152ª Edição - Ano IV
De 06 a 12 de fevereiro de 2012
 

  FVE Assina Convênio com a Infraero
Formação Técnica de Profissionais da Área de Meteorologia


 
 
 
A sala da coordenadoria da Univap Virtual, responsável
pela Educação a Distância na Universidade
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), a partir de uma parceria entre a Univap Virtual e o Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, venceu pregão eletrônico publicado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
A disputa teve como objeto a contratação de Instituição de Ensino para a oferta de Curso Técnico em Meteorologia na modalidade a distância para 300 observadores meteorológicos, empregados da Infraero, fisicamente alocados em vários estados brasileiros.
A Infraero é uma empresa pública nacional sediada em Brasília, vinculada à Secretaria de Aviação Civil e presente em todos os Estados brasileiros. A empresa administra 66 aeroportos, 69 Grupamentos de Navegação Aérea e 51 Unidades Técnicas de Aeronavegação, além de 34 terminais de logística de carga. Estes aeroportos concentram aproximadamente 97% do movimento do transporte aéreo regular do Brasil. Em números, isso equivale a 2,6 milhões de pousos e decolagens de aeronaves nacionais e estrangeiras, transportando cerca de 155,3 milhões de passageiros, por ano.

 
 
 

  Reunião com Pais de Alunos
Colégio Univap-Urbanova


 
 
A direção do Colégio Univap-Urbanova convidou os pais dos novos alunos classificados no Processo Seletivo para o Ensino Médio Integral Gratuito, oferecido pela FVE/Univap, para a primeira reunião do ano letivo, realizada dia 30 de janeiro de 2012, nas instalações do Colégio, no Campus Urbanova.
A reunião teve por objetivo explicar o projeto pedagógico, os benefícios, o regulamento da escola e o comprometimento dos alunos e de seus pais no acompanhamento das atividades educacionais.

 

Tendo em vista que o projeto pedagógico adotado pelo Colégio enfoca os quatro pilares da educação (Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Viver Juntos; Aprender a Ser), apontados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), como eixos estruturais da sociedade contemporânea, a direção propôs, como base curricular nacional do conhecimento, abranger as três áreas:

 
 
 

  30º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

 
 
 
Professores e alunos de diferentes períodos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2012, do 30º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que este ano tratou do tema: Odontologia: Evolução e Conquistas.
Promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, o 30º CIOSP, considerado o maior Congresso desta área na América Latina, atraiu este ano aproximadamente 80 mil pessoas, entre visitantes, congressistas e expositores.
Além das 174 atividades científicas e da feira comercial que contou com a participação de 220 expositores nacionais e 77 estrangeiros, o Congresso foi palco de várias iniciativas importantes e referentes ao universo odontológico.

 
 
 

  Docentes do Curso de Odontologia da Univap Publicam Livro
Oclusão Dentária: Princípios e Prática Clínica


 
 
 
O Prof. Dr. Leonardo Marchini e o Prof. Dr. Jarbas Francisco Santos (foto), docentes do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, publicaram pela Editora Multinacional Elsevier, o livro Oclusão Dentária: Princípios e Prática Clínica.
O livro foi elaborado com o intuito de proporcionar ao estudante de Odontologia, bem como ao cirurgião-dentista, uma ferramenta útil para maior compreensão da Oclusão e suas implicações na clínica odontológica diária.
Esta disciplina tem sido responsável por grandes discussões e controvérsias entre os clínicos e pesquisadores, tanto no aspecto teórico quanto prático, fazendo com que boa parte dos estudantes e profissionais a percebam como uma disciplina muito complexa, de difícil entendimento. Tal fato faz com que os principais interessados (estudantes e cirurgiões-dentistas) se afastem e percam o interesse pela disciplina que tem maior e mais importante repercussão clínica nas demais áreas da Odontologia.
 
