155ª Edição − Ano IV
De 5 a 18 de março de 2012
 

  Posse do Conselho Curador da Fundação Valeparaibana de Ensino

 
 
Representantes de diferentes segmentos da Sociedade Civil, entre eles, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de São José dos Campos, da Associação Comercial e Industrial, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Lions Clube, Rotary Clube e membros oriundos da FVE e de suas Mantidas, totalizando 30 pessoas, tomaram posse junto ao Conselho Curador no último dia 13 de março, em cerimônia realizada no Campus Urbanova, em São José dos Campos.

O Presidente da FVE durante a
cerimônia de posse
 
Vista Parcial da sala do Conselho
 
Alguns membros do Conselho Curador

O Conselho Curador, Órgão Colegiado Soberano da FVE, possui a incumbência de garantir o patrimônio e zelar pelo cumprimento da Missão e dos Objetivos da FVE, impulsionando o planejamento da Instituição e fiscalizando o alcance de suas metas. Na cerimônia, o presidente da FVE, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa, fez o seguinte pronunciamento oficial.

 
 
 

  Ex-Aluno da FVE/Univap Destaca-se na Faculdade de Direito da USP

 
 
 
Rodrigo durante a homenagem recebida na USP,
dia 2 de março
Educadores estão sempre alertando que boa escola é aquela que oferece os Ensinos Fundamental e Médio de qualidade, pois são os ensinamentos dessas etapas que preparam o estudante para enfrentar os futuros vestibulares e cursar uma universidade com excelência acadêmica.
O ex-aluno do Ensino Fundamental e Médio da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Rodrigo Veneziani Domingos, foi homenageado no último dia 2 de março, pela Faculdade de Direito Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), quando recebeu o Prêmio de Melhor Aluno de 2011.
Nascido em 5 de novembro de 1986, em São José dos Campos, Rodrigo cursou todo o Ensino Fundamental na EEIEF Prof. Arlindo Caetano Filho (1994 a 2001), e o Ensino Médio no Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes (2002 a 2004), ambos pertencentes à FVE/Univap.
De acordo com as diretoras das Instituições de Educação Básicas (IEB’s) da FVE/Univap, Rodrigo, foi desde o início, um aluno muito dedicado, comportado e responsável com os estudos. Seus históricos escolares demonstram o seu comprometimento e apresentam quase todas as notas, acima de 9.0.
 
 
 

  XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia

 
 
 
As professoras Karla, Nádia e a aluna Roberta
As docentes pesquisadoras do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Profª Drª Nádia de Campos Velho, Profª Mª. Karla Lopes e a aluna Roberta Caricatto, participaram de 5 a 9 de março, em Salvador (BA), do XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia.
Organizado pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), juntamente com a Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), o Congresso este ano teve como tema principal: Biodiversidade e Memória.
Dentro da programação do Congresso, o III Simpósio Iberoamericano sobre a Biodiversidade de Turbelários, contou com a participação da Profª Nádia, na mesa redonda, sobre o tema: Linhas de pesquisa atuais e lacunas do conhecimento em estudos sobre turbelários; da Profª Karla, com apresentação oral, de parte de sua tese de doutorado, intitulada: Desintegração de Girardia tigrina (Platyhelminthes,Tricladida) para a obtenção de cultura de células; e na sessão de pôsteres, o trabalho: Análise histológica de fragmentos de planárias regenerantes (Girardia tigrina) em ambiente de hipergravidade e Tolerância térmica de duas espécies de Tricladidos límnicos (Platyhelminthes, Tricladida) ocorrentes no sul do Brasil, de autoria da Profª Drª Nádia de Campos Velho, foi apresentado pela aluna Roberta.
Tendo em vista a linha de pesquisa em andamento na Univap sobre Turbelários com ênfase em regeneração de planárias límnicas, é extremamente importante a participação de docentes pesquisadores, bem como alunos, em Congressos, Simpósios e Encontros, sobre a temática.

 
 
 

  Exposições Internas

 
 
 


A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organiza no ambiente interno da Universidade, diversas exposições que estão distribuídas em vários locais (tabela abaixo), e permanecerão até 24 de março de 2012.
Além do Campus Urbanova, a Pró-Reitoria, disponibiliza aos diretores de Colégios, Faculdades e Campus, o material para exposição em espaços alternados.





Localização
Prédio
Obra
Biblioteca Central
Bloco 5
Fotos do Concurso Univap 2010/11
Presidência (2.º andar)
Bloco 5
Pintores (MASP)
“Underwater”
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) − Prédio dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, entre outros
Bloco 1
Conchas
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) − Prédio do curso de Odontologia
Bloco 4
Como São Grãos de Areia
Praias de Areias Coloridas
Faculdade de Educação e Artes (FEA) – Prédio do curso de Educação Física
Bloco 3
Museu Rodin
Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento (IP&D)
Bloco 2
Entrada Principal
São José Antigo
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)
Biblioteca do Prédio
Máquinas de Escrever
Núcleo de Atendimento ao Estudante – Tudo Aqui
Entrada Principal
Significado dos Nomes dos Países Africanos 2
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) − Prédio dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, entre outros
Bloco 7
Entrada Principal
A Arte da Fotografia
Univap Villa Branca (Jacareí)
Jacareí
Carros de Museu 1900-1930
Carros Antigos


Informações:(12) 3947-1009 − Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica

 
 
 
  Empresários de Presidente Prudente Visitam o Parque Tecnológico Univap
Iniciativa do Sebrae-SP


 
 
O escritório regional do Sebrae de Presidente Prudente solicitou à regional de São José dos Campos que organizasse uma visita às instalações para conhecer de perto as atuações dos Parques Tecnológicos Univap e Riugi Kojima, em São José dos Campos.
Participaram da visita ao município alguns empresários daquela região, especializados em Arranjos Produtivos Locais (APL´s), em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

 

A visita realizada dia 12 de março, teve início no Parque Tecnológico Univap, onde foram recebidos pelo Reitor da Universidade, Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, pelo Diretor do Parque Tecnológico, Luiz Antônio Gargione e pelo Diretor de Planejamento, Eng. Carlos Alberto de Moura..

 

Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo institucional do Parque que apresenta as principais atividades desenvolvidas e, logo em seguida, conheceram parte das instalações físicas de algumas empresas.
Encerrada a visita à Universidade, os empresários seguiram em direção ao Parque Tecnológico Riugi Kojima, e recepcionados pela gerente de projetos, Cláudia Muller.

 
 
 

  Palestra: O indivíduo, o autismo e as possibilidades de intervenção

 
 
A direção da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) convidou a Psicóloga Ângela Fernandes Rodrigues Godoy, Coordenadora do Programa Infância do GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo), para ministrar palestras aos alunos da Faculdade, sobre o tema: O indivíduo, o autismo e as possibilidades de intervenção. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo.

 

O grupo GAIA tem por objetivo criar condições favoráveis para que o indivíduo com autismo desenvolva aptidões e habilidades que tornem possível uma interação social e educativa aumentando a sua qualidade de vida. Trata-se de uma organização não governamental de São José dos Campos, fundada por pais de crianças e jovens com autismo.
As palestras realizadas dia 7 de março, no Auditório Azul do Bloco 9, no Campus Urbanova, nos períodos da manhã e da noite, contaram com a presença de coordenadores de curso, professores e alunos.

 
 
 

  Momento Educação - Momento Univap
Rádio Jovem Pan


 
 
 
A FVE/Univap renovou a assinatura do contrato com a Rádio Jovem Pan - São José dos Campos - para veiculação de boletins diários de 1 minuto de duração.
O objetivo dos boletins é apresentar à população o que a FVE/Univap desenvolve no meio acadêmico e junto à comunidade.
O boletim está sob a supervisão da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica com apoio da coordenadoria do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação.
O Momento Educação − Momento Univap é veiculado na abertura e encerramento do Jornal da Manhã, de segunda a sexta-feira, na frequência modulada, FM 94,3. O jornal local veiculado das 7h10 às 8h20, é considerado líder absoluto neste horário em São Jose dos Campos.

 
 
 

  A Univap está no facebook

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  Projeto Rondon

 
 

 
 
 

  Bolsas de Estudo Institucionais

 
 

 
 
 

  Ganhe Desconto

 
 

 
 
 

  Procurando Estágio?

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Cursos de Aprimoramento em Língua Portuguesa e Matemática “Faça Fácil”

Sempre aos sábados − Intercalados a cada quinze (15) dias (Uma semana Matemática e na outra Língua Portuguesa)

Horário: 14h às 16h30

Locais: Campus Aquarius e Campus Urbanova

Inscrições: de 9 a 16 de março de 2012

Local das Inscrições: Secretarias das Faculdades

Início: 17 de março
Realização: Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Faculdades
17 de março
Projeto: Sou + Saúde (FCS)

Visita de alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Horário: 8h às 12h

Recepção: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova
22 de março
Palestra: Políticas Públicas de Saúde Bucal em Relação ao Contexto Nacional (FCS − Curso de Odontologia)

Drª Nardy Maria de Moraes − Coordenadora Técnica do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Horário: 8h30

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade)

Aberto a participação de todos os interessados

23 de março
Projeto Rondon - Inscrições Abertas

Enquanto houver vagas disponíveis
20º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Workshop: Sex, Light, and Carotenes: The Development of Fungi
Organizador:
Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel − IP&D

Inscrições e Informações: http://www1.univap.br/drauzio/index_arquivos/A_LMC.html

De 16 a 20 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)
1º de junho
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

Programação a ser definida
De 12 a 14 de Junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de Junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados