150ª Edição - Ano IV
De 23 a 29 de janeiro de 2012
 

  Início das Aulas e Ações Solidárias

 
 

As aulas dos Cursos Superiores na Univap começam dia 1º de fevereiro de 2012 (quarta-feira), por isso, a Instituição alerta para que os alunos não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais de seus colegas.
A Univap estimula ações de cidadania, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados, posteriormente, às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.

Veteranos: recebam os calouros com o respeito que eles merecem!

 
 
 

  Avaliação das Instituições de Educação Superior
Univap - Conceito Institucional 5 − Excelência Acadêmica


 
 

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada à melhoria da qualidade de educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional. A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades: Autoavaliação e Avaliação Externa. A Autoavaliação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES. Já a Avaliação Externa é realizada por comissões designadas pelo Inep. A Avaliação Externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativas e de regulação numa perspectiva de globalidade. Em seu conjunto, os processos avaliativos constituem num sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades. No caso da Univap, a comissão do MEC, apresentou que os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro MUITO ALÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade, e concedeu o Conceito Institucional 5, ou seja, a nota máxima atribuída à uma Instituição de Excelência Acadêmica. A atribuição dos conceitos (1 a 5) leva em consideração:

Conceito
Descrição
1 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
MUITO AQUÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade
2 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
AQUÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade
3 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
SIMILAR do que expressa o referencial mínimo de qualidade
4 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
ALÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade
5 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro
MUITO ALÉM do que expressa o referencial mínimo de qualidade

Saiba mais:
http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/Mjc1


Fonte: MEC/Inep

 
 
 

  Recém-Formada em Serviço Social Classifica-se em Concurso Público

 
 
 
A ex-aluna, Ana Cristina de Macedo Santos, graduada em 2011, no curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Sáude (FCS) foi classificada em concurso público da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba nº 01/01/2010, para assumir o cargo de Assistente Social junto à Secretaria de Habitação e Patrimônio, criada recentemente no município.
Ana Cristina tomou posse do cargo no último dia 19 de janeiro de 2012 e será a responsável por avaliar e acompanhar o planejamento estratégico dos programas habitacionais que visam atender a população mais carente de recursos financeiros do município, por intermédio dos programas do governo federal: Minha Casa, Minha Vida; CDHU e Aluguel Social.
A direção da Faculdade e a Coordenadoria do Curso de Serviço Social da Univap parabenizam a ex-aluna pela conquista.

 
 
 

  Novo Presidente da ABTU é da Univap

 
 
 
O Prof. Fernando no Campus Urbanova da Univap em
São José dos Campos
O diretor da TV Univap e docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação da Univap, Prof. Me. Fernando Moreira é o novo presidente da Associação Brasileira de TV Universitária (ABTU).
A eleição ocorreu no último dia 9 de dezembro, durante a realização do XII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.
Participaram do processo eleitoral 33 representantes das universidades afiliadas à ABTU, fundada em 30 de outubro de 2000, para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem televisão educativa e cultural.
Participam da ABTU, atualmente, 39 universidades brasileiras das esferas federais, estaduais, comunitárias e privadas.
A nova direção da ABTU foi composta pelo Presidente - Fernando Moreira (TV Univap); Vice-Presidente - Pedro Ortiz (TV USP); Diretor de Relações Institucionais, José Moacir Gomes (TV Unisinos); Diretora Administrativa e Financeira - Helena Cláudia Fernandes dos Santos (TV Unifor); Diretor Técnico - Júlio Wainer (TV PUC/SP) e Diretora de Comunicação - Carmem Petiti (TV PUC/RJ). A cerimônia de posse da nova diretoria será realizada dia 21 de março, em Brasília/DF.

 
 
 

  Eleitos e Representantes da CIPA Participam de Curso e Tomam Posse

 
 
Os candidatos eleitos e indicados representantes para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na gestão 2011/2012, do Sistema FVE de Educação, participaram do curso de treinamento, antes da posse, conforme determina a Norma Regulamentadora 5 (NR 5). Tendo em vista o grande número de representantes dos Campi e Unidades do Sistema FVE de Educação, o curso ministrado pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Jacy Pitta, do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo/Regional Vale do Paraíba, foi realizado no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, de 17 a 21 de outubro, e nas instalações da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho, no Campus Centro, de 16 a 23 de novembro de 2011.

 

 

O curso envolveu os seguintes temas: estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS, e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; a organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da referida Comissão.
A cerimônia de posse dos eleitos e representantes da CIPA foi realizada em 19 de janeiro de 2012, no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova, com a presença do Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa.
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Campus Urbanova
Eleitos pelos Empregados
Titular
Suplente
Rodolfo César Nogueira
Agostinho Benedetti Filho
André Luiz de Toledo
José Eduardo Ribeiro
Alexandre Souza Cunha
Osvaldo Enrique Cimaschi
Representantes do Empregador
Titular
Suplente
Ahed Said Amim − Presidente
Tércio Ueda Yaokiti
Osmar dos Santos Batista
Patrícia Goulart Rosa Cardoso
Nádia Maria R. Campos Velho
Juvalina Rosemberg Pereira
Shirley das Dores da Costa - Secretária

 
 
 

  Semear talentos

 
 

 
 
 

  Processos Seletivos e Matrículas 2012

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  Mestrado e Doutorado na Univap
Inscrições Prorrogadas para o Processo Seletivo − 1º Semestre de 2012


 
 


A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) que oferece atualmente quatro cursos de Mestrado e dois de Doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está com as inscrições abertas até 10 de fevereiro de 2012, para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
No Mestrado estão sendo oferecidos os cursos nas áreas de: Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (10) e no Doutorado, nas áreas de Engenharia Biomédica (10 vagas) e de Física e Astronomia (10 vagas).
O Processo Seletivo que será realizado de 1º a 24 de fevereiro de 2012, tem suas variações tendo em vista a especificidade de cada curso, cujas informações detalhadas poderão ser verificadas no site: www.ipd.univap.br/proc_seletivo.php
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); Curriculum Vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores. Todos esses documentos deverão estar em um envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.
De acordo com a direção do Instituto, a documentação exigida poderá ser enviada de duas formas: via e-mail à secretaria da Pós-Graduação, no endereço eletrônico ivone@univap.br; ou via agência dos correios, conforme endereço especificado abaixo.
Para ingresso nos Programas de Pós-Graduação haverá procedimentos específicos para cada área do conhecimento, que envolverão a realização de entrevista, análise de curriculum, provas, entre outros.
Os resultados serão publicados no site da Universidade e afixados nos quadros de aviso do IP&D, a partir do dia 27 de fevereiro de 2012, data em que se inicia a efetivação da matrícula dos selecionados junto ao Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui − prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, no horário das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.
As aulas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) terão início no dia 12 de março de 2012, a partir das 14h, nos prédios do IP&D, Campus Urbanova.

Informações:
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu - Sra. Ivone
Telefone: (12) 3947-1129 − E-mail:ivone@univap.br
Endereço: Avenida Shishima Hifumi, 2911 − Campus Urbanova − São José dos Campos − SP − CEP − 12244-000


 
 
 

  Matrículas Abertas
Ensino Médio, Técnico e Fundamental


 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processos Seletivos e Matrículas − Nova Etapa

Ingresso nos cursos por intermédio de:

Prova agendada (Inscrições Abertas)

Nota do ENEM

Possuir Curso Superior Completo

Pedido de Transferência para a Univap


Informações:seletivo2012@univap.br



Enquanto houver vagas disponíveis
Programa Semear Talentos

Para ingressantes no 1º período dos cursos de graduação ofertados em São José dos Campos, Jacareí e Campos do Jordão, que obtiveram 600 pontos ou mais ENEM,
de qualquer ano e com a renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Informações detalhadas: www.univap.br
Até 31 de janeiro
Início das Aulas (Graduação) – Todos os Cursos e Campi

1º de fevereiro
Dia do Publicitário (FCSAC)

1º de fevereiro
Início do Atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Informações: (12) 3947-1086


1º de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau dos Cursos da FCSAC

17 de março
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
20º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia do Contabilista (FCSAC)

25 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
Semana da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Programação a ser definida
De 29 a 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)
1º de junho
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

Programação a ser definida
De 12 a 14 de Junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de Junho