 
 

  Momento Educação - Momento Univap
Rádio Jovem Pan


 
 
 
A FVE/Univap renovou a assinatura do contrato com a Rádio Jovem Pan - São José dos Campos - para veiculação de boletins diários de 1 minuto de duração.
O objetivo dos boletins é apresentar à população o que a FVE/Univap desenvolve no meio acadêmico e junto à comunidade.
O boletim está sob a supervisão da Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica com apoio da coordenadoria do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação.
O Momento Educação − Momento Univap é veiculado na abertura e encerramento do Jornal da Manhã, de segunda a sexta-feira, na frequência modulada, FM 94,3. O jornal local veiculado das 7h10 às 8h20, é considerado líder absoluto neste horário em São Jose dos Campos.

 
 
 

  Habilitação em Analgesia Inalatória

 
 
 
A Profª Renata Amadei e colegas de curso
A coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Profª Drª Renata Amadei Nicolau, visando o aprimoramento técnico-docente realizou, entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2011 o curso “Habilitação em Analgesia Inalatória”, no município de Taubaté.
A Analgesia Inalatória/Sedação Consciente é amplamente utilizada nos Estados Unidos (EUA) para procedimentos cirúrgicos odontológicos há vários anos, contudo foi regulamentada no Brasil somente em 2004, pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução n° 51/2004).
Somente profissionais habilitados podem aplicar tal procedimento para redução de medo e ansiedade no paciente. Este tipo de atividade torna possível a utilização da técnica pela docente junto ao curso, principalmente na área cirúrgica, sendo um grande benefício ao paciente ansioso ou fóbico.
O acompanhamento de procedimentos de sedação no curso de Odontologia da FCS da Univap torna-se um diferencial para a formação profissional dos alunos.

 
 
 

  Palestra sobre Planejamento e Gestão Ambiental

 
 
A coordenação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Ambiental da Univap, convida a todos a participarem da palestra: O papel e a Importância do Profissional de Meio Ambiente no Mercado de Trabalho, que será realizada no próximo dia 15 de fevereiro, a partir das 19h15, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos/SP. A inscrição é gratuita e poderá ser efetivada pelo e-mail: gestamb@univap.br .



 
 
 

  Workshop: Sex, Light, and Carotenes: The Development of Fungi

 
 

O workshop “Sex, Light, and Carotenes: The Development of Fungi” será realizado de 16 a 20 de abril, na Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
O evento será conduzido pelo Dr. Luis Corrochano, da Universidade de Sevilha, na Espanha. Segundo o organizador, Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel, além da apresentação de novidades em pesquisas sobre fotobiologia dos fungos, a iniciativa tem como objetivo de aprender como as técnicas de proteômica, genômica e deleção de genes - podem ser usadas para estudar o mecanismo celular que altera a fisiologia dos fungos quando crescido sob a luz.
Pretende-se ainda iniciar uma colaboração entre pesquisadores brasileiros e espanhóis e despertar o interesse de alunos de graduação e pós-graduação pela área de fotobiologia dos fungos.

 
 
 

  Ganhe Desconto

 
 

 
 
 

  Processos Seletivos e Matrículas 2012

 
 

 
 
 

  Projeto Rondon

 
 

 
 
 

  Procurando Estágio?

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processos Seletivos e Matrículas − Nova Etapa

Ingresso nos cursos por intermédio de:

Prova agendada (Inscrições Abertas)

Nota do ENEM

Possuir Curso Superior Completo

Pedido de Transferência para a Univap


Informações:seletivo2012@univap.br



Enquanto houver vagas disponíveis
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC

17 de março
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
20º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Workshop: Sex, Light, and Carotenes: The Development of Fungi
Organizador:
Dr. Drauzio Eduardo Naretto Rangel − IP&D

Inscrições e Informações: http://www1.univap.br/drauzio/index_arquivos/A_LMC.htm.

De 16 a 20 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)
1º de junho
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

Programação a ser definida
De 12 a 14 de Junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de Junho