156ª Edição − Ano IV
De 19 a 25 de março de 2012
 

  Projeto: Univap Virtual e Urmet Daruma
Alunos participam do Campus Party 2012


 
 
 
Beneficiada pela Lei de Informática, a Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Univap iniciou em 2008 um projeto de parceria entre a Univap Virtual e a Urmet Daruma.
Este projeto tem como principais objetivos a pesquisa e o desenvolvimento de softwares e hardwares para a automação comercial e a capacitação profissional dos alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação da Univap.
Prova disso é que, nesse ano, os alunos Renê Ribeiro da Silva, Thiago de Souza Freitas e Cassiano Henrique de Oliveira que trabalham como pesquisadores bolsistas no projeto, participaram do Campus Party 2012, festival mais importante do mundo nas áreas de inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital. Milhares de pessoas participam do evento, aprendendo, colaborando e debatendo sobre os principais assuntos relacionados à tecnologia.
O evento proporcionou o desenvolvimento de diversas atividades para os alunos como palestras, debates, competições e oficinas. Renê Ribeiro, que está no 2º ano de Engenharia da Computação, compartilhou com outros bolsistas do projeto o conhecimento obtido no evento. “Eu trouxe uma bagagem excelente de conhecimento da Campus Party, conheci novas tecnologias e tive contato com pessoas importantes do mundo da tecnologia e desenvolvimento” completa.

 

O Gerente de Integração e Desenvolvimento do Projeto pela Urmet Daruma, Claudenir Campos Andrade, afirma que, a equipe participa com freqüência de palestras e congressos. “A Empresa e a Universidade dão condições, capacitam e cobram resultados”, enfatiza. Para Thiago Freitas foi super importante receber incentivo para participar do evento. “Me senti motivado ao saber que iria participar deste evento. A gama de conhecimento e experiência obtida não tem valor estimado” diz ele.

 
 
 

  Ação Educativa com Moradores do Bairrinho − Urbanova
Prevenção do Câncer de Boca, Cárie e Doença Periodontal


 
 
Os alunos do 3º período do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizaram dia 15 de março, um trabalho de conscientização junto aos moradores do Bairrinho (Urbanova) quanto à importância do autoexame, da prevenção e do diagnóstico do câncer de boca, além da prevenção de cárie e da doença periodontal (gengivas).

   

Este trabalho educativo é coordenado pelas professoras Tatiana M. T. V. Mendez e Renata Amadei Nicolau e faz parte de um programa de responsabilidade social de orientação em comunidades de São José dos Campos.

 
 
 
  Recém-Formada em Enfermagem Participa de Congresso em Portugal

 
 
 
A ex-aluna do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Fernanda Paula Vieira dos Santos, graduada em dezembro de 2011, participou do 6º Congresso Português do AVC, realizado de 2 a 4 de fevereiro, no Porto Palácio Hotel, em Portugal.
Mais de 600 profissionais da saúde, entre neurologistas, internistas, clínicos, enfermeiros estiveram reunidos com estudantes e pesquisadores para juntos refletirem sobre a patologia que, segundo a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), e a primeira causa de mortalidade naquele país.
A SPAVC é uma Associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo social de prevenir e reduzir a mortalidade, a morbilidade e a incapacidade devido ao AVC. De promover o estudo, a investigação e educação sobre esta doença, mediante a criação de planos de ação e de apoio, identificando os níveis de intervenção mais efetivos, contribuindo assim para a melhoria da saúde em Portugal.

 
 
 

  Palestra: Radiologia e Tomografia

 
 
O Prof. Dr. Luís Ronaldo Picosse, responsável pela disciplina de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), convidou a Profª Esp. Renata Costa de Almeida, para proferir uma palestra aos alunos do 7º período semestral (4º ano), sob o tema: Radiologia Digital e Indicação da Tomografia Computadorizada.

A palestrante Renata Almeida e o
Prof. Picosse (ao centro)
 
Os alunos durante a palestra

A palestra foi realizada dia 29 de fevereiro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.
A Radiologia Digital e a Tomografia Computadorizada são exames de alta precisão e que auxiliam os profissionais da área em diagnósticos, planejamento em intervenções cirúrgicas e documentação de forma geral.

 
 
 

  Candidatos à Reitoria da Univap
Apresentação de Propostas de Trabalho ao Conselho Curador


 
 
 
O Advogado Luiz Augusto de Carvalho conduz
as apresentações
A Presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) organizou a apresentação das propostas de trabalhos dos candidatos à Reitoria da Universidade aos membros do Conselho Curador, órgão soberano da FVE, dia 19 de março, no prédio da Biblioteca Central da Univap, no Campus Urbanova.
O Conselho Curador que escolherá no próximo dia 29 de março, o Reitor e Vice-Reitor para a gestão de 2012-2016 (quatro anos), possui a incumbência de garantir o patrimônio e zelar pelo cumprimento da Missão e dos Objetivos da FVE, impulsionando o planejamento da Instituição e fiscalizando o alcance de suas metas.
As apresentações foram realizadas em duas sessões, a fim de atender o grande número de pessoas interessadas em conhecer as propostas dos candidatos. A primeira realizada às 15h, e a segunda, a partir das 19h30, ambas abertas à participação pública, imprensa, alunos, professores e funcionários.

 
 
 

  5º Festival Gastronômico de São José dos Campos
Inscrições para Concurso de Receitas

 
 
 
Parte da infraestrutura disponível para alunos do curso
de Gastronomia da Faculdade de Ciências da Saúde
O 5º Festival Gastronômico de São José dos Campos está com inscrições abertas até o dia 15 de abril para o II Concurso de Receitas, ação destinada aos apreciadores da culinária com objetivo de valorizar a gastronomia e descobrir novos talentos.
Este ano os participantes deverão elaborar um prato “À La Carte” baseado em ingredientes como peixes e frutos do mar.
Uma comissão julgadora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) irá selecionar 10 finalistas, dos quais serão premiados três participantes em 1°, 2° e 3º lugares. Além de prêmios, os vencedores levarão para a casa um certificado e terão a receita publicada no site e nas redes sociais do Festival.
A apresentação das receitas finalistas será no dia 28 de abril, às 17h, na Univap − Campus Urbanova. Os pratos serão analisados por um júri composto por chefes de cozinha, professores e profissionais da área gastronômica. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no site: www.festivalgastronomicosjc.com.br/2012 até 15 de abril de 2012. Podem participar moradores de São José dos Campos com idade a partir de 18 anos.
O 5° Festival Gastronômico é realizado pelo Cone Leste Publicidade e Eventos, no período de 1º a 30 de abril, com a participação de 40 casas gastronômicas de São José dos Campos.

 


Informações:

Organização do evento

Rogério Almeida: (12) 8813-6616
Diretor Cone Leste − Publicidade e Eventos
Imprensa:
André Barreto: (12) 9129-0055
Jornalista

 
 
 

  III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem: desafios e avanços na formação e no cuidado

 
 
 
A Enfermeira Patrícia Goulart da Rosa Cardoso, Responsável Técnica do Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participou do III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem: desafios e avanços na formação e no cuidado, promovido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
Realizado no Matsubara Hotel & Convention Center, em São Paulo, dias 16 e 17 de março, o evento científico-acadêmico reuniu centenas de profissionais com objetivo de refletir e discutir o uso e as aplicações da informática e das tecnologias da informação para a promoção da saúde global, na melhoria da formação dos enfermeiros e demais profissionais da saúde.
Por ocasião do Simpósio, a Enfermeira Patrícia apresentou o trabalho: Implantação de Prontuário Eletrônico de Paciente: Relato de Experiência, desenvolvido pelas docentes pesquisadoras Enfª Profª Ma. Ana Lucia Gargione Galvão de Sant’Anna; Eng. Ivan Shiki; Enfª Profª Drª Maria Belén Salazar Posso; Enfª Ma. Patricia Goulart da Rosa Cardoso e pela Enfª Profª Ma. Vânia Maria de Araújo Giaretta.
O trabalho apresenta a implantação do Prontuário Eletrônico de Paciente (PEP) no Centro de Práticas Supervisionadas da FCS em parceria com a empresa P2D, instalada no Parque Tecnológico Univap.

 
 
 

  Ex-aluna da Univap Publica Livro
"Sérgio Weiss, o biriba do Brasil"


 
 
 
A ex-aluna de jornalismo, Sandra Prado, retrata em seu primeiro livro a vida de um dos grandes músicos de São José dos Campos, Sérgio Weiss.
O livro "Sérgio Weiss, o Biriba do Brasil" traz histórias sobre a vida do músico desde a infância, passando pela sua participação na cerâmica Weiss até a consagração em grandes bailes realizados pelo Brasil.
Sérgio formou um dos mais famosos conjuntos de danças do centro-sul do país: o Biriba Boys. Durante quase 20 anos liderou o grupo que se apresentou em todas as cidades da região, nas principais cidades do Estado e em várias capitais do país.
A ideia de escrever sobre a vida de Sérgio Weiss teve início com um documentário na Faculdade como trabalho de conclusão de curso (TCC) junto ao curso de jornalismo da Universidade do Vale do Paraíba.
De acordo com a autora, a vida de Sérgio Weiss é muita rica de detalhes e precisava ser explorada, por isso a ideia de reunir os depoimentos, as curiosidades e outras informações num livro, foi tomando forma.
A cerimônia de lançamento será realizada no próximo dia 31 de março, às 19h, no Café Madre − Rua Madre Paula de São José, 133 − Vila Ema − São José dos Campos.
Sandra Prado nasceu em São José dos Campos, formou-se em jornalismo na Univap, estudou teatro e é a produtora do documentário “Quatro mil bailes de música e história da Vida de Sérgio Weiss”.

 
 
 

  Bolsas de Estudo Institucionais

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  Univap: 20 Anos

 
 

 
 
 

  Projeto Rondon

 
 

 
 
 

  Ganhe Desconto

 
 

 
 
 

  Procurando Estágio?

 
 

 
 
 

  A Univap está no facebook

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Palestra: A Justiça do Trabalho e Sua Vocação Conciliatória (FD)

Dr. Lorival Ferreira dos Santos e Dr. José Antonio Pancotti Escola Judicial do TRT da 15ª Região

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza − Faculdade de Direito - Campus Centro (Unidade Castejón)
Horário: 19h30

Público Alvo: Magistrados, Advogados, Servidores, Estagiários e Estudantes de Direito Entrada Gratuita

30 de março
Projeto Rondon - Inscrições Abertas

Enquanto houver vagas disponíveis
20º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Workshop: Sex, Light, and Carotenes: The Development of Fungi
Organizador:
Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel − IP&D

Inscrições e Informações: http://www1.univap.br/drauzio/index_arquivos/A_LMC.html

De 16 a 20 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
5º Festival Gastronômico de São José dos Campos

Apresentação das Receitas Finalistas

(Os pratos serão analisados por um júri composto por chefes de cozinha, professores e profissionais da área gastronômica da Univap e de outros estabelecimentos).

Horário: 17h

Local: Curso de Gastronomia - Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) − Campus Urbanova

Entrada somente com convite
28 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)
1º de junho
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

Programação a ser definida
De 12 a 14 de Junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de Junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados