160ª Edição - Ano IV
De 23 de abril a 6 de maio/2012
 

  Workshop: Sou + Saúde

 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), composta pelos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Gastronomia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, recebeu, dia 22 de março, aproximadamente 200 alunos do Colégio Embraer Eng. Juarez Wanderley, acompanhados de 10 professores, que participaram do Workshop: Sou + Saúde.

 

Este Workshop envolveu atividades práticas que foram realizadas pelos alunos do Colégio que tiveram a oportunidade de escolher com antecedência a área de conhecimento de maior interesse.

 
 
 

  Reitor em Entrevistas

 
 

 
O Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, que tomou posse dia 18 de abril de 2012, tem atendido a todos os pedidos de entrevistas dos meios de comunicação da região, participado de almoços com empresários e de outros eventos da sociedade.
Além das entrevistas diárias concedidas ao Jornal O Vale, às emissoras de rádio e TV, foi convidado a participar de programas específicos, como por exemplo, o programa Show de Ideias, com Roberto Wagner, na Rádio Stéreo Vale FM, dia 14 de abril; do programa Diálogo Franco, com Carlos Marcondes pela TV BanVale, gravado dia 10 e exibido dia 22 de abril; Rádio Eldorado, com Lano Brito, dia 26; Programa FelizCidade − Canal 10 da NET, gravado dia 3 de maio e que será exibido no próximo dia 12, sábado, com reprises no domingo (13), às 14h, terça e quarta-feira (15 e 16), às 15h e na sexta-feira (18), às 21h30. Participa também, no próximo dia 14 de maio de uma entrevista às 8h, na Rádio Cidade − AM 1120, com Joaquim Bevilacqua.

 
 
 
  Fundação Getúlio Vargas inicia trabalhos na FVE

 
 
 
Da esq. p/ dir.: Caloger Barbuscia, Orlando Arnaud,
Manuel de Deus, Maria de Lourdes Arantes, Clarice
Santiago e Mauro Taschner, parte da equipe da FGV
Dando continuidade aos trabalhos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, nas áreas de planejamento estratégico, governança e empreendedorismo, a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) iniciou no mês de abril, em conjunto com a FGV, os trabalhos de estudos e implantação de quatro grandes Projetos nas seguintes áreas prioritárias: a) Planejamento Estratégico; b) Tecnologia da Informação; c) Processo Orçamentário e d) Otimização do Tudo Aqui (Núcleo de Atendimento ao Estudante).
Para cada Projeto foi formado um Grupo de Trabalho Interno com cerca de oito funcionários (que pode variar em número e nomes durante os trabalhos), geralmente os mais envolvidos com a realidade/área do Projeto, liderados por um Coordenador Interno responsável pelo desenvolvimento das diversas atividades que cada Grupo desenvolverá, sendo que todos esses Grupos são assessorados e acompanhados pelos diversos consultores da FGV, além de uma Coordenação Geral da FVE.

 
 
 

  Política Sócio-Assistencial e Proteção Jurídica da Criança e do Adolescente
Mesa Redonda: Serviço Social e Direito


 
 
O curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde e o curso de Direito da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba da Univap, realizaram em uma atividade integrada dos cursos, a mesa redonda: Política Sócio-Assistencial e Proteção Jurídica da Criança e do Adolescente.

   

O objetivo do evento, sob a coordenação geral da Profª Mª Débora Wilza de Oliveira Guedes (Serviço Social) e Prof. Me. Frediano José Momesso Teodoro (Direito) foi apresentar aos alunos da Univap, as leis, relatos de casos, interpretações jurídicas, situações críticas e avaliações sociais, por especialistas das áreas de atuação dos Direitos de Crianças e dos Adolescentes.

   

Participaram da Mesa Redonda o Assistente Social, Prof. Me. Marcos Valdir Silva, Supervisor Técnico da Fundação Casa/SP; o Promotor de Justiça Criminal, Dr. Fausto Junqueira; O Presidente do Conselho Tutelar/Sul de São José dos Campos, Dr. Rogério Bastos Vasconcelos; a Assistente Social da Vara da Infância e Família de São José dos Campos, Rosa Maria Romualda; o Psicólogo e Coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-Centro/São José dos Campos/SP, Celso Luiz dos Santos Soares

 
 
 

  8th World Meeting on Pharmaceutics, Biopharmaceutics and Pharmaceutical Technology

 
 

 
A Profª Drª Ana Luiza Ribeiro de Souza, docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com apoio da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT) de Portugal, participou de 18 a 22 de março, do 8th World Meeting on Pharmaceutics, Biopharmaceutics and Pharmaceutical Technology, realizado em Istambul, na Turquia.
Durante o evento foram apresentados três trabalhos científicos, intitulados: "Evaluation of praziquantel intestinal permeation from solid lipid nanoparticles"; "Effect of pegylation on the synthesis of silica gel nanoparticles (nanogels) by sol-gel technology"; e "Praziquantel-loaded lipid nanoparticles: a comparison between three distinct systems", desenvolvidos sob orientação das pesquisadoras: Profª Drª Maria Palmira Daflon Gremião (Unesp/Araraquara) e Profª Drª Eliana B. Souto (UFP /Porto-Portugal).

 
 
 

  Lançamento do Livro: Cidade e Identidade São José dos Campos, do peito e dos ares

 
 
 
A pesquisadora e docente da Univap, Profª Drª Valéria Zanetti, lança hoje dia 7 de maio, o livro de sua autoria: Cidade e identidade - São José dos Campos, do peito e dos ares.
O livro de Valéria Zanetti − dividido em quatro capítulos − envereda pelos caminhos da história de São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba Paulista, para entender um discurso propagado por seus moradores: o da falta de identidade da cidade.
No primeiro capítulo, a autora compreende como a doença de uma forma geral foi utilizada para justificar diferentes intervenções e melhoramentos urbanos no início do século XX. O segundo capítulo, São José dos Campos, cidade hospedeira da tuberculose, traz uma relação da tuberculose com os projetos sociais e políticos praticados pelo Estado no século passado. No terceiro capítulo, Médicos e doentes na cidade que salva: o mito de Babel, a autora apresenta a cidade estudada como um tubo de ensaio contendo diferentes fórmulas médicas, urbanistas e de convívio social. No quarto capítulo, as problemáticas em torno do conceito de identidade são discutidas.
O livro fundamenta-se no conceito de Memória como atributo social, inscrito num suporte coletivo de significação.
Sob a organização da Annablume Editora e com apoio da Livraria Maxsigma, a cerimônia de lançamento será às 19h30, no Espaço Vicentina Aranha, localizada na Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, nº 302 - Vila AdyAna - São José dos Campos − SP. Informações pelo telefone: (12)3911-7090

 
 
 
  Homenagem aos Docentes da Univap
Título de Professor Emérito


 
 
 

A Reitoria da Univap referendou a proposta da Pró-Reitoria de Integração Universidade- Sociedade, sob a direção do Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, de prestar homenagem aos professores Aldo Zonzini; Antonio Ravanelli; Francisco Pinto Barbosa; Geraldo Vilhena de Almeida Paiva; João Luiz Teixeira Pinto; José Victor Arfinengo; Otávio Manhães de Andrade Júnior e Ronaldo Garcia, pelos anos de dedicação à FVE/Univap, decorrente de decisão do Conselho de Integração Universidade-Sociedade, em reunião realizada anteriormente.
O título de Professor Emérito é conferido aos docentes que atingiram alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica em sua área de atuação. É considerada a maior honraria existente no meio acadêmico e concedido mediante preceitos rigorosos.


 
 
 
  Workshop: Fitness & Wellness

 
 
A Univap sediou pela segunda vez o Workshop Fitness & Wellness, promovido pela Associação Cristã dos Moços (ACM), Regional de São José dos Campos.
O evento com apoio do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap foi realizado dia 14 de abril, no Espaço Poliesportivo Prof. Mestre Jorge Ferreira Araújo Jr., Campus Urbanova.
Fitness significa aptidão física e tem como função básica a promoção do condicionamento físico por intermédio da flexibilidade, força, eficiência cardiovascular, resistências aeróbica e muscular; já o wellness refere-se ao bem estar estar do indívíduo.

 


 

O evento gratuito organizado em parceria com a Loja Moda e Praia e Blue Beach foi direcionado aos estudantes e professores de Educação Física. Durante o evento os participantes passaram por uma avaliação para possível contratação junto à ACM e assistiram as apresentações de Jump, Step, Figth, Power, Pilates, Energy, além do lançamento do Ritmos New Dance e Essense. A organização também realizou o sorteio de vários brindes e artigos esportivos.

 
 
 

  Diretor da TV Univap Participa de Evento Mundial de Radiodifusão

 
 
 
Prof. Fernando e equipamento de TV 5D no estande
da empresa do cineasta James Cameron
Com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), por intermédio do Grupo de Pesquisas sobre Comunicação e Tecnologia Digital, da Universidade Metodista de São Paulo, o Prof. Me. Fernando Moreira participou, entre os dias 14 e 19 de abril, da NAB Show, na cidade de Las Vegas, EUA. O NAB Show é o maior evento do mundo que cobre entretenimento, desenvolvimento, gerenciamento e entrega de conteúdo em todas as mídias. Da criação ao consumo, através de múltiplas plataformas, como rádio, TV, web e outras mídias digitais.
Durante o evento , com 1700 estandes, foram lançados novos equipamentos de televisão e rádio, como um novo sistema para transmissão de eventos esportivos, denominado de TV 5D, criado pelo Grupo Cameron Pace, sociedade do cineasta James Cameron (Titanic, Avatar). Este ano o Brasil contou com um pavilhão de exposição para demonstrar a tecnologia do sistema digital desenvolvido com o Japão.
Um dos temas mais discutidos durante o NAB Show foi o futuro da televisão aberta.

 
 
 

  Univap Recebe a Visita do Rotary International

 
 

 
Membros do Intercâmbio de Grupos de Estudos do Canadá e dos Estados Unidos , do D-5060 do Rotary International, Ed Kolybaba, Agustin Benega-Garcia, Ross Courtney, Mike O’Reilly, Jennifer Girad, acompanhados pelos brasileiros Airton Ruiz − Presidente 2011-2012 do Rotary Club São José dos Campos - Satélite, Dr. João Batista Pires Filho, ex-aluno do curso de Direito da Univap e Governador indicado 2014-2015 do D-4600 de RI, Prof. Celso Moura, representante do Rotary Club de São José dos Campos junto ao Conselho Curador da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, e sua esposa, a nutricionista, Sra. Eda Moura, visitaram dia 27 de abril, os Campi Centro e Urbanova da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos.
No Campus Centro, onde está localizada a Faculdade de Direito, os rotaryanos foram recebidos pelo Diretor, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha. No Campus Urbanova, pela jornalista Sylvia Leds, que após a exibição do vídeo institucional, sugeriu a visita à Capela Nossa Senhora do Amor; ao Parque Tecnológico Univap e à Faculdade de Ciências da Saúde.

 
 
 

  Alunos do Colégio Univap Urbanova Visitam a FCSAC e a TV Univap

 
 
 
Uma nova turma de alunos, da 2ª série, do Colégio Univap Urbanova manifestou o interesse em conhecer as instalações da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e da TV Univap, no Campus Urbanova.
A visita foi realizada dia 25 de abril, no período da tarde, por 31 alunos acompanhados pela Profª Ma. Clemilda de Oliveira Valente e pela técnica administrativa, Maria José de Souza do Colégio.
Na Faculdade foram recebidos na Faculdade pela Profª Me. Vânia de Oliveira Braz, Coordenadora do Curso de Jornalismo, que fez a explanação dos cursos oferecidos na área, as funções dos equipamentos e os trabalhos realizados nos diversos laboratórios.
Os alunos de maneira descontraída puderam utilizar os equipamentos do Laboratório Didático de Rádio na FCSAC, fazendo locução de textos e simular apresentações na TV Univap, sob a orientação da profissional da área, Fabiana Púpio.

   

A realização de visitas às instalações das Faculdade e cursos na Univap, faz parte da proposta pedagógica do Colégio que procurar despertar nos alunos o gosto pela ciência e tecnologia, bem como ajudá-los na escolha de sua futura profissão.

 
 
 

  Lançamento do livro: Avaliação Física em Enfermagem

 
 
A Profª Vânia, Profª Belen, Profª Ana Lúcia e a Profª Regimar
 
A Editora Manole lança no próximo dia 18 de maio, a partir das 18h30, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova da Univap, o livro: Avaliação Física em Enfermagem, Organizado por Loide Corina Chaves e Maria Belén Salazar Posso.
Loide Crina Chaves é Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Mestre em Saneamento Ambiental pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). É docente na FMABC e ministra as disciplinas de Saúde Ocupacional, Saúde do Adulto e Doenças Transmissíveis do Curso de Graduação em Enfermagem.
Maria Belén Salazar Posso é Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Docente na Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e Docente Especialista do Conselho Estadual de Educação-SP.
A edição é composta por 19 colaboradores, sendo que Ana Lúcia Gargione Galvão de Sant’Anna, Regimar Carla Machado e Vânia Maria de Araújo Giaretta, são docentes da Univap.
O lançamento contará ainda com a palestra: “O Exame Físico Como Subsídio para o Cuidar em Enfermagem”, que será proferida pelas organizadoras do livro, Loide Corina e Belén Salazar.
A edição apresenta uma sistematização da avaliação física, sob o ponto de vista da enfermagem, abrangendo várias especialidades, incluindo aspectos anatômicos e fisiológicos gerais, histórico de enfermagem e atuação do enfermeiro com descrição detalhada de procedimentos.

 
 
 

  Professora do Serviço Social é Medalhista em Campeonato de Natação

 
 
 
A docente do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, Profª Maria Enilce Teixeira Garcia, de 69 anos, participa há vinte e dois anos da Equipe Master de Natação e dos diversos campeonatos realizados no país.
No 50º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, realizado de 19 a 22 de abril de 2012, no Clube Duvel Esportes, em São Luís, Maranhão, participou das provas de 200 metros peito, conquistando a medalha de ouro; 200 metros borboleta, medalha de bronze; revezamento quatro (4) estilos, medalha de bronze e obteve também a 4ª colocação nas provas de 400 metros, medley e 100 metros, borboleta.
O Circuito Brasileiro de Masters de Natação 2012, composto por quatro competições foram denominadas: 50º Campeonato Brasileiro, XVII Torneio Aberto, XIX Copa Brasil e provas de natação do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos Masters, que foram realizados respectivamente em São Luís/MA, Ribeirão Preto/SP, Porto Alegre/RS e Manaus/AM.
O 50º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação foi organizado pela Associação Brasileira de Masters de Natação (ABMN) e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), com apoio da Federação Maranhense de Desportos Aquáticos, da Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto, da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos e da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos.

 
 
 

  10º Congresso Saúde e Qualidade de Vida − Cone Leste Paulista

 
 

A Faculdade de Ciências da Saúde da Univap realiza de 12 a 14 de junho, o 10º Congresso de Saúde e Qualidade de Vida - Cone Leste Paulista, que este ano tem como tema principal "Políticas Públicas na Saúde" com enfoque nos problemas ocasionados pelo uso de drogas não lícitas.
O evento contará com a presença de vários especialistas da área, entre eles, Frei Hans (Fazenda Esperança), Vereador Macedo Bastos (Combate às Drogas), entre outros. O evento, que será realizado no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, é direcionado a todos os profissionais da área da saúde, da biotecnologia, bioengenharia, estudantes e outros interessados.
Como nos anos anteriores, paralelamente ao Congresso, a Faculdade organiza a “Atividade Saúde”, onde alunos sob a supervisão de docentes das diversas áreas do conhecimento desenvolvem atividades informativas direcionadas ao público visitante, com ações preventivas e de melhoria da saúde.
A participação no Congresso é individual e a inscrição intransferível e poderá ser efetivada até dia 20 de maio, pelo site: www.univap.br/qualivitae A inscrição dará direito à apresentação de um trabalho científico, participação em palestras e minicursos, limitada ao número de vagas disponíveis em cada um deles.
A programação completa do evento está disponível para consulta no site e outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: (12) 3947-1015. A publicação dos trabalhos aprovados nos Anais do Congresso está condicionada ao envio da cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no qual deverá constar o nome completo e CPF do inscrito. O referido comprovante poderá ser entregue pessoalmente na Secretaria da FCS − Bloco 7, no Campus Urbanova, ou ser enviado por e-mail em PDF (qualivitae@univap.br¬) ou via Fax (12) 3947-1015.
Para a entrega do material no dia do Congresso o participante deverá também apresentar na recepção o comprovante de depósito.
O 10º Congresso Saúde e Qualidade de Vida − Cone Leste Paulista está sendo realizado com o patrocínio das empresas Ativia Saúde; Hospital Alvorada e Central de Laboratórios Ltda.

