158ª Edição - Ano IV
De 09 a 15 de abril/2012
 

  Eleição da Nova Reitoria da Univap
Gestão 2012-2016


 
 
O Conselho Curador da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), composto por 30 Conselheiros, sendo representantes da FVE e de suas mantidas, da sociedade civil e comunitária, elegeu em 29 de março de 2012, o Reitor da Univap, o Prof. Dr. Jair Cândido de Melo e a Vice-Reitora, a Profª Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, para o período de quatro anos (2012-2016), podendo ser reeleitos uma única vez.

Os eleitos
 
O Presidente da FVE, os eleitos e
o Reitor
 
Vista parcial da Sala de Reunião
do Conselho

A eleição por voto secreto e sigiloso conforme determina o inciso XVIII do art. 19, do Estatuto da FVE, teve como candidatos os integrantes da lista tríplice encaminhada pelo Conselho de Integração Universidade Sociedade (CIUS) da Univap: Prof. Dr. Jair Cândido de Melo; Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino e Profª Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa. Antes da escolha de nomes da lista tríplice, um Colégio Eleitoral composto pelo Corpo Docente, Discente e Técnico Administrativo, votou uma lista sêxtupla que foi encaminhada ao CIUS da Univap, para a indicação dos nomes que compuseram a lista tríplice.

 
 
 

  Ciclo de Palestras: Odontologia Social e Coletiva

 
 
 
A Dra. Nardy (blusa rosa) e professores (ao centro)
com os alunos do curso de Odontologia
A coordenadoria do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) atendendo as exigências das ementas do currículo acadêmico e da disciplina de Odontologia Social, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Jarbas Francisco Fernandes Santos, realizou durante o mês de março um ciclo de palestras, a fim de ampliar o conhecimento dos alunos. No dia 9 de março, o tema abordado foi O Papel do Cirurgião-Dentista na Rede Pública, com a participação do Prof. Dr. Antônio Carlos V. Canettieri; no dia 16, Profissionais da Saúde ou da Doença? Pensando Sobre a Nossa Prática Cotidiana, proferida pela Profª Dra. Paula Vilhena Carnevale Vianna e no dia 23, Políticas Públicas de Saúde Bucal em Relação ao Contexto Nacional, com a participação da Cirurgiã-Dentista, Dra. Nardy Maria de Moraes, Especializada em Saúde Coletiva e Coordenadora Técnica do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

 
 
 
  Dia Mundial de Atividade Física
Saúde, Esporte e Lazer Movimentaram o Jardim Aquarius


 
 
Alunos e professores da Univap participaram do evento em comemoração ao Dia Mundial de Atividade Física, promovido dia 1º de abril (domingo), das 10h às 14h, pela Associação Cristã de Moços (ACM), na Praça do Jardim Aquarius, em São José dos Campos.

 

O evento em sua primeira edição teve por objetivo mobilizar a comunidade a fim de estimulá-la a adotar um estilo de vida mais ativo, preservando a saúde, prevenindo doenças e buscando melhor qualidade de vida.

   

Para realizar os trabalhos de orientação à saúde pelos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, uma Unidade Móvel do Projeto Social Vale a Pena Viver da Universidade, ficou a disposição para que alunos e professores dos cursos de Biomedicina (Lavagem correta das mãos e doenças do aparelho respiratório); Enfermagem (Verificação da Pressão Arterial e Glicemia Capilar); Farmácia (Como tomar corretamente medicamentos); Fisioterapia (Quick Massage); Nutrição (Orientação Nutricional); Odontologia (Orientação Sobre o Câncer Bucal e Higiene Bucal por intermédio do Teatrinho do Tigrão); Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia (Distribuição de Receitas e Divulgação do Curso) e Terapia Ocupacional (Teste de Sensibilidade e de Memória) pudessem dar as orientações ao público presente.

 
 
 

  Alunos Homenageiam o Reitor Eleito

 
 
 
Os alunos do Colégio Univap Urbanova prestaram homenagem ao Prof. Jair Cândido de Melo, eleito no último dia 29 de março, Reitor da Univap, para a gestão 2012-2016.
A homenagem foi feita no dia seguinte da eleição (30), no período da manhã e com muito entusiasmo por parte dos alunos, professores e funcionários.
De acordo com a Profª Jandira Aligieri, diretora do Colégio, o Prof. Jair é considerado pelos estudantes uma pessoa extremamente simples e contagiante. Além de participar da direção do Colégio Univap Urbanova, acompanha o desenvolvimento dos alunos durante as Oficinas de Estudo. “Em diversas ocasiões procura transmitir seus conhecimentos e conscientizar os estudantes sobre a importância da formação intelectual de uma pessoa, da preparação dela para o futuro para que dessa forma, possa então, realizar seus sonhos”, enfatiza a diretora.
O Colégio Univap Urbanova foi idealizado com o objetivo principal de oferecer a esses jovens talentosos e com alto desempenho acadêmico, uma educação integral para que sejam cidadãos informados, motivados, capazes de pensar criticamente. O foco é prepará-los para o ato de viver, capacitando-os a responderem com qualidade as alternâncias que a vida apresenta e estarem aptos a se integrarem de forma harmônica e contributiva na sociedade.

