159ª Edição - Ano IV
De 16 a 22 de abril/2012
 

  Posse da Nova Reitoria da Univap e de
Membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal na FVE


 
 
 
O Reitor, Prof. Jair e a Vice-Reitora, Sandra Costa
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) organizou, dia 18 de abril de 2012, no Auditório da Biblioteca Central, no Campus Urbanova, a cerimônia de posse do Reitor eleito, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, da Vice-Reitora, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, membros do Conselho de Administração, membros do Conselho Fiscal e do Reitor, junto ao Conselho Curador da FVE.
Os órgãos superiores da FVE são compostos pelos Conselho Curador, Conselho de Administração, Presidência e o Conselho Fiscal.
O Conselho Curador, Órgão Colegiado Soberano da FVE, possui a incumbência de garantir o patrimônio e zelar pelo cumprimento da Missão e dos Objetivos da FVE, impulsionando o planejamento da instituição e fiscalizando o alcance de suas metas. O Conselho de Administração deve garantir a estabilidade econômico-financeira da FVE e zelar pelos valores e propósitos da organização, responsabilizando-se pela formulação e monitoramento das estratégias corporativas, definição das políticas operacionais e controle dos resultados gerados. A Presidência da FVE é exercida por um Presidente que também preside os Conselhos Curador e de Administração, sendo responsável pela direta gestão da FVE, pela integração e coordenação de suas atividades operacionais, cabendo-lhe cumprir as diretrizes administrativas e políticas estabelecidas pelos Conselhos Curador e de Administração.

 
 
 

  Univap Recebe a Visita dos Alunos da Escola Estadual Profª Zilah Ferreira

 
 
A Profª Adriana Jacinto e o Prof. Lucimar S. Pereira, acompanhados por mais 36 alunos da 3ª série da Escola Estadual Profª Zilah Ferreira Viagi Passarelli de Campos, Bosque dos Eucaliptos, visitaram no último dia 11 de abril, o Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos.
A recepção da visita ficou por conta da jornalista Sylvia Leds e da Auxiliar Administrativa Odete Pereira Batista, da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade.

   

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer parte das instalações dos cursos: Rádio e TV, Jornalismo, Moda e Propaganda e Publicidade da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Educação Física da Faculdade de Educação e Artes; Odontologia, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Gastronomia, Nutrição e Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde; alguns laboratórios da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; a Biblioteca Central e o Centro de Estudos da Natureza que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais.

   

Por ocasião da visita, os estudantes também assistiram ao vídeo institucional da FVE/Univap e receberam informações sobre as modalidades dos programas de bolsas de estudo, disponíveis na Instituição.

 
 
 
  Faculdade da Terceira Idade Celebra o Dia Mundial da Saúde
Envelhecimento e Saúde 2012


 
 
Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, o núcleo de São José dos Campos da Faculdade da Terceira Idade Univap, organizou em parceria com o SESC, uma série de atividades comemorativas.
No dia 2 de abril, apresentou, no período da manhã, uma performance teatral no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Campus Urbanova. No período da tarde, organizou no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza , Campus Centro, um debate sobre o tema: Envelhecimento e Saúde, que contou com a participação de docentes da FCS/Univap, Profª Maria da Conceição Furtado Lancia (Enfermagem), Profª Drª Cláudia Soar (Nutrição), Profª Clara Isabel Saeta Moya (Terapia Ocupacional) e da Profª Fabiana Braga Moreira, da Associação Cristã dos Moços (ACM).
No dia seguinte, (3), as comemorações continuaram no SESC de São José dos Campos, no qual os alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap e o público em geral, puderam prestigiar a palestra sobre o mesmo tema, proferida pelo médico geriatra, Dr. Roberto Schoweri Jr., do Hospital Reger.

 

O Projeto da Faculdade da Terceira Idade Univap em São José dos Campos atende pessoas com idade a partir de 45 anos. Os interessados podem optar entre dois cursos distintos: Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati).
O Ceac é indicado aos ‘iniciantes’ e oferece disciplinas como psicologia, história, atualidades, gerontologia, direito e cidadania, conhecimentos gerais, entre outras. Já o Ceati é dirigido aos ‘alunos veteranos’, que já concluíram o curso anterior e querem aprofundar seus conhecimentos com outros temas.
Além das matérias, o projeto mantém em sua grade horária curso instrumental de francês e espanhol e ainda oferece aos alunos palestras, atividades socioculturais, oficinas de expressão artística e corporal, entre eles a dança, teatro, pintura em tela, modelo e manequim, terapia ocupacional e coral.
Atualmente a Universidade do Vale do Paraíba mantém a Faculdade da Terceira Idade, em São José dos Campos, no Prédio do Curso de Direito da Univap; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida; e em Campos do Jordão, no Campus Platanus.