Faculdade de Ciências da Saúde da Univap
Campus Urbanova
Site: www.univap.br
E-mail: qualivitae@univap.br
Telefone: (12) 3947-1015
Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2911 − Urbanova
12240-000 − São José dos Campos − SP

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Lançamento do Livro: Cidade e Identidade - São José dos Campos, do peito e dos ares

Autora: Profª Drª Valéria Zanetti − Pesquisadora e Docente da Univap

Horário: 19h30

Local: Espaço Vicentina Aranha, localizada na Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, nº 302 - Vila AdyAna - São José dos Campos – SP

Informações pelo telefone: (12) 3911.7090

Organização: Annablume Editora

Apoio: Livraria Maxsigma

7 de maio
X Fórum Regional Sobre as Questões do Envelhecimento
“Mudanças Climáticas, Ambiente e Sociedade: Questões Contemporâneas”

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro (Castejón)

Horário: 14h

Organização: Faculdade da Terceira Idade

Informações: (12) 3928-9850

7 de maio
Palestra: As Construções Sociais da Família
Prof. Me. Moacyr Costa Neto

Organização: Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Atividade Complementar – Interdisciplinar Serviço Social e Direito

Horário: 19h

Local: Auditório da Faculdade de Direito (Castejón)

9 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Delphi Meeting 2012

(Inscrições Gratuitas)

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Bloco 1 – Campus Urbanova, Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova – São José dos Campos/SP

Informações: www.univap.br

16 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
Lançamento do Livro: Avaliação Física em Enfermagem (Organizadoras: Loide Corina Chaves e Maria Belén Salazar Posso)

Colaboradores da Univap: Ana Lúcia Gargione Galvão de Sant’Anna, Regimar Carla Machado e Vânia Maria de Araújo Giaretta, entre outras

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) Av. Shishima Hifumi, 2911 − Urbanova São José dos Campos − SP

Horário: 18h30

18 de maio
Atividade do Núcleo de Estudos do Serviço Social (NESSU) On-Line

Tema: Questões Jurídicas

Horário: das 9h às 11h50 e das 19h às 21h50

Local: Laboratório de Informática – Prédio da Faculdade de Direito – Campus Centro – Castejón

22 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1º de junho
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

De 12 a 14 de junho
Projeto de Integração Direito e Sociedade I da Faculdade de Direito

(1º Semestre – 2012) “Cultura de fato e cultura de direito: o bacharelismo na construção de uma ordem estamental no Brasil”

Exposição de Artigos de Iniciação Científica

Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito – Campus Centro (Castejón)

Horário: 9h

Turmas do 1º Período Semestral do Curso de Direito

Informações: (12) 3928-9832

23 de junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de junho
I Brazilian Winter School 2012

Responsáveis na Univap:
Dr. Airton Martin/Dra. Juliana Ferreira
IP&D – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
Av. Shishima Hifumi, 2911- São José dos Campos – SP

Tel: (12) 39471165

Fax: (12) 39471149

E-mail: biophotonics2012@univap.br

Site: www.univap.br

1 a 6 de julho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h