 
 
 

  Posse da Diretoria da ABTU
Diretor da TV Univap é o Novo Presidente


 
 
 
O Prof. Fernando Moreira e o Presidente anterior
da ABTU, Prof. Cláudio Magalhães
O diretor da TV Univap e docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, Prof. Me. Fernando Moreira é o novo presidente da Associação Brasileira de TV Universitária (ABTU), para o biênio 2012/2014.
A cerimônia de posse foi realizada dia 21 de março, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados em Brasília/DF, durante o Seminario Internacional Regulação da Comunicação Pública, presidido pela Deputada Luiza Erundina.
A eleição para a ABTU ocorreu no último dia 9 de dezembro, durante a realização do XII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.
A ABTU foi fundada em 30 de outubro de 2000, para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem televisão educativa e cultural no País e contam atualmente com 41 universidades brasileiras das esferas federais, estaduais, comunitárias e privadas.
Fazem parte da nova diretoria da ABTU: Presidentevv - Fernando Moreira (TV Univap); Vice-Presidente - Pedro Ortiz (TV USP); Diretor de Relações Institucionais, José Moacir Gomes (TV Unisinos); Diretora Administrativa e Financeira - Helena Cláudia Fernandes dos Santos (TV Unifor); Diretor Técnico - Júlio Wainer (TV PUC/SP) e Diretora de Comunicação - Carmem Petiti (TV PUC/RJ).

 
 
 

  Prevenção Odontológica e Triagem
Ministério Amor e Vida
 
 
Alunos do 1º ao 10º período semestral do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pela responsável da disciplina de Estágio Supervisionado, Profª Drª Priscila Chistiane Susy Liporoni, ministraram aos participantes das atividades promovidas pelo Ministério Amor e Vida, orientações sobre a importância da higiene bucal, da boa alimentação e da necessidade de consultar regularmente um dentista.

   

Os trabalhos foram realizados dia 24 de março (sábado), das 8h às 15h, no Centro Esportivo da Vila Letônia, na Vila Nair, em São José dos Campos. O Ministério Amor e Vida busca reunir profissionais de todas as áreas (dentistas, médicos, oftalmologistas, pedagogos, cabeleireiros, professores, artesãos, estudantes e outros voluntários) para que em conjunto possam realizar mensalmente atendimentos à população de comunidades carentes de recursos humanos e financeiros.

 
 
 

  Encontro Intergeracional 2012

 
 
A Faculdade da Terceira Idade Univap de São José dos Campos criada em 1991 com a finalidade de atender pessoas a partir de 45 anos de idade, implantou a partir de 2002, o Projeto Intergeracional com objetivo promover o convívio entre alunos idosos e adolescentes de escolas parceiras. O resultado deste trabalho tem sido a aproximação das gerações por intermédio de encontros temáticos, troca de experiências e de conhecimento, bem como apresentações culturais de temas pesquisados que são predeterminados em conjunto pelos parceiros no projeto no ano em que serão realizados.
Para o ano de 2012, quando o projeto completa seu 10º aniversário de implantação, a Faculdade realizará os trabalhos em parceria com o Colégio Univap Urbanova.
O primeiro encontro para a elaboração e planejamento dos trabalhos que este ano terá como tema o estudo e reflexão sobre a Cultura Brasileira, foi realizado dia 21 de março, nas instalações do Colégio no Campus Urbanova.

 

A Faculdade da Terceira Idade da Univap possui dois cursos distintos: o CEAC (Curso de Extensão e Atualização Cultural) para iniciantes e o CEATI (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade) para os alunos veteranos. São oferecidos nesses cursos disciplinas como: psicologia, conhecimentos gerais, direito e cidadania, português e literatura, atualidades, história, linguagem e cultura, qualidade de vida, entre outras, além de oficinas de italiano, espanhol, de expressão artística e corporal (dança, teatro, pintura em tela, modelo e manequim, artesanato, coral) e atividades sócio-culturais.
A Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em São José dos Campos, em Caçapava e Campos do Jordão.
Informações:
Praça Cândido Dias Castejon, 116 − Centro, São José dos Campos/SP
Horário: 14h às 17h − De segunda a sexta-feira
Telefone: (12) 3928-9850

 
 
 

  III Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura da Paz

 
 
 
O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Núcleo Viva a Paz) em parceria com o Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap e apoio do Senac, da Fapesp e da Associação Paulista de Saúde Pública, realizam no próximo dia 18 de abril, das 8h às 17h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro, em São José dos Campos, o III Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura da Paz, que este ano discute: Turismo, mudanças ambientais regionais: novos desafios para o enfrentamento das violências e promoção da cultura da paz.
O Seminário busca estimular a reflexão sobre a influência do novo contexto econômico regional sobre a saúde e qualidade de vida das populações de uma perspectiva sócioambiental e da estruturação de serviços para responder às demandas sociais.
Neste evento, representantes de serviços, da sociedade e da Universidade analisam os impactos subjetivos e sociais resultantes da interrelação entre mudanças ambientais e turismo, pois lidar com a complexidade das questões vividas pelas sociedades contemporâneas exige um olhar ampliado e ações integradas.

A inscrição para participar do Seminário é
gratuita e poderá ser feita por intermédio do
endereço eletrônico:


http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?
id_aplicacao=8242


Outras Informações: nucleovivaapaz@gmail.com
Telefone: (12)3922-2827

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 14 de abril de 2012.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.





Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Pintores (MASP)
Presidência (2.º andar)
Bloco 5
Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial
Cartoons Classics
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) − Prédio dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, entre outros
Bloco 1
Arte Artesanal do Vidro Fundido
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) − Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Fotografias
Faculdade de Educação e Artes (FEA) − Prédio do curso de Educação Física
Bloco 3
Revolucionários da Arte no Brasil - Tarsila
Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
Arte Naif/Aldo Bonadei
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Underwater
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Conchas Marinhas
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) − Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, entre outros
Bloco 7
Entrada Principal
Praias de Areias Coloridas
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Carros de Museu 1900-1930
Carros Antigos


Informações:(12) 3947-1009 − Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Mesa Redonda – Curso de Direito

 
 


 
 
 

  5º Festival Gastronômico de São José dos Campos
Inscrições para Concurso de Receitas

 
 
 
Parte da infraestrutura disponível para alunos do curso
de Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde
O 5º Festival Gastronômico de São José dos Campos está com inscrições abertas até o dia 15 de abril para o II Concurso de Receitas, ação destinada aos apreciadores da culinária com objetivo de valorizar a gastronomia e descobrir novos talentos.
Este ano os participantes deverão elaborar um prato “À La Carte” baseado em ingredientes como peixes e frutos do mar.
Uma comissão julgadora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) irá selecionar 10 finalistas, dos quais serão premiados três participantes em 1°, 2° e 3º lugares. Além de prêmios, os vencedores levarão para a casa um certificado e terão a receita publicada no site e nas redes sociais do Festival.
A apresentação das receitas finalistas será no dia 28 de abril, às 17h, na Univap − Campus Urbanova. Os pratos serão analisados por um júri composto por chefes de cozinha, professores e profissionais da área gastronômica. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no site: www.festivalgastronomicosjc.com.br/2012 até 15 de abril de 2012. Podem participar moradores de São José dos Campos com idade a partir de 18 anos.
O 5° Festival Gastronômico é realizado pelo Cone Leste Publicidade e Eventos, no período de 1º a 30 de abril, com a participação de 40 casas gastronômicas de São José dos Campos.

 


Informações:

Organização do evento

Rogério Almeida: (12) 8813-6616
Diretor Cone Leste − Publicidade e Eventos
Imprensa:
André Barreto: (12) 9129-0055
Jornalista

 
 
 

  1º de abril − Univap − 20 anos!

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  A Univap está no facebook

 
 

 
 
 

  Procurando Estágio?

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
III Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura da Paz

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro − Praça Cândido Dias Castejón, 116

Horário: das 8h às 17h

Inscrições: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=8242
Outras Informações: nucleovivaapaz@gmail.com

Telefone: (12) 3922-2827

18 de abril
Posse dos Membros dos Conselhos Fiscal e Administrativo da FVE; Reitor e Vice-Reitora da Univap e do Reitor junto ao Conselho Curador da FVE

Local: Auditório da Biblioteca Central - Bloco 5 − Campus Urbanova − São José dos Campos/SP

Horário: a partir das 14h

18 de abril
Workshop: Sex, Light, and Carotenes: The Development of Fungi
Organizador:
Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel − IP&D

Inscrições e Informações: http://www1.univap.br/drauzio/index_arquivos/A_LMC.html

De 16 a 20 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Mesa Redonda: Política Sócio Assistencial e Proteção Jurídica da Criança e do Adolescente − Faculdade de Direito

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Campus Centro − Praça Cândido Dias Castejón, 116

Horário: A partir das 19h

(Entrada Gratuita)
26 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
5º Festival Gastronômico de São José dos Campos

Apresentação das Receitas Finalistas

(Os pratos serão analisados por um júri composto por chefes de cozinha, professores e profissionais da área gastronômica da Univap e de outros estabelecimentos).

Horário: 17h

Local: Curso de Gastronomia - Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) − Campus Urbanova

Entrada somente com convite
28 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)
1º de junho
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

Programação a ser definida
De 12 a 14 de Junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de Junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h