153ª Edição - Ano IV
De 13 a 26 de fevereiro de 2012
 

  Aluna de Doutorado da Univap é Premiada no Encontro de Verão do ITA

 
 
 
O Prof. Manuel Malheiro e aluna Deise que recebeu a
premiação
A aluna Deise Aparecida Rosa, do Programa de Doutorado em Física e Astronomia da Univap, recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Pós-Graduação no VII Encontro de Verão de Física do ITA, realizado entre 13 e 17 de fevereiro de 2012, no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos.
Além do Certificado de primeiro lugar entre os trabalhos apresentados, entregue pelo Prof. Manuel Malheiro, a aluna ganhou um tablet fornecido pelos patrocinadores do evento.
O trabalho intitulado: “Choque de gás em galáxias interactuantes” apresentado pela aluna é orientado pelos docentes da Univap, Dr. Oli Dors Jr. e Drª Ângela Cristina Krabbe.
O referido trabalho descreve os resultados das pesquisas sobre medidas de variação da densidade eletrônica de nove pares de sistemas de galáxias em interação e conclui que essas variações estão associadas a ondas de choque nas galáxias com velocidade de aproximadamente 200 km/s.


 
 
 

  Atuação do Biólogo na Perícia Criminal Federal

 
 
A coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Profª Drª Nádia M. R. Campos Velho, convidou o Biólogo e Perito Criminal Federal, Bruno Altóe Duar, da Unidade Técnica-Científica do Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, para ministrar uma palestra aos estudantes sobre a atuação do Biólogo na perícia criminal federal.

O palestrante Bruno Duar e a Profª Nádia
 
Vista parcial do Auditório do IP&D

Realizada dia 15 de fevereiro, no auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Campus Urbanova, em São José dos Campos, a palestra tratou dos seguintes temas: noções gerais de linhas de pesquisas das “ciências Forenses” que envolvem a participação de Biólogos; o que é um perito criminal federal, a carreira profissional, onde e como atua; os desafios profissionais, novas fronteiras (pesquisas e avanços) com destaque para duas grandes áreas de atuação do Biólogo Perito Criminal Federal: Ambiental e Genética Forense.

 
 
 

  Integra-Saúde

 
 
 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que oferece os cursos de Biomedicina, Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional realizou dias 6 e 7 de fevereiro, o evento Integra-Saúde 2012, com objetivo de apresentar aos novos estudantes a infraestrutura oferecida pela Universidade.
As atividades envolveram as apresentações do vídeo institucional, de funcionários da Faculdade, dos coordenadores de cursos, palestras e visita aos laboratórios e demais instalações. A ação solidária adotada pela Faculdade também estimulou que calouros e veteranos doassem alimentos, livros, roupas, bem como a participarem da doação de sangue ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos, que será realizada na próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro.

 
 
 

  Univap Atende Pacientes na Área da Fisioterapia
Atendimento Gratuito - Período da Tarde


 
 
 

O Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap abre vagas para o atendimento gratuito a pacientes que necessitam de tratamento nas áreas de: Neurologia Adulto e Infantil e de Cardiologia/Pneumologia.
Os atendimentos serão realizados no Campus Urbanova, no período da tarde (vespertino), das 17h20 às 21h, de segunda a sexta-feira.

Os agendamentos deverão ser feitos sempre no período da manhã, das 8h às 12h, com a Sra. Aída, pelo telefone: (12) 3947-1086.
 
 
 

  Capacitação para o Atendimento à Pessoas com Necessidades Especiais

 
 
 
A Profª Tatiana e a Drª Mônica F. Gomes, Coordenadora
do Programa na Unesp
A Profª Mª Tatiana M. T. V. Mendez, docente do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, concluiu no mês de dezembro de 2011, junto à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São José dos Campos, o Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Odontologia para Pessoas com Deficiências .

O curso realizado de abril a dezembro de 2011 (carga horária de 369h), foi promovido em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Governo do Estado de São Paulo).

A participação da professora a este importante curso possibilita aprimorar o conhecimento técnico-científico e orientar os estudantes sobre as atuais normas e formas de atendimento de pacientes em condições especiais de tratamento odontológico.

 
 
 

  Faculdade da Terceira Idade Univap
Cursos Gratuitos


 
 
A Faculdade da Terceira Idade Univap realizou, no último dia 23 de fevereiro, matrículas para os alunos já inscritos para 60 (sessenta) vagas do Curso de Extensão e Atualização Cultural (CEAC) e inscrições para 500 novas vagas no Centro de Estudos Avançados da Terceira Idade (CEATI).
Atualmente são oferecidos na Faculdade dois cursos distintos: o Curso de Extensão e Atualização Cultural (CEAC) para iniciantes e o Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (CEATI), para alunos veteranos.
Para participar da Faculdade da Terceira Idade Univap, o candidato deverá ter a idade mínima de 45 anos.
Tendo em vista que as vagas foram limitadas, as matrículas foram efetuadas de acordo com a ordem de chegada do candidato, no horário das 14h às 17h, somente no dia 23 de fevereiro.

Alguns alunos em sala de aula − Turma
de 2005
 
Uma das atividades propostas durante o
ano letivo
CEAC é indicado aos ‘iniciantes’ e oferece disciplinas como psicologia, história, atualidades, direito e cidadania, português e literatura, conhecimentos gerais, entre outras. Já o CEATI, é dirigido aos ‘alunos veteranos’, que já concluíram o curso anterior e querem aprofundar os mais diversos temas.

 
 
 

  Processos Seletivos e Matrículas 2012

 
 

 
 
 

  Ganhe Desconto

 
 

 
 
 

  Bolsas de Estudo Institucionais

 
 

 
 
 

  Avaliação das Instituições de Educação Superior
Univap - Conceito Institucional 5 − Excelência Acadêmica


 
 

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada à melhoria da qualidade de educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional

 
 
 

  Procurando Estágio?

 
 

 
 
 

  Projeto Rondon

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  Workshop: Sex, Light, and Carotenes: The Development of Fungi

 
 

O workshop “Sex, Light, and Carotenes: The Development of Fungi” será realizado de 16 a 20 de abril, na Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
O evento será conduzido pelo Dr. Luis Corrochano, da Universidade de Sevilha, na Espanha. Segundo o organizador, Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel, além da apresentação de novidades em pesquisas sobre fotobiologia dos fungos, a iniciativa tem como objetivo de aprender como as técnicas de proteômica, genômica e deleção de genes - podem ser usadas para estudar o mecanismo celular que altera a fisiologia dos fungos quando crescido sob a luz.
Pretende-se ainda iniciar uma colaboração entre pesquisadores brasileiros e espanhóis e despertar o interesse de alunos de graduação e pós-graduação pela área de fotobiologia dos fungos.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processos Seletivos e Matrículas − Nova Etapa

Ingresso nos cursos por intermédio de:

Prova agendada (Inscrições Abertas)

Nota do ENEM

Possuir Curso Superior Completo

Pedido de Transferência para a Univap


Informações:seletivo2012@univap.br



Enquanto houver vagas disponíveis
1ª Consocial Municipal – Parceria entre a FCS e o Instituto Casa da Mulher

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro (Prédio da Faculdade de Direito da Univap) – São José dos Campos/SP Horário: 8h30 às 17h30

Inscrições online: www.revistaadhemardebarros.com.br/consocialsjc
Informações pelo telefone: (12) 3018-9204

29 de fevereiro
Celebração ao Dia Internacional da Mulher

(Parceria: Instituto Casa da Mulher, Faculdade de Ciências da Saúde e Faculdade de Direito da Univap)

Programação

Dança Árabe – Halimah Cia de Dança Árabe – Profª Mônica Halimahzaki
Grupo Musical Castelã
A Roda Está Aberta: Conversando sobre a mulher com a Profª Drª Paula Vilhena Carnevale Vianna, Prof. Majela Borba Gatto e Dr. Márcio Antonio de Godoy.

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro
Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Centro (Prédio da Faculdade de Direito da Univap) – São José dos Campos/SP

Horário: 19h

Entrada Gratuita
1º de março
Projeto: Sou + Saúde (FCS)

Visita de alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Horário: 8h às 12h

Recepção: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Campus Urbanova
22 de março
Projeto Rondon - Inscrições Abertas

Enquanto houver vagas disponíveis
20º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Workshop: Sex, Light, and Carotenes: The Development of Fungi
Organizador:
Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel − IP&D

Inscrições e Informações: http://www1.univap.br/drauzio/index_arquivos/A_LMC.htm.

De 16 a 20 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)
1º de junho
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

Programação a ser definida
De 12 a 14 de Junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de Junho
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados