149ª Edição - Ano IV
De 16 a 22 de janeiro de 2012
 

  Início das Aulas − 1º de Fevereiro de 2012
Todos os Cursos de Graduação nos diversos Campi da Univap


 
 

 
 
 

  Ações Solidárias no Início do Ano Letivo

 
 

O trote (atitude, manifestação ou tentativa de ridicularização; troça e zombaria que alunos veteranos impõem aos novatos) na Univap é proibido, portanto, os diretores das Faculdades e dos Colégios de Ensino Médio e Técnico, mantidos pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), orientam os alunos para que não realizem brincadeiras que ofendam as garantias institucionais dos cidadãos.
A Instituição estimula ações de cidadania que visam a colaborar com outras pessoas, como por exemplo, a arrecadação de alimentos não perecíveis que são doados às instituições assistenciais, visita às casas de idosos, doação de sangue e outras atividades educacionais de integração.

 
 
 

  Processo Seletivo de Bolsa de Estudo para a Pós-Graduação na Univap
Mestrado e Doutorado na Área de Engenharia Biomédica


 
 
 
Pesquisas são realizadas no Laboratório de
Espectroscopia Vibracional Biomédica no IP&D
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), abre as inscrições aos interessados em participar do Processo Seletivo para a concessão de 10 (dez) Bolsas de Estudo, sendo 5 (cinco) para o Mestrado e 5 (cinco) para o Doutorado na área de Engenharia Biomédica, além da cota regular oferecida pela da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), setor responsável pelos Programas Stricto Sensu da Univap.
Poderão participar do Processo de Seleção, os graduados em Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e áreas afins.
A Bolsa de Estudo dará direito à mensalidade do curso e ajuda de custo no valor das bolsas de estudos concedidas pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aos selecionados que deverão permanecer na Universidade em regime de dedicação exclusiva e tempo integral.
A concessão da referida Bolsa de Estudo se dará de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, levando-se em consideração a nota da prova de seleção, entrevista e proposta de pesquisa.
A Bolsa de Estudo tem a duração de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado. Os candidatos ao Doutorado direto deverão apresentar documentação complementar exigida, no endereço eletrônico: (http://www.ipd.univap.br/docs/processo_seletivo_eng_biomedica_2012.pdf).
As inscrições poderão ser efetuadas até 31 de janeiro de 2012. A prova de seleção será realizada dia 8 de fevereiro e o início das aulas, em 12 de março.
Toda documentação necessária para inscrição estão descritas no endereço eletrônico: http://www.ppbegm.univap.br/mestrado_eng_bio/inscri_selecoes.php
O Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica (PPGEB) da Univap, credenciado pela Capes – Nota 4, desde a sua criação, vem formando docentes com alto nível de qualificação nas áreas de concentração em: Instrumentação Biomédica, Laser Aplicado à Biologia, Saúde e Biomateriais.
Outras informações ou esclarecimentos poderão ser obtidos com o Prof. Dr. Luís Eduardo Soares, pelo e-mail: lesoares@univap.br, - Telefone: (12) 3947-1165 ou com a Sra. Ivone, no IP&D, e-mail: Ivone@univap.br – Telefones: (12) 3947-1129 ou 3947-1121.

Site: www ppbegm.univap.br

 
 
 

  Ex-alunos de Ciências Contábeis Aprovados
2º Exame Nacional de Suficiência em Contabilidade


 
 
 
Os aprovados no Exame do CFC e professores da
FCSAC
A coordenadoria do Curso de Ciências Contábeis, sob a responsabilidade do Prof. Esp. Robernei Aparecido Lima, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap foi notificada a respeito do excelente desempenho de ex-alunos que prestaram no último dia 25 de setembro de 2011, o 2º Exame Nacional de Suficiência em Contabilidade, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). De acordo com informações do CFC, o índice de aprovação dos ex-alunos da Univap foi de 83,3%. A média de aprovação no estado de São Paulo, não ultrapassou 32,8% e nacional, 54%.
O CFC foi criado no Brasil pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio (nos estados) dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).
Este Exame é semelhante ao adotado pela OAB e visa avaliar o conhecimento dos graduados para que eles possam requerer seu registro (o CRC) e atuar como profissionais da contabilidade no Brasil.
Os resultados do Exame foram publicados dia 28 de outubro de 2011, no Diário Oficial da União, Sessão 3, páginas 203 a 238.
A certidão de aprovação do Exame de Suficiência será emitida pelos CRCs, sem ônus, desde que solicitado pelo candidato aprovado, conforme o disposto no Edital Exame de Suficiência n.º 01/2011.
A direção da Faculdade parabeniza os ex-alunos, a coordenadoria e corpo docente pelo excelente resultado obtido.

Fontes: Coordenadoria do Curso de Ciências Contábeis e CFC

 
 
 

  Revista Univap
V.17, n. 30 (2011)


 
 


Leia os artigos publicados na Edição nº 30 da Revista Univap (ISSN 2237-1753), disponível em:
http://revista.univap.br - Sumário
http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/issue/view/2



 
 
 

  Antologias de Poesias e Contos Univap

 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap distribuiu no final do ano passado aos participantes da Antologia Poética e da Antologia de Contos, a edição de 2010, publicada em 2011.
Na Antologia Poética foram inscritos 76 pessoas que apresentaram 203 poesias. Desse total, a comissão julgadora selecionou 34, para publicação.
A capa da Antologia Poética é uma reprodução da obra Raphaelico − Mosaico (Pastilhas de Vidro/Porcelana/Cerâmica/Cristais), do artista plástico Evaldo Eras, natural de São José dos Campos e artista visual desde 1977, sendo que a partir de 1995, desenvolveu a técnica do mosaico. Também participa de inúmeras exposições individuais e coletivas em diversas cidades do País.

 

Foram inscritos na Antologia de Contos 53 participantes, com 121 contos, selecionados 26 para publicação.
A capa da Antologia de Contos é uma fotografia de Carlos César Fracasso escolhida como a melhor foto do Concurso de Fotografia 2010, denominada “Primavera”. Nesse concurso, foram inscritos nove participantes que apresentaram 21 fotos.
Carlos César Fracasso é fotógrafo amador, nasceu em Mauá, interior de São Paulo, onde reside até hoje. É funcionário público e trabalha na área de projetos de saneamento.

Informações: (12) 3947-1009 − 3947-1081

 
 
 
  Ex-Aluna do Curso de Moda da Univap
Gerente da Primeira Loja da Oscar Calçados - Rio de Janeiro


 
 
 
A ex-aluna do curso de Moda, Renata Alves, 26 anos, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, graduada em 2009 assumiu, recentemente, o cargo de gerente da primeira loja da Oscar Calçados fora do estado de São Paulo. No município de Resende, interior do Rio de Janeiro, Renata, inicia sua nova vida e lidera hoje uma equipe de 20 funcionários. Começou sua carreira na empresa como estagiária, durante o período acadêmico, e foi contratada logo após concluir o curso superior para trabalhar no setor de compras, colaborando na escolha de produtos para oferecer aos clientes de várias filiais da rede Oscar de Calçados.
Durante o período acadêmico, Renata foi bolsista durante sete meses junto ao Projeto Social Vale a Pena Viver da Universidade, colaborando no curso de Corte & Costura. Este projeto oferece educação profissionalizante gratuita às pessoas de baixa renda que buscam o conhecimento básico nas áreas de Informática; Eletricidade; Eletrônica; Eletricidade Residencial; Corte & Costura e de Culinária, por intermédio das unidades móveis ou na sede do Lions Clube Centro, parceira do projeto da Univap.
Em entrevista ao Informativo Diálogo, Renata fala um pouco de sua trajetória e das experiências adquiridas.
“Na verdade, é interessante perceber que inicialmente quem faz o curso de Moda quer brilhar com suas coleções nas passarelas, mas a moda vai muito além, e às vezes, o sucesso profissional pode vir de outras maneiras. Quando eu dizia às pessoas que trabalhava num departamento de compras, elas achavam que eu fazia administração de empresas. Na verdade para trabalhar no setor de compras de calçados, como é o meu caso, é fundamental conhecer as tendências da moda da estação, ter noção do público alvo que se quer atingir e oferecer o produto ideal aos clientes. O conhecimento da teoria você obtém no curso de Moda e que tem tudo a ver com o ramo onde atuo. A Faculdade me deu conhecimento para desenvolver outras coisas, entre elas, a criação de acessórios femininos em tecido que vendo pela internet. No caso os acessórios eu já fazia bem antes da faculdade, pois eu já costurava antes. Criei também um blog que falo de craft e decoração. O curso de moda me ajudou muito de como fazer uma marca, a embalagem, desenvolver um produto, determinar o público alvo, bem como o planejamento de coleções”.

