direito e Sociedade I da Faculdade de Direito

(1º Semestre – 2012) “Cultura de fato e cultura de direito: o bacharelismo na construção de uma ordem estamental no Brasil”

Exposição de Artigos de Iniciação Científica

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito – Campus Centro (Castejón)

Horário: 9h

Turmas do 1º Período Semestral do Curso de Direito

Informações: (12) 3928-9832

23 de junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de junho
I Brazilian Winter School 2012

Responsáveis na Univap:
Dr. Airton Martin/Dra. Juliana Ferreira
IP&D – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
Av. Shishima Hifumi, 2911- São José dos Campos – SP

Tel: (12) 39471165

Fax: (12) 39471149

E-mail: biophotonics2012@univap.br

Site: www.univap.br

1 a 6 de julho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas