148ª Edição - Ano IV
De 12 de dezembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012
 

  Primeira Colocação na 3ª Edição do Prêmio Vant

 
 
Os alunos Everton Costa da Cruz, Gabriel Rodolfo Silva Teodoro Alves e Matheus de Almeida Fernandes, do Curso Técnico de Informática, do Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes da Univap, sob a orientação dos Professores Alberson Wander S. dos Santos e Wagner dos Santos C. de Jesus, participaram e conquistaram a primeira colocação na 3ª Edição do Prêmio de Incentivo Aeronáutico Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), com a apresentação do trabalho: Projeto Vant − Sistema Preventivo Anti-Colisão, que permite prever futuros impactos por meio de um software que emite alerta ao controlador de Vant (Veículo Aéreo Não tripulado).
Os trabalhos foram avaliados por uma banca de especialistas, dia 13 de dezembro, composta por engenheiros da DCA-BR e da empresa Flight Technologies, que desenvolve Vants em São José dos Campos.

Software desenvolvido pelos
alunos do Colégio da Univap
 
Apresentação do projeto para a
banca avaliadora de especialistas
 
Os premiados

O Prêmio Vant é uma iniciativa da DCA-BR (Desenvolvimento de Certificação Aeronáutica Brasil) que busca contribuir para o desenvolvimento, disseminação e manutenção de conhecimentos em certificação, segurança operacional e proteção ambiental, prioritariamente, no campo aeroespacial.
A cerimônia de entrega do Prêmio Vant foi realizada dia 15 de dezembro, no auditório da Etep (Escola Técnica Prof. Everardo Passos), ocasião em que os alunos receberam R$ 700, além do certificado da DCA-BR pelo desenvolvimento do projeto.
Os Vants têm sido utilizados em missões do Exército Brasileiro no monitoramento de fronteiras e em operações de destruição de pistas de clandestinas de pousos e decolagens na Amazônia. Outra utilidade dos veículos não tripulados é a vigilância de determinadas regiões em relação ao desmatamento em áreas de preservadas.

 
 
 

  Novo Estatuto da FVE
Apresentação aos Funcionários


 
 
 
Contagem dos votos do Conselho Deliberativo,
dia 24 de outubro
O Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino − FVE, Prof. Samuel Roberto Ximenes Costa, convidou a todos os integrantes do Corpo Docente e do Corpo Técnico Administrativo do Sistema FVE de Educação, que atuam diretamente na Mantenedora e nas Mantidas (Univap, Colégios e Parque Tecnológico); para reuniões, que se realizaram no último dia 14 de dezembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em dois horários distintos (10h e 14h).
Tiveram como objetivos, em decorrência do novo Estatuto da FVE, informar e esclarecer sobre a composição dos novos Conselhos e, especificamente, das eleições de representantes do Corpo Docente e do Corpo Técnico Administrativo, que comporão o Conselho Curador da FVE; além de outros assuntos pertinentes.
O novo Estatuto da FVE foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da FVE, em 24 de outubro de 2011; homologado pela Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo − Curadoria de Fundações, em 22 de novembro de 2011; e registrado em Cartório, em 7 de dezembro de 2011.
Constituído de 43 artigos, o novo Estatuto estabelece o funcionamento da FVE, que atuará de forma a gerar, captar e administrar, manter e prover recursos, de maneira produtiva e eficiente; com vistas à contínua melhoria da qualidade de seus serviços; ao pleno alcance de sua sustentabilidade econômica e financeira; bem como ao fortalecimento do Sistema Educacional, como instituição de referência; com atuação nas áreas da Educação, Pesquisa, Ciência, Tecnologia, desenvolvimento e Inovação Científico-Tecnológica e Extensão; como Mantenedora da Univap, dos Colégios de Educação Básica e do Parque Tecnológico, suas Unidades Estratégicas de Atuação das Atividades-Fim.

Apresentação do Novo Estatuto pelo
Presidente da FVE, Prof. Me. Samuel Costa
 
Participantes da reunião no Ceplade,
Campus Urbanova, no período da manhã

Com o novo Estatuto, haverá maior participação comunitária, pois 2/3 (dois terços) dos Membros de seu Conselho Curador provêm da Mantenedora e de suas Mantidas, e contará: com seis Conselheiros institucionais - dirigentes das diferentes áreas de atuação e representação do Corpo Técnico Administrativo; com a representação do Corpo Docente (14 Conselheiros); e 1/3 (um terço) de Conselheiros externos, provindos das áreas sociais e comunitárias, com dez representações: Prefeitura Municipal; OAB; ACI; AEASJC; INPE; Lions; Rotary Clube; Alunos; e Ex-alunos.

 
 
 

  Missa de Ação de Graças

 
 
A FVE/Univap organizou a realização da Missa de Ação de Graças, dia 16 de dezembro, às 10 horas, na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, com a presença de conselheiros, professores, funcionários, alunos, amigos e convidados. Presidida pelo Padre Eduardo Fraga, a celebração obteve apoio dos Ministros Extraordinários da Eucaristia, Roque Mendes, Edilson Carlos Andrade e Rossano Marello.

