151ª Edição - Ano IV
De 30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2012
 

  A Avaliação e Seus Desafios

 
 
 
Confraternização dos docentes
Por iniciativa da diretora dos Colégios Univap-Aquarius e Urbanova, Profª Ma. Jandira Aligieri, e com apoio do Prof. Dr. Jair Cândido de Melo, foi organizada no dia 1º de fevereiro, a primeira reunião pedagógica do ano letivo de 2012, para o Ensino Médio e Fundamental dos Colégios Univap-Aquarius e Urbanova de São José dos Campos, Villa Branca de Jacareí e Platanus de Campos do Jordão.
Participaram da referida reunião, nas instalações do Colégio Univap-Aquarius, diretores e corpo docente dos Colégios da Univap, que na ocasião também puderam assistir à palestra: “A Avaliação e Seus Desafios”, proferida pela Profª Drª Maria Tereza Dejuste de Paula, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestrado em Tecnologia Educacional pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) .
A palestra abordou a necessidade de se implementar uma avaliação reguladora para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas. Essa avaliação reguladora tem como principal característica ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar. Quando aplicada, o ensino e a aprendizagem são assistidos/orientados pela avaliação e não apenas medidos por ela. Diferentes instrumentos e estratégias podem ser utilizados para essa avaliação reguladora, também denominada de formativa e que tem como um dos seus fundamentos a ideia de que a escola deve dar condições para todos os alunos aprenderem a partir de uma diferenciação do ensino orientada pela avaliação. A implementação dessa visão e prática de avaliação em uma escola envolve desde o projeto pedagógico até atitudes e formação dos professores. Vários estudos já mostraram o poder dessa avaliação para melhorar a qualidade das aprendizagens e consequentemente da escola.

Vista parcial do Auditório do Colégio
Univap-Aquarius
 
Profª Drª Maria Tereza durante a palestra

Professora titular da Universidade do Vale do Paraíba, com experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, ensino, avaliação da aprendizagem e do docente e na formação do professor. Participou do Comitê Assessor do Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras (PAIUB) de 1994 a 1996 e foi diretora do Instituto de Ciências Humanas da Univap, de 1994 a 2000.

 
 
 

  Publicação de Artigo na Revista Brasileira de Contabilidade

 
 
 
A aluna Ana Maria Bernes Pereira do 8º período semestral (4º ano) e o Prof. Esp. José César de Faria, do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap, submeteram à apreciação do comitê editorial da Revista Brasileira de Contabilidade, o artigo intitulado: Reflexão sobre controles gerenciais face à fraude contábil no Banco Panamericano, que foi aprovado e será publicado em 2012.
A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) é uma publicação técnica e tem como objetivo divulgar artigos com atributos técnico-contábeis, transmitindo estudos e experiências profissionais. Os artigos veiculados na RBC não necessitam apontar, necessariamente, para uma única direção doutrinária ou técnica, dentro do espírito de respeito à liberdade de opinião, que é um dos alicerces do Conhecimento.
Para a divulgação de matérias técnicas na RBC, impõe-se que seu conteúdo seja de natureza relevante para a profissão contábil, enfocando tanto a Contabilidade propriamente dita quanto disciplinas ou temas afins, de efetivo interesse para a profissão.
A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) foi criada em 1912 e é uma publicação exclusiva do Conselho Federal de Contabilidade, e em todas as suas fases, manteve-se fiel aos seus objetivos e tem contribuído ao longo dos anos no desenvolvimento das Ciências Contábeis no País.

Contato com os Autores:
Ana Maria Bernes Pereira
E-mail: anam_bp@yahoo.com.br

José César de Faria
E-mail: jcfaria@univap.br

 
 
 

  Reunião e Eleição
Representante do Corpo Técnico Administrativo junto ao Conselho Curador


 
 
 
Reunião explica a função do representante do Corpo
Técnico Administrativo junto ao Conselho Curador
O Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa, em continuidade aos trabalhos definidos para a implantação do novo Conselho Curador da FVE, convidou todos os integrantes do Corpo Técnico Administrativo para participarem de uma reunião realizada dia 18 de janeiro, às 16 horas, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, a fim de apresentar os candidatos inscritos (Portaria nº 48/P/2011, de 20/12/2011); as atribuições do Conselho Curador e esclarecer dúvidas, de acordo com os termos do Novo Estatuto.
A referida reunião que contou com a participação de aproximadamente 200 funcionários foi mais um marco da nova administração da FVE.
Inicialmente o presidente fez as primeiras considerações e solicitou que a Pró-Reitoria de Assuntos Jurídicos, Drª Maria Cristina Goulart Pupio Silva, fizesse a leitura, do Capítulo II − a partir do artigo 19 até 22, que estabelece as Atribuições e Composição do Conselho Curador; do Capítulo III − artigos 23 a 27, Atribuições e Composição do Conselho de Administração e do Capítulo IV − artigos 28 e 29, sob as Atribuições e Composição do Conselho Fiscal.
Após a leitura de todos os itens, o Presidente retomou a palavra e fez considerações importantes sobre a responsabilidade e comprometimento do eleito pelos funcionários como membro do Conselho Curador e ainda explicou como serão criados o Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal, respondendo a todos os questionamentos e dúvidas dos funcionários.
Num ambiente descontraído, alegre e democrático, a presidência chamou cada candidato para que este pudesse se apresentar e falar seus objetivos como representante do Corpo Técnico Administrativo junto ao conselho máximo da FVE (Conselho Curador).

A Comissão Eleitoral durante a
apuração dos votos
 
Resultados da eleição
 
O funcionário eleito, Afonso Celso
Monteiro

Outro fator importante neste processo democrático foi à atenção dada àqueles funcionários que não puderam comparecer à referida reunião. Posteriormente, todos os ausentes foram procurados pela equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Jurídicos e cada um deles recebeu um comunicado com o nome dos inscritos como candidatos, a data e local da votação.
Por intermédio de voto secreto, o processo eleitoral foi realizado no dia 26 de janeiro de 2012, das 9h às 18h, nos diversos Campi da FVE, quando foi eleito, Afonso Celso Monteiro, graduado em Ciências Econômicas/FVE (1987); Direito/FVE/Univap (1995) e cursando Especialização em Gestão Pública Municipal (UTFPR - 2011/12).
Ingressou na FVE em 1988, no Centro de Serviços à Comunidade (CSC), transferido posteriormente para os setores de Contabilidade e Tesouraria junto ao Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui. Atualmente está lotado na Pró-Reitoria de Projetos e Ação Social (Propas) onde faz parte da Comissão de Bolsas de Estudos.

 
 
 

  Artigo Publicado em Revista Indexada

 
 
 
O Prof. Me. Fernando Moreira, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, que está cursando o Programa de Pós-Graduação em Doutorado na Universidade Metodista de São Paulo - publicou o artigo de sua autoria, intitulado: “A TV Digital Interativa como Veículo que Salva Vidas”, desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Sebastião Carlos Squirra, na Revista Animus − Revista Interamericana de Comunicação Mediática (Indexada), da Universidade Federal de Santa Maria, do município de Cascavel/Paraná.
O referido artigo faz parte da tese de doutorado em desenvolvimento que apresenta a TV Digital Interativa como geradora de alerta de emergência baseado no sistema japonês, utilizado antes do Tsunami que ocorreu em 2011, no Japão, e que será implantado no Brasil, nos próximos anos.
A referida pesquisa aplicada será realizada com apoio do CPTEC/Inpe, da TV Univap, TV Vanguarda e TV NHK do Japão.
A Revista Animus é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. A proposta da revista é propiciar a reflexão e a produção e difusão do conhecimento em comunicação. Para tanto, a política editorial da revista contempla produções das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e televisão, produção editorial, cinema e audiovisual, além dos estudos que apresentam interface com o campo. Para isso, Animus trabalha com abordagens conceituais e metodológicas, prioritariamente decorrentes de pesquisas e inéditas. Revisões de literatura serão aceitas desde que analisem o conteúdo já produzido e contribuam para o desenvolvimento do campo. A revista destina-se a pesquisadores, profissionais, professores e estudantes da área de comunicação.

Revista Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática (Indexada) Programa de Pós-Graduação em Comunicação

ISSN 2175-4977 - Vol. 10, Nº. 20 (2011)

http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/animus/issue/current/ShowToc
E-mail: revistaanimus@ufsm.br

 
 
 

  Penúltima aula ... e até sempre!
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
(W. Shaskeapeare)


 
 
 
Começo esta aula como todas as outras, mas o objetivo de hoje é manifestar minha eterna gratidão por tudo aquilo que professores, colegas, alunos e funcionários da administração da Fundação Valeparaibana de Ensino e da Univap fizeram por mim.
Na primeira vez que adentrei ao salão da Faculdade de Direito de São José dos Campos como caloura da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, não sonhava que algum dia − 40 anos depois − iria sair pela mesma porta, da agora Univap, como professora doutora adjunta.
Trilhar o caminho de caloura à professora não foi nada fácil, mas é melhor deixar os obstáculos de percurso lá no passado. Hoje o que conta é o que foi belo, o que valeu à pena, como ter encontrado pessoas que me deram a mão, acreditaram no meu esforço, e quando necessário me puxaram as orelhas, me levaram ao colo e me mostraram o caminho.
Por ter sido tão belo é que hoje eu demonstro minha gratidão e me despeço. O coração chora, a mente e os olhos marejam, mas é chegada a hora! É oportuno reinventar o modo como estou existindo, salvaguardando a pessoa e a vida de Vera Molina.
O percurso de quatro décadas, com seus encontros e desencontros, só foi possível graças à Fundação Valeparaibana de Ensino e à Univap. Essas organizações me acolheram como aluna e como funcionária, e possibilitaram a conquista da identidade da Vera Molina, para quem ser professora nunca teve um fim em si mesmo, pois as ideias de pertencimento, de respeito, e de edificação em conjunto deram o sentido que honrou a minha vida.

 
 
 

  Avaliação das Instituições de Educação Superior
Univap - Conceito Institucional 5 − Excelência Acadêmica


 
 

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada à melhoria da qualidade de educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional

 
 
 

  Processos Seletivos e Matrículas 2012

 
 

 
 
 

  Início das Aulas e Ações Solidárias

 
 

As aulas dos Cursos Superiores na Univap começaram dia 1º de fevereiro de 2012 (quarta-feira), por isso, a Instituição alerta para que os alunos não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais de seus colegas.
A Univap estimula ações de cidadania, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados, posteriormente, às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.

Veteranos: recebam os calouros com o respeito que eles merecem!

 
 
 

  Procurando Estágio?

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  Mestrado e Doutorado na Univap
Inscrições Prorrogadas para o Processo Seletivo − 1º Semestre de 2012


 
 


A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) que oferece atualmente quatro cursos de Mestrado e dois de Doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está com as inscrições abertas até 10 de fevereiro de 2012, para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processos Seletivos e Matrículas − Nova Etapa

Ingresso nos cursos por intermédio de:

Prova agendada (Inscrições Abertas)

Nota do ENEM

Possuir Curso Superior Completo

Pedido de Transferência para a Univap


Informações:seletivo2012@univap.br



Enquanto houver vagas disponíveis
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC

17 de março
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
20º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)
1º de junho
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

Programação a ser definida
De 12 a 14 de Junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de Junho