138ª Edição - Ano VI
De 26 de setembro a 2 de outubro/2011
 

  12ª Feira Técnica Científica e Cultural
Colégio Técnico “Antônio Teixeira Fernandes”


 
 
 
Exposição dos trabalhos do Curso Técnico de Química
pelos alunos do 2º ano na Feira Técnica e Científica
do Colégio Antônio Teixeira Fernandes
O Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes, realizou nos dias 15 e 16 de setembro, a 12ª Feira Técnica Científica e Cultural, com objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico Profissionalizante nas áreas de: Administração, Eletrônica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática (Informática Industrial), Meio Ambiente, Análises Clínicas, Publicidade, Química e Segurança do Trabalho.
Durante a feira os visitantes puderam observar e interagir com alunos durante as demonstrações dos experimentos, apresentações de trabalhos em painéis, revistas, literatura de cordel, pinturas, entre outros.
Os alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Administração apresentaram em painéis as pesquisas realizadas nas empresas da região através de cases, que serviram de base para o desenvolvimento de projetos para as mesmas e, também, são partes do TFC − Trabalho Final de Conclusão do Curso.
Já os alunos do primeiro e segundo ano do Curso Técnico de Administração coordenaram as tradicionais atividades do Projeto GESOL − Grupo de Estudantes Solidários - junto as entidades carentes do município convidadas a participar do evento.
O Curso Técnico de Publicidade realizou campanhas de conscientização para arrecadação de alimentos, brinquedos e doações de nota fiscal às entidades carentes do município. Também foram realizadas campanhas para adoção de animais abandonados que contou com o apoio do IEPA − Instituto Ecológico e Proteção de Animais do Vale do Paraíba. Além de outras ações como a criação e desenvolvimento de vários produtos para o mercado.

Curso Técnico de Segurança do Trabalho
 
Desfile de Moda
 
Apresentação de novos produtos

Os alunos dos Cursos Técnicos de Análises Clínicas e de Química, juntamente com os alunos do Ensino Médio, realizaram várias demonstrações para os visitantes de trabalhos e pesquisas realizadas ao longo do ano e de trabalhos preparados especificamente para demonstração durante a feira
Os alunos dos Cursos Técnicos de Eletrônica e de Manutenção e de Suporte em Informática (Informática Industrial) além da demonstração de seus trabalhos para o público visitante foram avaliados por uma comissão de professores que premiou os três melhores trabalhos da feira com certificados, o que motivou muito os alunos já que fará parte de seus currículos, conforme explicou o professor avaliador e coordenador. O curso Técnico de Informática, como já é tradição no Colégio “Antônio Teixeira Fernandes”, realizou a Olimpíada de Informática entre todos os alunos do curso. Segundo um dos professores responsáveis pela olimpíada, além da integração, os alunos ficam motivados pela competição e solução dos problemas apresentados pela organização.

Campanha de conscientização na adoção de animais
 
Vista parcial da 12ª Feira Técnica e Científica do Colégio Antônio Teixeira Fernandes
 
Alunos participam da Olimpíada de Informática

Os alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho aproveitaram a oportunidade da feira e apresentaram aos visitantes e convidados através de explicações em banners, folders e exposição fotográficas a importância do profissional de segurança no trabalho nas empresas, para a prevenção e a diminuição de acidentes. Também fizeram a demonstração de alguns equipamentos de segurança (roupas, óculos, de proteção, cintos entre outros) no tocante a educação e prevenção de acidentes nos vários ambientes de trabalho.

Curso Técnico de Administração – Projeto GESOL
 
Sistema de Alimentação de Semáforos à Energia Solar desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico de Eletrônicas
 
Alunos do Curso Técnico de Eletrônica

O Curso Técnico de Meio Ambiente em parceria com o CEN − Centro de Estudo da Natureza que está localizado no Campus Urbanova, apresentou vários exemplares do borboletário, serpentário e de aves encontradas no Campus que foram catalogadas para pesquisa, além de algumas espécies de flores e árvores para demonstração e explicação ao público que visitou a feira. O 3º Batalhão da Polícia Ambiental, da 4ª Companhia da Polícia Ambiental de São José dos Campos, representados pelo cabo José Claudinei dos Santos e pelo Soldado Leandro Ricardo de Lima, proferiram uma palestra aos alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente e outros convidados a respeito da legislação ambiental.

A banda formada por alunos de Cursos Técnicos e Ensino Médio
 
Curso Técnico em Meio Ambiente em parceria com o CEN − Espécies catalogadas para pesquisas
 
Curso Técnico de Análises Clínicas

A feira contou com vários outros eventos realizados pelos alunos dos Cursos Técnicos e Ensino Médio, entre eles, desfile de moda, apresentação e animação da banda formada por alunos, pinturas, literatura de cordel, lazer e recreação para as creches visitantes e parceiras dos projetos, entre outros.
A 12ª Feira Técnica Científico e Cultural contou com aproximadamente 300 pessoas, entre familiares, alunos do Ensino Fundamental da FVE/Univap e de outras escolas do município.

 
 

<< Voltar