Saiba mais sobre a Faculdade da Terceira Idade Univap:
Secretaria da Faculdade − das 14h às 17h - Praça Cândido Dias Castejón, 116 − Centro São José dos Campos/SP - Telefone: 3928-9850

 
 
 

  III Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura da Paz

 
 
O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Núcleo Viva a Paz) em parceria com o Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap realizaram dia 18 de abril, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, em São José dos Campos, o III Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura da Paz, que este ano discutiu o tema: Turismo, mudanças ambientais regionais - novos desafios para o enfrentamento das violências e promoção da cultura da paz.

   

A cerimônia de abertura do evento contou com a participação da Vice-Reitora da Univap, Profª Drª Sandra Maria Fonseca da Costa, da Profª Cristiane Perez, do Senac, da Drª Sandra Tutihashi, da Direção do Departamento Regional de Saúde e a Drª Ana Cecília Falcão, representando a Diretoria Técnica do Grupo de Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos.
O Seminário teve por objetivo estimular a reflexão sobre a influência do novo contexto econômico regional sobre a saúde e qualidade de vida das populações de uma perspectiva sócioambiental e da estruturação de serviços para responder às demandas sociais.

 
 
 

  Avaliação de Risco Cardíaco

 
 

 

Os alunos dos últimos anos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, sob a supervisão de professores da área, realizam desde 2 de abril, no Centro de Práticas Supervisionadas − Bloco 7, do Campus Urbanova, a avaliação de risco cardíaco (análise de colesterol, glicemia capilar, peso e pressão arterial), de funcionários, professores e alunos do Sistema FVE de Educação.
Os atendimentos gratuitos e com resultados imediatos são realizados nas segundas e terças-feiras, das 8h30 às 11h30.



Cuide de sua saúde e participe da Campanha de Prevenção e Qualidade de Vida!

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (PRIUS) organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 28 de abril de 2012.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.





Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Máquinas de escrever
Presidência (2.º andar)
Bloco 5
O povo
Van Gogh
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) − Prédio dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, entre outros
Bloco 1
O melhor da Arte urbana em 2011
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) − Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Pamukkale
Aurora boreal
Faculdade de Educação e Artes (FEA) − Prédio do curso de Educação Física
Bloco 3
Arte Naif
O intrigante Iraque
Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Pintores (MASP)
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
A arte artesanal do vidro fundido
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Imagens da história
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) − Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, entre outros
Bloco 7
Entrada Principal
Veneza
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Carros de Museu 1900-1930
Carros Antigos


Informações:(12) 3947-1009

 
 
 
  Mesa Redonda − Organização: Cursos de Serviço Social e Direito

 
 


 
 
 

  Participe do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq-Univap
Inscrições até 30 de abril


 
 
 
O Coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq junto à Univap, Prof. Dr. Alan Prestes, comunica a todos os estudantes de graduação da Universidade que estão abertas as inscrições aos interessados em estudar fora do país (Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal) com bolsa de estudo. Poderão participar deste programa os candidatos que cumprirem os seguintes requisitos: Ser brasileiro nato ou naturalizado; Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do programa Ciência sem Fronteiras; Ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos; Possuir bom desempenho acadêmico; Ter concluído 20% do currículo previsto para o curso de graduação.
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento − CNPq e Capes −, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

 
 
 

  O Interesse pela Comunicação

 
 
Os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Univap Urbanova, acompanhados pela Profª Ma. Clemilda de Oliveira Valente e pela técnica administrativa, Vera Lúcia A. de Souza, interessados em ampliar o conhecimento no processo de comunicação por intermédio do Rádio e da TV, visitaram no período da tarde do dia 17 de abril, as instalações da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e da TV Univap, no Campus Urbanova, onde foram recebidos pelo Prof. Me. Celso Meneguetti.