 



 

A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica organizou o café da manhã, sob o patrocínio do Banco Santander em parceria com a FVE/Univap.
Ao final da celebração, o Presidente da FVE, Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa, fez os agradecimentos, uma rápida retrospectiva e falou das perspectivas futuras, desejando a todos os presentes, paz e prosperidade nos festejos do final de ano.

 
 
 

  Antologias de Poesias e Contos Univap

 
 
A Pró-Reitoria de Cultura e Divulgação Acadêmica da Univap distribuiu no final do ano passado aos participantes da Antologia Poética e da Antologia de Contos, a edição de 2010, publicada em 2011.
Na Antologia Poética foram inscritos 76 pessoas que apresentaram 203 poesias. Desse total, a comissão julgadora selecionou 34, para publicação.
A capa da Antologia Poética é uma reprodução da obra Raphaelico − Mosaico (Pastilhas de Vidro/Porcelana/Cerâmica/Cristais), do artista plástico Evaldo Eras, natural de São José dos Campos e artista visual desde 1977, sendo que a partir de 1995, desenvolveu a técnica do mosaico. Também participa de inúmeras exposições individuais e coletivas em diversas cidades do País.

 

Foram inscritos na Antologia de Contos 53 participantes, com 121 contos, selecionados 26 para publicação.
A capa da Antologia de Contos é uma fotografia de Carlos César Fracasso escolhida como a melhor foto do Concurso de Fotografia 2010, denominada “Primavera”. Nesse concurso, foram inscritos nove participantes que apresentaram 21 fotos.
Carlos César Fracasso é fotógrafo amador, nasceu em Mauá, interior de São Paulo, onde reside até hoje. É funcionário público e trabalha na área de projetos de saneamento.

Informações: (12) 3947-1009 − 3947-1081

 
 
 
  Revista Univap
V.17, n. 30 (2011)


 
 


Leia os artigos publicados na Edição nº 30 da Revista Univap (ISSN 2237-1753), disponível em:
http://revista.univap.br - Sumário
http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/issue/view/2



 
 
 

  Mestrado e Doutorado na Univap
Inscrições Abertas para o Processo Seletivo − 1º Semestre de 2012


 
 


A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) que oferece atualmente quatro cursos de Mestrado e dois de Doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está com as inscrições abertas no período de 7 de novembro de 2011 a 31 de janeiro de 2012 para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
No Mestrado estão sendo oferecidos os cursos nas áreas de: Bioengenharia (20 vagas); Engenharia Biomédica (20 vagas); Física e Astronomia (20 vagas); Planejamento Urbano e Regional (20 vagas); Ciências Biológicas (10 Vagas) e de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise (10) e no Doutorado, nas áreas de Engenharia Biomédica (10 vagas) e de Física e Astronomia (10 vagas).
O Processo Seletivo que será realizado de 1º a 24 de fevereiro de 2012, tem suas variações tendo em vista a especificidade de cada curso, cujas informações detalhadas poderão ser verificadas no site: www.ipd.univap.br/proc_seletivo.php
Para inscrever-se no processo de seleção, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Formulário de Inscrição fornecido pela secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu, no IP&D ou disponível no final do edital publicado no site da Universidade; cópia do Histórico Escolar de Graduação com graus ou conceitos (oficial); Curriculum Vitae e 2 (duas) cartas de referência de professores doutores. Todos esses documentos deverão estar em um envelope fechado e endereçado à direção do IP&D/Univap.
De acordo com a direção do Instituto, a documentação exigida poderá ser enviada de duas formas: via e-mail à secretaria da Pós-Graduação, no endereço eletrônico ivone@univap.br; ou via agência dos correios, conforme endereço especificado abaixo.
Para ingresso nos Programas de Pós-Graduação haverá procedimentos específicos para cada área do conhecimento, que envolverão a realização de entrevista, análise de curriculum, provas, entre outros.
Os resultados serão publicados no site da Universidade e afixados nos quadros de aviso do IP&D, a partir do dia 27 de fevereiro de 2012, data em que se inicia a efetivação da matrícula dos selecionados junto ao Núcleo de Atendimento ao Estudante − Tudo Aqui − prédio do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, no horário das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.
As aulas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) terão início no dia 12 de março de 2012, a partir das 14h, nos prédios do IP&D, Campus Urbanova.

Informações:
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)
Secretaria da Pós-Graduação Stricto Sensu - Sra. Ivone
Telefone: (12) 3947-1129 − E-mail:ivone@univap.br
Endereço: Avenida Shishima Hifumi, 2911 − Campus Urbanova − São José dos Campos − SP − CEP − 12244-000


 
 
 

  Inscrições Abertas - Educação Continuada

 
 

 
 
 

  Processos Seletivos e Matrículas 2012

 
 

 
 
 

  Matrículas Abertas
Ensino Médio e Técnico, Fundamental e Infantil