Para saber mais, acesse: Alquemila Bolsas e Acessórios Diferenciados
http://blogalquemila.blogspot.com/
E-mail: renataalves_moda@hotmail.com

 
 
 

  Processos Seletivos e Matrículas 2012

 
 

 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  Mestrado e Doutorado na Univap
Inscrições Abertas para o Processo Seletivo − 1º Semestre de 2012


 
 


A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) que oferece atualmente quatro cursos de Mestrado e dois de Doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está com as inscrições abertas no período de 7 de novembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012 para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
No Mestrado estão sendo oferecidos os cursos nas áreas de: Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (10) e no Doutorado, nas áreas de Engenharia Biomédica (10 vagas) e de Física e Astronomia (10 vagas).
O Processo Seletivo que será realizado de 1º a 24 de fevereiro de 2012, tem suas variações tendo em vista a especificidade de cada curso, cujas informações detalhadas poderão ser verificadas no site: www.ipd.univap.br/proc_seletivo.php
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); Curriculum Vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores. Todos esses documentos deverão estar em um envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.
De acordo com a direção do Instituto, a documentação exigida poderá ser enviada de duas formas: via e-mail à secretaria da Pós-Graduação, no endereço eletrônico ivone@univap.br; ou via agência dos correios, conforme endereço especificado abaixo.
Para ingresso nos Programas de Pós-Graduação haverá procedimentos específicos para cada área do conhecimento, que envolverão a realização de entrevista, análise de curriculum, provas, entre outros.
Os resultados serão publicados no site da Universidade e afixados nos quadros de aviso do IP&D, a partir do dia 27 de fevereiro de 2012, data em que se inicia a efetivação da matrícula dos selecionados junto ao Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui − prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, no horário das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.
As aulas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) terão início no dia 12 de março de 2012, a partir das 14h, nos prédios do IP&D, Campus Urbanova.

Informações:
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu - Sra. Ivone
Telefone: (12) 3947-1129 − E-mail:ivone@univap.br
Endereço: Avenida Shishima Hifumi, 2911 − Campus Urbanova − São José dos Campos − SP − CEP − 12244-000


 
 
 

  Matrículas Abertas
Ensino Médio, Técnico e Fundamental


 
 

 
 
 

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2012
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Processos Seletivos e Matrículas − Nova Etapa

Ingresso nos cursos por intermédio de:

Prova agendada (Inscrições Abertas)

Nota do ENEM

Possuir Curso Superior Completo

Pedido de Transferência para a Univap


Informações:seletivo2012@univap.br



Enquanto houver vagas disponíveis
Colação de Grau da Faculdade de Ciências da Saúde
(FCS) dos cursos de: Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia

Local: Pavilhão de Eventos − Campus Urbanova

Horário: 18h30

Informações: (12) 3947-1015


26 de janeiro
Colação de Grau da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)
dos cursos de: Superior de Tecnologia em Gastronomia, Nutrição e Serviço Social

Local: Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campus Centro

Horário: 18h30

Informações: (12) 3947-1015



27 de janeiro
Início das Aulas (Graduação) – Todos os Cursos e Campi

1º de fevereiro
Início do Atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

Informações: (12) 3947-1086


1º de fevereiro
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap − Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1101 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas agendadas
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: nvelho@univap.br

Observação:O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas agendadas
Quartas e às sextas-feiras Das 14h às 16h
Assista aos Sábados pela TV Band Vale o Programa "República 103.9"

Idealizado pelo estudante do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Lucas Sanseverino

Horário: das 11h30 às 12h

Participe, faça seus comentários ou entre em contato pelo e-mail: republica@tvbandvale.com.br.

Acompanhe também pelo twitter: @republica1039

Todos os sábados
20º Aniversário de Criação da Univap

1º de abril
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Gastrônomo

13 de maio
Jornada do Serviço Social

Programação a ser definida
De 14 a 16 de maio
Dia do Assistente Social

15 de maio
Jornada de Gastronomia

Programação a ser definida
16 e 17 de maio
Jornada de Enfermagem

Programação a ser definida
De 16 a 18 de maio
X Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista XI Semana da Saúde

Programação a ser definida
De 12 a 14 de Junho
Festa Junina e Encerramento das Atividades do Semestre no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

26 de Junho