 

A direção do Colégio pretende no decorrer do ano agendar visita aos laboratórios das áreas das Engenharias, de Educação, do Direito e da Saúde, para que desta forma os estudantes conheçam o que a Universidade tem a oferecer no Ensino Superior. E de acordo com a proposta pedagógica procura despertar nos alunos o gosto pela ciência e tecnologia e ajudá-los também na escolha de sua futura profissão.
Uma visita ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) que possui 39 laboratórios, também é de interesse da direção do Colégio e deve entrar em breve no roteiro de locais a serem visitados pelos alunos.

 
 
 

  Saúde para Dar e Voar

 
 

 
Pacientes em atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e frequentadores da Cantina da Sandra, no Campus Urbanova, receberam orientações de como cuidar melhor da saúde com atividades físicas e boa alimentação por intermédio de uma performance das atrizes Janaína Sant’Ana e Sandra Caja, da Companhia de Arte “Dona Conceição”, sob a coordenação do animador sociocultural, Sr. José Olympio Garcia Neto.
A atividade interativa intitulada: Saúde para Dar e Voar, realizada dia 2 de abril, foi uma iniciativa da Profª Débora Wilza Guedes, docente do curso de Serviço Social e coordenadora pedagógica da Faculdade da Terceira Idade Univap, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrada mundialmente em 7 de abril.

 
 
 

  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq
Inscrições Abertas


 
 
 
Raman Dispersivo
A Coordenadoria de Iniciação Científica da Univap recebe para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), até 1º de junho, as inscrições dos estudantes interessados em obter bolsas de iniciação científica do CNPq.
O PIBIC é um Programa voltado aos alunos de graduação a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. O programa visa ainda a contribuir na formação acadêmica e profissional dos alunos de forma a valorizar a pesquisa científica, por meio da interação entre pesquisadores e estudantes. As referidas Bolsas serão disponibilizadas a partir de agosto de 2012 e serão redistribuídas de acordo com o Edital 01/2012 − PIBIC/CNPq/Univap.
Os contemplados deverão permanecer no Programa durante 12 meses, ou seja, de setembro de 2012 a agosto de 2013, com a possibilidade de renovação da Bolsa de Estudo.
As inscrições serão recebidas na secretaria acadêmica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), prédio II, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Poderão inscrever-se no referido Programa, pesquisadores e alunos de cursos de graduação da Univap, respectivamente considerados orientador e bolsista, desde que preencham os requisitos constantes no Edital 01/2012 − PIBIC/CNPq/UNIVAP.

Informações: Prof. Dr. Leandro José Raniero − Coordenador do PIBIC/CNPq/Univap
E-mail: lraniero@univap.br − Telefone: (12) 3947-1165

 
 
 

  Projeto Rondon

 
 
Aproximadamente 30 alunos de diversos cursos de graduação da Univap, participaram dia 14 de abril, sábado, das 14h às 18h, no Auditório da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) no Campus Urbanova, de uma palestra informativa sobre as Operações do Projeto Rondon/Ministério da Defesa.

   

A Univap poderá ser selecionada a participar da Operação Açaí que será realizada em julho no Estado do Pará. Se selecionada a equipe será composta por oito (8) alunos e dois professores coordenadores e utilizará durante a Operação embarcações da Marinha do Brasil para a realização dos trabalhos de campo.
O trabalho de extensão e de intercâmbio com o Ministério da Defesa nesta área na Universidade está sob a coordenação do Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Mesa Redonda: Política Sócio Assistencial e Proteção Jurídica da Criança e do Adolescente − Organização: Cursos de Serviço Social e Direito

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro − Praça Cândido Dias Castejón, 116

Horário: A partir das 19h

(Entrada Gratuita)
26 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
5º Festival Gastronômico de São José dos Campos

Apresentação das Receitas Finalistas

(Os pratos serão analisados por um júri composto por chefes de cozinha, professores e profissionais da área gastronômica da Univap e de outros estabelecimentos).

Horário: 17h

Local: Curso de Gastronomia - Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) − Campus Urbanova

Entrada somente com convite
28 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
Lançamento do Livro: Avaliação Física em Enfermagem (Organizadoras: Loide Corina Chaves e Maria Belén Salazar Posso)

Colaboradores da Univap: Ana Lúcia Gargione Galvão de Sant’Anna, Regimar Carla Machado e Vânia Maria de Araújo Giaretta, entre outras

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) Av. Shishima Hifumi, 2911 − Urbanova São José dos Campos − SP

Horário: 18h30

18 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)
1º de junho
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

De 12 a 14 de Junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de Junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h